Podem fantasiar como quiserem. Se não fosse caixa dois, os documentos já teriam sido apresentados na mesma hora e as contas teriam sido prestadas ao Tribunal Superior Eleitoral. O avião que matou Campos e que servia Santa Marina do Mogno Furado era doação irregular, envolvendo factorings e empresas laranja. E doação irregular é caixa dois! Leia abaixo matéria da Revista Época.
Documentos obtidos com exclusividade por ÉPOCA revelam que o jatinho
usado na campanha por Eduardo Campos e Marina Silva pertencia
oficialmente ao grupo paulista AF Andrade. No papel, a AF Andrade, de
usinas de açúcar, era dona do Cessna Citation, prefixo PR-AFA, quando o
jato caiu em Santos, na semana passada – embora tenha dito que o vendeu a
um usineiro pernambucano.
Comparando-se o que diz a papelada e o que
dizem os envolvidos, chega-se à conclusão de que Eduardo e Marina faziam
campanha num avião fantasma. Ninguém admite ser dono do Cessna, ninguém
admite ter bancado as despesas com o jatinho – e ninguém declarou
qualquer informação sobre o uso do avião à Justiça Eleitoral. Para a PF,
que investiga o caso, esse conjunto de evidências aponta, até agora,
para fraude à Justiça Eleitoral e crimes financeiros e tributários na
operação de aluguel – ou venda – do avião.
Os papéis estão com a PF e a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.
Os dois órgãos investigam quem são os responsáveis pelo desastre – a
Aeronáutica investiga as causas dele. A identificação dos donos do avião
é imprescindível para que as famílias das vítimas possam entrar com
pedidos de indenização na Justiça. Os responsáveis responderão também a
processos movidos pelo Ministério Público.
O comitê presidencial do PSB
também pode ser acionado. No limite, a candidatura de Marina poderia ser
impugnada por fraude eleitoral. Esse enorme passivo jurídico está por
trás, ao menos em parte, da resistência dos envolvidos em fornecer
informações à imprensa e aos investigadores.
O principal documento do conjunto é uma carta da Cessna Finance Export Corporation (leia abaixo),
encaminhada no dia 19 de agosto (terça-feira) à Anac. Assinado por um
vice-presidente da empresa, Robert Hotaling Jr, e endereçado ao
superintendente de aeronavegabilidade da Anac, Dino Ishikuro, o
documento diz que a aeronave prefixo PR-AFA é de propriedade da Cessna,
mas era operada desde o dia 1º de dezembro de 2010 pela AF Andrade. Por
fim, a Cessna informa que não autorizou qualquer transferência do
leasing – expediente financeiro por meio do qual a AF Andrade diz que
pretendia quitar a compra do avião, avaliado em quase R$ 20 milhões.
Outro documento que compromete a versão do grupo AF Andrade é o extrato
do seguro do avião. Ele foi firmado entre a AF Andrade e a Bradesco
Seguros no dia 06 de agosto, uma semana antes do desastre aéreo. O
contrato, de acordo com o extrato, tinha validade até o dia 06 de agosto
de 2015. A apólice tinha R$ 979 mil como valor máximo. No caso de morte
de passageiros e tripulantes, a indenização individual é fixada em R$
55,9 mil. Para ressarcir despesas com pessoas e bens no solo, o limite
estipulado foi de R$ 221 mil. Uma das parcelas do seguro, no valor de R$
2.287,65, vencia justamente no dia 13 de agosto. Estava em nome da AF
Andrade.
Na segunda-feira, dia 18, o advogado da AF Andrade, Ricardo Tepedino,
encaminhou uma carta à Anac. Nela, ele afirma que, no dia 15 maio de
2014, o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho apresentou uma
proposta à AF Andrade para que uma empresa – que seria indicada
posteriormente – assumisse o leasing com a Cessna. Lyra Filho é um
usineiro pernambucano. Era amigo de Eduardo Campos. Lyra Filho assumiria
a “custódia” e se responsabilizaria pelas despesas do avião até o dia
16 de junho. Tepedino informa também que, após o dia 15 de maio, os
“interessados” forneceram à AF Andrade os recursos necessários ao
pagamento de parcelas do leasing devidas à Cessna. Ele não diz quanto
foi pago – nem quem pagou. Procurado por ÉPOCA, Tepedino disse não saber
quem pagou seu cliente.
No ofício, Tepedino afirma que Lyra Filho apresentou como
“arredentárias” as empresas pernambucanas BR Par Participações S.A e
Bandeirantes Pneus, “controladas pelo Sr. Apolo Santana Vieira”.
Tepedino diz que, após o dia 16 de junho, a transferência do leasing da
Cessna para as empresas pernambucanas ainda não se consumara. Apesar
disso, afirmou, a aeronave continuou sob o domínio das empresas
pernambucanas, mesmo sem qualquer cobertura contratual. “Circunstância
que, como se vê, estendeu o termo final da proposta até o momento da
queda da aeronave”, diz.
ÉPOCA pediu a Tepedino uma cópia da carta
assinada por Lyra Filho em maio, assim como comprovantes da
transferência de dinheiro necessário para a AF Andrade quitar parcelas
do leasing. “Desculpe, mas os documentos ainda não foram entregues às
autoridades e, antes disso, não os exibiremos à imprensa”, disse ele. “O
avião não chegou a ser transferido do nome da AF, pois sofreu o
acidente antes que a Cessna aceitasse ou rejeitasse as empresas
pernambucanas.” Por lei, a operação deveria ter sido comunicada à Anac.
Não foi.
O empresário Lyra Filho é herdeiro de usina de álcool em Pernambuco,
enteado do ex-deputado federal Luiz Piauhylino e proprietário de quatro
empresas. Uma delas, a JCL, é uma factoring que já foi multada pelo
Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf. Apolo Vieira
aparece como sócio em empresas do ramo de pneus, hotelaria e comércio.
Vieira é réu, desde 2009, num processo sobre a importação ilegal de
pneus. De acordo com o Ministério Público Federal, o esquema em que
Vieira está envolvido causou prejuízos de quase R$ 100 milhões à Receita
Federal.
ÉPOCA procurou a campanha do PSB à presidência da República com perguntas sobre o uso da aeronave PR- AFA. Entre outros questionamentos, perguntou se a chapa fizera pagamentos para usar a aeronave, se arcara com as despesas de manutenção e se declarara tais despesas na prestação de contas eleitoral. Na prestação parcial, referente ao mês de julho, não há citação às empresas BR Par e Bandeirantes. ÉPOCA perguntou, ainda, quantas vezes a candidata Marina Silva voou no avião e se ela tinha conhecimento sobre quem arrendara a aeronave.
ÉPOCA procurou a campanha do PSB à presidência da República com perguntas sobre o uso da aeronave PR- AFA. Entre outros questionamentos, perguntou se a chapa fizera pagamentos para usar a aeronave, se arcara com as despesas de manutenção e se declarara tais despesas na prestação de contas eleitoral. Na prestação parcial, referente ao mês de julho, não há citação às empresas BR Par e Bandeirantes. ÉPOCA perguntou, ainda, quantas vezes a candidata Marina Silva voou no avião e se ela tinha conhecimento sobre quem arrendara a aeronave.
Até o fechamento
desta reportagem, o PSB não respondera aos questionamentos. De acordo
com a legislação eleitoral, uma empresa não pode fazer doações de bens
ou serviços sem relação com sua atividade fim. Por isso, uma empresa do
ramo sucroalcooleiro, como da AF Andrade, não poderia emprestar um
avião. Se o alugasse, teria de comunicar a Anac. “A Anac não foi
informada sobre nenhuma cessão onerosa da aeronave”, informou em nota.
Para o especialista em direito eleitoral Bruno Martins, se o Tribunal
Superior Eleitoral (TSE) chegar à conclusão de que houve omissão nas
informações prestadas pela chapa, pode haver uma desaprovação das
contas. “Em último estágio, pode haver até mesmo a impugnação da
candidatura”, afirma. O advogado que representa o PSB, Ricardo Penteado,
afirma que o prazo para a prestação de contas de Eduardo Campos é de 30
dias contados da eleição – e a campanha cumprirá esse calendário.
ÉPOCA tenta falar com Lyra Filho desde segunda-feira, sem sucesso. Apolo
Vieira não foi localizado.
23 comentários
Vocês entenderam as transações ?
ReplyEu não.Espero que as autoridades esclareçam essa bagunça.
Ivone
Seu CORONA se a dupla petralha Carlos Roberto Costa/Youssef abrir a boca como prometem, os IRMÃOS PETRALHAS DO MENSALÃO PETISTA NÃO passam de SIMPLES ladrões de galinha, tudo fichinha, ladrões pé de chinelo. FALEM, FALEM, VOMITEM, DESEMBUCHEM TUDO, TUDINHO, TIM-TIM POR TIM-TIM E TIREM O PÉ DO FREIO. DESTA VEZ O MOLUSCO APEDEUTA, REI DO GOGÓ, O LULA DA ROSE TRAMBIQUE NÃO ESCAPA! VOMITEM, VOMITEM, POR DEUS VOMITEM, TUDO TUDINHO O QUE SABEM. O BRASIL FICARÁ ETERNAMENTE AGRADECIDO E NÃO SE IMPORTARÁ SE EM TROCA DO CONFESSADO, FOREM SOLTOS. AÉCIO ESTADISTA,PRESIDENTE DO BRASIL! DESTA VEZ O MOLUSCO TÁ FISGADO E FERRADO. GUATÁNAMO NELE, OOOPS, PAPUDA NELE!
ReplyÉ para rir ou para chorar. Como é que um partido político se envolve assim tão facilmente em negócios sem explicação (até agora), querendo passar a imagem de lisura e responsabilidade para dirigir um país de duzentos milhões de habitantes ? Sinto muito, mas este "modus operandi" é próprio de quem compra refinaria ou conta um sem número de mortos misteriosos próximos aos episódios de mortes de dois prefeitos (Campinas e Santo André)pertencentes ao próprio partido. Mistérios...mistérios...
ReplyConsta que o Eduardo Campos, além de receber o avião escolheu a dedo e pessoalmente os pilotos. Como disse no post anterior, infelizmente isto não vai atingir a Marina.
ReplyVamos acabar com a incompetência
ReplySEJA BEM VINDO-VEM PRA RUA VC.TAMBÉM
Vamos acabar com a roubalheira
SEJA BEM VINDO-VEM PRA RUA VC.TAMBÉM
Vamos acabar com a desunião entre raças,classes,regiões .Vamos construir uma nação unida,livre,determinada.
TODOS SÃO BEM-VINDOS-VEM PRA RUA VC.TAMBÉM
Será que ela vai usar aquele desculpa que todo petista dá? A famosa : EU NÃO SABIA DE NADA.
ReplyAnônimo 19:00
ReplyClaro que vai.
Coronel
Precisa vir gente dos Estados Unidos, da tal Cessna, pra botar a coisa nos eixos, ou seja, para andar com a verdade. Por aqui, caixa preta não fala nem vai falar nunca.
Tenho vergonha desse Brasil.
Mariana
....aviao de "pessoas especiais" e ungidas por Deus cai do ceu, eh enviado por Deus, como tudo que entrarah em sua campanha.........
Replyé essa quadrilha do PSB que vocês querem no lugar do aécio???
ReplyCoronel,
ReplyO avião estava alienado a CESSNA, portanto qualquer transferência deveria passar por ela.
A AF deveria ter devolvido o jato a CESSNA que "poderia" ter revendido ao tal Lyra.
Foi feito um "contrato de gaveta" sem NENHUMA validade jurídica.
JulioK
o marido ds marina eh p lah de esquisito.sabe aquele santo do pau oco cheio de dinheiro??????????fazem um casal bastante exotico!!!!
ReplyUm voo cego no imenso vácuo chamado BRECHAS DA LEI, toda vez que a aeronave levantava do chão?
ReplyAgora, o Brasil vai assistir a outra injustiça, dessa vez contra as pessoas do local onde o avião caiu e que tiveram suas vidas por um fio, agora sem previsão de quem vai pagar os danos materiais e emocionais?
O socialismo dos socialistas não serve agora para repartirem por igual e assumidamente as indenizações?
Isso é uma canhota de esquerda no queixo de cada brasileiro.
o programa de Marina na tv.todos brigam,desde q existe politica e ninguem ouve as ruas.soh ela.PODEROSA!!!!!!!com Itau e Natura ao lado!!!!!!!!!!!!!!!!!
ReplyNecessário e urgente um chute na bunda desses ladrões !
Replymarina tem 2 minutos p dizer o q quiser.nao deve mostrar nada,apresentar seus trabalhos,sua posiçao como uma provavel presidente? vai levar os brasileiros NO BICO????????
ReplyContinuando...
ReplyAécio lança ações para o Nordeste e faz campanha em Iguatu
Referindo-se a Tasso como "melhor conselheiro que um presidente pode ter" sobre o Nordeste e o Ceará, Aécio lembrou que o mineiro Juscelino Kubitschek criou a Sudene e prometeu ser "o grande presidente" para os nordestinos!
Vejam a matéria inteira:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/esportes/2014/08/23/noticiaesportesjornal,3303042/aecio-lanca-acoes-para-o-nordeste-e-faz-campanha-em-iguatu.shtml
Vitor
Marina do Mogno Ôco! Caixa 2!!!!!
ReplyCoturneiro de 23 de agosto de 2014 21:35
ReplyMarina não tem trabalhos para mostrar!
Simples assim.
Flor Lilás
ReplyAécio cobra explicações de Marina sobre o uso do avião.
Se Marina afirmar que sabia é concordar com o erro, era candidata a vice presidente é grave.
Se disser que não sabia, não está mesmo preparada para ser Presidente se já começa sem saber de nada, está igual ao PT.
Vai ser questionada por Bonner quarta feira...aguardemos o que a verde clorofila comunista dirá, a saia é justa.
NÃO ADMIRO NADA DISSO DE MARINA pois ela tem DNA do PT, 2 vezes senadora do partido e ministra de Lula, o cara que não sabe de nada e mesmo assim comanda Dilma e outros antecedentes de partidos comunistas hoje em dia assentados dentro se seu ex amado PT, desde inicio de sua trajetória politica ligada a seres humanos desse naipe, e para eles a ética-moral é o "oportunismo" e "todos os meios justificam os fins".
ReplyO resto v entende;
Tem de ser o 45!
Coronel,
Replyrealmente está tudo certo como dois e dois são cinco.
Essa ET vai dizer que NADA sabia!
ReplyÉ típica petralha.
FORA MARINA!
VOTE 45, AÉCIO NEVES!
Chris 45/SP
Curioso, Coronel.
Replyseria sua fonte petista com interesse em detonar Marina? (com o que eu concordo, diga-se de passagem, mas, em prol do Aécio). Será que você daria uma dica se ela (sua fonte) é local ou estrangeira, isto é, de onde lhe chegou o documento? Pergunto-lhe porque conheço alguns nomes citados e eles aventam que poderia ter vazado na origem, o que me parece uma hipótese remota. Se preferir responder em pvt, não há necessidade de publicar isso.