Armínio ataca "mitos do PT" e desmonta mentiras de Dilma sobre economia.

Em artigo publicado hoje na Folha, intitulado "Mitos do PT", Armínio Fraga, presidente do BC na gestão FHC e ministro da Fazenda em eventual governo de Aécio Neves, desmonta as mentiras do PT, que sempre retornam em tempos de eleição. Leia abaixo.

Não é de hoje que o PT adota uma retórica agressiva e populista para marcar suas posições. Em tempos de campanha, esta prática se radicaliza, adquirindo tons cada vez mais berrantes, e chegando frequentemente a se desentender com os fatos. Abaixo alguns exemplos. 

O primeiro mito, mencionado em entrevista na televisão pela própria presidente Dilma, é que a culpa do baixo crescimento é da economia internacional. Não é verdade. Nos governos FHC e Lula, o Brasil cresceu a taxas médias muito próximas das da América Latina. Para os anos Dilma, o crescimento projetado está 2% ao ano inferior ao da região, o que demonstra que não foi problema externo, foi interno mesmo. 

O segundo diz que "basta estimular a demanda e o resto se resolve". Não tem sido bem assim. Falta investimento, vítima de preconceitos ideológicos e má gestão. A produção e a importação de bens de capital afundaram nos últimos meses. A infraestrutura virou uma barreira ao crescimento. O investimento está flutuando em torno de 18% do PIB há anos, valor insuficiente para acelerar o ritmo de crescimento. É preciso elevar esse porcentual a 24% até 2018, que é a nossa meta. 

O terceiro é que os problemas da indústria serão resolvidos com medidas pontuais. Na verdade, a indústria nunca esteve tão mal. As taxas de juros estão para cima e o câmbio para baixo. O complexo sistema tributário é custoso e cumulativo, prejudicando as exportações e o investimento. A logística não está à altura das necessidades do país. 

O quarto é o "querem fazer um arrocho", em resposta à posição honesta de que (para voltar a crescer) o país necessita corrigir muitas de suas políticas. A verdade é que a economia está devagar quase parando, amarrada por uma enorme e crescente incerteza sobre seu futuro. As perspectivas para o ano que vem são sombrias, como mostram todos os indicadores de confiança disponíveis. O arrocho, com dispensas e suspensões de contrato de trabalho, já chegou, vamos cair na real. 

O quinto é o estridente "vão fazer um tarifaço". Aqui cabe perguntar, antes de mais nada, que situação é essa e como chegamos nela. Falo do irresponsável represamento dos preços de combustíveis e de energia, e da taxa de câmbio. No campo dos combustíveis, sofre a Petrobras asfixiada em seu fluxo de caixa, sofre o setor de etanol, onde as falências crescem, e sofre o meio ambiente, com o absurdo subsídio implícito a combustíveis fósseis. No setor elétrico, um movimento voluntarista de redução de tarifas saiu pela culatra, e vem gerando uma dívida bilionária com as distribuidoras de energia. Por último, a repressão da taxa de câmbio desestimula as exportações e pressiona ainda mais o deficit em conta corrente, hoje em 3,5% do PIB. 

Em sexto lugar, há a acusação de que "o governo FHC sempre cortou o gasto social". Acusação falsa, como demonstra Samuel Pessôa em artigo recente nesta Folha. Medido como a soma de INSS, Lei Orgânica da Assistência Social, abono salarial, seguro-desemprego e bolsas, o gasto social cresceu cerca de 1,5 ponto do PIB em cada um dos governos Itamar/Collor, FHC, Lula e Dilma (esta em cerca de 1 ponto até agora). Na verdade, o governo FHC representou uma guinada no foco do gasto público na direção da educação e da saúde, ponto nunca reconhecido pelo PT. 

Finalmente, o governo diz que "quebraram o país e nós pagamos o FMI". Em 2002, o Brasil quase quebrou, sim, em função do medo do que faria o PT no poder (e que Lula resolveu, para seu eterno mérito). No segundo semestre de 2002 o governo FHC (com anuência da oposição) tomou um empréstimo com o FMI de US$ 30 bilhões. Cerca de 80% do empréstimo foram reservados para o próximo governo, sendo 20% desembolsados (e não gastos) em dezembro de 2002 e o restante já durante o governo Lula. Portanto os recursos ficaram, na prática, à disposição do governo Lula. 

O populismo e a mentira são inimigos da democracia e da boa política. Temos que melhorar a qualidade do debate público, que deve ser baseado em fatos e dados.

12 comentários

CORONEL

Acredito que a melhor maneira de combater a OSMARINA é mostrar que ela é uma cria e projeção do petismo, o ectoplasma do Luladrão do qual foi ministra.Associar sua imagem à do Lula e MST divulgando as inúmeras fotos de arquivo que comprovam sua origem e ligação.
Em resumo , teos que torná-la alvo da onda anti-PT que está formada.

Reply

A criatividade dos profissionais do embuste é digna de nota.São inúmeros os vagabundos que empunharam a bandeira da defesa do trabalhador, diga-se de passagem espécie a caminho da extinção no Brasil.São inúmeros os defensores dos pobres, da ecologia, das mulheres, dos gays ... e da pqp.
Agora mais essa, o espírito da floresta ,defensora do equilíbrio ecológico. do artesanato mas de olho no capital financeiro porque ninguém é de ferro.

Reply

CORONEL

Espertamente a OSMARINA SILVA, procura manter-se a salvo da onda de rejeição que está levando de cambulhão o petismo.A safada diz que o PT envelheceu, se desvirtuou,que cansou e isso e aquilo.Viu o cavalo passar selado e montou, velho e conhecido cacoete do petista.

Reply

CORONEL,
a indicação do Arminio ainda na campanha da credibilidade ao governo Aecio. Seria otimo que ele indicasse outros nomes, em areas que
como saude, educação, segurança.Mostraria a que veio, que tem projetos reais, com pessoas competentes e nao estaria sujeito ao jogo sujo de partidos em troca de apoio.

Reply


PQPariu porque o PSDB, o FHC, deixaram o PT roubar o seu legado e ainda espalhar mentiras todos esses anos sem nunca se defenderem?

Se Aécio achar que não tem chance de ganhar, poderia aproveitar o momento para restabelecer a verdade, ele está fazendo mas tem que ser de maneira mais focada,leve todos pra falar no horário gratuito, FHC, Armínio. Isso vai beneficiar daqui a 4 anos.

Se não ganharmos agora, o que ainda não acredito, tenho fé que Aécio chegará lá,em 2018 será Aécio ou Alckimin, Alvaro Dias.
Quadros bons não faltam ao PSDB.

Reply

O problema é que 70% não entendem nada do que foi falado.
Dos 30% restantes, tem uns 30% que são comunistóides idiotizados.
Fica difícil !

Reply

O Cara é bom mesmo, mas gente assim não tem espaço no PT. Quanto a Marina, não passa de uma farsa que diz fazer uma nova política. E assim com acreditou na Dilma do Lula, o povo está acreditando na marina que nunca abdicou das idéias petistas, só que as radicalizou mais.

Reply

O problema é que Zé Povinho não gosta de se informar né.

Reply

lupaixa-b@hotmail.com

Reply

O comportamento do povo brasileiro não tem diferença das manadas de gado gir, ou seja, vai atrás de quem lhe parece viril e inteligente, pois são todos dependentes do Estado. Por isso o comportamento do boquirroto é sempre arrogante e mentiroso, embora todos saibam se tratar de vil covarde.

Reply

Depoimentos como este são primordiais para esclarecer ao eleitor sobre a realidade dos fatos , acho de extrema relevância que se divulgue o trabalho realizado pelo Aécio Neves quando esteve a frente da câmara dos deputados para aprovação do código de ética e decoro parlamentar entre tantas outros .Grande parte do eleitor atual sequer ouviu falar nisso principalmente os jovens , crianças na época .Vamos que dá para virar !

Reply

Infelizmente, o povão usa a Folha, ou qualquer outro jornal, para enxugar a ...., menos para ler, para se informar.

É, Armínio Fraga é muito bom mesmo. Excelente artigo!


Chris 45/SP



Reply