Pasadena: advogado de Cerveró promete desengavetar Dilma. Presidente é a maior responsável pela compra, segundo ele.

A presidente Dilma Rousseff será o alvo da defesa do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró em sua argumentação contra a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de responsabilizar a antiga diretoria pela compra da refinaria de Pasadena em condições desfavoráveis à estatal.

Presidente do conselho de administração da empresa na época da decisão de compra da usina, Dilma foi inocentada de qualquer responsabilidade pelo Tribunal, que considerou que a presidente não teve o acesso devido às informações sobre as condições do contrato. Em contrapartida, o TCU responsabilizou, na quarta, os diretores pela aquisição e decidiu pelo bloqueio dos seus bens.

O argumento do advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, é que, pelo estatuto da empresa, o conselho de administração é o único responsável por qualquer aquisição. Ele cita trechos do estatuto que exigem do presidente do conselho tomar conhecimento dos detalhes das negociações. "O presidente do conselho pode pedir esclarecimentos sobre os contratos. O resumo executivo é meramente uma apresentação, um suplemento ao que é obrigatório", afirmou.

Dilma, em resposta à reportagem do Estado de março deste ano, disse não ter sido informada de cláusulas do contrato consideradas inapropriadas. São elas a de Put Option, que prevê que, em caso de desentendimento entre os sócios, a Petrobrás seria obrigada a adquirir a totalidade das ações da refinaria; e a Marlim, que determina que a Astra Oil, então sócia da estatal na usina, teria a garantia de retorno financeiro de 6,9% ao ano.

"O ministro relator foi induzido ao erro. Ele partiu de um pressuposto falso, que inúmeras vezes repetido, passou como se fosse verdadeiro. É falsa a declaração de Dilma de que o resumo executivo das condições de compra de Pasadena era técnica e juridicamente falho. Essa argumentação acabou responsabilizando quem não deveria ser responsabilizado, os diretores", argumentou Ribeiro.

Ele diz que a diretoria, na época, encaminhou documentação sobre as condições do contrato à secretaria-geral da Petrobrás, que tem como obrigação encaminhá-la ao conselho para apreciação. "Se a secretaria não encaminhou, os conselheiros não poderiam ter decidido pela compra", contestou.

Além de atacar o conselho de administração da estatal, o advogado de Cerveró focou também no ministro José Jorge, relator do processo no TCU. Por meio de petição apresentada nessa quarta, ele tentará invalidar a decisão do Tribunal de responsabilizar os diretores com o argumento de que o ministro não poderia ocupar a posição de relator por já ter sido membro do conselho da Petrobrás.

"Ele foi presidente do conselho de administração da Petrobrás em 2001 e 2002, tem interesses em sua decisão. Não basta o julgador ser um homem honesto e íntegro. Ele precisa parecer. Para isso, não deveria ser julgador", disse Ribeiro. (Estadão)

17 comentários

A vagabunda que tem todo judiciário nas mãos, esta tentando escapar ileso desta. Isso é injusto, é macabro, é vigarice, safadeza, não podemos deixar escapar. Essa vagabunda que não trabalha e não sabe administrar, tem de pagar a conta desse rombo, e outros rombos, como a energia elétrica, a refinaria de pernambuco, os estádios superfaturados, enfim, é um desastre essa mulher, ruim, fraquinha, incompetente. Por isso, condenados por esse juizinho safado, tem por essa vagabunda pra pagar a conta e ponto final.

Reply

sera que dessa vez o cara nao vai amarelar de novo?

esta nascendo mais um Marcos Valerio...

esse Cervero acha que vai ficar protegido não entregando o ser vico e no final vai pagar o pato sozinho, como o careca do mensalão...

abre esse bico logo, rapa!

depois quando fores condenado os petistas desclassificarão tuas confissões como sendo apenas magoas de um condenado...

fizeram isso com o careca e deu certo...

abre esse olho!

Reply

CEL,


Senhores Nestor Ceveró e Edson Ribeiro, façam uma grande caridade para o Brasil e o povo brasileiro, a hora é agora, não tenham receio, façam todas as denúncias necessárias, ajudem a nação brasileira exterminar os RATOS DO PODER.

Índio Tonto/SP

Reply

o Lulalau sempre saiu ileso de todas as acusações com a malandragem de corromper e dar cargos a pessoas, a Dilma vai sair também ilesa, sem pagar nada? Ela é culpada sim, dessa vez o TCU fez a pior política, e as coisas vão engrossar pera o ministro.

Reply

Rapidinho pra inocentar, não? Se fosse da oposição, o mundo estaria caindo, mas como são os vigaristas do pterrorista, aí tudo bem.. só fica o prejuízo pro país!!!

Reply

A ré não tem defesa, é questão de tempo.

Reply

É isso aí mesmo, o tal advogado tá certo. O ministro José Jorge está numa sinuca de bico, pois das duas, uma: ou está com medo da quadrilha desse governo de bandidos, ou tem o rabo preso: não quer responsabilizar os conselheiros juntamente com os diretores - que é o que deveria fazer nesse processo, seguindo a lei das S.A.

Essa segunda alternativa, vale no caso de ter alguma culpa a esconder, de quando foi também foi conselheiro na administração da Petrobras em 2001/2002.

Gostaria de lhe dizer:
- Sai dessa agora, seu ministro. E vê se toma vergonha na cara.

Mariana

Reply

A IRRESPONSÁVEL Gorda do paletó vermelho é a maior RESPONSÁVEL pela compra da refinaria de Pasadena.
Corona, o mundo inteiro sabe disso, então por que não dão um IMPEACHMENT nessa Anta safada e corrupta???!

Botem Madame Satã para mofar na cadeia!!!!!!!!!!

Reply

Ja vi esse.filme.
Prometem abalar as colunas do lulo-petismo e depois dizem que foram mal interpretados. Patético.

Reply

Coronel,

Vão se comer vivos. É só aguardar.

Flor Lilás

Reply

O Zóinho os caras tão te fritando conta tudo!deixa de ser bobo!

Reply

Estamos no caminho traçado, já somos Venezuela.
Agora vai começar faltar papel higiênico.


Reply

petrobras tem "conselho de luxo" p nao se responsabilizar por nada??????que dilma nao entende nada de companhia petrolifera,todos sabem.............mas p ser conselheira deveria estar super bem informada p autorizar compras bilionaria.

Reply

É mais ou menos assim, assinei esta lei que me passaram, mas não sei do que se trata... lixos.

Reply

A anta por certo aprendeu com o seu criador, nunca sabe de nada!

Conta tudo Cerveró, não seja besta! Não seja o Marcos Valério da vez.


Chris 45/SP

Reply

Cel
Em suma: nóis sumo tudo inimputáver, somu tudo "dimenor". Nóis não si reponsabiliza pur nada, nem si nóis é reponsáver perante as lei.
Esther

Reply

Olha a Dilma com o dedo no zói: não vem que aqui não tem! Mas claro que tem, é só seguir e cumprir as leis.

Reply