Mercado calcula em 60% a probabilidade de Aécio ser o novo presidente do Brasil.

A MCM Consultores passou a atribuir uma probabilidade de 60% de derrota de Dilma Rousseff na eleição presidencial em outubro. Desde abril, a consultoria trabalhava com um cenário de probabilidade equivalente à reeleição e à vitória da oposição. Em relatório distribuído na quarta-feira, 23, os analistas da MCM rebaixaram as chances da presidente e agora trabalham com uma probabilidade de 60%-40% contra a reeleição.

A consultoria é a segunda instituição financeira a divulgar relatório a clientes apostando publicamente na derrota da presidente Dilma nas eleições presidenciais. A primeira instituição foi a corretora japonesa Nomura Securities, que na quarta-feira, após a pesuisa Ibope/Estadão, aumentou a probabilidade de vitória do candidato tucano Aécio Neves para 70%. No dia 11 de junho, a Nomura Securities já havia atribuído uma probabilidade de 60% de vitória do tucano num segundo turno da eleição presidencial.

“Não estamos declarando taxativamente, é bom esclarecer, que a presidente Dilma não se reelegerá. Longe disso. É muito cedo. A campanha ainda nem começou efetivamente”, escreveram os analistas da MCM na nota enviada a clientes ontem. “Contudo, a nosso juízo, já existem elementos suficientes para atribuir mais probabilidade de vitória à oposição do que à candidatura governista.”

Segundo a MCM, as últimas pesquisas Datafolha e Ibope representaram um ponto de virada (“turning point”) para o novo cenário, agora desfavorável à reeleição. “Ambas mostraram continuidade na tendência de encurtamento da vantagem de Dilma frente a Aécio Neves e Eduardo Campos no segundo turno e aumento da diferença entre a rejeição à presidente e aos candidatos de oposição”, afirmaram os analistas.

Além das pesquisas, destacou a MCM, a mudança de cenário também levou em conta a piora do quadro econômico, “sintetizado pelo resultado decepcionante do último Caged (abertura de apenas 25 mil vagas de trabalho em junho), os sinais de forte rejeição ao PT no Sudeste – de maneira mais acentuada em São Paulo -, e a baixa competitividade das candidaturas petistas nos estados mais importantes do país, excetuando-se Minas Gerais, onde Fernando Pimentel lidera as pesquisas”.

Segundo a MCM, os fatores que beneficiam a candidatura Dilma não desapareceram, entre os quais mais tempo de propaganda no rádio e na televisão, forte apoio entre os eleitores mais pobres, possibilidade de explorar no horário eleitoral gratuito os programas federais voltados principalmente aos eleitores de baixa renda e o apoio do ex-presidente Lula.

“Considerando a evolução do quadro econômico e político e suas perspectivas futuras, avaliamos que, neste momento, os elementos favoráveis à presidente Dilma são insuficientes para atribuirmos à reeleição maior probabilidade de sucesso do que de fracasso”, escreveram os analistas da consultoria. (Estadão)

13 comentários

Assunto fora do contexto.

Coronel, hoje vendo o telejornal estava lá um ministro do PT dizendo que o ataque de Israel aos Palestinos e desigual que tem que parar. Estes petralhas quando é pra meter o bedelho em assunto de países lá do outro lado do mundo é num instante, mas não diz uma palavra sequer dos mais de 50 anos que o seu amiguinho assassino Fidel vem impondo ao povo daquela ilha um regime de escravidão e humilhação, fora os assassinatos cometidos nestes anos todos. É de dar nojo este PT DO MENSALÃO.

OS CARAS:

Reply

Torço para Aecio,mas acho que ele precisq sair da defensiva destes ultimos dias,nao e de seu estilo,mas ele vai ter que atacar os varios pontos fracos do adversario.

Reply

levamos uma belíssima bordoada pelo meio das ventas de Israel...

a patetada do Planalto, atordoada e pega com as calcas na mão, ainda esta "estudando" uma resposta...

kkkkk...

mais cômico, impossível...

Reply

Mais uma dos lulopetistas: agora somos "anões diplomáticos", após mais uma posição ridícula do neo Itamaraty na questão da faixa de Gaza.
Estes imbecis comunistas tem que ser escorraçados a qualquer custo.
Aécio por um Brasil civilizado!!!

Reply

cel,

A vagabunda foi fazer publicidade com Israel, e levou o troco, chamaram de irrelevante. Vi no uol.

Reply

A campanha da Dilma é desorganizada !

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/?p=1101966?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&

É a deixa para Aécio entrar com tudo!

Aécio, pare de se defender como uma colegial pega fumando no banheiro da escola, e vamos ao ataque !!

Reply

Cel,tomara que o Aécio seja Presidente do Brasil.
Não aguento mais ouvir falar de PT-Dilma-Lula.Essa quadrilha de marginais e saqueadores do erário publico ,tem que sumir do poder e de preferencia ir para o xadrez que é o lugar deles,porque assaltar banco,atos terroristas ,roubar dinheiro publico dá ou deveria dar CADEIA.

Reply

Deus os ouça.

Reply

Cel,o Aécio deve se comportar como um piloto que está chegando na reta final para vencer a corrida.Calma,raciocínio tranquilo,sem ansiedade e tranquilidade ,e não ser bobo porque o PT vai "cair matando" com calúnias e difamações.O Sr. viu o lance do aeroporto,,deu pra ver que a canalhice petista não tem limites.Agora é tudo ou nada para eles.
No fundo da minha alma,acho que o Aécio já está vacinado contra os petrahas.
AÉCIO PRESIDENTE.

Reply

Coronel,

Dois comentários:

- A Nomura é mais agressiva que a MCM, pois aponta a nova tendência com mais antecedência(sou do M.Finac. e confio na Nomura);

- O CAGED deu 58mil/MAIO e 25mil/JUNHO. Se o câmbio estivesse livre o Real caia 1% só hoje, mas a Petrobras ....

JulioK

Reply

Nos meus cálculos, a chance é de 120%. Aécio Presidente!
E sobre a porrada dada por Israel nos anões diplomáticos, como se diz aqui na minha terra, o PT poderia ir dormir sem essa.

Reply

Urna eletrônica: Tem que ficar de olho na urna, sem uma
fiscalização rigorosa, com a contratação de um time de
especialista em informática de primeiríssima linha nem
o Papa vence a Dilma/PT.
EN-TEN-DAM: A luta contra o PT
tem que ser uma luta TOTAL, em todos os campos porque é assim que eles lutam.
A lista de mortos no caso Celso Daniel tem quase dez pessoas. Mataram até o coitado do garçom que serviu o jantar naquela fatídica noite.
Vocês acham que eles vão aceitar uma derrota eleitoral?
Vocês acham que são democráticos?
A urna vai ser fraudada!
ACORDEM !

Reply

Estou torcendo para isso. Quero ver essa mulher de costas e em Cuba, para sempre! Sem esquecer de levar o Lula e o Celso Amorim, Zé Dirceu, Genoíno, Gleise Bonequinha, Rose, tem tanta gente ruim...

Reply