No Palácio do Planalto, uma central de elogios a companheiros e ataques a adversários. Paga com dinheiro público.

Fernando Ramos trabalha com "mídias sociais" no Palácio do Planalto

Registros na página sobre o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) na Wikipédia sugerem que o responsável pela inclusão de elogios, a partir de um computador da Presidência, foi o servidor Fernando Ramos da Silva, que ocupa o cargo de coordenador-geral de produção e divulgação de informações do Palácio do Planalto.

Conforme a Folha revelou nesta segunda (28), um endereço de IP --similar a uma "impressão digital" na internet-- registrado em nome da Presidência foi usado para, de forma anônima, incluir elogios e retirar trecho sobre uma suspeita de envolvimento em corrupção na página de Padilha, candidato do PT ao governo paulista.

As três mudanças feitas logo após a que foi realizada de dentro do Planalto são assinadas por "Fernandoramosdf" --mesmo apelido que o servidor usa em outras redes sociais. Uma delas tem conteúdo idêntico à alteração que foi feita, anonimamente, pelo IP da Presidência. Ramos também é responsável por editar o Blog do Planalto.

No texto, alterado em 10 de dezembro do ano passado, Padilha é descrito como "defensor do SUS e do acesso universal ao sistema, sobretudo de pessoas mais carentes". Também foram incluídos links a páginas oficiais, levando a textos positivos, como a do Ministério da Saúde e a do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O texto incluído refere-se à presidente Dilma Rousseff como "presidenta", termo pelo qual ela prefere ser chamada --e que é adotado oficialmente pelo governo federal. Informa, ainda, que Dilma desculpou-se com um médico cubano hostilizado. Na palavras incluídas, o profissional foi "vítima de preconceito e xenofobia quando chegou com grupo de outros médicos cubanos" ao Ceará.

Procurado pela Folha, o coordenador-geral de produção e divulgação de informações do Planalto, Fernando Ramos da Silva, não respondeu se ele é o responsável pelas alterações. "Você vai ter que falar com a secretaria de imprensa, viu?", afirmou. Após nova tentativa da reportagem, ele ignorou a pergunta mais uma vez. "É o pessoal do atendimento de imprensa que tem que ver."

Procurado desde a última sexta-feira (25) para comentar as alterações na página do ex-ministro Padilha, o Palácio do Planalto não respondeu às perguntas enviadas por e-mail e sugeriu que o pedido fosse feito por meio da Lei de Acesso à Informação.

OUTROS CASOS

Pesquisa com os IPs registrados em nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Presidência mostra que onze deles foram usados para editar artigos na Wikipédia como o do MPL (Movimento Passe Livre) e o do ex-governador de São Paulo José Serra. O Serpro disse que não poderia comentar por motivos legais, porque a empresa e seus servidores "são obrigados a guardar sigilo quanto a elementos manipulados". (FSP)

6 comentários

Coronel,

Esse governo da Dillma mais parece um Centro Acadêmico.

É uma "gurizada" que não tem compromisso com nada mais que sua própria cabeça.

Também tem uns "adultos" que ainda pensam como universitários!

JulioK

Reply

Coronel,
se não fosse assim não seria essa corja.

Reply

Bebendo vinho francês, como um BOM REPRESENTANTE DA ELITE. Depois vai pegar o BMW ou SUV (eles gostam de LAND ROVER) e sair dirigindo por aí. Tomara que não mate ninguém.

Reply

Pobres coitados: será que eles pensam que as pessoas que acessam o wilkipidia não sabem que ele é manipulável, e que há um aviso notificando a possibilidade do mesmo ser usado de maneira solerte e calhorda?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reply

Os porões desse governo é um desbunde total, cheio de guris irresponsáveis, parecidos com seus patrões.

Reply

Apenas me atualizando com as informações
Na verdade nenhuma novidade

Reply