Dilma promete mais médicos cubanos. Ao mesmo tempo anuncia que superou as metas. O neurônio candidato bate cabeça com o neurônio presidente.

No último dia 30 de junho, Dilma declarou no Café com a Presidenta que o Mais Médicos tinha superado todas as metas. Todos os municípios tinham sido atendidos, declarou. Espertamente, somou toda a população das cidades e chegou a 50 milhões de pessoas atendidas. Como vieram 14.000 cubanos, a média por habitante chegou a um médico para 3.571 brasileiros. A média do Brasil é um médico para cada 588 habitantes. Como veem, a Dilma não para de distorcer e de maquiar os números. Agora promete aumentar o número de cubanos, para alegria de Raul e Fidel que embolsam 80% do salário deles.

A campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff promete expandir o programa Mais Médicos num eventual 2º mandato, o que pode provocar a vinda de mais profissionais intercambistas. Essa promessa, porém, diverge do que informam os ministérios da Saúde e da Educação. Segundo as pastas, não há decisão para a abertura de mais vagas para o curso de medicina nem para o aumento do número de médicos do programa, sejam eles brasileiros ou não.

Lançado há pouco mais de um ano, o programa tem três pilares: a vinda de médicos formados no exterior (sem revalidação do diploma), a mudança no currículo de medicina e a ampliação de vagas de graduação e residência. O Mais Médicos foi instituído sob forte bombardeio de entidades médicas e da oposição. Após ter conquistado o respaldo da população, é um dos trunfos da campanha de Dilma à reeleição.

Hoje, há mais de 14 mil médicos inscritos no programa, cerca de 80% deles cubanos. Segundo a lei do programa, os profissionais podem atuar por três anos, prorrogáveis por igual período. Até aqui, o discurso da Saúde é o de que essa prorrogação é apenas "uma possibilidade".

A expansão do Mais Médicos consta das linhas gerais do programa de governo apresentado por Dilma. O documento não detalha como se daria essa ampliação. Procurada, a assessoria da campanha da petista afirma que serão realizadas reuniões setoriais, incluída a Saúde, "para discutir e aprofundar as propostas que já foram apresentadas nas diretrizes no programa de governo".

Em abril, o ministro Arthur Chioro (Saúde) afirmou que lançava a quinta e última rodada para aumentar o número de médicos no programa.

Em nota, o Ministério da Saúde mantém essa posição, mas afirma que é possível "até a abertura de um novo edital de convocação de médicos". Já o Ministério da Educação diz que "não há previsão" de aumentar vagas de medicina para além das 11.447 prometidas até 2017.

PEDIDOS

Para evitar críticas, o governo adotou o modelo de abertura de edital para atrair médicos, com prioridade para os brasileiros. Não preenchidas as vagas, o edital é voltado aos formados no exterior, que se inscrevem individualmente. Só então o governo traz, via acordo internacional, médicos de Cuba.

A lei que criou o programa estabelece um teto para a vinda de estrangeiros: até 10% do total de médicos brasileiros registrados no país --universo próximo a 400 mil.

O governo afirma ter suprido toda a demanda por médicos feita no ano passado pelos prefeitos. Apesar disso, ainda há muitos pedidos por mais profissionais.

6 comentários

Não são médicos o que vem de cuba,cuba tem capacidade de formar 200 médicos ano.isso é uma farça e um crime!

Reply

A meta, Coronel, foi sim superada, mas a de desvio de dinheiro para a campanha dela.

Reply

Falando nisso o comunista Plínio de Arruda Sampaio morreu ontem no Hospital Sírio libanês. Engraçado, comunista do jeito que ele é (era) não estar em uma unidade do SUS para bater as botas como o povão bobão faz é no mínimo estranho, não é não??? E ainda tem trouxa que defende esses comunistas.

Reply

Lembrando, li num comentário passado que as faculdades de Cuba formam 300 médicos ao ano. Alguém pode explicar os já 14.000 médicos? Matemática pura.
Oposição onde está você!

Reply

Aécio sendo eleito tem que mandar esta corja toda embora!!!!!

OS CARAS:

Reply

E essa pessoa tá feliz com 11 minutos de TV, durante a campanha. Fique mesmo, e dê 'bom dia' a cavalo o tempo todo.

Reply