Pesquisa Sensus: Aécio encosta em Dilma. Diferença no segundo turno cai para 5,1%.

01.jpg

A nova pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada entre 26 de maio e 4 de junho mostra que a presidenta Dilma Rousseff caiu 1,8% em relação ao levantamento anterior, passando de 34% para 32,2% das intenções de voto, num cenário em que os chamados candidatos nanicos também são colocados. Trata-se de uma queda no limite da margem de erro de 1,4%. 

A pesquisa que ouviu cinco mil eleitores em 191 municípios de 24 Estados também mostra a tendência de crescimento da principal candidatura da oposição. Segundo o levantamento, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) saltou de 19,9% para 21,5%, também no limite da margem de erro. “As variações não são grandes, mas são significativas na medida em que traduzem uma migração de votos para a oposição”, diz Ricardo Guedes Ferreira Pinto, diretor do Sensus.


Nos cenários de segundo turno, a última pesquisa ISTOÉ/Sensus confirma o crescimento da oposição. Numa eventual disputa de Dilma com Campos, a diferença a favor da presidenta que era de 14,4% em maio, caiu para 10,6% no início de junho. Com Aécio a queda é de 6,7% para 5,1%. Um resultado que surpreendeu as lideranças do PT. Isso porque nas últimas semanas a presidenta privilegiou agendas em Minas. Este ano, Dilma esteve sete vezes no reduto de Aécio, duas delas no último mês. Também passou por São Paulo, o principal bunker do PSDB e maior colégio eleitoral do País. A maior presença da presidenta no Sudeste, porém, não foi suficiente para mudar o cenário eleitoral. A pesquisa ISTOÉ/Sensus revela que na região o preferido pelo eleitor é o tucano, com 29,7% dos votos, contra 24,8% de Dilma.

A última pesquisa ISTOÉ/Sensus traz uma outra variação importante quando avalia a atuação do governo. Pelo levantamento, o índice de eleitores que julgam a gestão de Dilma como positiva saltou de 29,6% para 34,2%. O problema é que o número de pessoas que classifica a gestão como péssima cresceu de 31,9% para 34,6%. Diminuiu o percentual daqueles que consideram o governo regular (34,2% no início de maio e 29,1% no começo de junho). “Os dados mostram que há uma radicalização. Ou seja, o eleitor ama ou odeia o governo e isso é ruim para a candidatura da situação”, diz Guedes.

“A pesquisa mostra um cenário favorável à oposição. A leitura conjunta da tendência de queda da presidenta com a radicalização em torno da aprovação ou não de sua gestão indica que o eleitor não visualiza na candidatura do governo a esperança de mudança”, diz Ricardo Guedes. O diretor do Sensus, porém, avalia que após a Copa as tendências tendem a se consolidar. Hoje, segundo a pesquisa, 56,9% dos eleitores estão interessados na eleição. Depois do Mundial de futebol esse número será bem maior.

13 comentários

Ei Dilmanta VTNC, e leve o cachaceiro de Garanhus,o poste ( almofadinha,sucrilio,toddynho, um bobão),e todos os inconPeTentes, os quais que estão na cadeia e os que vão estar logo mais lá tb.

Reply

a madama gerenta dessepaiz disse, do alto da sua conhecidíssima arrogância, que perdoa quem a vaiou...

e quem foi que pediu perdão?

tudo joguinho vitimista ensaiado com a conhecidíssima imprensa chapa-branca dessepaiz...

eles sabem que a brasileirada, sentimentalóide a não poder mais, quando bem enrolada, sente pena ate de bandido condenado...

Reply

Olá,
Parabéns pelo post. Estou realmente intrigada com os candidatos a presidência desse ano, primeiramente por que é a minha primeira vez votando e depois porque está realmente difícil se contentar com os supostos candidatos.
Minha dúvida é em relação a Copa Do Mundo e a sua intervenção nos números da pesquisa, é possível que Dilma ganhe mais popularidade e aceitação caso o Brasil seja hexa campeão? Sei, que em épocas mais remotas a política foi uma grande beneficiada da vitória da Seleção Brasileira, mas os tempos mudaram e a mente das pessoas também, inclusive a minha.
Até mais.
http://themoonyoung.blogspot.com.br/

Reply

Coronel.
Chega, basta de bolivarianos, as urnas "decretarão" os seus últimos dias. Depois estarão liberados para irem morar em Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador ou quem sabe no Irã.

Reply

É, cada dia que passa o favoritismo de Dilma vai desabando,a bem da verdade nem existe mais favoritismo.Então, ao contrário do que os adeptos do petismo vem alardeando, as vaias recebidas na abertura da copa em SP não é coisa da elite branca paulista, mas reflexo da insatisfação do povo com a Presidente.Ah,por falar em elite branca paulista, então o governo do PT gastou esta fortuna toda para construir um estádio só para eles? E como fica os outros? Se não tem dinheiro para comprar os caríssimos ingressos da FIFA;se não tem jegue;se não tem bicicletas; se não tem sebo par passar nas canelas para ir à pé....Vão assistir o jogo no telão?Mas não diziam que o PT era o governo popular voltado para os pobres? Haja contradição para essa gente!
Vejam este trecho de artigo de Reinaldo de Azevedo no Blog da veja:"Sobre a elite branca"
"De resto, a Gaiola das Loucas do Esporte de Esquerda deveria, então, estar brava com o PT, não é? Quer dizer que alguns bilhões de dinheiro público foram torrados pelos “companheiros” para fazer um evento que só privilegia a “elite branca”?

Reply

Eba. O Sensus é nosso.

Reply

Dila (e Lula, principalmente) está muito humilhada pelas vaias e xongamentos que continuarão, depois desses desgovernoem 12 anos de trpaças, desvios de bilhões em verbas, financiando ditadores, como Fidel Castro e deixando a população daqui à mingua; ela parece governar para Cuba, muito anti patriota, além de incompetentes.
Toleram no PT os corruptos, desde que não se deixem ser apanhados; se acontecer, são os primeiros a quererem a saída deles do partido, por "não tolerarem corruptos", mas exigem que os seus trapaceiem de forma escondida!

Reply

Coronel,

Atenção:

- Vai ter muita "violência física" no 2o. Semestre.

O PT+Lulla+Dillma sentiram o golpe/derrota e vão revidar com radicalização.

JulioK

Reply

Coronel,

Complementando:

- Que o PMDB coloque um "guizô" no PT ou será ACUSADO ETERNAMENTE de ter contribuido para a DESTRUIÇÃO do Brasil;

- Que o Temer saia de sua condição de "múmia paralítica" se preza pelo futuro da sua família;

- O Lulla sabe que será PRESO(nos próx. anos) caso o PT saia do Poder!!!

JulioK


Reply

Se a classe média alienada e fútil for para a praia no dia da eleição como ocorreu na última o Aécio vai perder. Depois ficam reclamando no facebook.

Reply

Engano seu o Brasil ganhem 70. E ISSO NÃO MUDOU O DIRETAS JÁ CONSELHO DE QUEM VIVEU. A ditadura vota no aecio

Reply

OUÇAM!!! É INACREDITÁVEL! no Blog do AUGUSTO NUNES na coluna
"Direto ao Ponto", o áudio que justifica, sem dó ou peninha, as vaias que essa dilmANTA recebeu.
Ela MERCE! INCOMPETENTE! FORA!!!!

VOTE A FAVOR DO BRASIL!
VOTE AÉCIO PRESIDENTE!

Reply

O movimento "Diretas Já" foi em 1985. Como o tricampeonato em 1970 teria influenciado positiva ou negativamente? Na verdade, serviu mais como uma distração à ditadura recém instaurada e repressão radicalizada com o AI-5, de 1969.

Reply