Ninguém escolhe quem não conhece.

Nas eleições de 2010, quando tínhamos Dilma, Serra e Marina Silva disputando a eleição presidencial, o Datafolha fez, em final de maio daquele ano, uma pesquisa praticamente igual a que acaba de publicar agora e que espanta a todos por apresentar 17% de votos nulos-brancos-nenhum e 13% de indecisos. Naquela pesquisa de 2010, o número de nulos-branco-nenhum era de apenas 5% e o não sabe somava 9%. A metade do que temos hoje.

Não há dúvida que há um desencanto com a política, mas alguns números da pesquisa de agora surpreendem. Um destes dados é que o voto nulo-branco-nenhum prepondera  no eleitor de nível superior (23%), que ganha mais de 10 salários mínimos (22%) e que mora em cidades de mais de 500 mil habitantes (24%). Bem acima da média de 17%, que é puxada para baixo pelo eleitor de nível fundamental (13%), que ganha até dois salários mínimos (15%), que mora em cidades de menos de 50 mil habitantes (11%) e que não faz parte da PEA, População Economicamente Ativa (14%).

No entanto, o dado que mais chama atenção é que 32% dos eleitores que acham o governo Dilma ruim-péssimo respondem que vão votar nulo-branco-nenhum. Se somarmos mais 12% dos que respondem não sabe, temos 44% que acham este governo uma porcaria, mas que não querem votar em ninguém! Atenção: a pesquisa indica que, no geral, 17% não querem validar o seu voto. Pode-se dizer que, majoritariamente, o eleitor mais decepcionado está entre aqueles que tem a pior das opiniões sobre o governo petista. 

Outro dado é surpreendente: 22% dos eleitores da Região Sudeste respondem nulo-branco-nenhum, contra 11% no Nordeste e 12% no Norte. As regiões tidas como mais pobres e menos politizadas são as que estão menos predispostas a invalidar o voto.

E quem é o eleitor indeciso, o não sabe, que soma 13% na pesquisa?

É exatamente o contrário dos nulo-branco-nenhum. Quem está mais indeciso é o eleitor mais pobre e com menor grau de instrução. Quem está menos indeciso é o eleitor mais rico e com maior grau de instrução. Mesmo entre o eleitorado cativo do PT já existe uma ponta de dúvida quanto à renovação do seu voto. Destaca-se, também, que 16% das mulheres estão indecisas, contra 9% dos homens.

Podemos arriscar algumas conclusões sobre estes dados. 

A primeira é que em 2010 tínhamos candidatos muito mais conhecidos do que agora. Dilma alcançava 90% e hoje é conhecida por 99% do eleitorado. Serra era conhecido por 98% dos brasileiros enquanto Aécio, hoje, é conhecido por 78% do eleitorado. Marina Silva era conhecida por 73% dos eleitores, enquanto Eduardo Campos tem um grau de conhecimento que alcança apenas 59% dos votantes. O eleitor acha o governo ruim, mas ainda não conhece as alternativas oferecidas. E ninguém elege quem não conhece. 

A segunda é que naquela oportunidade o governo Lula era aprovado por grande maioria da população e, agora, apenas 33% acham ótimo-bom, 28% ruim-péssimo e 38% regular. Havia um desejo de continuidade em mais da metade da população, enquanto agora 74% querem mudança. Lembrem que 44% dos que acham o governo Dilma ruim e péssimo pretendem invalidar seu voto. Este dado é a soma de uma decepção com o voto dado na petista com o desconhecimento de alternativa, com certeza.

Por fim, é flagrante o peso da propaganda oficial junto aos pobres, via programas de transferência de renda. É este eleitor da Bolsa Família, dos grotões do país, que está segurando a liderança de Dilma Rousseff nas pesquisas, reforçada pela desesperança de um eleitor com maior poder aquisitivo, que sempre foi cativo da Oposição. O desafio agora é duplo: acertar o discurso para os mais pobres e também para os mais ricos, que se não são a maioria, são formadores de opinião. 

O certo é que 74% dos eleitores querem mudança, mas ainda não conhecem as suas opções. É preciso ter um um discurso muito claro e muito corajoso para quebrar as algemas colocadas nos brasileiros mais pobres. A propaganda eleitoral na TV será decisiva para provar que o Brasil pode ter um novo futuro. Um futuro que o PT literalmente está roubando do país. 

12 comentários

Coronel,

Kennedy Petralha Alencar acaba de soltar uma "pérola" na CBN:

"a presidente Dilma desconstruiu a estabilidade econômica que o PT construiu"

Perdoe-me Coronel - um dia desses eu escrevi que ele era porta-voz da Dilma. Não. Ele é porta-voz do Lulla e do PT.
Estará ele preparando terreno para o "volta Lulla"?

Flor Lilás

Reply

Pena que entre os nulos e branco estão os que ganham mais de 10 salários mínimos supostamente e minimamente mais esclarecidos politicamente, ou seja conhecem bem todos os candidatos e não se empolgam com nenhum.

Reply

Coronel,

Concordo com as conclusões!!

Em 2010 tínhamos Copa na África do Sul e agora temos aqui, o que é uma brutal diferença.

Toda a atenção esta voltada para a "Copa e seus problemas" como forma de avaliação do governo Dillma.

Após a Copa e começo da campanha, os indecisos descem do muro!!

JulioK

Reply

Prezado Senhor,

Seja imparcial: Lógico que naquela oportunidade o SERRA era mais conhecidos! Ele já havia passado concorrido em 2002. Naturalmente que já era conhecido em 2010.
Não dá para negar que em 2010, Marina PeTralha era mais conhecida do que Eduardo Campos hoje.
Alguém tem dúvida?
AÉCIO Presidente"

Reply

Atenção para a entrevista de Paulo Vasconcellos, marqueteiro de aécio, ao Estadão, link abaixo:

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,tatica-do-medo-pode-ajudar-candidatura-de-aecio-diz-marqueteiro-imp-,1507945

As respostas me soaram lógicas e sensatas.

antonio

Reply


Coronel!
Esta vem da chapa branca 247

247 – No mesmo dia em que publicou no Facebook frase insinuando que o presidenciável tucano Aécio é usuário de cocaína, o jornalista Marco Bahé se afastou do posto de coordenador de mídias sociais da campanha de Campos.

“Vai ter coca, Aécio Neves”, escreveu Bahé em post que foi apagado logo em seguida. Mais tarde, ele se justificou na rede social dizendo que a mensagem era de caráter pessoal e deveria ter sido publicada em grupo fechado para amigos, usando os hashtags #vacilo e #destavezfuieu.

ELE CAIU MAS JÁ FEZ O SERVIÇO SUJO PARA CAMPOS...CAMPOS É UMA DECEPÇÃO....A CONVIVÊNCIA COM O PT FEZ MUITO MAU A ELE.

Reply



Do site do PSDB

Sávio diz que investigação de Lula é fundamental para a democracia.

Brasília - Pela primeira vez desde que o escândalo do mensalão do PT veio à tona, será aberto um inquérito criminal para investigar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuou no esquema de corrupção. O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) afirma que o pedido do Ministério Público Federal (MPF) recebido nesta segunda (8) pela Polícia Federal (PF) é fundamental ao bom funcionamento de uma democracia.

Leia mais...

Reply



Lula será o candidato a Presidente.



http://ossamisakamori.blogspot.com.br/2014/06/lula-sera-candidato-presidencia.html

Reply

Coronel,
não tenho dúvida que vamos ganhar na maioria dos estados. A vitória da DEMOCRACIA, SERIEDADE, HONESTIDADE, será retomada com a saída dessa corja do poder.

Reply


Jennifer Lopez cancela participação em abertura da Copa do Mundo em Itaquera

http://espn.uol.com.br/noticia/416547_jennifer-lopez-cancela-participacao-em-abertura-da-copa-do-mundo-em-itaquera …

Reply

Com a enorme diferença de tempo na tv , o Aécio vai ter que fazer politica á moda antiga: INDO PARA AS RUAS , FAZER DISCURSOS EM PRAÇAS PUBLICAS , como na época do avô dele..

Reply

Com a enorme diferença de tempo na tv , o Aécio vai ter que fazer politica á moda antiga: INDO PARA AS RUAS , FAZER DISCURSOS EM PRAÇAS PUBLICAS , como na época do avô dele..

Reply