De frente para o futuro.

As últimas entrevistas de Aécio Neves (PSDB) mostraram um retorno do candidato ao "papo reto" e sem floreios com a militância e o eleitorado. Os melhores momentos do tucano nas recentes entrevistas aconteceram quando ele não respondeu aos jornalistas, direcionando as respostas, em linguagem simples, direta e objetiva para o eleitor. Ao dizer que o governo Dilma é tão ruim que até o PT quer mudar ou que, diferentemente de Eduardo Campos, nunca participou de um governo do PT, somou pontos preciosos com a militância formadora de opinião que, há anos, anseia por um candidato com discurso de oposição.

Não há dúvida alguma que este é o caminho para conquistar corações, mentes e a presidência da República. Todas as pesquisas informam que nenhum candidato  incorporou o desejo de mudança que existe em mais de 70% dos brasileiros. Sim, há falta de espaço na mídia e 30% dos eleitores simplesmente não conhecem o candidato tucano. Sim, é preciso, neste momento, usar toda e qualquer oportunidade para substituir as mentiras e as calúnias pela fala franca e pelo sorriso aberto, pela capacidade de responder sobre todos os problemas nacionais, sem hesitações e com soluções. Isto tem sido feito com rara competência.

No entanto, chegou a hora de criar algumas metáforas mais fáceis para explicar problemas complexos ao eleitorado. Inflação no centro da meta, por exemplo, é grego para 90% do eleitorado. Fundos e agências reguladoras se come com quê, pergunta o eleitor comum. É preciso ser didático ou não falar nisso. Falar em carestia. Falar em aumento de preços. Falar em fiscalização. Falar em dinheiro dos nossos impostos.

Da mesma forma, é preciso dizer que dar a Bolsa Família por mais seis meses é para que a pessoa possa comprar uma roupinha melhor para ir ao novo trabalho, para que consiga pagar o transporte que é caro, para que possa almoçar fora de casa com dignidade, para que consiga organizar o seu orçamento. Além de estar garantido financeiramente se perder o emprego. Simplicidade! 

Pesquisa internacional publicada ontem informa que no espaço de um ano, a fatia dos insatisfeitos com a situação geral do país saltou de 55% para 72%, uma consequência, tudo indica, da piora significativa da percepção sobre a economia. Nesse período, houve uma onda de protestos, que tomaram as ruas especialmente em junho do ano passado.

No levantamento, 67% disseram que as condições econômicas atuais são ruins, uma alta forte em relação aos 41% registrados há 12 meses. O aumento de preços é apontado como um "problema muito grande" por 85% dos ouvidos pelo Pew, aparecendo no topo da lista de preocupações. Além disso, 72% dizem que faltam oportunidades de trabalho. É um percentual elevado, que curiosamente se dá num quadro em que o desemprego segue muito baixo. A criação de empregos, porém, está perdendo força.

Outra fato demonstrado pelo levantamento  é que a ampla maioria dos brasileiros condena o modo como Dilma Rousseff trata alguns dos principais temas da vida do país - 86% desaprovam a atuação em relação à corrupção, ao passo que 85% estão insatisfeitos com a maneira como a presidente lida com a criminalidade e a saúde. O descontentamento também é grande em relação a assuntos como transporte público (76%), educação (71%), pobreza (65%) e economia (63%). O governo é ruim. O governo é péssimo. Dilma foi uma escolha errada do Lula. Ele sabe disso.

Enfim, todas as pesquisas indicam que as pessoas já conhecem os problemas que o país enfrenta. Sentem na carne. Sentem no bolso. Sentem nos sonhos. Não é preciso explicar para elas o que está acontecendo. No lugar do economês, o bom português. É preciso dizer, sem medo, o que fazer para mudar o que está posto e entendido. Não é preciso perder muito tempo mostrando o dia-a-dia das pessoas. 

É preciso olhar para o eleitor e dizer: " como o senhor sabe", "como a senhora está sentindo", " como todos estão vendo" ... Os brasileiros estão dizendo em alto e bom som que querem olhar para frente, que querem o futuro. É esta esperança na mudança que Aécio Neves precisa encarnar, nos próximos quatro meses, para conquistar a alma dos brasileiros.

18 comentários

Cecilia Mendes mod

Perfeito! A análise já foi encaminhada ao PSDB? Vou fazer minha parte.

Reply

Perfeito é isso ai. Mas o que mais me preocupa é que apesar de todo mundo estar vendo e sentindo a derrocada da nossa economia (desemprego alto, inflação corroendo o rico dinheirinho, preços básicos na hora da morte), os candidatos da oposição não empolgam. Ou as pesquisas estão altamente comprometidas (o que não é dificil) ou o eleitor está dizendo, com estes dois não mudará nada. Espero que eles em especial o Aécio consigam convencer o eleitorado que é o cara certo. Apesar da Dilma e seu PT estar dando sopa para o azar, eles não crescem como já deveriam ter crescido.

Reply

Coronel,

por favor, coloque o youtube do RODA VIVA ali na galeria de filminhos do Aécio.

Pode substituir a chamada do programa pelo programa em si.

Grata!
Flor Lilás

Reply

Ótimo artigo Coronel. Envie ao PSDB.

Reply

Sim, Corona, é isso mesmo! E é preciso também aliar a esse discurso da mudança e da necessidade de um novo governo para o país o discurso da mudança também no Congresso, pois, se vencermos, se Aécio chegar ao Planalto, se tirarmos de lá essa corja fascista petralha, o novo Presidente precisará e muito de um Congresso repleto de parlamentares que sustentem o governo. Não falo de um apoio safado feito o que fazem petistas, na base do toma-lá-dá-cá e da fisiologia. Não, refiro-me a uma base inteligente, capaz, já afeita aos temas oposicionistas e especialmente ligada ao PSDB e ao DEM, que compreenda os atos que o governo deverá executar para reconstruir o país, além de impedir os ataques da tal "oposição sistemática" que os canalhas petistas fizeram durante o período FHC, e que impediu medidas complementares ao Plano Real.
Precisamos ter isso em conta: um Congresso capaz e inteligente escolhido por nós eleitores de maneira igualmente inteligente. Não tenham dúvida: o petralhismo deixará uma bomba relógio montada na administração federal chamada aparelhamento. Quando passarem para a oposição apertarão o botão "fire". Temo que, se um futuro governo Aécio não tiver um colchão bem resistente no Congresso, acabe como acabou o Collor. Portanto, a campanha é "Aécio Presidente, (aqui em MG) Pimenta Governador, Anastasia Senador, deputado da oposição".
Abç. a todos.

Reply

Adorei a foto acima. O Aécio dá idéia de juventude e de mudança. E ninguèm mais aguenta ouvir falar da presidanta, com suas promessas vazias, com seu português tosco. Estamos sentindo na pele a violência desenfreada (moro em uma cidade média no Oeste do PR, assolada pelos crackeiros) e a volta da inflação. O AÉCIO TEM QUE BATER FIRME CONTRA OS PETRALHAS.

Reply

Coronel,

Boa, é por ai mesmo!!

Linguajar "Classe C/D" é o melhor para comunicar (inclusive com a A e B).

Eu acrescento:

- COLAR o PT no PCC+BLACK BLOCs. Munição tem a vontade com provas em vídeo(Gilbertinho avisando!!)

AVISO:

- Marketeiro de "óculos collor-ido" são bolor+mofo nas Redes Sociais!!

JulioK

Reply

Coronel

Você está corretíssimo !!

Tanto que achei o seu texto excelente que postei as partes mais importantes/ link lá no blog de Aécio Neves (no Aécio Brasil, ao lado).

Coronel, você já pensou em enviar algumas orientações diretamente para o Aécio Neves??? Acho que ele iria gostar muito.


Chris/SP

Reply

A diferença no tempo de tv é colossal.Eu , se fosse o Aécio, assim que for permitido pela lei eleitora( oi nós,sempre pensando em não infringir a lei) IRIA PARA AS RUAS ! IRIA FAZER DISCURSOS EM PRAÇAS PUBLICAS !BOTARIA A CARA E A PALAVRA PRO POVÃO VER E ESCUTAR.

É ASSIM QUE SE VENCIA ELEIÇÕES ANTES DA TV.

Reply

Coronel,

Este ANALFABETO, VAGAGUNDO, BOLIVARIANO precisou de apenas 12 anos para efetivamente destruir o BRASIL praticamente sem retorno.

Reply

Coronel, querido!

Concordo em gênero, número e grau, mas falta uma coisa: falta RUA. Falta periferia, morro, favela. Aécio está num tom perfeito, está simpático, radiante, bem humorado e lindo - e ainda tem covinhas, Senhor! Mas está nos mesmos círculos de sempre. Falta corpo a corpo na 25 de março (já pensou o sucesso que esse moço liiiindo vai fazer com a mulherada?) Falta Saara, falta Vidigal, falta Parelheiros. Falta Mercado Modelo. Tem de ir prá rua, tem de abraçar a mulherada, tem de dar tapinha nas costas do povo. Falta amassar barro, Coronel. E isso é urgente, que elles llá já estão tentando colar nele a pecha de zeliti, encastelado nos palácios.
Beijo, Coronel!

Reply

Me diverti com a redação da "apaixonada " das 12:06. Bonito texto, bem humorado e sério ao mesmo tempo, com aproveitamento ao enaltecer teu texto principal. É assim mesmo que precisamos nos satisfazer, é sentindo ao nosso lado a presença de quem nós desejamos ter como companhia, sem distancia e sem maldade. Sorriso... e dá-lhe Aécio !

Reply

De que adianta todo esforço da oposição se não conseguimos ter a certeza de um processo eleitoral “não manipulável”???
É inadmissível o fato relatado pelo link abaixo, não haverá teste público das urnas eletrônicas. Falhas graves acontecidas em 2012 podem voltar a se repetir. E na Republica Bolivariana do Brasil tudo pode acontecer:...oposição e imprensa falham de maneira grave de não cobrar mais transparência:

http://oglobo.globo.com/brasil/tse-nao-fara-teste-publico-das-urnas-eletronicas-antes-das-eleicoes-12715187

Reply

De acordo,"menas" com o transporte caro.Aí,terá que entrar a fala do bom gestor.

Nome Próprio

Reply

Duas coisas que muita gente ainda confunde:

1) Ele ainda NÃO PODE fazer campanha de rua;

2) A campanha precisa ter um rumo, sugestões são bem vindas até a página 16 apenas.

---

Falo pelo meu círculo de amigos: mesmo as pessoas que dizem que conhecem bem o Aécio, não conhecem direito.

Eu mesmo, há até um mês atrás, só votaria nele para tirar o PT (e Eduardo Campos é PT!!!) de lá.

Sim, tinha forte preconceito contra Aécio, para ser bem franco - e este preconceito é a maior barreira que ele terá de vencer.

Comecei a ver vídeos e entrevistas e mudei minha opinião sobre ele - pelo menos enquanto candidato.

Assim, a estratégia está bem traçada, ele está ainda se apresentando, marcando diferenças e delineando seu terreno.

O trabalho está muito bem feito, por enquanto.


Lanterna.

Reply

Aécio mostra a cada entrevista, que é o melhor candidato, que está preparado para ganhar e governar o país. Não é possível comparar a Dilma com ele, a distância é estelar. Fala olhando nos olhos de quem está assistindo ao programa, é afirmativo, não treme a perguntas às vezes capciosas de certos jornalistas.

Reply

Anônimo - 12:06

Pelo seu texto, você deve ser mulher. Concordo contigo em tudo, inclusive que o nosso candidato é liiindo!

Mas, calma aí! Aécio vai sim rodar em vários lugares ainda, mas quando a campanha começar. Agora, não é permitido.

Só que ele corre um risco danado. Precisará levar vários guarda-costas, pois a mulherada vai avançar. rsrs


Chris/SP


Reply

Caro Lanterna,

amigos mineiros me contaram as boas coisas que fez em Minas Gerais. E quando ele diz que deseja retomar a meritocracia no Brasil, é verdade!
Fez isto em MG em todas as áreas! Ele é experiente, sabe do que fala e faz acontecer.

Quando penso nele como nosso líder, vem-me uma paz no coração que há muito eu não sentia. Óbvio que quando lembro desses seres das trevas que comandam a Nação Brasileira nos últimos 12 anos chego a ter arrepios na minha alma...

Prossigamos trabalhando no nosso dever de casa em todos os lugares, todos os momentos: eleger Aécio Neves!

Nossa liberdade depende desse moço. Que ele seja iluminado!

PARA O ALTO E AVANTE!

Flor Lilás

Reply