Pesquisa mostra nova queda de Dilma e crescimento de Aécio. Nos últimos 30 dias, tucano ampliou intenções de voto em 50%.

abre.jpg
Pesquisa ISTOÉ/Sensus mostra pela primeira vez, desde que começaram a ser divulgadas as enquetes eleitorais de 2014, que a sucessão da presidenta Dilma Rousseff deverá ser decidida apenas no segundo turno. No levantamento realizado com dois mil eleitores entre os dias 22 e 25 de abril, Dilma (PT) soma 35% das intenções de voto. É seguida pelo senador mineiro Aécio Neves (PSDB), com 23,7%, e pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 11%.

Juntos, Aécio e Campos têm 34,7% dos votos, praticamente a mesma votação de Dilma (diferença de 0,3%). Como a pesquisa tem uma margem de erro de 2,2%, se a eleição fosse hoje o futuro presidente seria escolhido no segundo turno numa disputa entre Dilma e o tucano Aécio Neves.

A mesma situação ocorre quando, diante do eleitor, é colocada uma lista mais ampla, incluindo os nomes de pré-candidatos nanicos como Levy Fidelix (PRTB) e Randolfe Rodrigues (Psol), por exemplo. Nesse caso, a presidenta fica com 34% das intenções de votos e os demais candidatos, 32,4%. Diferença de 1,6%. Um cenário que também permite concluir pela realização de segundo turno entre Dilma e Aécio.

“A leitura completa da pesquisa indica que a presidenta terá muita dificuldade para reverter o quadro atual”, afirma Ricardo Guedes Ferreira Pinto, diretor do Sensus.

02.jpg
O resultado da primeira pesquisa da série que será feita por ISTOÉ em parceria com o Sensus explica a tensão que passou a dominar o Palácio do Planalto e a cúpula do PT nas últimas semanas. Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2011, todas as enquetes apontavam para uma confortável reeleição da presidenta ainda no primeiro turno. Agora, mais do que a concreta hipótese dos dois escrutínios, há uma ameaça à própria reeleição. A distância que separa Dilma de seus opositores nunca foi tão pequena. 

No levantamento ISTOÉ/Sensus realizado em 136 municípios de 24 Estados, menos de 7% dos votos distanciam Dilma de Aécio em um eventual segundo turno. Se a eleição fosse hoje, a presidenta teria 38,6% e o senador mineiro 31,9%, uma diferença de 6,7%. Se a disputa fosse com o ex-governador Eduardo Campos a situação de Dilma seria mais confortável: teria 39,1% contra 24,8%.

“O que se percebe é que no último mês passou a ocorrer uma migração de votos da presidenta para candidatos da oposição. Antes, as pequenas quedas de Dilma aumentavam o índice de indecisos”, diz Guedes. Mais do que o crescimento das candidaturas de PSDB e PSB, dois outros fatores revelados na pesquisa ISTOÉ/Sensus têm tirado o sono dos aliados da presidenta. 

O primeiro é a alta taxa de rejeição. Hoje 42% dos eleitores afirmam que não votariam em Dilma de jeito nenhum. Eduardo Campos é rejeitado por 35,1% e Aécio Neves por 31,1%. “Como a presidenta é a mais conhecida dos eleitores, não é surpresa que tenha também um índice maior de rejeição, mas 42% é muita coisa”, analisa Guedes. “Não me recordo de nenhum caso de alguém que tenha conseguido se eleger chegando ao segundo turno com mais de 40% de rejeição. E o quadro atual não é favorável para a presidenta reverter esses números”, conclui.

04.jpg

O outro elemento que assombra as lideranças do PT e a cúpula do governo refere-se à fidelidade partidária. Historicamente, o PT costuma assegurar, nas eleições majoritárias, uma média mínima entre 16% e 18% dos votos para seus candidatos, o que tem invariavelmente levado o partido ao segundo turno nas principais disputas. São os chamados votos petistas. 

Este ano, o levantamento ISTOÉ/Sensus aponta para sinais de fadiga no partido. De acordo com a pesquisa, apenas 9,6% do eleitorado declarou identificação com a legenda da estrela vermelha. Ainda é a legenda com maior empatia (o PSDB tem 5,1% e o PMDB, 2,3%), mas está longe das marcas que exibia em disputas anteriores. “Certamente a prisão dos envolvidos com o mensalão e principalmente as denúncias que pesam sobre a Petrobras são fatores determinantes para isso”, explica Guedes.
06.jpg
Analistas políticos são unânimes ao afirmar que o bom desempenho eleitoral do PT em 2006 (quando o ex-presidente Lula foi reeleito) e em 2010 (quando Dilma venceu) pode ser atribuído, em boa parte, a uma arma poderosa: a melhora do poder aquisitivo do brasileiro desde que Lula e seus aliados chegaram ao Palácio do Planalto em 2003. Programas como o Bolsa Família, aliado a um momento de praticamente pleno emprego e ventos econômicos favoráveis, foram suficientes para se sobrepor à denúncia do mensalão, por exemplo. 

Agora, a pesquisa ISTOÉ/Sensus constata que a inflação vem implodindo esse capital político e gerando desconfiança entre os eleitores. Dos entrevistados, 65,9% disseram que hoje têm menos poder de compra do que há um ano e apenas 15% afirmam que podem consumir mais. Guedes explica que os anos seguidos de índices inflacionários superiores ao crescimento do PIB levam a uma corrosão no poder de compra. “Na prática, a diminuição do poder aquisitivo fez com que pessoas que deixaram a linha da pobreza acabassem voltando para ela, embora os números absolutos não revelem isso”, diz Guedes. 

Certa de que se não conseguir mudar esses números corre sério risco de não se reeleger, a presidenta Dilma aproveitou o pronunciamento feito em razão do Dia do Trabalho para anunciar um pacote de bondades que visa principalmente repor o poder aquisitivo perdido pelos brasileiros nos últimos anos.

A pesquisa ISTOÉ/Sensus também mostra uma inédita reprovação do governo e da forma como a presidenta Dilma conduz a administração federal. Dos eleitores, 66,1% avaliam o governo como regular ou negativo e 49,1% desaprovam o desempenho pessoal da presidenta. Metade dos eleitores (50,2%) acredita que o Brasil não está no rumo certo. Números como esses fazem com que o fisiologismo que norteia a política brasiliense se aflore de forma perversa e partidos aliados passem a flertar com a traição sem o menor constrangimento. 

Na segunda-feira 28, por exemplo, 20 dos 32 deputados do PR assinaram um documento pedindo a volta do ex-presidente Lula como candidato. Acreditam que Dilma não dará conta de virar o jogo e fazem esse movimento sem segredo. O líder do partido na Câmara, Bernardo Santana, pendurou em seu gabinete a foto oficial de Lula quando assumiu o governo em 2003. Os números negativos e a falta de perspectiva de dias melhores fazem com que também no PT o movimento Volta, Lula ganhe apoio. Na semana passada, a presidenta se pronunciou publicamente tentando conter a debandada: “Ninguém vai me separar de Lula, nem ele vai se separar de mim”, disse. “Sei da lealdade dele a mim e ele da minha lealdade a ele.
09.jpg
Na oposição, a expectativa é de que as próximas pesquisas confirmem a tendência de queda da presidenta. “O eleitor está cansado disso tudo que está aí e é natural que esses votos comecem a migrar para os candidatos que representam a mudança”, disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG). O ex-governador Eduardo Campos (PSB) faz a mesma aposta. Segundo ele, “a migração de votos será ainda maior quando os candidatos da oposição se tornarem mais conhecidos”. De acordo com o diretor do Sensus, Ricardo Guedes, a pesquisa agora apresentada por ISTOÉ mostra que o eleitor ainda não assimilou a presença da ex-senadora Marina Silva (Rede) na chapa liderada por Campos. “Até agora, Marina transferiu para a aliança mais rejeição (ela tem 35,6%) do que votos”, afirma Guedes.

25 comentários

O povo em geral sabe que o Brasil stá sendo governado por uma quadrilha, todos, todos, desviando o dinheiro do país para si e para os amigos do exterior comunistas, como Cuba em particular, Bolívia, Venezuela e países africanos e nós aqui pastando em tudo como saúde, educação, transportes ruas e avenidas um lixo, além de uma roubalheira generalizada, aliança com traficantes de drogas!
Fora, PT!

Reply

Recebi uma msg sobre esta ong-ordem dourada do brasil- pregando a intervenção militar no país. Quem está por trás desta ong?? é verdadeiro o objetivo desta ong??
www.ordemdourada.com
alvaro

Reply

a cada dia me convenço mais que o quadro que eu pintei da pres. dila&lula, em nada mudou.0 mal do gov. dilma&lula é que ela está cercada de pessoas incompetentes que só estão aí para ganhar dinheiro fácil e o resultado estamos vendo no nosso dia a dia. Aa próprias respostas dos entrevistados apontam para este fato:segurança, custo de vida, saúde e infraestrutura lideram as respostas dos entrevistados. E, são este itens que consolidam o alto grau de rejeição da sra. presidenta. Ela ainda foi mais infeliz numa declaração, dizendo que gosta de ser presidenta. Mas, diante de sua incompetência, isto não lhes garante os votos necessários.necessários.

Reply

Só 1.4% está preocupado com a inflação. Tem algo errado ai.

Reply

Nota-se também que o PMDB,que se tornou um partido de aluguel está indo pro vinagre,graças a sua teimosia em apoiar e participar das lambanças do desgoverno petralha.

Túlio Xavier

Reply

Algo que precisa ser largamente divulgado


https://www.youtube.com/watch?v=q9i5VwhD7Wo&feature=youtu.be

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000676891/mergulhadores-colocam-cocaina-em-navios-do-porto-de-santos.html

Reply

Coronel.
A cegueira, a abdução parecem que nos abandona, felizmente!!!. Já era hora. Novas alvíssaras pela proa, anunciam o porvir, que desenham novos sonhos, novas atitudes, novos horizontes. Afinal luz nesse longuíssimo túnel.

Reply

Cel
Esta pesquisa pegou direitinho o espírito da coisa. É a economia. A minha faxineira votou na Dilma sob a argumentaçao de que o Lula garantiu que as coisa continuariam como estavam. Desta forma, para que mudar, disse ela. Hoje não vota mais em Dilma de jeito nenhum e está ciente dos escândalos em geral e do roubo na Petrobrás em particular. Eu disse a ela votar em qualquer um, menos no PT e acho que vai funcionar.Mais adiante falo no Aécio para não dar na cara.
Esther

Reply

##### O Brasil quer crescer. Sai, petê. ###

Reply

Coronel,

O senhor lembra que em 2010 o mesmo instituto colocava na cartela a Dilma como sendo "A candidata do Lula" ???

Pois é. Naquela época o Toledo do Estadão ainda conseguia justificar a cartela do Sensus

Reply

http://www.youtube.com/watch?v=Vga4UZs6tpQ

Reply

O brasileiro cansou de ser roubado?
Parece que sim. A quadrilha instalada em todas as esferas da administração federal está passando o rodo no Brasil. Não dá para suportar tanta roubalheira, tanto desvio do dinheiro que deveria estar na casa do trabalhador, do patrão, do jovem casal com planos de vida, na minguada renda do aposentado.
Vamos tirar estes petralhas de cena, já deu!
FORA DILLMA!
FORA PT!

Reply

Cel, a briga nem começou e o partido da bandidagem já sentiu o cheiro da derrota.AÉCIO PRESIDENTE DO BRASIL.MINEIRO ARRETADO.SOU CAPIXABA E ADMIRO OS MINEIROS.
O AÉCIO VAI GANHAR NO 1º TURNO,DUVIDAM????

Reply

deveriam se preocupar muito mais com a corrupçao,sobraria um "rio de dinheiro" p investir.

Reply

HOJE OS PETRALHAS DIZEM QUE HAVERÁ SEGUNDO TURNO e existe imenso número de eleitores que escolherão algum candidato DA MUNDANÇA, no caso o AÉCIO NEVES CUNHA pois o Eduardo Campos dissera em televisão que "não mexerá nas conquistas dos governos Lula", levemente petralha esta informação e o povão vê continuísmo com Eduardo Campos, um POSTE 4 para o Planalto ( O POSTE 3, PADILHA ESTÁ MAIS QUEIMADO QUE "CHURRASCO DE GAÚCHO DORMINHOCO" e será mais fácil o Alckmin se reeleger outra vez no PRIMEIRO TURNO pois não há postulantes ao cargo que possam ameaçar Alckmin, mesmo o candidato da Marina não terá apoio de Campos e não decolará. O PSB/PV são aliados de Alckmin e será forçado a lançar candidato da MARINA.

Reply

ESSES PETISTAS VÃO GANHAR AS CAPOEIRA. COMO SE DIZ NO VELHO PAJEÚ. SHOW, SHOW PETISTAS. SHOW, SHOW. TIREM AS MÃOS DO BRASIL, POR FAVOR. PETISTAS,FAÇAM-ME UM FAVOR. DEIXEM O BRASIL EM PAZ. VÃO PRA CUBA....

Reply


Escandalosamente o PSDB plantou e o PT colheu nesses 11 anos. Se FHC não tivesse apoiado Lula o Serra teria ganho, isto em 2002, tudo teria sido diferente. Foi o Real que deu a Lula/Dilma o que não mereciam.

O PSDB precisa resgatar o seu legado, chegou a hora!!

Reply

CADÊ A GLOBO? VAI VEICULAR AS PESQUISAS? OU AINDA TÁ ESPERANDO MELHOR OFERTA?

Reply

Coronel ,O que a Anta esta preparando para o Aércio eo Dudu,e ainda diz que vai perguntar para eles nos debates,Aércio esta com o maior economista do lado dele e Dudu esteve em SP se reunindo com 30 economistas ,inclusive 3 do PT,rsrsrsrsrs. Como Dilma pretende atacar Aécio e Campos Na cúpula da campanha de Dilma Rousseff já está definido o tom dos primeiros ataques a Aécio Neves e Eduardo Campos.
A ideia é que Dilma, ela mesma, cobre de Campos a declaração dele de que se ele for eleito baixaria a meta de inflação de 3% ao ano. Dilma dirá que isso só poderia ser feito com arrocho de salários e desemprego.
Para Aécio ela reservará cobranças serão em relação às “medidas impopulares” que o tucano andou dizendo que não teria medo de tomar, em alguns debates com empresários. Dilma baterá forte. Dirá algo no tom de se Aécio teria coragem de dizer antes das eleições que medidas seriam essas, que afetariam a taxa de desemprego.
Pode ser que já hoje no início da noite, no encontro nacional do PT, em São Paulo, Dilma lance os torpedos em seu discurso. Por Lauro Jardim

Reply

>>

Espero que Deus seja brasileiro e que não permita que a ex-assaltante de bancos não chegue ao segundo turno.

<<

Reply

tem o Skaf narigao falando mal de Alckmin..................

Reply

Cel,
Uma presidenta vagabunda que nao trabalha, que fica fazendo campanha tempo todo e um ex-presidente que tinha amante paga por nos, temos que botar pra correr.

Reply

qual nome sugerido aa vice agregaria mais beneficios aa candidatura de Aecio? Se fala em Jereissati,Serra,Aluizio,uma mulher(?),uma pessoa de um partido aliado,......???????

Reply

Leiam:

A CARTILHA PETISTA, AS VIGARICES E MAIS UMA VAIA PARA DILMA. ESTÁ DIFÍCIL PARA A SOBERANA DEIXAR O CASTELO E ANDAR ENTRE OS SÚDITOS

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-cartilha-petista-as-vigarices-e-mais-uma-vaia-para-dilma-esta-dificil-para-a-soberana-deixar-o-castelo/

Os petralhas lançaram uma cartilha no seu encontro ocorrido em Sampa para atacar a oposição!
kkkkkkkkkkkkkk

Vão se catar, bando de vagabundos!


Chris/SP

Reply

O perfil do candidato para presidente, deve defender a família , amar as instituições, conhecer o trabalho das ffaa, os interesses do pais deve ser patriota, e não idolatrar um partido, deve conhecer o nordestino , o índio do norte, na sua luta diária para sobreviver, deve ter projetos novos no campo da saúde segurança e educação, e não o velho discurso político dirigido para as elites.

Reply