Datafolha inventa índice para maquiar popularidade da Dilma.

O camelo é um cavalo criado pelas mesmas pessoas que criaram o Índice de Avaliação Presidencial do Datafolha. Não tem bicho mais feio!

Ontem, a Folha de São Paulo, diante da pesquisa realizada pelo Datafolha que indica segundo turno, inventou uma manchete para blindar Dilma. Em vez de informar o leitor que “Aécio cresce quatro pontos e eleição tem segundo turno”, preferiu dizer “Aécio cresce quatro pontos e diminui chance de Dilma ganhar no primeiro turno”. Ora, ficou implícito, na manchete de capa, que se não ganhar no primeiro, a atual presidente ganhará no segundo turno.

Como se isso não bastasse, o Datafolha informa que criou um “índice simplificado de avaliação dos presidentes”. Um cálculo que sintetiza a popularidade de cada mandatário num só número. Funciona assim: com base nos resultados de uma pesquisa, subtrai-se a taxa de menções negativas (ruim/péssimo) da taxa de menções positivas (ótimo/bom); para evitar números negativos, soma-se 100 ao resultado.

O índice final será um número entre 0 e 200. Se ficar acima de 100, a avaliação é considerada positiva. Abaixo de 100, negativa. O resultado de um mandato é a média de todos os índices do período.

O índice atual de Dilma, conforme os dados da última pesquisa (7 e 8 de maio), é 115. Ligeiramente positivo. Na série desde o governo Collor (1990-1992), quem obteve um resultado final mais próximo disso foi Itamar Franco, com média 105. Nesse caso, a taxa 105 de Itamar é resultado da média obtida por ele em 16 pesquisas durante seu mandato.

Levando em consideração os resultados de 16 pesquisas desde 2011, Dilma alcança índice médio 153 no modelo criado pelo Datafolha. Perde para o segundo mandato de Lula (média 183). Mas ganha de Collor (78, o pior da série), de Itamar (105), dos dois mandatos de FHC (134 e 81) e ainda do primeiro mandato de Lula (139).

A série histórica não tem o menor valor científico, a não ser puxar o saco do governo federal. Mauro Paulino, diretor do Datafolha, é mestre em dizer que “ pesquisa é o retrato do momento”. Contra seus próprios argumentos,  pegou diversos "retratos" para montar esta farsa estatística. Um verdadeiro camelo, que é um cavalo criado em instituto de pesquisa que lambe os pés do governo.

23 comentários

Coronel,
todos sabemos que os institutos de pesquisas estão a serviço da petralhada. Os números das eleições anteriores não mentem. É fato. Ou são comprados ou são incompetentes.

Reply

É totalmente inútil o DATAFOLHA inventar tais índices complicados. O brasileiro não entende nem percentagem simples.
Mal entende uma lista: primeiro, segundo...Nosso povo é totalmente analfabeto tb em Matemática Básica. O que mais se pode esperar de um país que tem como "deus" um analfabeto bebum?

Reply

Coronel

Num dos meus comentários abaixo, sobre pesquisas, eu disse:

"Quem disse que ela não pode estar sendo protegida pelo Datafolha???"

Taí a coisa! A bruaca está sim sendo blindada por esta pesquisa PETRALHA!

Nossa MISSÃO é levar Aécio Neves à Presidência, e vamos conseguir!

Enquanto isto deixemos a bruaca sonhar. Ela despertará com um pesadelo - a VITÓRIA DE AÉCIO!

Chris/SP




Reply

O desgoverno Lulopetista está preste a ser derrotado e passar pra história como o governo que conseguiu ser ao mesmo tempo o mais incompetente e o mais corrupto da história da República.Tivemos os Malufs da vida,que roubava,mas fazia,o atual rouba muito e não faz nada.

Reply

OFF

REPORTAGEM-BOMBA DE 'VEJA' REVELA QUEM É O HOMEM QUE QUERIA DAR UM TIRO NA CABEÇA DE JOAQUIM BARBOSA E TAMBÉM EXPLICA O CRESCIMENTO DE AÉCIO NEVES NAS PESQUISAS ELEITORAIS.

(...)
Esta edição de Veja também faz uma devassa no universo petista, revelando o deletério contubérnio do PT com empresas privadas. E, como não poderia deixar de ser, este assunto envolve muito dinheiro! Explica-se porquê as últimas campanhas eleitorais do PT têm sido as mais caras da história do Brasil.

E quem imagina que o PT já conseguiu colocar uma pedra bem grande sobre o escândalo de corrupção da Petrobras está enganado. As coisas estão apenas no começo. Tanto é que nesse mister, eita!, a reportagem de Veja trabalha “diturnamente” e revela para os leitores que há mais um diretor da estatal sob suspeita! É coisa grande!
(...)

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/05/reportagem-bomba-de-veja-revela-quem-e.html


Chris/SP

Reply

Coronel, o venal e calhorda 'datafolha' não tem a menor credibilidade. Tanto isso é verdade que se diz:

'folha de São Paulo, um jornal a serviço do covil'

Reply

Serviço tratado- serviço entregue. O Brasil que se dane.

Reply

No início a Dilma se beneficiou da popularidade do governo Lula.

Não era o governo dela.
E hoje não tem nem 40% de aprovação, índice considerado mínimo para a reeleição.

Agora ela vai ter que caminhar com as próprias pernas. Não adianta o Lula carregar no colo. Por isso mesmo que em 2010 ele a escolheu, pois um boneco é fácil de carregar, de moldar pelos marqueteiros...Agora o povo já conhece a figura!

Reply

Coronel, essa comparação com o bicho 'camelo' ficou bem cabível ao caso. E até me deixou tentado a reaproveitar um termo muito usado por aqui onde moro.
Garanto que vou me lembrar logo desse método (digamos...) 'conveniente' usado por tais especialistas em amortecimento de queda de popularidade, ou seja, vou me lembrar disso quando ouvir por aqui a palavra 'camelódromo'.
Em vez de me lembrar dos vendedores ambulantes do Recife, vou me lembrar desse camelo (símbolo da conveniência), fruto da Ciência-Não-Tão-Exata desses institutos de pesquisa.

Ah... antes que eu me esqueça! Os petistas já estão pondo em prática aquela técnica nova de usar comentários bem 'light' nos posts que contenham críticas bem realistas contra a dobradinha Dilma-Lula. Aconteceu já comigo em um modesto texto.

Apôiz Ôche...!

Reply

Coronel,

EXATO!!

Ai tem o "dedo" do Santana, para um clima de jogo jogado.

O PT+Santana sabem que a Dillma vai perder o 2o.Turno, então a tática é chamar os "amigo$$$" para matar a eleição no 1o.Turno.

Não vai dar certo, pois JUN2013 não permitirá(esqueçam Black Blocs&Cia).

JulioK

Reply

Coronel,


Algo muito relevante aconteceu ontem, numa eleição para membros do conselho deliberativo e fiscal d FUNCEF, uma chapa composta só por empregados auditores da CAIXA se saiu vencedora, tendo somente um filiado ao PDT, batendo a Chapa petista com 78% a mais de votos, uma vitória acachapante e inimaginável há alguns meses atrás.
Foi resultado de um esforço voluntários de centenas de empregados preocupados com o próprio futuro e de suas famílias que contam com os recursos da previdência complementar.
Na página da chapa no Facebook você consegue mais detalhes.
https://www.facebook.com/controleresultado?fref=ts

Reply

Coronel,

A quadrilha vermelha tem uma fórmula infalível para continuar no poder:

1 - Institutos de pesquisas manipulam as pesquisas;

2 - O resto é feito por fraude nas
urnas como os irmãos bolivarianos da Venezuela fizeram;

Reply

Estão preparando o terreno para a grande fraude das urnas eletronicas, ou seja quem ganhar fora a Dilma não leva.

Reply

A datafolha segue a lógica petralha. Se os números não favorecem, mude-se... a metodologia.

Patéticos!

Reply

Em qualquer pais com o mínimo de moralidade e ética, com tantas falcatruas, desmandos, roubos tanto Dilma estaria afastada tanto ela como Lula nem pensar em serem candidatos. O mesmo serve para Padilhas, Gleisis, etc.
Todos estariam preocupados em responder na justiça por seus atos. Agem como se o País fosse deles e nós seus serviçais.
Até quando seremos humilhados e extorquidos por essa corja?

Reply

Cel,
O datafolha esta certo em fazer isso, afinal quem paga ela eh os petralhas e nao nos.

Reply

Quem não sabe que a Folha é a "Folha de recados do PT"?
Não foi á toa que há anos que nunca mais comprei a Folha ao descobrir que era veículo de espalhar mentiras dos comunistas, já que eles sobrevivem de enganação da manhã á noite, e se falarem alguma verdade, terá sido por engano pois as tramas e trapaças fazem parte da constituição pessoal deles, estão no íntimo das almas vermelhas deles, pois são satanistas!

Reply

Veja como são as coisas.Todos nós sabemos que as pesquisas são viciadas, para todos os candidatos. Os seguidores de um ou de outro se manifestam de acordo com o resultado do Instituto, como o Datafolha hoje e o Sensus ontem. O que me preocupa é que apesar da defesa descarada da Dilma, nem nos institutos amigos o Aécio cresce como deveria em função do desejo de mudança manifestado pela população. Estou começando a ficar preocupado que vamos ter que aguentar estes corruptos mais quatro anos.

Reply

Insisto em algo que vi aqui solicitado pelo coronel para que deixássemos de lado: as urnas eletrônicas brasileiras são manipuláveis, o que já se comprovou, segundo artigos publicados por parte da imprensa ainda não cooptada. Ao mesmo tempo, fico imaginando (como sou fantasioso, não?) se alguma vez na história destipaiz, em qualquer instância da federação, algum resultado eleitoral teria sido trabalhado para beneficiar, por exemplo, o atual partido no Poder, ou seus aliados?
Delírio meu? Então vou buscar ajuda, e me tratar.

Reply

eh o mesmo tipo de pesquisa dessas malucas que rolam por ai onde a população desaprova a educação, o transporte e a segurança publica mas "aprova" a gerentA do boteco, que deveria cuidar de tudo isso que a população reclama...

não eh o eleitorado que eh esquizofrênico...

essas pesquisas eh que são inventadas...

Reply

O Tiro pode sair pela Culatra...
Os eleitores de Campos e dos Nanicos
poderão transferir seus votos para Aécio já no Primeiro turno , pois os
números os farão acreditar que Aécio é a única oposição possível ao PT.

Gabriel-DF

Reply

Cel. Quanta cafajestice da folha, pra garantir o leitinho, imprimindo os milhões do e-nem. O $$$$ corrompe e cria repteis. FSP é PeTralha.


Toloco

Reply

Ótimo Artigo de Augusto Nunes:

AS PESQUISAS REFORÇAM A ADVERTÊNCIA: DILMA ROUSSEFF É O CELSO PITTA DO LULA
(...)
“Volta, Lula!” não é uma palavra de ordem. É um grito de medo. Não é a senha para a ofensiva. É um pedido de socorro inútil. Se a afilhada naufragar, o padrinho não escapará do abraço de afogado. Dilma Rousseff é o Celso Pitta de Lula.

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/dilma-e-o-celso-pitta-do-lula/


Chris/SP

Reply