Tesoureiro do PT revela que sua maior preocupação é não deixar pistas.

Réu de um processo de desvio de R$ 170 milhões na Bancoop, que lesou milhares de trabalhadores na venda da casa própria, revela que, para ser tesoureiro do PT, quanto menos transparência, melhor

Responsável pelas contas do PT desde 2010, João Vaccari Neto é conhecido dentro e fora do partido pela discrição. Diz que "tesoureiro famoso não dá certo", afirma que não frequenta empresas públicas para evitar "confusão" e nega qualquer relação entre o partido e a Petrobras. Confira partes da entrevista.

Folha - Desde 2005, quando estourou o mensalão, a tesouraria do PT é área delicada. O que mudou?

Propus mandato de pouca publicidade. Os problemas que tínhamos eram gigantescos. Tesoureiro famoso não dá certo, tem que atuar com discrição e firmeza.

Delúbio errou?

Nunca fizemos qualquer avaliação do ponto de vista da gestão do Delúbio. Acho que ele fez um mandato à luz do seu tempo.

O senhor é procurado por muitos empresários?

Queria que tivesse fila [de empresários], mas não tem. O relacionamento com o empresário é político, para convencê-lo a fazer doações. Ninguém faz fila para doar dinheiro; tem fila de credor [risos].

Em 2014, o cenário é diferente do de 2010. A Petrobras está no meio de uma crise, e há outros fatores. Será mais difícil arrecadar?

Isso é difícil de falar. O ambiente é mais tenso, mas há também uma diferença entre o que se diz e o que, de fato, acontece. Tudo isso gera um conflito e uma desconfiança que dificulta o trabalho de todo mundo, não só o meu.

Deputados dizem que o senhor tinha influência sobre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Nunca tive relação com ele. Eu o conheço de atividades políticas, mas nunca tive contato. Não frequento órgãos públicos ou empresas estatais porque já sei o tamanho da confusão que isso é.

É um trauma de 2005? Delúbio frequentava o Banco do Brasil...

Não é trauma, só acho que um tesoureiro frequentar empresas públicas passa uma ideia muito ruim, até porque as empresas estatais não contribuem [com o partido].

Parlamentares da base falam, nos bastidores, de um suposto esquema de caixa dois do PT na Petrobras. O senhor sabe disso?

O PT não tem relação com a Petrobras. Nenhuma. Aliás, nunca fui à sede da Petrobras desde que estou como secretário de Finanças do partido. Nunca fui lá por quê? Vai ficar registrado, e depois tem qualquer coisa e estou lá na foto. Nós temos tido um raio de ação muito firme. As contribuições têm que ser oficiais, ponto. Não aceitamos fonte vedada. A gente faz triagem, verifica se pode aceitar, de quem veio, senão, não doa. Somos muito rígidos, talvez seja fruto das experiências. (Folha de São Paulo)

20 comentários

cel,

É a tal conversa de mentiroso. Mentiroso pode falar a verdade que for ninguem acredita mais. É assim com todos os partido petralha, pode falar em honestidade que for, ninguem acredita, pois vive em lamaçal.

Reply

Quando o Youssef começar a abrir a boca na CPI, não vai sobrar pedra sobre pedra. Quer dizer, isso SE o PSDB quiser a CPI. Se for esperto pula fora. Quem tem Ricardo Sérgio não entra nesse barco. Né Coronel?

Reply

QUEM FEZ ESTAS PERGUNTAS ??????????????? Faça me o favor , hein ! qq estagiario nota 8 faria perguntas melhores....Ele é da "casa"?

Reply

enquanto isso,

o vagabundo sem credibilidade dia 23/04 vai atrás de um titulo "doutorrrr" de uma universidade(salamanca) classificada no n°369 no word rank, atrás até de universidades africanas.segundo o link:http://www.webometrics.info/en/Europe/Spain%20 , ocupa a posição n° 649 de Excellence Ranking.

Reply

Somos muito rígidos - esse aloprado só pode estar dizendo que tomou viagra, porque se for de moral ou política, o que vai crescer é o nariz...

Reply

Coronel,

ALERTA!
PETRALHA em 20 de abril de 2014 08:58

Flor Lilás

Reply

Coronel,

A relação do PT é com a Odebrecht que superfatura no Brasil para depositar "lá fora", bem longe do TCU e da Veja!!

JulioK

Reply

Meu Deus, por que existem jornalistas que fazem perguntas como essa ultima?

haja paciência...

Reply

Como a primeira, segunda, terceira (...) reação de qualquer petralha é mentir, não acredito em uma só palavra deste senhor.

Reply

A CÚPULA DELE ESTÁ TODA NA CADEIA E VEM COM ESTA CONVERSA MOLE DE QUE SÃO HONESTOS E TRANSPARENTES, VAI VENDO!!!!

OS CARAS:

Reply

JÁ NOTOU QUE POUCO OU NADA SE REFEREM A ESSES DISFARÇADOS COMUNISTAS RELIGIOSOS?
Acredito que e os comunistas estão deitando e rolando no Brasil foi devido a cooptarem muitos religiosos -alguns seriam agentes da KGB - como os dissidentes da Igreja católica, como os da esquerdista TL, da socialista CNBB e de sua banda vermelha lá dentro que teria sido aparelhada pelo PT que não dá um pio contra o mesmo PT, idem sacerdotes dissidentes nas CEBs - berço do PT - CPT, CIMI, MST, CBPJ etc., e mesmo alguns dos protestantes como os "Progressistas" que apoiam o PT como a IURD-Edir Macedo-PRB etc. todos comunistas sacerdotes e pastores, lobos em pele de ovelhas, numa falsa defesa dos pobres só para subirem ao poder e depois agir como em Cuba, Coreia do Norte etc., com os diotas-uteis, como os apelidam.
Porque a CNBB não se insurgiu contra os escravos médicos cubanos? Só os outros?
Aliás, um dos fundadores da CNBB foi o vermelho D Hélder e assessorada por sucessores.
Se não fossem esses acima em potencial, o comunismo nem estaria aqui no Brasil, seria garantido

Reply

Ele tem razão; deixar indícios de falcatruas no PT é rabo, dá problemas , mas se fizer a coisa sem deixar rastros o cara vira herói!
O PT vive é de sujeira e de aproveitar de oportunidades!

Reply

Quando vejo homens com cabelo grisalho descerem o último degrau da moralidade, agradeço a Deus de joelhos por ter tido meu pai. Não há dinheiro no mundo que compre a consciência de um filho.

Reply

Regina ‏@ReginaBrasilia 12 h
Sem dormir, um tanto chateada
Por tudo, até por mim;
Já que estou acordada
Vou ver a largada
Pra não fazer rima ruim
Volto a ficar calada.


egina ‏@ReginaBrasilia 23 h
A saudade antecipada de tudo. A angústia, antecipada de tudo. O cansaço antecipado, de tudo.


http://www.youtube.com/watch?v=BMxdAR-Qzko

Reply


Somos muito rigidos.....uauauau
Ladrões rígidos...escolhem aonde roubar os nossos impostos.

Reply

Tem que esconder porque PT faz tud fora da LEI.
Cadeia nessa corja!

Reply

no globonline, onde eu não posso ler materias....Eis aí a dilma ajudando a afundar com o brasil....


Apoio a superporto uruguaio pode tirar cargas do Brasil
Terminal pode contar com recursos do BNDES e de fundo do Mercosul

Reply



MST invade novamente em Floripa.

Nada mais escapa desta corja financiada pelos petralhas com dinheiro público, e apoiada pelo sinistro Gilberto Carvalho.

Reply

Como um bom ladrão, o vagabundo está no lugar certo (para os petralhas) Golpista velho de guerra, vai agora fazer os acertos escusos. Coronel, você deve se lembrar dos cobradores de bonde em São Paulo, e tinha uma frase quando ele puxava a alça que marcava no relógio a cobrança dos passageiros: "dilim, dilim, dilim, dois para a Light e um para mim"

Reply

Eu acredito no homem. Também acredito no Lulla, na Dilma, no Dirceu, no Genoíno, no João Paulo, no André Vargas, no Padilha, no Papai Noel, em duendes, no Saci, na mula-sem-cabeça, no boitatá. haahahahahahah

Reply