Por que não?

Leio nos jornais de hoje que a deputada federal paulista, Mara Gabrilli, está sendo cotada, por alas do PSDB, para ser a vice-presidente na chapa de Aécio Neves. É mulher, é de São Paulo e não tenham medo de falar, por favor, tem um outro diferencial a ser considerado: é portadora de deficiência física e representa mais 45 milhões de brasileiros que também o são. Leio que um acidente de trânsito deixou a deputada Mara tetraplégica, em 1994. Sua luta para sobreviver foi emocionante e sua dedicação à política, posteriormente, uma lição de cidadania. Basta ler a página a ela dedicada na Wikipedia. Ontem, ao olhar esta mulher desafiando Gilberto Carvalho, com a calma dos honestos e a precisão dos justos, pensei: por que não? Ao olhar os números do IBGE e descobrir que 63% das mais de 13 milhões de pessoas com alguma dificuldade motora são mulheres, pensei: por que não? Ao lembrar da rampa do Palácio do Planalto, cuja acessibilidade deveria ser estendida a todas as ruas e prédios deste país, pensei: por que não? Mara Gabrilli, sem dúvida alguma, faria a diferença para dezenas de milhões de brasileiros que lavariam a alma subindo aquela rampa com ela.

 - Luis Macedo/Agência Câmara

A deputada Mara Gabrilli concedeu a entrevista abaixo, ao Broadcast Politico do Estadão:

Broadcast Político - O seu nome está sendo cotado para ser vice na chapa de Aécio Neves nessas eleições presidenciais. Houve algum convite formal?

Mara Gabrilli - Ontem eu tive um convite, mas pra ser vice-líder da bancada (do PSDB na Câmara dos Deputados). Agora, com relação à chapa do Aécio, estou lendo em alguns lugares sobre isso, mas não conversei com o senador a respeito.

BP - Como defensora das causas humanitárias, a senhora tem participado das discussões do seu partido com vistas às eleições 2014?

Mara - Tenho discutido temas pontuais, propostas que defendo, mas não trato de estratégia eleitoral.

BP - A senhora aceitaria o desafio de ser vice na chapa presidencial do PSDB?

Mara - Nunca pensei sobre isso, mas fico muito lisonjeada, de ver meu trabalho ser reconhecido. Agora, se tiver um convite formal, eu tenho que pensar, que estudar, ver o que o cargo exige. Eu não estou neste caminho para ser uma articuladora política, claro que se eu me dedicar, isso pode acontecer.

BP - E qual é o seu papel na política?

Mara - O meu papel é muito claro, estou na política para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Acredito que se você melhora a vida das pessoas com deficiência em uma cidade, a vida de todas as pessoas melhora. Sou muito focada nisso.

BP - Mas há a possibilidade de aceitar um eventual convite?

Mara - Imagina um cargo dessa envergadura, Aécio é eleito, tem de viajar, aí o vice assume a Presidência do País... nunca planejei isso. Mas, é claro que não vou falar (se o convite for formalizado) 'nunca', que dessa água não beberei. Mas eu tenho um projeto específico para estar na política.

BP - Qual a importância de um candidato a vice em uma campanha?

Mara - É um papel muito importante, acho que agrega demais. Por exemplo, uma vice como (a ex-senadora) Marina Silva (na chapa do pessebista Eduardo Campos) agrega afeto, confiança, uma espécie de sentimento de guardiã das boas causas. Não sinto isso com o Temer (o peemedebista Michel Temer, que deve ser novamente o vice na chapa de Dilma Rousseff).

27 comentários

seguramente seria a melhor coisa para o país. então teremos uma mulher de inteligência, de moral e caráter, tudo o que a anta atual não tem.

Reply

Sou mulher e gostaria muito de ver uma mulher forte e corajosa como a Mara como vice do Aécio. Conheço toda a história dela e das falcatruas que os petralhas fizeram com o pai dela em Sto Andre. E é tudo verdade. Ela precisa vir para os programas do PSDB na TV e falar tudo, tudo mesmo. Temos que atacar. Contar a verdade. Celso Daniel é um fantasma que ronda o sono dos petralhas. Mas o povão já esqueceu. tem que reviver. Fazer como uma novelinha no programa de TV do Aécio. Bem didática. Que o povo entenda. A novela da vida real que a"Grobo" não conta.

Reply

Coronel, vamos devagar, antes de mais nada esta valente moça tem é que cuidar da própria vida.
Quantos por causa da morte de Celso Daniel não foram executados pelas tropas nazipetistas, não é mesmo?!
A deputada corre um risco enorme de ser encontrada 'suicidada' com três tiros nas costas.
Lembre-se: o carro preto pode ser também um carro fúnebre.
Que Deus a proteja!

Reply

Pelo amor de Deus, mais um Índio da Costa não!
Sem desmerecer a moça, (e o Índio) muito bem preparada e de tez honesta, mas a maioria das pessoas que tem algum tipo de deficiência física ou dificuldade motora não gosta de admitir isto. Este argumento é falho. Muito bonitinho, mas não funcionará. O tema é: acabar coma a safadeza, voltar à normalidade, ter paz e segurança para tocar a vida.
Tenha certeza isto está muitíssimo acima de problemas físicos pessoais.
Sr. Fernando Henrique, por favor, vá se ajoelhar sobre uns bagos de milho para se penitenciar daquele desastroso “... deixar o Lula sangrar...” de 2005.

Reply

Coronel,

O PSDB não vai encontrar outro nome melhor. Esta mulher é perfeita. Mostrou para todo Brasil que tem coragem, ao colocar o dedo no nariz do GILBERTINHO, um dos mais poderosos do PT, que não está ajoelhada diante deles como TODOS OS OUTROS POLÍTICOS.

Reply

Coronel, Oportuno neste artigo meu comentario;
O TSE com sua matéria na TV, enfatiza muito o voto das mulheres e em votar nas mulheres, não é ai algo dirigido?

Reply

Coronel,

Num debate, com os candidatos a Vice-presidente, ela desmonta a Marina!!

Taí uma opção a ser analisada com carinho.

A Sen. Ana Amélia vai desbancar o PT no RS. Deixem ela trabalhar quieta!!

JulioK

Reply

Não sei. Não por ser deficiente, mas por tudo que o cargo exige. como ela mesmo disse é um cargo de envergadura enorme é desgastante para pessoas que levam a sério o seu trabalho.
Gostaria que viesse como senadora, precisamos de gente honesta e capaz no nosso Senado. A crise de valores que vivenciamos no parlamento é anormal e imoral.
Mara, será um ponto de referencia precisamos mais do que nunca gente como ela que não se deixa comprar para depois ser vendida.
Que peça proteção do Exercito. E que Deus esteja sempre presente em sua vida.

é gente que faz.
Para bens

Reply

Bom Dia pessoal.
Vendo o vídeo mais abaixo e sem conhecer a deputada, tenho a clara certeza que a petezada vai engolir ela. No ponto que estamos da politica brasileira, se não for do tipo bateu levou, eles vão novamente se dar bem. 'Se subir o tom subo tbem. Se bater, saiba que vai levar'. E quando for para o nível das "idéias, propostas de governo", aí sim vale o tom dela.
Para o futuro talvez, mas agora, entendi que 'tá crua'. Entendo que tem que ter o mesmo perfil do Aécio. Com cérebro e com músculos. "Se tiver que ir pra porrada, vamos".

Reply

Taí !...porque não!...eu aprovo !!!

Reply

Taí !...porque não!...eu aprovo !!!

Reply

Eu não sei o que pensar. Não conhecia a história da Mara, e fiquei surpreso ao saber que é a mesma pessoa que encurralou Gilbertinho do carro preto, conforme mostrado no seu blog. Realmente, não sei como ela conseguiu levar a vida adiante. Como ela, Aécio vai ficar exposto a críticas de apelação. Por outro lado, o medo das críticas não pode ser usado para barrar uma pessoa que tenha qualidades para exercer o cargo.

Reply

Aécio deveria se unir ao deputado Jair Bolsonaro que já tem muitos admiradores ,devido a sua postura de oposição ferrenha ao Desgoverno do PT. Muitos vem pedindo a sua candidatura.O que o Coronel acha?

Reply

Estou impressionado com alguns comentários preconceituosos postados aqui, que foram sumariamente deletados.

1. Para alguns, colocar Mara Gabrilli como vice é exploração humana, como se ela não tivesse talento, não tivesse trajetória, tão tivesse brilho muito maior que deficientes morais que pululam na politica.

2. Ela representa 45 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência no Brasil. Isto é mais de 20% da população! Se fosse apenas para representar este segmento, já seria válido, pois ninguém cuida de acessibilidade no país.

3. Existem 5 milhões de pessoas paraplégicas e tetraplégicas no país. Imaginem a motivação que haveria para estas pessoas buscarem sentido na sua vida. Que belo exemplo seria.

Sim, ela é uma boa candidata porque tem brilho, tem currículo e porque também representa uma grande parcela da população pelo seu problema físico. Isto não é exploração política não. Não é a falta do dedo do Lula.

E nem tentem postar aqui comentários de baixo nível moral que deletarei, que desrespeitam pessoas maravilhosas como Mara Gabrilli.

CORONEL

Reply

Ela tem 100% do meu apoio, não tenho necessidades especiais mas ela me representa !
Mara Gabrilli vice presidente!

Gabriel-DF

Reply

Coronel

Achei LAMENTÁVEL você precisar dar resposta aos comentários inconvenientes escritos com relação a Mara Gabrilli.

Eu sempre admirei a Dep. Mara, não só pelo seu histórico de vida, por sua valentia, mas também por tudo que tem feito para ajudar milhões de deficientes físicos, como ela. Já teve meu voto mais de uma vez.

ADOREEEIIII ontem sua coragem em enfrentar o Gilbertinho. Ele tomou na fuça ! Bem feito!

Tem meu voto, sim!


Chris/SP

Reply

Bem, Roosevelt tinha a mesma deficiência (não andava) e era PRESIDENTE!
Claro que devido à sua origem, a mobilidade dele seria muito melhor que a nossa, mas os tempos são outros. Século XXI.
É uma ideia a pensar.
Lilyane

Reply

NADA HAVER!! SÓ PORQUE É MULHER, DEFICIENTE E PORQUE CHAMOU O GILBERTO DE CARVALHO DO "HOMEM DO CARRO PRETO" JÁ É A PESSOAL IDEAL PARA SER VICE DO AÉCIO???? NÃO ACHO NÃO!!! EU ASSISTI A COMISSÃO E ACHEI QUE ELA ESTAVA NERVOSA E ATÉ GAGUEJOU NA HORA EM QUE O GILBERTO REBATEU UMA PERGUNTA. FRAQUINHA NÃO TÁ COM ESTA BOLA TODA NÃO, ME DESCULPEM NÃO TEM NADA HAVER EM SER MULHER E MUITO MENOS EM SER DEFICIENTE. ACHO QUE TEM MELHOR, SÓ ISTO!!!!

OS CARAS:

Reply

Eu sempre achei que seria oportuno o AÉCIO ter uma mulher como vice.Na minha opinião a Senadora Ana Amélia seria interessante porque além de carismática competente ainda agregaria o apoio do PP que poderia acrescentar mais um pouco de tempo na TVe ainda traria um apoio enorme do RS ao Aécio. Mas, por outro lado, ao que tudo indica ela deve desbancar o Tasso Genro no RS. A Catia Abreu que poderia ser outra opção debandeou para o PMDB. Então Mara Gabrilli pode sim ser uma boa opção como vice de Aécio.

Reply

Por que?

1) Porque ela tem telhado de vidro, se o pai deu dinheiro aos bandidos, extorquido ou não, praticou corrupção.

2) Porque ela é fraca de argumentação. Desculpe, mas ela já conhecia toda lenga-lenga do coveiro, deveria ter entupido a boca dele, mas parecia intimidada.

Para vencer esta quadrilha, precisamos mais... muito mais!


Lanterna.

Reply

Sem demérito à deputada, é preciso encontrar alguém com maior expressão política e, preferencialmente, de outro partido. Se for para ficar com chapa pura do PSDB, prefiro o Sen.Álvaro Dias. Mas é preciso ser mais abrangente com relação a outros partidos. Kátia Abreu tem o perfil ideal, mas bandeou-se para outros lados.

Reply

Coronel

Como eu disse em comentário anterior, eu admiro sim a Mara Gabrilli, e continuarei dando meu voto a ela para Dep. Federal ou mesmo senadora.

Depois de assistir ao vídeo abaixo, não por ela ser deficiente, de forma alguma, mas acho que precisamos de um vice que seja mais contundente, mais firme, mais forte para enfrentar o jogo dos petralhas. Com maior expressão política, como já disse o anônimo (15:54). Só isto!


Chris/SP

Reply

Coronel,

e os USA não teve Roosevelt como presidente??
Por que não podemos ter uma vice?

Flor Lilás

Reply



Sem comentário.

É muito empenho para perder uma
eleição.

Reply

Coronel, a mulher enche a bola de Marina Silva. Não, mil vezes não! Por favor, pare com isso!

Reply

Roosevelt foi pres. dos EEUU por oito anos,se nao me engano.soh que era poderoso.

Reply

EU VOTEI NELA PARA DEPUTADA

Reply