Aécio declara guerra ao descontrole da inflação no programa de TV da Oposição.


Hoje, às 20:30 horas, Aécio Neves vai à TV para iniciar uma guerra contra o monstro que Dilma está fazendo ressurgir, depois de ter sido morto pelo Plano Real: a inflação. Na sua conversa com os brasileiros, o pré-candidato emcara o desafio de mostrar ao país os danos irrecuperáveis que o descontrole nos preços e tarifas está causando, corroendo mais do que a renda e o patrimônio dos brasileiros. Corroendo a maior conquista do Brasil nos últimos 100 anos: a estabilidade econômica.  A matéria abaixo, publicada pelo O Globo de hoje, aborda de forma didática o que está acontecendo com a economia. E dá sustentação às críticas de Aécio ao desastroso governo Dilma-PT.

Por que a inflação não baixa? Essa pergunta vem à tona cada vez que o Banco Central anuncia mais uma alta dos juros básicos da economia, exatamente para combater a inflação. Juros mais altos encarecem os financiamentos, diminuem as compras e os preços, então, baixariam. Isso na teoria. Esses mesmos juros, a Taxa Selic, aumentam sistematicamente há um ano. Partiram de 7,25% em 17 de abril do ano passado, no mais baixo patamar que a taxa já alcançou, para 11% em 3 de abril último e devem continuar na escalada.

Mesmo assim, a inflação não dá trégua, mantém-se perto de 6% ao ano, e os preços dos alimentos não param de subir. O tomate voltou a preocupar. O vilão de 2013 ficou 32,85% mais caro em março. O governo se comprometeu a manter a alta dos preços em 4,5%, podendo chegar a 6,5% para absorver choques no abastecimento. Esse compromisso só foi alcançado em quatro anos dos 15 em que o sistema de metas de inflação está instalado no Brasil.

Economistas enumeram um conjunto de fatores para explicar essa falta de eficácia da política monetária este ano. Segundo Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, tirando da conta o ano de 2009, o da crise global, quando o país entrou em recessão, o IPCA, índice medido pelo IBGE e a referência para a meta, ficou perto de 6% ao ano desde 2008. Ele culpa o Banco Central de ter dado sinais de que a inflação no teto da meta é aceitável. Outro passo errado foi a queda de juros em 2012 e início de 2013. Diante da melhora internacional, o BC reduziu os juros, os maiores do mundo:

— É esse número basal (6%) que toda a sociedade trabalha agora, e qualquer choque joga esse número para cima. O problema é que o governo baixou demais a Selic até o ano passado e não fez o ajuste necessário lá atrás, de trazer a meta para baixo. Chancelou uma meta elevada e sinalizou tranquilidade em manter o IPCA próximo do teto, que é o que temos hoje. Qualquer choque coloca em risco o teto da meta. 

Seria necessário um choque mais forte, uma Selic que fosse para 14% ou 15% para ajustar essa inflação.Esse remédio — diz Vale — pode fazer o “PIB derreter”, nas próprias palavras do economista. Isso pode significar até recessão e afetar o mercado de trabalho brasileiro, que vem se mantendo firme, mesmo com a expansão do Produto Interno Bruto próxima de 2% nos últimos três anos.

O professor da PUC Luiz Roberto Cunha chama a atenção para os extremos climáticos. Secas, nevascas, temporais mais intensos têm sido mais frequentes. Houve seca nos Estados Unidos no ano passado e aqui no Brasil este ano. Esse clima instável afeta diretamente o preço dos alimentos. Em 2010, a alta da alimentação no domicílio fora de 10,69% enquanto o IPCA fechou o ano em 5,91%. Em 2012, de 10,02% contra 5,84%; em 2013, de 7,65% contra 5,84%; e este ano, em apenas três meses: de 3,35% contra 2,18%:

— É uma combinação de extremos climáticos com mais gente comendo mais, com a inclusão da chamada classe C. Quem não é a favor de as pessoas comendo mais e melhor ? Os juros atuariam sobre outros preços como os de bens duráveis, vendidos mais a prazo. Só que o avanço tecnológico tem baixado o preço, e os itens são símbolos de ascensão social, diz Cunha.

Inflação seria de 7,5%

Eduardo Velho, economista-chefe da INVX Global Partners, cita a piora fiscal como motivo para a inflação resistir. Artifícios para fechar as contas públicas, como a contabilidade criativa, tiram o crédito da política econômica: — Se governo aprovasse uma lei impedindo que as despesas subissem mais que a expansão do país, as expectativas de inflação poderiam cair. Ele diz que o índice, sem a ação do governo para frear aumentos de ônibus, da gasolina e da luz, estaria em 7,5%.

Para Estêvão Kopschitz, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Selic está servindo para manter a taxa em 6%. — Inflação, quanto mais alta, mais difícil de combater. Se ela está em 2%, 3%, pode-se até deixar o reajuste para depois. A indexação aumenta quanto maior é a inflação.

19 comentários

Esta frase deveria ser dita mil vezes pela oposição: "SE É RUIM PARA O PT , É BOM PARA O BRASIL!"

Reply

Coronel,

Cabe monitorar as inserções comerciais da Dillma(gov.) antes e depois do programa PSDB!!

Aposto que vai ser forte!!

JulioK

Reply

erro de digitação..." Na sua conversa com os brasileiros, o pré-candidato emcara..."

Reply

Infelizmente, nã sei se por causa da agenda do tribunal eleitoral oufalta de planejamento, os programas irão ao ar no dia e hora em que muita gente vai estar na estrada, engarrafados, para mais um feriadão...

Reply

Mas o povão não viaja , né?

Reply

Coronel, atualizar na página: ASSISTA AMANHÃ AO PROGRAMA DO PSDB NA TV. HOJE!!!

Francisco

Reply

Mais ênfase nas palavras, por favor. O tom também ajuda.
Lilyane

Reply

MANCHETE DE JORNAL: CERVERÓ DIZ QUE NÃO HOUVE ENVOLVIMENTO DO PRESIDENTE LULA
OPERADOR DA COMPRA DA REFINARIA SUPERFATURADA “ISENTA” LULA DE CULPA

HÁ HÁ HÁ HÁ!!!
Só um imbecil acredita nessa esparrela. A tese mais correta é que, a visita a Dinamarca tenha sido exatamente para combinar a negociata. O que Lula foi fazer na Dinamarca? O Petísmo não gosta de países desenvolvido. A política externa petista, sempre foi voltada para o estreitamento das relações com ditadores das piores espécies. Que o diga Fidel e o BNDES

Reply



Coronel
Essa é pesada:
http://www.alertatotal.net/2014/04/empresario-denuncia-que-petrobras-virou.html

Reply


Bom Dia !

Tudo isto , foi muito bem planejado e calculado por eles ...

Que estão , em um desespero total !!!

Mas , quem tem um pouco mais de nível ( cultura) !

Se informará , por este blog maravilhoso !

Reply

NÃO SEI PORQUE O PSDB DIVULGA O QUE O AÉCIO VAI FALAR HOJE A NOITE, É PRA O PT DO MENSALÃO PREPARAR SUA DEFESA ANTECIPADA???? APOSTO QUE ANTES DO PROGRAMA DO AÉCIO VIR AO AR HOJE A NOITE O PT VAI ESTAR DESMENTINDO TUDO QUE ELE FALAR, ANTES MESMO DE FALAR. É BRINCADEIRA ESTA OPOSIÇÃO, FAZ COISA DE CRIANÇA. ESTE PROGRAMA E OUTROS QUE VIRÃO TEM QUE SER SIGILOSO NÃO TEM QUE ESTAR MOSTRANDO ANTES. POR FAVOR PSDB VÊ SE AMADURECE, PÔ!!!

OS CARAS:

Reply

Cel
A inflação vem acelerando desde julho de 2012. Nesta época, deixei de comprar tomate tamanho o susto que levei com o preço do kilo= R$10,00, num supermercado do meu bairro. O preço da comida começou a subir desde então e não baixou mais.
Esther

Reply

Cel,fui dar uma olhadinha no blog do PH amorim do Conv.Afiada.Eles são loucos,não enxergam um palmo em frente ao nariz.Esses imbecís querem acabar com a classe média que sustenta essa corja no poder.Só zé povinho quem faz comentário no PH,é ridículo.O povo continua burro Cel.Temos que varrer a corja de ladrões petistas do país.

Reply

Infelizmente a campanha do Aécio vai ao ar hoje, 20h30, horário que muitos estarão em viagem.

Por quantos dias vai se repetir, ou é só hoje ?????


Chris/SP

Reply

Coronel! Sou PSDB e voto Aécio.

Mas, ate para escolher data para um programa dessa importância essas caras são ruins, hein???
Quem realmente vai querer assistir esse programa em véspera de feriadão...
Talvez eu, você e alguns que já votam no Aécio.

Reply


Coronel!

A Carta Capital divulga hoje a pesquisa na íntegra do Vox. Veja a manchete.

Líder da corrida à reeleição, Dilma tem popularidade em queda.

Desde as manifestações de junho, a aprovação da presidenta à frente do governo caiu 20 pontos.

De acordo com o levantamento, a petista tem uma avaliação positiva de 32% (ótimo para 5% e boa para 28%) e negativa para 28% (ruim para 16% e péssimo para 11%).

No início de junho de 2013, quando surgiram as primeiras manifestações de rua pelo País, o instituto mostrou que a presidenta era bem avaliada por 52% dos eleitores. O índice caiu para 34% oito meses depois e, agora, para 32%.

A pesquisa ainda diz que sua melhor avaliação é no Nordeste 43%....ATÉ LÁ ELA JÁ ESTÁ ABAIXO DOS 50%.

A avaliação negativa é maior entre quem mora no Sudeste (35%), é jovem ou adulto (29%), tem ensino superior (44%) e ganha mais de cinco salários mínimos (42%).

NO SUDESTE O MAIOR COLÉGIO ELEITORAL.

Reply

Coronel

Inflação só se resolve não com papo de Políticos mas com Investimento Industrialização,o Lula fez o aumento de consumo no Brasil mas desindustrializou muitas Industrias
pois ajudou a turme dele que é a favor do Comunismo o resto do setor deu mingalhas

O Sr Caio Gorentzvaig,fez um vídeo a qual já circula no Mundo,sendo grave as denúncias mas ninguém ainda no Brasil quis ouvir suas denúncias

Fora esta existe outra mas grave que é falsificação de documentos de Empresas mas de 15 Empresas de grande porte sendo falsificados documentos e tranferidos irregularmente a terceiros sem consentimento dos Diretores onde posteriormente feitas também as denuncias mas nunca foram investigadas agora entrou os Estados Unidos e Comunidade Européia Investigando o caso

Lamentavelmente existe Políticos que envolvidos GOvernadores,Secretários,juízes Desembargadores,Ministros entre outros

Vem ai Bomba Atomica lamentavelmente caso nada seja feito a tempo

Reply

Logo após a fala de Aécio, entrou um programa do governo federal falando dos descontos na conta de luz e mostrando que em Minas o ICM é o mais alto do Brasil. É uma informação pela metade, pois a Dilma está quebrando a Eletrobrás e a CEMIG está mais forte do que nunca. Sacanas!

Reply

O presidente Aécio disse tudo que o governo não fala, a dil-mamada eu nem considero mais a presidente, quem será candidato ( troca de candidato por motivo doença ) que pode ser feita até poucos dias antes do pleito.

CUIDADO COM O NINE FINGERS !!!

Reply