A Copa das greves.

A Copa do Mundo que começa em junho já é fator de pressão para negociar aumento de salário e benefícios para ao menos 16 categorias. Sindicatos que representam quase 4 milhões de trabalhadores preparam manifestações para obter reajustes e direitos.

Diferentemente da marcha de quarta em São Paulo, organizada por seis centrais sindicais, protestos podem ocorrer de forma isolada em uma indústria de bebidas, em um aeroporto ou nas ruas das 12 cidades-sede dos jogos.

Na construção pesada, há greves desde 2011, quando se intensificaram obras em estádios e de infraestrutura. Foram 1.165 horas paradas em 25 casos entre 2011 e 2013, segundo dados do Dieese. O saldo: ganhos reais acima da média do país e do setor.

No setor de alimentação, a estratégia é atingir os estoques. "Se o trabalhador não matar o boi, não terá churrasco na Copa. Se o caminhão não sai da cervejaria, não vai ter o que servir nos bares", diz Wilson Manzon, da federação de trabalhadores paulistas do segmento. Hotéis que hospedarão times de futebol também podem ser alvos. O slogan já está nos cartazes: "Salário e direitos no padrão Fifa".

No setor de turismo, uma das reivindicações é a garantia de emprego até o fim de agosto. Desde 2013, uma comissão tenta fechar um acordo. José Osório Naves, diretor da confederação patronal, diz que o objetivo é evitar greves.

O poder de barganha dos trabalhadores, principalmente do setor de serviços, aumenta na Copa, mas o economista Francisco Pessoa, da consultoria LCA, diz que é preciso ter cuidado para que o ganho real de agora não resulte em demissões motivadas pela alta de custos. "É preciso manter o pé na realidade", avalia. (Folha de São Paulo)

4 comentários

E o bêbado vagabundo defecava pela boca que não haveria dinheiro público nessa 'copa das bostas'.

Botem esse cachaceiro na cadeia!!!!

Reply

Desabafo de um pai gaúcho diante da desordem do Hospital da Criança do grupo Conceição
A carta a seguir foi escrita durante a greve no Grupo Hospitalar Conceição, complexo federal de Porto Alegre.

Meu nome é Alexandre, meu filho (4 anos), está internado no Hospital da Criança, grupo Conceição. Infelizmente estou com um sentimento de raiva quando deveria estar com o de preocupação. Vejo briga ferrenha por: esparadrapos, antibióticos emuito mais coisa. É revoltante ver em que situação está nossa saúde pública. Eu, infelizmeste, não tenho condições de pagar um plano de saúde para meu filho. Hoje, aqui dentro deste hospital que não tem uma pessoa sequer da limpeza, tudo está podre de sujeira, todos os quartos estão em desordem, mas ainda assim agradeço o esforço que as técnicas e enfermeiras estão fazendo para tentar atender da melhor maneira possível os pacientes.

Ai vem ao meu pensamento, o que o ignorante do Pelé falou: "Não se faz copa com hospitais". Bah, esse estupido não utiliza o SUS, renegou a própria filha, não tem cultura nenhuma. Pergunto: senhor Pelé: tem esparadrapo no Maracanã, no Beira Rio ou na Arena do Grêmio? Posso internar meu filho em algum desses estádios? O exame que meu filho tem que fazer, tem lá? Gostaria que o senhor Pelé respondesse. Gostaria de ouvir de sua boca a resposta a esta pergunta: será que saberia, será que teria a dignidade de responder pessoalmente com seus próprios pensamentos?
Enfim, este sem cultura não me representa de forma alguma; quem me representa são os Médicos(as) as Enfermeiras(os) e os Técnicos(as) de Enfermagem do SUS, esses sim eu digo que me representam, com seu esforço fora do comum; que além de dar um bom atendimento, tratam com todo amor e carinho seus pacientes e familiares, tendo que fazer o impossível para fazer um curativo sem material. É muito deprimente esta situação.

Obrigado senhor Pelé pelo seu pensamento egoíosta. O futebol fez você sair da miséria, mas não lhe deu cultura nenhuma. Você virou as costas para sua origem ! Você me dá nojo !
fonte: http://polibiobraga.blogspot.com.br/

Reply

Brasileiros,

Está é a oportunidade de recuperar os ganhos tão defasados. Está é a oportunidade das pessoas de bem, mostrar ao mundo esse lamaçal que vive esse governo em que bilhões são desviados no nosso nariz e ninguém faz nada. POR ISSO, VAMOS PRA RUA.

Reply

É isso aí. Greve geral, protesto geral, NÃO VAI TER COPA. Caça aos vermelhos que são os culpados por tudo que está aí. BRASIL VERDE AMARELO, sem chuteira, sem foice e sem martelo!!

Reply