Você sabia que Lula decretou o voto impresso na urna eletrônica, mas o STF e o Senado revogaram?

Lula Sanciona Lei
Na foto, vemos Luiz Inácio Lula da Silva, que deveria ser reverenciado pelos detratores da urna eletrônica, sancionando o Projeto de Lei Nº 5498/09(reprodução abaixo) que virou a Lei 12.034, posteriormente contestada no STF e revogada pelo Senado.

Em 19 de outubro de 2011, contrariando a vontade de Lula, o Supremo Tribunal Federal considerou o artigo 5 inconstitucional, em voto da ministra Carmem Lúcia. Clique aqui para ler os motivos. Atenção! O voto impresso foi defendido  veementemente pelo Governo Lula, por meio do Advogado Geral da União, Luiz Adams, sendo que a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.543 foi proposta pelo Procurador Geral da República, Roberto Gurgel. Ou seja: o governo petista queria o voto impresso, mas o Poder Judiciário não quis!

Por fim, em 9 de novembro de 2011, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou  projeto de lei que revogou a entrada em vigor da impressão do voto da urna eletrônica a partir das eleições de 2014. O projeto foi votado de forma terminativa (sem necessidade de ir a plenário) e foi diretamente para a Câmara dos Deputados. Para saber a composição da CCJ, à época, clique aqui. Ou seja: o governo petista queria o voto impresso, mas o Poder Legislativo não quis.

Penso que assim fica comprovado, com o que está postado acima, que não é a esquerda que impede a implantação do voto impresso, pois quer fraudar as eleições aqui e no mundo inteiro. Lula era um defensor do voto impresso que, segundo os detratores da urna eletrônica, impediria toda e qualquer fraude.

Sim, concordo que qualquer sistema pode ser fraudado, inclusive o da urna eletrônica. Sim, desde que não exista fiscalização sobre o equipamento que opera com este sistema eletrônico. Nas eleições, existe um rígido controle, exercido por quatro pessoas que operam a mesa eleitoral e pelos inúmeros fiscais de partido, que acompanham todo processo. No início, a urna imprime e zerésima. Ao final, imprime o boletim de votos que, antes de ser enviado à central, é conferido pelos fiscais, com direito à cópia. O resultado do boletim de urna é confrontado com as relações assinadas pelos eleitores, manualmente. Só depois o arquivo segue, lacrado, com cópia física, para a central de apuração. 

Se houvesse a mínima chance de fraude na contagem, haveria, a cada eleição, uma enxurrada de recursos contra os resultados. Não há. Nem de parte da esquerda, nem de parte da direita. Aí eu fico pensando: imoral como é, o que Lula pretendia levar de vantagem com o voto impresso?

Também fico pensando a quem serve atacar as urnas eletrônicas, colocando toda e qualquer eleição sob suspeita? De onde vem as maiores contestações? Fácil de responder. Do eleitor liberal ou conservador, com toda a certeza. Basta pesquisar nas redes sociais. Procure simpatizantes da esquerda contestando as urnas eletrônicas. Não há. 

A conclusão a que chego é que a esquerda não se manifesta é porque esta guerra contra as urnas eletrônicas servem a ela. Como elas não serão substituídas por qualquer outro tipo de sistema, o sentimento de insatisfação leva à abstenção. O desiludido pensa consigo mesmo: " de que adianta votar, se a eleição será fraudada na urna eletrônica? A esquerda bate palmas e aplaude de pé e tenho sérias desconfianças que uma grande milícia virtual é paga pelo PT para espalhar este tipo de campanha.

Mas não sejamos inocentes: a contestação das urnas eletrônicas também cai como uma luva para aqueles que não querem uma Democracia, mas uma ditadura tanto de esquerda quanto de direita. Um regime onde não votaríamos mais, que é o que acontece em todos os regimes ditatoriais. As urnas eletrônicas podem ser fraudadas? Podem, mas não são. Há fiscalização e controle. Há segurança cada vez maior. É muito mais fácil fraudar a verdade para atentar contra o Estado de Direito.

60 comentários

Coturno, teu blog está tendo uma visão pro governo e pro pt estranha.
Se vc continuar assim eu irei parar de visitar este site ...

Reply

Essa Carmem Lúcia é uma das figuras mais NEFASTAS do STF!
Não chama tanta atenção quanto o Toffoli e o Lewandowski por ser mulher! Mas é tão ou mais perigosa do que os dois juntos! O desserviço que essa senhora já prestou ao país é incontável!

Reply

Anônimo das 16:21

Gostaria que você ficasse e contestasse o que está aqui colocado. Está na hora de parar com a bobageira e, especialmente, usar a cabecinha e pensar por ela e não reverberando campanhas imbecis que circulam na rede.

Conteste o post! Não fuja como um covarde.

Coronel

Reply
Jurandir D'almeida mod

O CUSTO DOS GENERAIS-PRESIDENTES

http://alertarondonia.com.br/noticia/o-custo-dos-generais-presidentes,brasil,3663.html

Bem diferente dos tempos atuais, não é?

Acrescento:
NENHUM DELES mandou fazer um filme pseudo biográfico, pago com dinheiro público, de auto-exaltação e culto à própria personalidade!
NENHUM DELES usou dinheiro público para fazer um parque homenageando a própria mãe.
NENHUM DELES usou o hospital Sírio e Libanês.
NENHUM DELES comprou avião de luxo no exterior.
NENHUM DELES enviou nosso dinheiro para "ajudar" outro país.
NENHUM DELES saiu de Brasília, ao fim do mandato, acompanhado por 11 caminhões lotados de toda espécie de móveis e objetos roubados.
NENHUM DELES exaltou a ignorância.
NENHUM DELES falava errado.
NENHUM DELES apareceu embriagado em público.
NENHUM DELES se mijou em público.
NENHUM DELES passou a apoiar notórios desonestos depois de tê-los chamado de ladrões.

BRASIL

VOCÊ QUE SABE LER E ENTENDE O QUE LEU,COMENTE COM OS QUE NÃO SABEM.
ELES PRECISAM SER INFORMADOS !!!

Autor : jornalista CARLOS CHAGAS

Reply

Cel, eu nem li o texto. Não quero saber. É muito cansativo ver tantas denúncias escabrosas aqui no seu blog e nada ser feito. A questão não é apenas urnas. A questão também é o fisiologismo, analfabetismo, vigarice de certos políticos e mais uma infinidade de coisas.

Reply

Caros e caras:

Agradeço se comentarem o que está colocado no post. Já disse que todo sistema eletrônico é falho. Então me poupem de "corta e cola" dos "cientistas da UNB" e outros.

Meus pontos são:

1. Por que não se encontram esquerdistas criticando urnas eletrônicas, se Lula era grande defensor do voto impresso?

2. Por que não existem reclamações
dos candidatos, nem de esquerda nem de direita?

3. Você que critica a urna eletrônica costuma não comparecer às votações, caindo na conversa da esquerda e contribuindo para a derrota da oposição?

4. Existe algum dado no post que não seja verídico?

É isso. Cortar e colar porcaria na internet e colar aqui, não!

Um abraço.

Coronel

Reply

Caros e caras:

Agradeço se comentarem o que está colocado no post. Já disse que todo sistema eletrônico é falho. Então me poupem de "corta e cola" dos "cientistas da UNB" e outros.

Meus pontos são:

1. Por que não se encontram esquerdistas criticando urnas eletrônicas, se Lula era grande defensor do voto impresso?

2. Por que não existem reclamações
dos candidatos, nem de esquerda nem de direita?

3. Você que critica a urna eletrônica costuma não comparecer às votações, caindo na conversa da esquerda e contribuindo para a derrota da oposição?

4. Existe algum dado no post que não seja verídico?

É isso. Cortar e colar porcaria na internet e colar aqui, não!

Um abraço.

Coronel

Reply

cel,

Eu confio nas urnas eletrônicas e acho que você tem razão no que vem escrevendo no últimos dias. Aceito as contestações que leio aqui, mas acho que eles não tem razão.

A verdade é que os petralhas encontraram o jeito de manipular as pessoas menos esclarecidas e com isso tem ganho as ultimas 2 eleições nacionais. Este jeito é muito inteligente, corrompendo setores da sociedade, como sindicatos, cut, une, mst, ongs, etc, e ainda para ajudar na economia eles colheram todos os frutos que FHC plantou.

E para assimilar a derrota da oposição, os famosos tracking, tem batido com o resultado das eleições.

Reply

E se...o sagaz lula já de conluio com os seus editou a lei sabendo que seus paus mandados não a deixariam passar? A urna não seria mais contestada não é verdade? Eu sou uma conservadora, que leio jornais diariamente ( estadão e globo) e entro em quase todos os blogs. Ouço a todos. leio a todos. E ainda assim acho que as urnas podem ser fraudadas. E se a esquerda não a contesta, mais um motivo para desconfiar.

Reply

Não teria sido esta assinatura um jogo de cena dos meliantes petralhas?
Precisamos observar todos as pegadas da quadrilha.
Não vamos nos deixar enganar.

Reply

Coronel,
o voto impresso é controle, vincula o eleitor ao voto e interessa a esquerda, como Lula queria, o que não se confunde com o voto papel, do passado, que poderia ser escrutinado e confrontado com os resultados das urnas.

Foram estes votos que Maduro fez desaparecer para a não comprovação da fraude eleitoral denunciada por Capriles.

Reply

Pode ser um jogo de cena do Lula, um belo ÁLIBI montado pelo PT para no caso deles precisarem realmente darem um golpe! Exatamente como o Maduro fez na Venezuela, que inclusive, parece que usa o mesmo sistema do brasileiro!
Muito estranho o Lula perder uma votação no Senado, onde o PT da época dele aprovava qualquer coisa! No mínimo, estranho! A Carmem Lucia votando contra o Lula? Não é meio estranho?
Eu não afirmo que há ou que já houve golpe na urna eletrônica, mas que pode haver, isso é inegável! Eu disse pode, ou seja, não há certeza. Mas é bom que esse debate venha à tona e gere mais atenção por parte da sociedade!
Abs.

Reply


Concordo com o Post, e sempre que li alguém falando de urnas eletrônicas sendo fraudadas, ficava pensando como que o PSDB está no poder a 20 anos e Lula se matando pra tirar no voto, se as urnas podem ser fraudadas, não seria mais fácil pra quadrilha?

Vamos raciocinar...quer dizer que eles só manipulam as urnas quando a eleição é pra Presidente?
Em 2010 o PSDB fez 8 governadores, contra 6 do PMDB e 4 do PT.
Essa falácia só acaba desanimando o voto...só pra isso que serve, mas os militantes do PT não entram nessa. Os petistas estão pregando o voto nulo, sem argumentos pra defender o governo.

Reply

>>

Através da urna eletronica, o governo, ou seja lá quem for, pode saber, se quiser, em quem eu votei.

A urna eletrônica é anti-democrática. Não posso anular o voto deixando um recado, por exemplo.

A urna eletronica não é confiável para nenhum partido, inclusive para o PT.

Nada substitui o voto no papel.

<<

Reply


Ano passado esse tema foi debatido numa comissão no Congresso.

Foram ouvidos vários entendidos no assunto,contra e a favor, a comissão estava praticamente vazia de congressistas, se fosse relevante não tinha sido abandonada.

Um que defendeu as urnas foi o Senador pelo PSDB Azeredo, segundo ele não há a menor chance de fraude.
Acho as pesquisas muito mais nocivas, que acabam criando um clima de "já ganhou" pra quem está a frente, desanimando os contrários.

Reply
Marcelo Salas Plana mod

Coronel, muito interessante o post. De fato, tentar desqualificar o próximo pleito quando aparecem sinais de que o poste está fraco (é só ver o 9-dedos montando reunião em horário de serviço no Planalto) é uma estratégia até normal para a turma que faz "o diabo" em ano de eleição.

Por outro lado, de nada adianta ter um sistema de votação perfeito com garantia total contra fraudes se a população gosta de um mentiroso incompetente como o lula, de uma incompetente mentirosa que nem a governanta e de um partido totalitarista que nem o pt.

Então, o maior problema para o Brasil agora não é mudar ou aperfeiçoar as regras, que estão mais ou menos como estiveram desde faz tempo. A tragédia de Brasil em 2014 é que as pessoas continuam sem ver problemas nos quadrilheiros condenados, no governo sometido pelo Foro de São Paulo, no abandono da economia, no desmonte do Estado Democrático e Direito, na volta da censura, etc. Vejam bem, é direito de cada um gostar do Dirceu e companhia, mas deve ser dito que com isso o pais vai correndo para onde a Venezuela está hoje e onde Cuba ficou durante décadas.

Todo o esforço disponível devia ser direcionado a melhorar o debate e o esclarecimento nesses pontos, que ao final das contas é do que se trata o jogo político: sem ganhar votos não tem vitoria eleitoral, com ou sem urna eletrônica.

Reply

Corona
acho esse um falso problema.
Com ou sem urna eletrônica, o "irmão" do Pizzolato teria votado de qualquer jeito. Não é muito dificil imaginar em quem a dupla votou em eleições sucessivas, né?
Abraços

Reply

Para quem foi o chefe do Mensalão, que anda solto, não confio em nada que venha deste cidadão!


Chris/SP

Reply

Coronel,
Sou da área de TI e a zerésima não garante nada. A coisa mais medíocre do mundo é exibir um voto na tela e contabilizar outra coisa, inclusive pode ser feito utilizando um n número de regras para não "dar" tanto na cara.
O canal do otário fez um bom vídeo sobre isso, explicando inclusive outro problema existente na urna que é a não garantia do voto secreto. Ou seja, mesmo que o voto esteja sendo contabilizado corretamente o simples fato de ser identificando em quem votou pode ser interessante ao PT, logo eles podem defender o voto impresso para dizer que a urna é confiável, justamente pois eles tb tem acesso a quem votou em quem, e aí sim acaba sendo muito perigoso.
MRV

Reply

Pessoal!

Muita gente irritada neste post. Estou tendo que deletar comentários às pencas. Dou o desconto. Até ficaria irritado por não ter como contestar o que está no post.

1. Sim, as urnas podem ser, como qualquer outro sistema, sujeitas à fraude. Só que não são, pois há fiscalização em cada uma delas.

2. Não existem recursos de nenhum partido contra os resultados eleitorais. Nem quando o PSDB estava no poder, por parte do PT. Nem por parte do PSDB, agora que o PT está no poder.

Apareceram alguns que inventaram a Teoria da Conspiração da hora. Que o Lula sabia que o voto impresso seria derrubado, porque o STF já era petista e o Senado também. Só para ficar bem na foto. Pode?

Então é isso. É melhor agarrar-se nas teorias conspirativas do que reconhecer que foram manipulados por pessoas interessadas em fraudar a democracia.

Um abraço

Coronel

Reply

Ai,ai...esses "tomistas" dão um trabalho! Só vendo para crer...

Nome Próprio

Reply

Prezado Coronel
Sei que a sua resposta, às 19:25, em parte, foi para mim, pelo seu conteúdo.
Não existe conspiração. Existe simbiose de interesseiros muito espertos. O que de mais antigo existe no mindo: poder e dinheiro. Só! Ideologias são para sonsos. São apenas formas de gestão dos interesses.
O politiburo russo tinha locais com lojas só para eles (os do PC) comprarem artigos de luxo e 50% da economia russa daquela época era tocada por empresas estrangeiras em um bem pensado acerto para despistar o tom capitalista. O país era pobre e não tinha nada! Alguém tinha que tocar o país! O senhor está entendendo? O PC chinês, outro exemplo, tem em torno de 70 milhões(!) de funcionários (do presidente até o último funcionário). Como faz para manter essa máquina poderosa funcionar e tocar país? Para manter seus privilégios? Inventar um sistema que se alie ao capitalismo, certo?
O senhor sabe disso.
Então! Não há conspiração alguma!
Esperteza, interesses e só, imposta por meio de autoritarismo férreo.
Concordo com o senhor sobre a possibilidade de ditadura de esquerda ou de direita. Dá tudo no mesmo!
Comunismo, socialismo e nazismo, ambos a mesma coisa, apenas diferentes na sua aplicação, fascismo, tudo isso aí é deplorável. Já se mostraram incompetentes há milênios!
A Democracia republicana, liberal, imperfeita ainda, ainda é o melhor caminho. Sim, com Instituições fortes - pricipalmente a Justiça- comprometidas e independentes.
Não tenho a mínima intenção em provocá-lo e estou falando sério, mas sobre as urnas o senhor não me deu uma resposta ao que perguntei, com base lógica:
Por que países tão adiantados não fazem uso da urna eletrônica? E estamos no auge das descobertas científicas e tecnológicas. Foi o que lhe disse. Nenhuma resposta até hoje me pareceu convincente e plausível. Só sofismas!
Por último, posso lhe garantir que o que ocorreu com a assinatura do voto com recibo, realizado pelo Lula, teve sim o objetivo que lhe disse. Posar de honesto.
Fique à vontade!Faça o julgamento que quiser. Tampouco é preciso responder.
Usando as suas palavras não preciso de aprovação. Discordar é natural.
Para mim não há problema algum em continuar lendo o seu blog, que como o senhor mesmo diz é para desmascarar o pior partido que tivemos na História do nosso pobre Brasil. Isso é o mais importante.
Abraço
Por razões óbvias também não me identificarei.
PS: a marcha do dia 22 próximo não vai dar em muita coisa.

Reply

Lembro que se uma urna eletrônica pode ser fraudada, uma urna convencional com cédulas de papel pode ser VIOLENTADA. Basta deixar cair a caneta e pronto! Um voto em branco vira um voto no governo, um voto na oposição vira um voto nulo. E não há nada mais que possa ser feito.

Reply

Caro Coronel!
Sou leitor assíduo do seu blog e estranhei o conteúdo deste post, no entanto, porém, todavia, ...Bem!...

Urnas eletrônicas são fraudáveis sim!

O propósito deste artigo é mostrar os possíveis meios de se fraudar as urnas eletrônicas.
O aspecto técnico (software1 e hardware2) das urnas eletrônicas está disponível no link no final deste artigo.
Bem, creio que existem duas possibilidades básicas de se fraudar o sistema eletrônico de coleta e consolidação dos votos via urnas eletrônicas:
1) Via software instalado na urna; e,
2) Via software de consolidação dos dados coletados.
No primeiro caso, o software da urna pode ser instruído a direcionar os votos para um dado candidato(a). Por exemplo, para cada 100 votos, incluindo os nulos e em branco, o programa pode direcionar 51 destes votos para um(a) candidato(a) específico garantindo sua eleição.
Este processo se torna um pouco difícil e, quiçá, inviável, em função de existir milhares de urnas eletrônicas, o que exige centenas de técnicos para inserir os programas em cada urna, com isto, vários técnicos inserindo os programas nas urnas, a possibilidade de vazar informações de fraude às urnas são grandes e os fraudadores não vão querer correr tamanho risco.
Na segunda hipótese, a fraude pode ser feita nos programas dos computadores dos Tribunais Regionais Eleitorais que consolidam os votos de um dado estado ou região eleitoral ou via interface colocada/inserida entre os dispositivos que irão alimentar os computadores concentradores/somadores dos votos e as fontes destes dados, as urnas eletrônicas, CD ROM, memórias flash (pendrives, por exemplo), ...
Esta segunda hipótese, creio que seja a mais viável em função de exigir um menor número de técnicos e/ou funcionários dos TREs envolvidos no processo, o que restringi o número de pessoas que estão sabendo da fraude, com isto, sendo possível se manter um maior controle sobre o vazamento destas informações.
Como sugestão para se “garantir” que o sistema seja confiável, só vislumbro o uso do voto impresso! Ou seja, após o ato da votação, a urna eletrônica emitir o voto impresso, o eleitor confere se está tudo ok e insere este voto impresso numa urna para possível conferência numa suspeita de violação da urna eletrônica ou simplesmente, para uma conferência física dos votos.

Adsumus!

Nota 1) software: é o programa (conjunto de instruções) que instrui um dado hardware executar uma ou várias tarefas. Por exemplo: quando acionamos uma tecla alfanumérica de um teclado e a letra ou número digitado aparece no vídeo do computador, é um software específico que instrui a máquina – computador – a ler o teclado e imprimir a tecla digitada. Imprimir aqui se refere a visualização da letra ou número no monitor de vídeo do computador.
Nota 2) hardware: é a máquina física, é o conjunto de componentes eletroeletrônicos que compõe uma dada máquina como computadores, notebooks, netebooks, smartphones, celulares, etc.
Fonte de consulta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletr%C3%B4nica_brasileira

Reply

Oí coronel, por acaso esse governo tem respeitado o Estado de Direito. Não esqueçamos que: "Para cada ação existe uma reação"
Quanto a Lei 12.034 ele apenas assinou para pousar de democrata e isso nós sabemos que ele não é e eu pergunto quem manda nesse senado corrupto.




Este Blog tem manifestado a sua total oposição a qualquer tipo de manifestação que pregue golpes ou atentados ao Estado de Direito

Reply

Prezado Coronel,

o que o Lula assinou foi uma proposta que, sabidamente, não poderia ser aprovada. A Ministra Carmem Lúcia teve toda a razão em recusa-la, afinal a proposta era clara e ridiculamente inconstitucional pois permitia a identificação do eleitor. Será que a assessoria jurídica da presidência não percebeu isto ou foi algo premeditado ? Claro que sim. Quanto à segurança do sistema como um todo digo, como especialista na área, que é facílimo quebra-la. Se é que já não o esteja.

Reply

Prezado Coronel,

O Lula sabia que o projeto de lei seria derrubado pois foi redigido para isto já que feria a constituição no que se refere ao direito ao voto secreto. Qualquer rábula perceberia isto.

Reply

Caro Miguel Felix Barbosa

Não precisa voto impresso não depositado em outra urna. Em caso de suspeita de fraude, basta conferir os boletins impressos emitidos pelas urnas.

Aí você diz. Mas pode haver fraude ali. Não, ali não pode não. Ali existe fiscalização. É impossível fraudar a urna eletrônica por um motivo muito simples: ninguém sabe quantos eleitores comparecerão.

Sobra uma única chance: você apertar um voto e sair outro. Seria isto possível? Bastante improvável.

Um abraço

Coronel

Reply

Coronel

O senhor descartou o meu comentário. Paciência, o blog é seu.
De que adianta conferir os boletins impressos se uma dada quantidade de votos pode ter sido redirecionada?
Como os boletins poderiam esclarecer alguma coisa, Coronel?

Quanto a ninguém saber quantos eleitores comparecerão, ora, é simples. Qual é o percentual médio de abstenção nas últimas eleições? Apliquem-no.

Coronel, mais uma vez, o senhor viu as reportagens feitas pela Band a respeito? Se sim, o senhor deve ter uma boa explicação. Pena que não a tenha publicado ainda.





Reply

Realmente e um espanto. O mundo inteiro não quer a peça e alguns brasileiros acham que estão certos. Finalmente a pergunta? O que e fiscalizado seriamente neste pais? Se esta pergunta for respondida com honestidade varias pessoas dirão. Nada. A nação esta a deriva nada e fiscalizado e nada punido. Estamos sendo enganados, roubados, diminuídos como cidadãos honestos do pais e ainda temos que fingir que acreditamos? Sera que o mundo todo que e contra não deve ser levado em conta? Vamos continuar com essa ladainha que não tem solução so para alimentar quem quer que o pais fique na mesma? Continuamos sem solução para nossas perguntas. Quanto e nossa divida externa que esta sepultada a 7 chaves. O tempo esta passando e o prejuízo aumentando, com gente incapaz e que não resolve nada so bla,bla,bla.

Reply

espero que TODOS tenham lido que é A PARTIR DAS ELEIÇÕES DE 2014 !!!!

Reply

O seu comentário sobre O Barba e as urnas eletrônicas revela uma certa ingenuidade. Parece que você encara PT como um oponente legítimo dentro do jogo político, e isso é um engano, pois trata-se de um partido revolucionário, que quer fazer no Brasil o que Chavez fez na Venezuela. As urnas são fraudáveis, sim, e isso será usado pelo Partido do Mensalão no momento em que for necessário, não tenha dúvida. Outra coisa: nada do que o Barba faz merece crédito, pois é um farsante e mentiroso nato.

Reply

Respondendo...

Anônimo Anônimo disse...
Coronel

O senhor descartou o meu comentário. Paciência, o blog é seu.
SIM, DIZIA MUITA BOBAGEM.
De que adianta conferir os boletins impressos se uma dada quantidade de votos pode ter sido redirecionada?
VOCÊ QUER DIZER, ENTÃO, QUE A FRAUDE SE DÁ EM CADA UMA DAS 500 MIL URNAS. OK, GUARDE O QUE VOCÊ DISSE.
Como os boletins poderiam esclarecer alguma coisa, Coronel?

Quanto a ninguém saber quantos eleitores comparecerão, ora, é simples. Qual é o percentual médio de abstenção nas últimas eleições? Apliquem-no.
SIMPLES É A SUA CONCLUSÃO. O CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO É FEITO MANUAL. SÓ VOTA QUEM APRESENTA DOCUMENTO E ASSINA A LISTA DE PRESENÇA. DESTA FORMA, O NÚMERO DE VOTOS DAQUELA URNA DEVERÁ SER IGUAL AO NÚMERO DE ELEITORES QUE VOTOU. NÃO DÁ PARA APLICAR PERCENTUAL ALGUM. TEM QUE SER EXATO. EM 500 MIL URNAS, TEM QUE SER EXATO.

Coronel, mais uma vez, o senhor viu as reportagens feitas pela Band a respeito? Se sim, o senhor deve ter uma boa explicação. Pena que não a tenha publicado ainda.
BAND? A BAND APRESENTOU ALGUMA PROVA DE FRAUDE? NÃO VI!

Um abraço.

CORONEL

Reply

Meus contrapontos são:

1. Por que não se encontram esquerdistas criticando urnas eletrônicas, se Lula era grande defensor do voto impresso?

Os esquerdistas jamais irão criticar as urnas eletrônicas, já que contam com a possibilidade de fraudá-las quando isso se fizer necessário. Quanto ao Barba, não acredite em nada do que ele diz ou faz, pois é tudo jogo de cena muito bem instruído pelo Foro de São Paulo. A não ser quando ele se posta claramente contra a democracia e o país. Aí você pode acreditar nele. É um mentiroso, um farsante nato. Nasceu pra isso.Para enganar homens de bem como você.

2. Por que não existem reclamações
dos candidatos, nem de esquerda nem de direita?

Os de esquerda não vão reclamar nunca, como eu disse acima, e os de direita, se é que existem, não reclamam de nada

3. Você que critica a urna eletrônica costuma não comparecer às votações, caindo na conversa da esquerda e contribuindo para a derrota da oposição?

Não, eu compareço e voto a favor da esquerda que não seja do Partido do Mensalão, do PSOL ou do Ps do B, pois este é um dos únicos países do mundo em que só competem candidatos de esquerda.

4. Existe algum dado no post que não seja verídico?

Não, todos são verídicos. A sua interpretação do jogo de cena do Barba é que é falha.

"É isso. Cortar e colar porcaria na internet e colar aqui, não!"

Quanto a essa observação, é facilmente descartável, pois o que outros blogs democráticos postam a respeito desse assunto, com uma visão distinta daquela que você professa, merece ser examinado e não, simplesmente, ser considerado como "porcaria".

Reply

Vamos à tréplica

Anônimo Anônimo disse...
Meus contrapontos são:

1. Por que não se encontram esquerdistas criticando urnas eletrônicas, se Lula era grande defensor do voto impresso?

Os esquerdistas jamais irão criticar as urnas eletrônicas, já que contam com a possibilidade de fraudá-las quando isso se fizer necessário. Quanto ao Barba, não acredite em nada do que ele diz ou faz, pois é tudo jogo de cena muito bem instruído pelo Foro de São Paulo. A não ser quando ele se posta claramente contra a democracia e o país. Aí você pode acreditar nele. É um mentiroso, um farsante nato. Nasceu pra isso.Para enganar homens de bem como você.

ARGUMENTAÇÃO COLEGIAL. AS URNAS ELETRÔNICAS FORAM IMPLANTADAS QUANDO A OPOSIÇÃO ESTAVA NO PODER.LULA É TUDO ISSO QUE VOCÊ AFIRMA, MAS ASSINOU UMA LEI PELO VOTO IMPRESSO. É BANDEIRA DO PT! QUEM DEFENDE VOTO IMPRESSO É PETISTA. FOI O SENADO E O STF QUE DERRUBARAM.

2. Por que não existem reclamações
dos candidatos, nem de esquerda nem de direita?

Os de esquerda não vão reclamar nunca, como eu disse acima, e os de direita, se é que existem, não reclamam de nada

OUTRA ARGUMENTAÇÃO INFANTIL. MERO JOGO DE PALAVRAS DE QUEM NÃO ACEITA QUE NÃO TEM ARGUMENTOS PARA CONTESTAR O QUE FOI DITO.

3. Você que critica a urna eletrônica costuma não comparecer às votações, caindo na conversa da esquerda e contribuindo para a derrota da oposição?

Não, eu compareço e voto a favor da esquerda que não seja do Partido do Mensalão, do PSOL ou do Ps do B, pois este é um dos únicos países do mundo em que só competem candidatos de esquerda.

OUTRA FALÁCIA. NÃO EXISTEM SÓ PARTIDOS DE ESQUERDA NO BRASIL E VOCÊ SABE DISSO.

4. Existe algum dado no post que não seja verídico?

Não, todos são verídicos. A sua interpretação do jogo de cena do Barba é que é falha.

MINHA INTERPRETAÇÃO BASEIA-SE EM FATOS. A SUA NÃO!

"É isso. Cortar e colar porcaria na internet e colar aqui, não!"

Quanto a essa observação, é facilmente descartável, pois o que outros blogs democráticos postam a respeito desse assunto, com uma visão distinta daquela que você professa, merece ser examinado e não, simplesmente, ser considerado como "porcaria".

VOCÊ PODERIA COLOCAR LINKS DE BLOGS DEMOCRÁTICOS QUE AFIRMEM PEREMPTORIAMENTE QUE HÁ FRAUDES EM URNAS ELETRÔNICAS? DUVIDO!

Cordialmente

CORONEL

Reply

Coronel,
lendo tudo isto lembrei dos fatos ocorridos na eleição de Maduro da Venezuela, urnas incentivadas pelo PT.

Acho muito estranho que a eleição transcorre calma durante todo o dia e quando está perto do final do dia, surgem filas imensas de "eleitores" que eu desconfiava não-venezuelanos e hoje se sabe que é fato, e as eleições correm noite a dentro.

E mais, mesmo com voto impresso, caso o PT vença nas urnas, JAMAIS permitirão a contagem dos votos das urnas, a exemplo de Maduro que fez sumirem os votos, que jamais foram recontados.

Baseio meu comentário nos fatos históricos recentes que visualizei.

Reply

Coronel,

Respeito muito as suas opiniões, e gostei de saber que você confia na urna eletrônica. Isso me deu mais ânimo para lutar pelos votos anti-PT!

Reply

1. É mais fácil fraudar voto em papel do que o da urna eletrônica;

2. Nenhum partido, NENHUM PARTIDO, contesta a lisura do processo. Se você acredita em um complô entre todos os partidos para acobertar isso, mude-se de país... ou procure um psiquiatra;

3. As "provas" de que existem fraude mas urnas simplesmente ñ existem. Ninguém SÉRIO conseguiu contestar as urnas eletrônicas;

4. Por fim, fraude nas urnas eletrônicas é tão lenda como fraude nas loterias.

Reply

CORONEL E AMIGOS DO BLOG,

Vamos resumir esta história em alguns itens:
1- nem o governo, nem o TSE vão abandonar as urnas eletrônicas;
2- TEMOS QUE GANHAR esta eleição ou vamos para o fundo, do fundo, do poço;
3- MUITOS eleitores insatisfeitos com os candidatos à presidência NÃO VOTAM, ANULAM O VOTO ou VOTAM em BRANCO ACREDITANDO que agindo assim DEMONSTRAM A SUA INSATISFAÇÂO/CONTRARIEDADE com o desgoverno. ESTÃO TODOS ERRADOS!
Eleição SE GANHA pelo TOTAL DE VOTOS VÁLIDOS, TEMOS QUE VOTAR!
4- os militantes do pt COMPARECEM EM MASSA para a votação, os oposicionistas... nem tanto, fazem o discurso mas se OMITEM NA AÇÃO;
5- TODOS os que puderem ser fiscais no seu local de votação que o façam, vale a pena "perder" um domingo para contribuir com o País;
6- #VOTE CONTRA O PT#

Só assim NÃO SEREMOS MAIS SUBALTERNOS a CUBA, VENEZUELA e Bolívia.
FORA GENTALHA!!!! FORA!!!

Reply

Sou analista de sistemas, os comentários sobre fraude nas urnas começaram na primeira eleição em que foram usadas. Meu argumento a favor das urnas foi bem simples: a fraude pode ocorrer tanto com urna eletrônica como com a urna convencional, mas na urna eletrônica ela é detectada mais facilmente. O grande problema não está nas urnas eletrônicas, mas no sistema de fiscalização e na própria legislação.
Os casos onde houve denúncia de fraudes, com urnas eletrônicas, não foram investigados nem mesmo superficialmente, com as outras urnas as denúncias levavam anos para serem julgadas, conheço o caso de um vereador que provou na justiça que, em uma urna havia mais votos a seu favor do que constava na súmula, conseguiu assumir a cadeira na câmara depois de dois anos.
O sistema de urnas no Brasil pode e DEVE ser melhorado, inclusive com o voto impresso, é muito mais necessário melhorar a legislação, o sistema de fiscalização e principalmente o próprio sistema eleitoral, pois não é admissível um sistema eleitoral onde o mais votado pode não se eleger ao mesmo tempo que alguém pode se eleger com apenas um voto.

Reply

Coronel,

Há longa data tenho afirmado aqui que "precisamos nos livrar das urnas eletrônicas".

Argumentos e contra-argumentos me deram uma grande salada na cabeça e nos sentimentos.

A cabeça entende seus argumentos, mas também o de outros comentaristas. Li em diferentes locais relato de estudos feitos mostrando a possibilidade de violação. Li também argumentos do STE afirmando que são invioláveis. Pena que não mais os possuo para lhe enviar. Desculpe.

No entanto, o problema é o sentimento… Lá no fundo sinto a mão suja da petralhada fazendo maldade aqui e ali. Óbvio que no meu imaginário - e não tenho como provar - sinto que eles poderiam fazer um programa onde quando se vota por exemplo "Aécio", a cada 2 votos, um seja "lido" como Dilma! Estarei ficando louca?

Outra sisma gigante que tenho é: por que a Europa e os USA não assumiram tal sistema considerado tão rápido, divino e maravilhoso? Provavelmente porque eles tem sérias dúvidas sobre a inviolabilidade do processo.

Concordo com a Juju! Temos que convencer todos, que não-petralhas, a votar. Ninguém pode se abster! E além disso, entendo que não podemos simplesmente pedir que vote contra o PT!! Já imaginaram Maria-a-Louca virar presidente?? Eduardo-comunista-Campos-com-Marina-ditadora-de-vice??? Lembrem do Tiririca eleito em voto de protesto! O feitiço se vira contra o feiticeiro!

Coronel, mais uma vez, desejo que esteja 100% certo!
Que Deus nos ajude!

Flor Lilás

Reply

Fiscalização das urnas eletrônicas: Sou fiscal de um partido político. No meu município somamos dezenas. Temos alguns letrados e muitos iletrados exercendo estas funções voluntárias. Me considero esclarecido, formado em humanas. Sinto-me num teatro quando exerço estas funções. Tudo muito bonitinho, urnas lacradinhas, relatórios perfeitos, etc. e tal. No final, assino, ajudando a validar o processo eleitoral, só que não entendi nada de nada do que aconteceu. O que eu fiscalizo se não estou entendendo nadica de nada? Imaginem meus colegas iletrados. Nas reuniões partidárias sempre levanto esta questão e sou solenemente ignorado. Devolvi meu nariz de palhaço.

Reply

Coronel

O senhor é contra implementar a impressão dos votos como acontece em vários países que adotam a urna eletrônica?

Se o senhor acredita que a impressão não ajuda a oposição, ela também não irá ajudar o PT. Todo o povo ganha e ficamos vacinados contra possíveis fraudes e os estranhos eventos eleitorais ocorridos e não investigados a fundo, não?

Qual a melhor medida: promover a evolução do processo tornando-o mais transparente, permitindo a recontagem, ou insistir em ficar com as urnas de primeira geração?

Fiscais de urnas só garantem que o número de votos apontados pelas urnas bate com o número de assinaturas. Mais nada!

Abraço.

Reply

Coronel, escrevi uns 4 comentários muito bem fundamentados para tentar lhe abrir a mente, porque, nesse assunto, senti vergonha alheia, tamanha a sua ignorância. Mas censurou todos. É uma pena que não queira aprender mais nada e não suporte ser contestado em seu palco virtual. Aquele que acha que já sabe tudo já está condenado e o fracasso acaba lhe subindo a cabeça. Cuidado, o orgulho mata!

Reply

Parabéns, Coronel, até que enfim alguém contesta estes argumentos infinitamente repetitivos de que o professor tal conseguiu mostrar que UMA urna é fraudável (com muita dificuldade). Até que enfim alguém contestou tecnicamente os argumentos levianos de tantos que apenas repetem quando se questiona como fraudar, com a máxima "sei que são fraudáveis, mas não sei explicar como". Até que enfim alguém aponta o quanto essa campanha beneficia o partido que já sai com a vantagem de quase 30% dos votos garantidos pelos "bolsas". Bravo! essa questão merecia uma nova matéria com título específico.

Reply


Pelo que se se apresenta nos motivos expostos pela Ministra do STF, não havia outra saída a não ser decretar a inconstitucionalidade da Lei. A decisão foi tecnicamente perfeita.

A inconstitucionalidade não se deu pelo fato do voto ser impresso, mas por tornar o voto do eleitor identificável.

Quanto a possibilidade de fraude, no caso da urna eletrônica já nos basta constatar que ela é pouco segura, a fiscalização do processo torna-se mais complicada, pois passa a depender de conhecimentos que nem todos possuem, tornando-se um óbice a transparência.

Reply

O voto impresso interessa a quem compra voto, pois é uma prova de em quem o eleitor votou

Reply

Existe o Manifesto dos Professores e Cientistas da Computação, que define como imprópria a URNA-E SEM A IMPRESSORA. Por tornar o Pleito Impossível de Auditoria/Recontagem. A Doutora Carmen Lúcia, foi Assessorada Tecnicamente Por Qual Grupo de Cientistas?? O POVO QUER SABER!
VOTOIMPRESSO
ASOV-Aposentado Solte o Verbo!

Reply

1) Por que tantos eleitores votaram no lugar de outros? Só na Internet contei mais de 20, com nome e cidade (tudo informado aos TRE e nada resolvido).
2)Se um chip queimar, como ocorreu em SC, onde estará o backup dos dados? 287 eleitores tiveram seus votos anulados. A probabilidade de perda do voto em papel é mínima, no chip é máxima.
Grato.

Reply

Como se vê, senhor coronel, os golpistas não passam recibo. E, pior, se dizem democratas.

Reply

Coturno, vamos a alguns fatos, o Lula "defendeu" o voto impresso de um jeito que SEU VOTO teria um ID, ou seja você conseguiria ligar uma pessoa ao voto. O que é inconstitucional. O voto é secreto !!
Essa emenda que ele aprovou foi para "inglês ver", sabia que não ia passar pelo supremo justamente por sua inconstitucionalidade.
"Fez bonito", deve ter feito um belo discurso e depois culpou o supremo por não haver votos impressos.

Reply

Texto atécnico e tendencioso.

Reply

Jornalista,.....
hoje qualquer merdinha pode fazer uma dissertação desse tipo !!!!

Reply

Vocês nem se quer mostram a cara, de vergonha !!!!!

Reply

Ditador, claro que você não irá encontra os que votaram no governo atual.....
Deve encontrar isso nos chorões que votaram no narco traficante e sua trupe.
Onde está a cocaína, o dinheiro desviado trensalão, o que vai acontecer com o dinheiro 277 milhões na Suíça que não é do Cunha?
Fora isso tem ainda cinco milhões de Dólares do yussef......

Reply

Quero saber de vocês, se o Cunha tem ou não tem aquela dinheirama toda lá na Suíça....dizem que foi de propina ou foi plantada lá para incrimina-lo?

Reply

Conservadora, você lê o que, globosta?
Nem os coxinhas mais bundões não leem mas essa merda, igual a VEJA vai te desenformar e ai você pode acabar falando um monte de bobagens.....
Até para falar mal do Governo tem de conhecer a verdade dos fatos e não a maquiagem que te dão.

Reply

Patinou nessa, hein? Que queda de qualidade, tá parecendo blog de pixulequento. Tchau e até nunca mais!

Reply

Discordo deste artigo. Quem garante que Lula não estava apenas fazendo um joguinho ao supostamente ser a favor do voto impresso? No fundo já se sabia que o STF iria impedi-lo, então ficaria mais fácil fazer-se de bom moço. Não estou aqui para acusar, mas sim para colocar uma suposição, ou seja, apontar uma possível conspiração, já que atualmente o PT jogou pesado para vetar o voto impresso, e depois do que assistimos em 2014 ficou claro que URNAS ELETRÔNICAS e PT tem tudo a ver, foi uma vergonha o número de denúncias que tivemos com estas urnas, assim como foi horrível a forma que Dilma ganhou mentido.

Por via das dúvidas a melhor coisa é Urnas com Voto impresso.

Reply