Não vai fazer trem bala e nenhuma nova ferrovia no seu mandato. Hora de mandar embora a "Dilma Maria Fumaça".

Descarrilou o plano do Palácio do Planalto de construir 10 mil quilômetros de ferrovias em cinco anos. Lançado em agosto de 2012 com a ousada meta de fazer 12 novas ligações ferroviárias integrando praticamente todo o país, ao custo estimado de R$ 91 bilhões, o plano não terá nem sequer uma obra de ferrovia iniciada até o fim do governo da presidente Dilma Rousseff.

Havia apenas uma ferrovia com chance de ser concedida neste ano, entre Mato Grosso e Goiás. Mas uma disputa empresarial entre gigantes da soja e da construção civil deve emperrar o negócio. O plano de concessão de ferrovias previa um novo sistema, em que a vencedora era remunerada pela obra e pelo serviço prestado. Caso a quantidade de clientes fosse insuficiente para pagar essas despesas, o governo compensaria.

Por outro lado, se houvesse muitos clientes, o governo ficaria com o excedente. As grandes construtoras do país não gostaram do modelo porque, na prática, elas deixariam de ser concessionárias e voltariam a ser apenas construtoras. O governo tirou delas o risco de perder dinheiro, mas também de ganhar, caso o negócio desse certo. Por esse motivo, na visão de um conhecedor do mercado, as ferrovias acabaram ficando sem "padrinho" para ajudá-las a vencer a burocracia estatal.

INTERESSE

No pacote do governo, havia um trecho ferroviário que gerou interesse inicial do mercado: a via que ligava Lucas do Rio Verde (MT) a Uruaçu (GO), onde a ferrovia nova se encontraria com a Norte-Sul. Pelo menos três grandes grupos privados começaram a analisar as possibilidades do trecho.

O governo, que não fez um estudo aprofundado sobre essa ferrovia, imaginava que ela seria um caminho mais rápido e barato para escoar a gigantesca produção de soja de Mato Grosso que hoje desce mais de 2.000 quilômetros de caminhão até os portos do Sul e do Sudeste, elevando os custos de exportação.

Mas as grandes companhias vendedoras de soja do país (Bunge, Cargill, Amaggi e Dreyfus) se aliaram à companhia de logística EDPL (Estação da Luz Participações) para um estudo próprio, iniciado em 2013, que concluiu que essa ferrovia não trazia melhora significativa aos custos de transporte. O grupo passou então a estudar uma alternativa também ferroviária: levar a soja de Mato Grosso direto para o Pará e, de lá, por via marítima, até a Ásia e a Europa. Segundo o estudo encomendado, essa solução reduziria os custos em mais de 30% e teria potencial, aliada a outras ferrovias, para levar quase toda a soja produzida na região por trem.

RODOVIA

Antes que o grupo pudesse apresentar a solução ao governo, o Ministério dos Transportes anunciou, em janeiro deste ano, a abertura de estudos para duplicar quatro novas rodovias, entre elas a estrada que vai de Mato Grosso ao Pará, a BR-163. Até 2013, nenhum desses trechos era cogitado pelos órgãos técnicos do governo como passíveis de concessão. Três deles são complementações de estradas concedidas, no ano passado, para os grupos Odebrecht e Triunfo. Caso os novos trechos venham a ser duplicados, a rentabilidade das concessões existentes será melhorada.

Após o anúncio do governo, as vendedoras de soja decidiram contra-atacar e pediram oficialmente ao Ministério dos Transportes que estudasse a possibilidade de construção da ferrovia no local onde se pretende duplicar a BR-163 no Pará. Os estudos para rodovia e ferrovia serão feitos, mas dificilmente se encontrará viabilidade para as duas construções ao mesmo tempo.

Para um interlocutor do governo, como o projeto original de criar um sistema logístico nacional foi perdido com o fracasso do programa, vão restar brigas por trechos mais lucrativos, como a que está ocorrendo pelo caminho da soja para o Pará. (Folha de São Paulo)

8 comentários

nem mesmo hugo chaves quis mais injetar dinheiro na ref. abreu e lima(PE) , sabia que estava entrando numa fria com o bando petista.

Reply

Coronel,

O PT não suporta que "outros" tenham boas ideias.

O PT quer tudo e todos, sempre!!

JulioK

Reply

Tiveram 11 anos para fazer as ferrovias, não fizeram e encheram os bolsos. Agora o assunto vem a tona para ter créditos na eleição, para lançar um projetinho para fazer no futuro. Vá a merda.

Agora queremos que saiam todos do poder, bando de incompetentes.

Reply

Essa aí é o seguinte: um passo, duas mentiras !
Incompetenta !

Reply

no fundo este saco de gatos tem mesmo é o objetivo de manter-se no poder mesmo que isso fo...o Brasil ...o que para eles tanto faz como tanto fez ....o que vale é o meu ego ........... não é dilma!!!!!!!!!!!!

Reply

Para ter ferrovias só dará certo se o governo NÃO MAIS EXIGIR CONCESSÕES PARA CONSTRUIR FERROVIAS, ser tudo privado e apenas as interligações serem terceirizadas e concedidas pelos donos das ferrovias, o Estado ter algum direito como DESCONTO NOS TRANSPORTES DE SUAS CARGAS porque o governo não paga imposto para si.

O poder público apenas terá planta e estudos de viabilidade e sobre compensações ecológicas, sociais como ter passarelas, passagens de nível e locais para animais do mato atravessarem a faixa de domínio da ferrovia.

Reply

O reino de SATANÁS PT+PMDB está se subdividindo.Grande será a sua ruína para alívio dos brasileiros,AMÉM.

Reply

Quer dizer que das 6 mil creches, 3 milhões de minhas casas, 2800 postos de polícia comunitária, 500 UPAs (viu que já recomeçou a retomada das favelas?), 800 praças, 800 aeroportos, VANTs (cadê os vants?)...

... ela só costruiu 12 estádios de futebol E O PORTO CUBANO DE MARIEL????

Isso é que é ser gerentona.

Reply