Caos elétrico. Aumento na conta de luz pode estourar meta da inflação.

O aumento das tarifas de energia elétrica levará a inflação para o topo da meta ao fim do ano, segundo o Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV. O instituto estima que o IPCA vá fechar 2014 em 6,4%, apenas 0,1 ponto percentual abaixo do teto de 6,5%. O centro da meta para o ano é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A previsão do Ibre é mais pessimista que a dos bancos e consultorias ouvidos pelo BC no Boletim Focus --6,1%. A estimativa do Ibre é que a conta de luz suba 8% neste ano. O instituto levou em consideração os 4,5% de reajuste sinalizados pela Aneel e estima outros 4% relativos ao abatimento da conta do uso das termelétricas.

O risco de apagão, contudo, ainda não consta no chamado cenário-base dos economistas do Ibre. "A única coisa que está considerada é a questão do aumento da tarifa, já que racionamento não dá para considerar ainda", afirmou a economista Silvia Matos. O aumento da conta de luz traz preocupação para a inflação, segundo Matos, devido às possibilidades de alta de outros preços que já há algum tempo vêm pressionando o indicador oficial, como serviços, cuja estimativa do Ibre é de alta de 8,4%, e alimentos, com alta de 5,5%.

"O patamar elevado da inflação, em 6,4%, e, portanto, muito próximo do teto da meta, traz o risco de outros indicadores afetarem os preços. Se tivermos um choque de alimentos, como tivemos no ano passado, a inflação pode ultrapassar o teto", explicou. Ainda segundo o Focus, o mercado elevou levemente a previsão de crescimento da economia neste ano, de 1,68% para 1,70%. (Folha de São Paulo)

2 comentários

Coronel,

Em 2015 corremos sério risco de não termos água suficiente para os geradores.

A Dillma esta destruindo o país.

Ella é uma mulher extremamente "limitada". Usa o "soco na mesa" para fazer valer sua palavra.

Enquanto preocupamo-nos com isto, o PT vai destruindo nossa democracia via Foro de São Paulo!

JulioK

Reply

Coronel,

falando em caos…
Tirei este comentário lá do RA, onde uma pessoa chamada Abel critica o fato de quererem proibir uma pintura que tem um negro sendo chicoteado.

Se quiserem ler a íntegra do RA e dos 245 comentários:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/comissao-da-oab-quer-censurar-um-quadro-em-nome-da-suposta-defesa-dos-negros-e-uma-afronta-a-constituicao/#comments

Muito oportuno. É a instalação do caos pela relativização da verdade. Sempre de acorod com a conveniência delles!

Flor Lilás

abel - 17/03/2014 às 23:04
O que vemos hoje em dia com a militância petralha esquerdopata é a necessidade de estabelecer a metamorfose da realidade, ou seja, estabelecer uma nova verdade oficial, para isso é necessário destruir a história e todos os seus registros, assim todos devem ser alterados ou exemplarmente destruídos, seja livros, seja obras de arte, etc ( esta tratativa está exemplarmente exposta em George Orwell em 1984 ( personagem principal é preso por conspiração por ter um objeto antigo ) e Revolução dos Bichos ) isso está em conforme com os princípios estabelecidos pelo stalinismo, reporta também as práticas fascistas e nazistas … racismo, feminismo, etc são facetas para anular a realidade dos fatos ocorridos, em exemplos…. pseudo comunista Netinho pode espancar mulher sem existir a lei Maria da Penha ou seja, foi só uma agressão retirando a qualidade de mulher … os petralhas queriam o agradecimento submisso de Barbosa aos nhonhôs Lula e seus comparsas, como não se submeteu as páginas sujas da mídia petralha o reduziram e o desqualificaram em animal “macaco”, então aí não houve racismo e muito menos injúria moral… quando mataram não houve crime, simplesmente estavam eliminando inimigos da ditadura do proletariado…. quando roubam dinheiro público ou invadem a propriedade não é roubo, é apropriação legal … quando atacam as instituições democráticas e republicanas não há ilegalidade, pois estão combatendo o Estado… assim o conceito de crime ou de propriedade ou de moral fica essencialmente relativizado….
enfim, todos os camaradas petralhas querem ser estabelecer com ícones da nova sociedade e almejam o seu reconhecimento com medalhas de honra ao mérito do trabalho socialista ou da ordem de Lenin utilizadas por Stalin… para estabelecer a ditadura comunista bolivariana pretendida é necessário haver ideologicamente uma novilíngua… assim para os visionários petralhas cabe sim a destruição da cultura iluminista burguesa, da ideologia da família e crença na fé cristã, os parâmetros essenciais da educação, dos conceitos de liberdade, de democracia, de livre pensamento e de expressão…

Reply