Nesta semana, o STF deve julgar os réus petistas pelo crime de formação de quadrilha. Pelo que a sociedade brasileira presenciou, a quadrilha não só existiu no Mensalão como continua agindo nas insultuosas vaquinhas promovidas para desqualificar as penas dadas aos criminosos petistas. É hora do STF ter espírito de corpo e mostrar à sociedade brasileira que pode resistir aos ofensivos punhos erguidos contra a instituição. O último ataque foi a tentativa do MST invadir a casa, interrompendo a sessão por quase duas horas. O Brasil precisa manter fortes as suas instituições democráticas. A quadrilha petista existiu quando roubou mais de R$ 100 milhões dos cofres públicos. A sofisticada organização criminosa continua agindo tentando roubar o Estado de Direito. É hora do STF dar a merecida resposta a estes quadrilheiros. A matéria abaixo é da Folha de São Paulo.
Com o julgamento dos últimos recursos do mensalão marcado para ter início na próxima quinta, ministros do Supremo Tribunal Federal dizem acreditar que o processo deve se encerrar até abril e que será concluído com os réus absolvidos pelo crime de formação de quadrilha.
De acordo com ministros da corte ouvidos pela reportagem, a expectativa é que a nova composição do tribunal, que conta nesta etapa do julgamento com Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, entenda que, em vez de formação de quadrilha, houve no mensalão apenas uma coautoria do crime --o que livraria os réus de uma punição mais severa. Se confirmada essa possibilidade, as atuais penas para o chamado núcleo político do esquema do mensalão não serão alteradas.
O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares, que já cumprem pena por corrupção, seguirão na prisão com penas inferiores a oito anos, o que lhes dá direito de permanecer no regime semiaberto, quando é possível trabalhar fora do presídio desde que haja aval da Justiça.
Para esta quinta-feira, estão na pauta os recursos de Dirceu, Delúbio, Genoino, da ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e do ex-dirigente do banco José Roberto Salgado. Ainda não estão pautados outros três recursos, entre eles o do operador do esquema, Marcos Valério.
EMBARGOS
O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, não informou qual será o primeiro recurso a ser julgado. Todos eles tentam livrar os acusados do crime de formação de quadrilha. Como suas condenações foram definidas em votações apertadas, puderam apresentar os chamados embargos infringentes. Havendo a manutenção da pena, Delúbio e Dirceu deixariam o semiaberto e passariam para o regime fechado, uma vez que a pena ultrapassaria os oito anos de prisão.
Após analisar os embargos infringentes por formação de quadrilha, o STF ainda terá que se debruçar sobre outros recursos em que a reversão da condenação também é possível. No caso, pelo crime de lavagem de dinheiro. Os três condenados que apresentaram recurso foram o ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-assessor da liderança do PP na Câmara João Cláudio Genu e o ex-sócio da corretora Bonus Banval Breno Fischberg. Se a condenação for mantida, Genu e Fischberg cumprirão pena em regime semiaberto. João Paulo Cunha, por sua vez, migrará do semiaberto --em que cumpre pena por corrupção e peculato (desvio de dinheiro público)-- para o regime fechado.
Na última quinta, o STF negou recursos de Salgado, Vinícius Samarane, Rogério Tolentino e Ramon Hollerbach, que queriam rever suas condenações mesmo sem terem recebido quatro votos pela absolvição, mínimo exigido para embargos infringentes.
11 comentários
É o que o povo brasileiro espera dos ministros.
ReplyA exemplo do que está ocorrendo na Venezuela, o povo brasileiro juntamente com as FFAA precisam reagir, porque são os mesmos comunistas do Foro de São Paulo, e querem transformar o Brasil em uma republiqueta comunista de cuba. Daí o interesse em desmilitarizar a polícia.
Coronel,
Replymesmo com o STF aparelhado, espero que os demais ministros sejam severo com esses bandidos. Aliais, como deve ser com qualquer bandido.
Com tanta evidência já, mais do que confirmada, porque tanta parcimônia em aplicar a pena?
ReplySe é devido às tramoias dos corruptos petistas que foram infiltrados no STF por esse governo de terroristas, então fica fácil, inclui esses patifes como réus coniventes/comparsa/ cúmplice do crime e coloque esses calhordas na cadeia também.
Com os dois votos dos novos - Teori e Barroso, façam suas apostas ! Estão mais pela absolvição do que para a condenação. Aqui há mais detalhes:
Replyhttp://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/zavascki-e-barroso-vao-decidir-o-tempo-de-cadeia-das-estrelas-do-mensalao/
Chris/SP
Com o Zévaca e o Boi Barroso, os mensaleiros já ganharam essa parada.
Reply
ReplyOs petistas Barroso e Zavaski vão melar.
Todo mundo solto em breve.
Foram nomeados para isso.
Que os senhores ministros olhem esse vídeo.
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=lQ0ySgyc4Qs
"...vídeo postado pelo Bruno Toscano, no YouTube. Embalado pela música “O Calibre”, dos Paralamas do Sucesso, retrata bem o drama do brasileiro: o limite da segurança individual é rompido pelo Governo do Crime Organizado. A sensação é de insegurança, cada vez mais tensão e medo constante. Até quando suportaremos isto?
A Pátria Amada já está ultrajada. Quem pode lutar sem temor para mudar o quadro? "
Fonte:http://www.alertatotal.net/
O povo está cansado muito cansado tanto de assaltos como da impunidade.
É querer muito que o STF aparelhado mantenha o crime de quadrilha para seus queridinhos. Esquece Coronel, pois não vamos ter nenhuma surpresa agradável lá.
ReplyO mensalão do PT nunca deixou de existir!! Basta observar as votações no Senado e na Câmara!? O PT mantem todos no cabresto. Uma hora, um Roberto Jefferson da vida insatisfeito com a cumpanheirada vai abrir a boca. Quem viver verá.
ReplyOS CARAS:
A pergunta que não que calar:
Replypor que permitimos????
Como é possível uma minoria safada, fazer escravos a maioria em pleno século XXI?
QUER MAIOR DECLARAÇÃO DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA DO QUE A "NETWORKING" IMORAL PARA "VAQUINHAS"? EM TERMOS DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA, NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE DESDE QUE O PT FOI CRIADO, ENTENDE-SE, PELO MODO COMO DEMONSTRAM OPERAR, CRIOU-SE JUNTO UMA ORGANIZAÇÃO QUE ATUA EM REDE, TAL QUAL UMA QUADRILHA QUE POUCO SE IMPORTA COM A LEI E A ÉTICA.
Reply