Mercado reduz Pibinho para 1,67%.

O mercado financeiro reduziu pela terceira semana seguida a expectativa de crescimento do PIB para 2014, segundo sondagem do Banco Central divulgada ontem.Fatores como a estagnação da atividade industrial, o cenário adverso do setor elétrico, o freio na concessão de crédito dos bancos públicos e as incertezas do processo eleitoral levaram analistas das instituições financeiras consultadas a reduzir suas previsões para 2014.

A nova estimativa é de um crescimento de 1,67% para 2014, muito abaixo dos 2% estimados em dezembro no chamado relatório Focus. Na semana passada, a previsão era de 1,79%.

Para 2015, a estimativa de expansão também recuou, de 2,1%, na semana passada, para 2%. Em dezembro, o mercado apostava num crescimento de 2,5% para 2015. A divulgação da pesquisa abre uma semana importante para a economia brasileira, quando serão conhecidos o PIB de 2013, o resultado fiscal do primeiro mês do ano e a taxa básica de juros para as próximas cinco semanas.

Para Marco Caruso, economista do Banco Pine, a queda da atividade econômica em dezembro contribuiu fortemente para a correção da expectativa para crescimento do PIB. A produção industrial caiu 3,5% no último mês de 2013, o pior resultado desde dezembro de 2008. O aperto monetário iniciado pelo BC em abril do ano passado deve ter, ainda, grande impacto na atividade industrial deste ano, comprometendo o desempenho da produção em 2014, acredita o economista.

O Copom (Comitê de Política Monetária) já elevou a Selic em 3,25 pontos desde abril do ano passado. A taxa está em 10,5% ao ano, e a expectativa do mercado é que ela feche o ano em 11,25%. Para Antonio Madeira, economista da LCA, há problemas sérios na oferta de energia no Brasil, o que tem tornado o mercado mais cautelosos em relação às perspectivas para os investimentos. Madeira diz que a preocupação em relação aos preços administrados pelo governo --como energia elétrica e combustíveis-- também foi crucial para a redução da expectativa de crescimento. (Folha de São Paulo)

9 comentários

Coronel,

Assim não dá!!!

Em OUT2013, cravei PIB 2014 em 1,7% com vistas a durar até DEZ2014.

A Dillma ferrou minha previsão!! Não durou nadinha!!

Falando sério, perdi minhas referências para prever devido ao acumulo de dados HORROROSOS!!

O Brasil já esta em recessão técnica e vai entrar em recessão de verdade(vide CAGED!!).

Bolsa de Xangai e Ibovespa na mesma toada de baixa(+- 16%) nos últimos 12 meses!!

JulioK

Reply

A guerrilheira vermelha ohlando uma miragem: o grande pib do Brasil. Essa mulher é ruim demais.

Reply

A primeira coisa a fazer no próximo governo de Aécio, é criar uma Comissão da Verdade para investigar os governos Lula e Dilma. O Brasil vai ficar horrorizado.

Reply

Coronel olha só este vídeo , alguma semelhança com o que estamos prestes a passar...

http://youtu.be/Z7VRDm-IJAQ

Reply

Se o mercado aponta "incertezas eleitorais" como motivo para rebaixar o PIB, fica claro que já abandonou a Dilma.

Daí o desespero dos petralhas, acelerando ao máximo a implantação da República Bolivariana do Brasil.

Foram para o tudo ou nada, para o agora ou nunca.


Lanterna.

Reply

Apoio o que o anônimo das 08:41 sugere. Deve ser instalada uma auditoria bem rigorosa para investigar estes anos que os bandidos estão no poder. Fora PT! Fora Dilma!

Reply

Se o mercado começa o ano em 1,7% o final será a terça parte ou meio por cento de crescimento ( por conta da agricultura, a indústria está e vai piorar a recessão, no comércio uma estabilidade com crescimento nominal de 7% nas vendas ( inflação ).

MEU PROGNÓSTICO DE JORNALISTA QUE ENTENDE UM POUQUINHO DE ECONOMIA CRAVO EM zero por cento a -2%.
( intervalo de -3% a -1% ).

Reply

Cadê o INCOMPETENTE do Guido Mantega para "ispricá prá nóis" esse pibinho?! E o pibão? Foi parar aonde burraldino? Apareça!
Cadê o tão falado "espetáculo do crescimento"? Cadê?
Cansei de ver suas entrevistas e suas mentiras, agora quero uma explicação! Nunca honraram o cargo que ocupam e muito menos zelaram pelo País e o povo.
RUA!!FORA!!!GENTALHA INCOMPETENTE!

Não vote nulo. Não vote branco.
#VOTE CONTRA O PT!

Reply
51 na cabeça !!!! mod



VOTAR NULO É VOTAR NO PT

É ANULAR O FUTURO DO PAÍS.

Reply