André Vargas (PT-PR), primeiro vice-presidente da Câmara, criticou ontem numa mesma entrevista a atuação dos chefes do Executivo e do Judiciário. Vargas, 50, disse à Folha e ao UOL que "tem havido um pouco de inabilidade do governo" para negociar com o PMDB um acerto que acomode esse aliado na reforma ministerial promovida pela presidente Dilma Rousseff.
Indagado sobre quem é inábil, Vargas aponta o "staff político" do Planalto, hoje comandado pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e pelo ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). Por que haveria essa inabilidade? "Acho que nós temos uma articulação ainda ineficiente, e quando digo isso assumo a responsabilidade."
Mas por que a articulação é ineficiente e por que a presidente não introduz mudanças? "Aí é uma questão da presidenta. Ela toma as decisões. Não me parece que é uma questão de nomes; me parece mais uma questão de estilo. Nós, parlamentares, não somos acionados para ajudar nessa interlocução." Esse ruído entre os congressistas e o Planalto tem sido comum desde o início do mandato de Dilma. No momento há um clima ruim pelo fato de estar em curso um processo de reforma ministerial --muitos congressistas sentem-se desatendidos.
Consultado pela reportagem, o Palácio do Planalto não quis comentar as declarações de André Vargas. Na entrevista o deputado falou sobre seu gesto de erguer o braço com o punho cerrado quando estava sentado ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na sessão de abertura do Congresso no último dia 3. Para o petista, sua atitude foi "um direito de opinião". Negou ter a intenção de ofender o magistrado.
Mas Vargas fez duras críticas ao presidente do STF, que teria cometido "um equívoco grande" ao ter revogado uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski sobre um pedido de José Dirceu --Lewandowski havia determinado que o pedido de autorização para trabalho externo fosse analisado com urgência. Barbosa suspendeu o processo.
"O ministro Joaquim Barbosa não aposta na unificação do Poder. Estou dando minha opinião. Ele não está à altura de ser presidente de um Poder. Não se comporta como presidente de um Poder. Ele se comporta como um ministro polêmico, o ministro que mais divide do que une", afirmou Vargas. Procurada, a assessoria de Barbosa disse que o ministro não comentaria os ataques.
12 comentários
Injustiça com o Ministro Joaquim Barbosa quando diz"que mais divide do que une",ele está unindo os petistas na Penitenciária.
ReplyEsse merda vai sumir como sumiu aquele gaucho que foi presidente da câmara que já nem lembro do nome...
ReplyÉ preciso ser muito dissimulado e cínico para fazer afirmações tão descabidas.
ReplySó petista tem direito a expressar sua opinião, porque para ele erguer o punho fechado como um guerrilheiro é "um direito de opinião". Já para o não petista o cabresto na liberdade de expressão, como a modinha de carnaval sobre o bolsa família, que o governo proibir ser veiculada, a mídia de forma geral que é controlada (comprada) pela seita vermelha, etc
Dizer que JB "não está à altura de ser presidente de um Poder. Não se comporta como presidente de um Poder." puro cinismo.
Para ele à altura da Presidência está o corrupto 'Levandowiski', que recebe salário do povo e trabalha em defesa de interesses de quadrilha?
VÁ PRA CUBA QUE O PARIU, comunista de uma figa.
Este é um imbecil completo. Como pode ser vice-presidente da Camara? Pobre Brasil.
ReplyGeneral Maximus Decimus Meridius
Esse covardão , é a quintessência da truculência e cafagestice petista.
ReplySó tenho que parabenizar o Min. Joaquim Barbosa.
ReplyEle não só botou os mensaleiros na CADEIA, como também uniu a opinião dos brasileiros contra esta corja petralha.
Chris/SP
Se for "uma questão de estilo", então o caso da Dilma é mesmo incompetência, admitida de forma clara por esse petista arrogante e sem respeito. Que ela é ruim nós já sabíamos, mas isso ser admitido por membro do PT é o desespero chegando.
Reply
ReplyAndré Vargas desrespeita política
Pode assistir o video completo, mas a partir do 2m40s OGIER BUCH faz um Raio X do André Vargas.
http://www.redemassa.com.br/programas/tvcidade/2014-02-04/JM/jornal_da_massa.html
Vá para o diabo petralha andré vargas, safado. O ministo Joaquim Barbosa é o herói do povo brasileiro que teve a coragem de desmascarar a sua quadrilha de bandidos, terroristas.
ReplyAndré Vargas? Não passa de um zero a esquerda.
ReplySujeitinho imoral!!! esse aí!
ReplyE por acaso ele presta para ocupar o cargo que ocupa?
INDECENTE!
GENTALHA!!!! FORA!!!! FORA PT!!!!
Deixa eu ver "se intidi". Esse quase acotovelador de ministro aposta em "um Poder"? É isso?
ReplyNão, meu caro. JB está fazendo o trabalho dele. Em um dos TRÊS PODERES (sim, são 3?) alguém tem que trabalhar!
Bolei de rir aqui! Ella (e elle) espera habilidade política de Ideli e Mercadante? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk