Rede pressiona e PSB balança.


Manifesto da Rede trata PSB como seu cavalo de Tróia, por João Bosco Rabello, no Estadão
O ataque dos integrantes da Rede à aliança entre PSB e PSDB em Minas põe em xeque a solidez do pacto entre Aécio Neves e Eduardo Campos, por atingir um Estado-chave  no acordo de reciprocidade firmado pelos dois candidatos, envolvendo suas bases mais caras – aquelas por onde se elegem e que governam com amplo índice de aprovação popular.
Aécio e Campos selaram esse acordo em seus Estados, que incluiu o PSDB no governo de Pernambuco, movimento que deverá se repetir em Minas com o PSB ganhando assento na estrutura do governo de Antonio Anastasia.
O movimento da Rede, nesse caso, não se dilui no cenário de discussões rotineiras dos partidos, mas afronta diretamente um pacto pessoal entre os dois candidatos. Se respaldado por Marina Silva, como dita a lógica, é uma censura e um veto aos dois candidatos.
Quando Marina investiu contra o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), um dos perfis mais expressivos da corrente parlamentar vinculada ao agronegócio, provocou a indagação geral de qual seria o limite para as intervenções da Rede no processo de costura política que já encontrara meio caminho andado no PSB.
O ato da ex-senadora produziu efeito definitivo. Campos entrou em cena, atenuou as reações dos ruralistas, mas não conseguiu restabelecer o canal com o setor, que já exigia uma paciente construção antes do episódio. Passado algum tempo, veio o veto à aliança com o PSDB  em São Paulo, indicando que a Rede não se sente limitada por qualquer sentido de composição com os socialistas.
O caso de Minas vem em tom panfletário, mais identificado com o PT, ao pregar a candidatura própria para estancar “o rodízio de velhos grupos no poder e há muito tempo incapaz de ousadia e inovação”.
Não será difícil encontrar esse tipo de conteúdo em textos do Psol, que também pretende fazer uma política sem alianças. A questão é que Marina e o PSB têm uma aliança, o que pressupõe negociações de posições. O que parece – e as aparências têm importância na política -, é que a Rede toma iniciativas e lhes dá publicidade à revelia de Campos, mas não de Marina, considerando o silêncio desta.
O que mais chama a atenção no texto panfletário distribuído ontem pela Rede é a extensão do princípio da candidatura própria a todo o país, apagando a impressão inicial de que Marina negociaria posições com Campos em estados que lhe fossem mais estratégicos no mapa eleitoral brasileiro.Mas, pelo texto da Rede, não: sem registro e acampada no PSB, comunicou à nação que “a construção de candidaturas independentes nas eleições de 2014 é a perspectiva que a Rede propõe a Minas e ao país”. É uma declaração pública de que pretende fazer do PSB seu cavalo de Tróia para antecipar candidaturas de seu interesse antes de existir como um partido formalmente criado.
O propósito divide uma aliança que se pretende fator de unidade para a meta comum de encerrar o ciclo do PT no poder, conforme definição da própria Marina. Para tanto, precisam do pacto de não agressão selado entre Campos e Aécio.
Do contrário, o comportamento da Rede levará ao isolamento de Campos, dando razão a Aécio quando considerou que rompimentos como o pregado por Marina em São Paulo, afetam mais o PSB que o PSDB.

17 comentários

Como disse o FHC em sua recente entrevista a Josias de Souza, o principal objetivo de Marina é sedimentar a Rede e ganhar apoios para seu futuro partido em próximas eleições.

A vitória de Eduardo Campos vem em um segundo ou terceiro lugar, sem uma prioridade.

FHC puxa Eduardo Campos para o campo de oposição e alerta Campos sobre os objetivos diferentes entre ele e Marina nesta eleição.

Reply

quem diria...

Campos, tido como o novo "costureiro" da politica nacional, elogiado pelo talento por fazer alianças agora esta ai, fazendo figuração em um acordo feito com radicais e sendo engolido pelos marineiros...

vai virar uma especie de Heloísa Helena...

Reply

Entre PSB e PSDB, quem essa irrelevante Rede acha que é?

Reply

coronel,

há um vídeo ótimo sobre maria do rosário no site: www.bestafubana.com . o vídeo chama-se:inútil e irresponsável. o senhor está perdendo. abraço.

dora

Reply


Totalmente fora do assunto: Coronel, veja o que publicou o menino maluquinho do megafone. Ai dele se não for verdade.

Reply

Carta aberta aos empresários: Patrocinem este blog!
Atenção, Senhores empresários: venho alertar sobre a necessidade urgentíssima de começarem a incentivar os bons valores civilizacionais. Patrocinem este blog!
Patrocinem este blog! Patrocinem os escritores liberal-conservadores! Patrocinem o retorno do nosso povo à civilização, ou recebam de braços abertos os black-blocks, os militantes do Passe Livre e do MTST e os rolezinhos!
O lado da barbárie tem ganhado muito dinheiro para promover o caos. Daniela Mercury ganhou dinheiro do governo para promover seu casamento gay; o Mídia Ninja também, assim como os organizadores do MST, do MTST, e dos movimentos indigenista e quilombola, bem como centenas de outras ONG's que formam os tentáculos do Foro de São Paulo. ONG's e governos estrangeiros despejam muito dinheiro para a corrupção de jovens, ensinando-os a se envolverem com drogas e sexo desmedido, inclusive homossexual e pedófilo. Mais aqui: http://libertatum.blogspot.com.br/

Reply

Essa sonhática, além de lunática é petralha melancia e como o vírus matará seu hospedeiro para realizar suas pretensões que é sobreviver na mídia como uma terceira via se achando diferente de tudo que está ai; Desde que seus objetivos sejam alcançados os seus hospedeiros servirão apenas para o propósito fim que é se estabelecer como peça principal do jogo político mesmo não tendo um partido pra chamar de seu.

Reply

Bem, a Marina está vendendo (e o Campos aparentemente comprando) a ideia de que um pedido de votos feito por ela vai ter resultados estupendos e vale o sacrifício. Sei não, acho que a Marina não tem nem uma fração dessa influência. E o Campos está perdendo a credibilidade como oposicionista viável.

Reply

Não consigo entender ,Eduardo Campos só perdeu depois da união com Marina.Perdeu Caiado,Psdb em São Paulo,e agora Aecio .Não acredito que ele possa ser tão bobo para ser engolido pela "cara de santa".

Reply

Coronel,
o Eduardo escolheu o pior do PT. Agora está num mato sem cachorro, sem gato e sem rato. Ainda é tempo de se livrar desse atraso, se demorar mais 02 meses, o estrago será incontrolável.

Reply

TUDO COMBINADO: Marina + Eduardo + Lula =
1 ) Derrotar o PSDB em S.Paulo
2 ) Derrotar o PSDB em Minas
3 ) Derrotar o PSDB no primeiro Turno (presidente)
Ou Alguém Acredita Que Esse Eduardo Seja Um OTÁRIO Para Aceitar Toda Essa Imposição de Marina ?!

Reply

MARINA ESTÁ CUMPRINDO ORDENS DE LULLA. DETONA EDUARDO E AÉCIO AO MESMO TEMPO. VAMOS COMBATER ESTES QUE AI ESTÃO PARA IMPLANTAR O SIDTEMA COMUNISTA NO BRASIL.

Reply

O FILME QUE ANDARAM DIZENDO QUE IAM FAZER SOBRE ESTA POBRE SENHORA JÁ TEM NOME

''''MADRE MARINA DO XAPURI.... . A PREDADORA......'''''

Reply

A Rede saiu do PT, mas o PT não saiu da Rede.

os velhos cacoetes dos tempos de oposição, ainda aninhados no PT, é o mesmo em todos seus espólios: Rede, psol, pstu, pco, pqp etc.


Lanterna.

Reply

Nenhum dos dois vale nada. A união que houve foi por interesses escusos: o poder pelo poder.

Reply

cel,

O Eduardo Campos esta dando muita moleza para rainha do mogno, ela esta no partido dele, e não tem mandato a não ser no psb. Assim ele deveria dar as cartas e põe ela pra correr, se não quiser aceitar suas condições.

Reply

O EDUARDO(O FALSO) NÃO É TÃO INOCENTE NESTE HISTÓRIA, ELE É CONVIVENTE E PARCEIRO DO PT. TUDO JÁ ARMADO E PENSADO PRA FERRAR COM AÉCIO. AÉCIO SAI DE PERTO DO EDUARDO(O FALSO) NÃO CONFIA NELE, É TUDO COMBINADO COM A MARINA(A LOUCA)ELE SE FAZ DE AMIGO E ELA DEPOIS APRONTA, ELE FALA QUE NÃO SABIA DE NADA, NÃO VIU NADA E BLÁBLABLA.

Reply