Economistas criticam discurso da "Rainha da Suécia".

Aécio Neves (PSDB-MG) foi o primeiro a criticar o discurso de auto-elogio de Dilma Rousseff, no momento em que o país passa por dramas como as cheias e sérios problemas econômicos. Os economistas fizeram coro e dizem que faltou auto-crítica no discurso da presidente. Veja abaixo matéria de O Globo.
 
Economistas viram o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff com ceticismo e pouco efeito prático sobre a retomada do investimento. As críticas giraram em torno da fala de Dilma sobre a razão para a falta de confiança de empresários, atribuída pela presidente a uma "guerra psicológica".
 
Para o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central (BC), o governo mostra resistência em perceber que é o causador da falta de confiança por empresários, fruto, segundo ele, da piora do desempenho fiscal, da manutenção da inflação em patamar alto e das frequentes mudanças de regras.  - Se há uma guerra psicológica, foi o governo quem a começou - diz Schwartsman.
 
O economista e professor da UFRJ Luiz Carlos Prado adota um tom mais moderado, mas também enxerga problemas:  - Existe um debate em relação às estratégias econômicas do governo, que deve se acirrar em 2014, que é um ano eleitoral. A gestão da economia do governo nos últimos dois anos teve problemas, como ocorreu na ênfase dada ao consumo e que foi criticada por pessoas de diversos vieses econômicos.
 
Segundo o diretor de pesquisa econômica para América Latina do banco americano Goldman Sachs, Alberto Ramos, a maior crítica dos agentes econômicos se dá em relação ao modelo econômico adotado ao governo e a uma tolerância grande com a inflação. - Com crescimento baixo, inflação alta, câmbio desalinhado e ativismos cambial e fiscal, esse é um quadro que não inspira a confiança do empresário. De onde vem esse negativismo? Dessa realidade. A economia brasileira perdeu competitividade externa e os custos trabalhistas aumentaram. É preciso credibilidade. É preciso um ajuste da política macroeconômica. Um discurso demasiadamente otimista não ajuda a destravar os investimentos. O que ajuda é mostrar isso de maneira crível - afirma.

O economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria, vê no discurso de Dilma um recado a economistas que projetam um crescimento baixo para a economia brasileira em 2014, em torno de 2%. - Não é uma guerra psicológica, mas reação a um ambiente adverso. O que define o interesse da empresa é um horizonte de médio e longo prazo. Quanto maior a imprevisibilidade, maior a tendência de os empresários continuarem contraídos.

A falta de autocrítica também mereceu críticas do professor da UFRJ Reinaldo Gonçalves: - Quando (Dilma) diz que o problema é dos outros e não assume a responsabilidade sobre a piora nas contas externas, as intervenções no câmbio, ela faz um discurso alegórico, que só piora a confiança.

18 comentários


Infelizmente o povão não quer nem saber se nossos indicadores econômicos estão ruins.

A massa ainda está entorpecida pelo consumo e crédito fácil. Claro que vai estourar logo ali, mas depois da eleição.

Tenho muito medo desta eleição. Não vejo um crescimento consistente dos candidatos da oposição.

Reply

Tá certo , tem que acalmar o mercado e evitar o pânico , manter os pagadores pagando e garantir o cacau dos recebedores.
Pelo menos até depois das eleições , com qualquer resultado.

Reply

fosse eu um investidor, e analisando todos os problemas elencados, só a constante "mudança de regras" já teria me convencido a levar meu dinheiro para bem longe...

eh a regra numero 1 do investimento: regras definidas...

Reply
Coronel Poliakov mod

Prezado Coronel
Convenhamos, ela apenas ratifica a falta de conteúdo do desgoverno petista. Portanto, um discurso e uma retórica apenas recorrente. Não poderia ser diferente para um povo ignorante como é o brasileiro. Só falta agora a lavagem cerebral e a completa alienação pelo futebol no ano que começa para completar o grande circo petista.

Reply

Como um desgoverno pode falar em guerra psicológica se lhe falta psique? Alguém escreveu, ela leu e ... deu no que deu: f**eu!

Reply

Dilmaçante não falou para os brasileiros. Mas para os petelhos e bananeiros, sua claque idiotizada.

Reply

O país precisando de recursos externos, de investimento privado... e a imbecil da Dilma colocando a culpa dos nossos fracassos no capital e na especulação!
Depois, não adianta chorar, não adianta ir para Davos pedir investimento no país, confiança, credibilidade...., pois não cola!

Reply

Corona,essa vaca vai perder as eleições.Não dá para enganar tanto tempo.Lembra que o Serra teve 40 milhões de votos contra a Dilminha terrorista e é tido como antipático.O Aécio vai ganhar essa,para o bem do Brasil.Viva Aécio.

Reply

Coronel, se estiver dançando Merengue, que inveja. Que tengas un Feliz Año, con whisky e las rocas, etiqueta negra, de preferência.
Saludos
Lilyane

Reply

Este é um governo esquizofrênico, trabalha reativamente não tem norte nem direção é uma administração de apaga incêndio, administra por espanto, não tem solução, vão desgraçar a economia, aliás já desgraçaram, o resultado da Bovespa é um bom termômetro.

Reply

Interessante o discurso contra os inimigos. Cristina K tem o Clarin, Chavez e depois Maduro ladram conta os EUA. Nossa Carbohidratada Presidenta ainda não nomeou seus inimigos, hora e a imprensa, ora o PSDB, ora vozes do além.... Não sei se estas dúvidas são um bom indicativo, manda a cartilha dos regimes totalitários sempre terem claro quem são os agentes de Satanás....

Reply

Essa mulher é uma verdadeira praga, e o preço que pagaremos por esse embuste que o Lula impôs à nação será tremendamente caro.

Reply

OS CARAS:
DISCORDO QUANDO FALAM QUE ISTO AÍ É GOVERNO. AS VEZES PENSO QUE ESTOU TENDO PESADELO E QUE VOU ACORDAR...MAS INFELIZMENTE, É VERDADE. TEM UM ANIMAL DE DUAS PATAS NA DIREÇÃO DESTE PAÍS.

Reply

Mas esperar o que dessa analfabeta, cuja mãe nasceu ignorante?

Reply

Coronel,

eu admirava bastante a Miriam Leitão.
Não sei se ela decaiu na vida e passou a ser "ella decaiu" ou se minha percepção melhorou.

Acaba de dizer na CBN que o ano de 2014 vai ser bom, que o emprego subiu, o desemprego caiu, que temos que ganhar a copa em casa e que "haja coração", e assim por diante.

Realmente, está TUDO dominado!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

O PT faz me... e acha de "antipatriotas" quem discorda.

Chegou no limite. Ninguém mais aguenta ser CHAMADO de idiota por tanto tempo!!

Ainda mais quando o "dinheiro fácil" termina e os chefes começam a cobrar resultados de verdade!!!

JulioK

Reply

Hummmm....será q a Governanta decidiu ir pra Rede?

É uma sonhática e tanto.

Reply

Pois é, Coronel, agora os brasileiros vão entender que o Lula convidou todos para festa do operário-presidente, e que ele saiu de fininho e deixou a conta prá todos.

Reply