Ninguém em sã consciência, como diria o Barba, pode admitir que Mantega tenha tomado a decisão de matar mais gente postergando a instalação de airbags e freios ABS sozinho. A decisão foi tomada por Dilma, lá em São Bernardo do Campo, ao lado do prefeito petista e lobista Luiz Marinho. Mantega apenas deu a notícia e, agora, paga o preço da bondade da chefa. Abaixo, matéria da Folha de São Paulo.
Depois uma semana de informações desencontradas dentro do governo, o ministro
Guido Mantega (Fazenda) anunciou ontem que a exigência de equipamentos de
segurança em todos os carros novos não será mais adiada. A regra do Contran, que obriga a indústria a equipar com airbag (bolsas que
inflam em caso de colisão) e freios ABS (que evitam o travamento das rodas) 100%
das unidades produzidas, entrará em vigor em janeiro de 2014. Uma exceção está
em estudo para a Kombi.
"A preocupação é que esses equipamentos de segurança vão subir preço, e claro
que isso vai talvez atrapalhar um pouco as vendas do próximo ano. Mas, como a
indústria já estava em parte preparada para isso, vamos seguir adiante", disse
Mantega após reunião com representantes da Anfavea (associação de montadoras). A possibilidade de adiamento da obrigatoriedade foi anunciada por Mantega há
uma semana.
Na ocasião, o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) afirmou desconhecer uma
decisão nesse sentido e reafirmou que a resolução do Contran continuava em
vigor. Ontem, em nota, Ribeiro (que estava, em viagem) disse que "a Fazenda foi
sensível ao compromisso assumido pelo governo de reduzir o número de vítimas no
trânsito".
A polêmica criada em torno da data de introdução da regra prevista desde
2009, porém, acabou abrindo espaço para as montadoras negociarem compensações,
sob o argumento de que precisam aumentar a competitividade e as vendas do setor
no ano que vem e evitar demissões. Para isso, o governo acenou com a redução do Imposto de Importação sobre
peças não produzidas no Brasil.
A Anfavea quer que a alíquota seja reduzida de 16% para 2% até que haja
produção no Brasil. Essa seria uma forma de estimular a criação de novos
modelos, como os elétricos, o que, por sua vez, ajudaria a absorver eventuais
empregados ociosos.
No caso da Kombi, veículo no qual a implantação dos equipamentos é
impossível, a indústria já havia se preparado para encerrar a produção. Mas,
segundo o ministro, o sindicato do setor aponta que o fim da produção afetaria
mil empregados das montadoras e 3.000 da indústria de autopeças. Diante disso,
será estudada uma exceção para o veículo. "A preocupação principal é com o desemprego. Se a gente conseguir que a Kombi
permaneça, vai minimizar", disse Mantega. A decisão deverá ser anunciada na
segunda.
Até lá, também serão discutidas medidas para elevar as exportações e retirar
as barreiras impostas pelo mercado argentino. O ministro reafirmou, porém, que o IPI será elevado em 2014 como previsto,
sem citar valores. "Não haverá volta atrás." A redução das alíquotas para o
setor foi uma forma de estimular as vendas nos últimos anos. A Anfavea não assumiu compromisso oficial com a manutenção de empregos e
reforçou que o preço dos carros subirá até R$ 1.500.
6 comentários
Coronel,
ReplyQuanta burrice do PT+CUT.
Alguém acha que a VW não vai fabricar outro veículo para substituir a poluidora e insegura Kombi??
Pergunta: as fábricas de ABS e air-bag não terão que contratar por aumento de produção??
Quanta imbecilidade, quanta perda de tempo, quanta mer... este governinho ainda produzirá??? Fruta que caiu!!!
JulioK
Quando uma peça que é vendida nas revendas autorizadas custa aproximadamente R$1.000,00 para o consumidor, que é revendida pela montadora para a revenda por aproximadamente R$580,00 e vendida do fabricante para a montadora por aproximadamente R$70,00, entende-se a razão para o governo ajudar as montadoras. Quando vai acabar esta roubalheira?
ReplyAcho que nunca. Compramos uma carroça Mil por mais ou menos R$30.000 e com um preço de custo aproximado de R$4.000, se não for menos. E o governo tem que ajudar as montadoras?
Querido JulioK 18 de dezembro de 2013 07:36
Replyvocê esqueceu de dizer que a fruta caiu de podre!!!!
Flor Lilás
Coronel, o DÉBIL MENTAL DO MANTEGA quer segurar a subida da inflação da mesma maneira que no desenho do PICA PAU, segurando o ponteiro de subida do elevador evita a subida ( nos desenhos do Pica-pau ).
Reply-
Mantega é DELFIM NETO 2 o demente que levou o país à hiperinflação, o demencial apoia Dilma, RATUF idem.
IGUAIS SE ATRAEM ( EXCETO ÍMÃS onde polos iguais se repelem ).
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Ontem um petralha me disse que o Aécio é viciado em cheirar farinha ( cocaína ), eu disse na esportiva que se fosse verdade estariam o Aécio e Lula empatados pois o Lula é alcoólatra. Ele deu risadas não foram deboche, foi de engraçado.
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EU JÁ ESCREVI 100³ vezes no blog que INFLAÇÃO É EMISSÃO DE MOEDA sem crescimento do PIB, quando o PIB cresce 5% e a massa monetária também inflaciona 5% os preços ficam estáveis pois é moeda com lastro no crescimento e evita que a economia cresça em voo de galinha, se a inflação for menor que o aumento do PIB a moeda se valoriza um pouco e os preços se alinham para baixo ( o custo de vida pode desacelerar ) sem ter aumento de juros, com equilíbrio de gastos ( pagar na totalidade os juros e principal ) a deflação é feroz, o mercado ressentirá da falta de títulos públicos para aplicar e o governo poderá emitir novos títulos prefixados em leilão e os juros serão baixos, uns 5% e a Selic será ficção para cobrança de juro bancário à população.
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Se a economia estiver em crise por falta de dinheiro, poderá esperar pela DEFLAÇÃO DE CUSTOS e queda na taxa de câmbio para a metade dos cinco reais na virada de 2014-15.
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Para evitar espiral deflacionária o governo Aécio poderá comprar em FACILITAÇÃO QUANTITATIVA, juros SELIC de 2% todos os títulos de curto prazo em dois anos, será uma inflação pontual PARA AMORTIZAÇÃO DE DÍVIDAS e o mercado perceberá a baixa do endividamento e poderá o governo ZERAR OS IMPOSTOS EM APLICAÇÕES FINANCEIRAS e reduzir muito às empresas, SUBIR IMPOSTOS NO PRÓ-LABORE e retirada de lucro dos empresários, empresas tem que ser isentas de impostos e os bens típicos de produção isentos.
*** Tributar bens que servem aos controladores como IATE, CASAS NA PRAIA, CARROS DE LUXO, pagar 50% de multa se não houver retirada do dinheiro 15 dias antes da notificação, o empresário é o rico e deve ser taxado em até 20%.
PATRIMÔNIO PESSOAL NÃO PODERIA TER IMPOSTOS ( IPTU, IR ), só na compra e venda o ITBI de 6% e uma cobrança única de IPTU de 10% do valor do imóvel.
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AOS PREFEITOS IMBECIS E RETARDADOS O IPTU NA TRANSFERÊNCIA SERIA COMO PAGAR 35 ANOS DE IPTU ANTECIPADOS.
A propriedade é um direito igual ao direito à vida, não se pode tirar a propriedade, comprar à força sim ( desapropriar ) com o pagamento do imóvel e isenção do ITBI e IPTU na compra de um novo imóvel com o dinheiro ( usando de 80% a 150% do valor recebido na compra de novo imóvel ).
Oi? Hummm... estranho né mesmo?
ReplyPor conta de 4 mil empregados, pessoas vão seguir em risco com a kombi. Engraçado... quando esse desgoverno aumentou o IPI em 30% para os carros importados, ajudar a demitir muito mais que os 4 mil funcionários da VW não foi relevante né?
Preservar emprego é uma coisa tããão seletiva nesse desgoverno.
Oi? Hummm... estranho né mesmo?
ReplyPor conta de 4 mil empregados, pessoas vão seguir em risco com a kombi. Engraçado... quando esse desgoverno aumentou o IPI em 30% para os carros importados, ajudar a demitir muito mais que os 4 mil funcionários da VW não foi relevante né?
Preservar emprego é uma coisa tããão seletiva nesse desgoverno.