A presidente Dilma Rousseff reclamou ontem de comentários feitos pelo
ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre dificuldades da economia brasileira e
também sobre estudos de medidas no setor automobilístico. Dilma queixou-se diretamente com Mantega, reclamando principalmente da frase
dita anteontem pelo ministro durante seminário da indústria em Brasília. A presidente não gostou de ouvir de seu ministro da Fazenda que a economia
brasileira está crescendo com duas "pernas mancas", numa alusão à escassez de
crédito para o consumo e às dificuldades criadas no país pela crise
internacional.
A análise, segundo a presidente, não foi a "adequada" e dá munição à oposição
para criticar seu governo. A petista repreendeu ainda o ministro por fazer comentários na portaria do
ministério sobre tema delicado e ainda em estudo no governo: o anúncio feito por
Mantega de que pode ser adiada a entrada em vigor da regra que exige que todos
os carros novos no país tenham, no próximo ano, airbag duplo frontal e freios
ABS. Esse tipo de entrevista, na avaliação de Dilma, gera o risco de
interpretações negativas. Ela determinou que seu ministro explicasse a medida
para a imprensa, ressaltando que ainda está em estudo e atende a um pleito do
setor.
14 comentários
Coronel,
ReplyQuando nem um "Rottweiler do PT" consegue mais esconder a realidade, é porque a coisa esta feia mesmo!!
Mandaram o Mantega mentir durante vários anos e elle começou a jogar a toalha!! Nem elle acredita mais em si próprio!!
Acabou!! O vazamento é geral!! Como engenheiro(UFRGS) sei que nem uma estrutura aguenta a infiltração de água(ou de fatos) sem romper!!!
JulioK
'Esta medida atende um pleito do setor'. Não é verdade. De acordo com reportagens em jornais de hoje, o setor de autopeças, que se preparou para fornecer o material para as montadoras está puto da vida e vê que jogou muito dinheiro fora e já pressionou o governo a mudar a medida. Agora o grotesco Mantega fala que o atraso para a entrada em vigor da medida é para evitar desemprego (fatal em ano eleitoral), mas que diante das manifestações o governo vai rever a medida e isentar apenas 20% dos veículos fabricados do atendimento da exigência (antes era 60%). De qualquer forma eles são uns pândegos e só dão munição para a oposição, que não sei se saberá aproveitar.
ReplySerá que o Aécio aproveitaria este fato para levar como bandeira de campanha ou vai insistir apenas em falar muito em ética.
ReplyA dona presidenta descobriu a pólvora molhada ao culpar a falta do uso do air bag no elevado número de acidentes em nossoas "rodovias". Tenho a impressão que am dona presidenta governa um outro pqaís - aquele que tem AUTOBAHN´S. Em nossas 5 viagens pelas referidas AUTOBAHN´S na Alemanha, França, Austria e Suiça, nunca ví qualquer semelhança a estes "verdadeiros caminhos de roça". Dona presidenta Dilma - comece a governar este Brasil
ReplyCEL,
ReplyNo noticiário veiculado na noite de ontem 12/12 pela TV foi dito que a indústria automobilística alegou não ter nada a ver com o adiamento da implementação dos quesitos de seguranças dos veículos em 2014. Quem está mentindo: Será o Mantega? Será o "governo"? Ou será a indústria?
Índio Tonto/SP
Jogo de cena. Teatrinho.
ReplyO Manteiga é pau mandado do alcaguete sindicalista.
A mulher não manda nada. Será que ninguém se manca?
Se o ANTasno ( cruzamento de anta com asno ) fizer o que Dilma manda, a indústria por intermédio da ANFAVEA poderá interpor processo por CALÚNIA, INJÚRIA E DIFAMAÇÃO pois culpar com uma mentira EVIDENTE é piada e pode PERDER O CARGO POR FALTA DE DECORO COM O CARGO.
ReplyMANTEGA TAMBÉM e o vice do PMDB iria procurar o PSDB para um governo de transição e iniciar o desmonte da bomba da Dilma, manter a data das eleições e AÉCIO entrar com 90% dos votos, o PSDB ficaria no parlamento com 50%, PMDB 20% e outros ( COMUNISTAS ) com 30%.
Coronel, mais que estradas, a falha (e culpa) vai além de uma política de governo, é do estado mesmo, quando seu judiciário é inepto: nossa justiça prima pela impunidade e aí, a lógica é "que se dane o próximo". Quanto ao episódio em pauta, uma dica:
Replyhttp://democraciaeliberdade.blogspot.com.br/2013/12/a-triade-do-mal-se-reune-novamente.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+DemocraciaELiberdade+(Democracia+e+Liberdade)
Que o serviço público seja obrigado a comprar sòmente os carros corrompidos.
ReplyCaro Curt, 13 de dezembro de 2013 09:25
Replytalvez a Dna Presidanta devesse viajar de carro pelas estradas brasileiras… Um acidentezinho desses que mata milhares de brasileiros por ano seria providencial- obviamente, sem airbag...
Governar o Brasil, meu caro, é esperar demais dessa guerrilheira assassina!
Flor Lilás
Novamente: um importante setor da indústria DESMENTIU a presidenta, negando peremptoriamente que a indústria tenha feito tal solicitação ao (des) governo nesse sentido!
ReplyCEL,
ReplyAinda sobre a questão da segurança dos veículos montados no Brasil segue trecho de artigo publicado pela Revista do IDEC com o título: Preços altos, lucro das montadoras também:
"Todo mundo sabe que os carros no Brasil são vendidos bem mais caros do que em outros países. A "culpa" da diferença de preço é sempre associada aos impostos. No entanto, um levantamento da Anfavea coloca em xeque essa justificativa. O estudo mostra que os carros no Brasil ainda continuariam mais caros mesmo que a carga tributária fosse zerada. A comparação foi feita com alguns modelos de veículos, considerando o preço no Brasil e no país de origem da montadora. O carro Malibu, da Chevrolet, por exemplo, custa a partir de R$ 89.900 no Brasil. Se fossem tirados impostos como o IPI/ICMS/PIS/COFINS, o preço cairia para R$ 57.176. Nos estados Unidos, porém, o modelo sai por 42.300 com impostos para consumidor de Nova York. O mesmo ocorre com as marcas europeias. A comparação indica que, aqui, a margem de lucro das montadoras é maior que na Europa e Estados Unidos. A ANFAVEA argumenta que os custos de produção no Brasil são maiores, o que explica os preços diferentes, mas as empresas se negam a demonstrar esses custos".
Índio Tonto/SP
Ninguém abrirá a caixa de pandora detalhando custos e margem de lucro. Existem impostos altos sim, mas eles existem em todo o planeta, governos tem que arrecadar para manter suas máquinas, e convenhamos, o governo americano, por exemplo, é senão a maior máquina, uma das 5 maiores. Trabalhadores de montadoras americanas ganham muito bem, logo a questão de custo de produção também é balela. Não há santos nessa história, ninguém assumirá culpa, mas todos sabem quem pagará a conta ...
ReplyNinguém abrirá a caixa de pandora detalhando custos e margem de lucro. Existem impostos altos sim, mas eles existem em todo o planeta, governos tem que arrecadar para manter suas máquinas, e convenhamos, o governo americano, por exemplo, é senão a maior máquina, uma das 5 maiores. Trabalhadores de montadoras americanas ganham muito bem, logo a questão de custo de produção também é balela. Não há santos nessa história, ninguém assumirá culpa, mas todos sabem quem pagará a conta ...
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