2014: empresários pessimistas com Brasil do PT.

A percepção dos empresários com relação ao desempenho a economia brasileira piorou no quarto trimestre, de acordo com a pesquisa Panorama Global de Negócios. Na escala de o a 100, o nível de otimismo dos diretores financeiros (CFOs) das companhias pesquisas ficou em 53,3 pontos, abaixo dos 54,7 pontos do terceiro trimestre. O resultado apurado foi o menor dos últimos quatro trimestres, quando o índice começou a ser calculado.
 
A queda na confiança brasileira contrasta com outras regiões do mundo. O otimismo está crescendo nos Estados Unidos e na Europa - atingiu 57,5 pontos e 56,4 pontos, respectivamente. Nos países da Ásia, o indicador oscila entre 65 pontos e 70 pontos. E, na América Latina, com exceção da Argentina e Venezuela, o índice dos demais países supera o brasileiro e está acima de 60 pontos.

A pesquisa trimestral foi conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Duke University e GFO Magazine. O levantamento foi encerrado em 5 de dezembro e foram entrevistados 1.106 CFOs de todo o mundo, sendo 51 brasileiro.
 
"O meu palpite é que esses números indicam que a economia brasileira vai continuar tendo um desempenho ruim", afirmou Antônio Gledson Carvalho, coautor do estudo e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa também teve a participação do professor Klênio Barbosa.
O estudo ainda apontou que 45% dos CFOs brasileiros se tornaram mais pessimistas em relação ao trimestre anterior, enquanto apenas 12% estão com um otimismo maior.
 
O desânimo com a economia já afeta a perspectiva do mercado de trabalho. No levantamento do terceiro trimestre, os executivos previam um aumento de 5,1% no emprego permanente e de 5,3% no temporário para os 12 meses seguintes. Na pesquisa atual, o crescimento deve ser de 2,6% e 0,7%, respectivamente. "Nas pesquisas dos trimestres anteriores, havia uma tendência de crescimento do emprego temporário, um movimento que as empresas fazem quando há incerteza em relação ao futuro. Mas, neste trimestre, se observa uma alta menor, o que faz parecer que as empresas estão realmente projetando um tempo mais difícil pela frente", afirmou Carvalho.
 
Investimento. O levantamento apurou que os executivos projetam um avanço menor no investimento em relação ao terceiro trimestre - no período, a expectativa de crescimento para os próximos 12 meses passou de 7,3% para 3,5%. O mesmo aconteceu com a expectativa de alta da no lucros, de expansão de 14,4% para 10,5%.
 
Outra grande dificuldade das empresas é com a manutenção da margem de lucro: 80% estão com problemas. "As companhias estão sinalizando uma capacidade menor de elevar os preços, ao mesmo tempo em que o salário continua subindo", disse Carvalho. Pelo levantamento, os salários devem avançar 7,9%, mas o preço dos produtos vai subir apenas 2,4%. (Estadão)

9 comentários

Quem foi que disse que o PT se preocupa com isto. O que importa para o PT é comprar apoio para implantar seu plano de poder.

Reply

Coronel,

O PIB 2014 será menor que o de 2013(2,1% - revisado OUT13)!

- Consumo de cerveja esta caindo;

- Levantamento feito em países que sediam Copa do Mundo, mostra PIB menor no ano dos jogos(maioria, incluindo Africa do Sul e Japão);

- O Brasil foi o último país a entrar em crise e será o último a sair, pois o governo agiu artificialmente na solução da mesma;

- A dupla Dillma+Mantega é incompetente!!!

JulioK

Reply

Nossa, o otimismo está em 53,3%? Isso é maravilhoso.

Reply

É, podem até estar pessimistas, mas com certeza vão encher as burras do PT de grana, na casa de bilhão. Podem esperar pra ver!!!

Reply

Aquele jornal 247 é mesmo uma esgotosfera. É muito bem pago para falar bem do governo e atacar quem critica. Sugiro que as pessoas antes de ler e dar crédito à qualquer artigo naquele jornal, veja antes, os patrocínios pagos com o dinheiro dos nossos impostos que deveria ser investidos em saúde e educação, etc. No entanto, gastam muito dinheiro com propagandas eleitoreiras e deixam os hospitais sucateados.

Reply

O BRASIL VIROU PILHÂNDIA! Capital? mera BRASÍLULA, uma DILULAMA sórdida. Vomita peta a petralha, procusteia a crise, engoda os cristãos sem fé nem faro. Que enfaro, que fero nojo, que asco sesquipedal de tal petista coprêmese!...E tome mais petarola, tome patrola e mais médicos, tome caçamba com samba, e tome copa cabocla com TRANSPOSIÇÃO de verbas e TREM BALALAICA em cancha. CUBOLIVARIANISMO, BARBA E FORO DE SÃO PAULO, BARBA E BRABA DILULAMA: DILMA, PT LULA LAMA! Já agora, DILULAMÁFIA! CORRUPÇÃO desvairada, descomunal DEVORISMO. Mentira sobre mentira e promessa após promessas, descumpridas em sequência! Sai lama pelo ladrão... ISTO É PT EM TUDO! VIL PT, cuja PTOSE dar-se-á(pois Deus existe!) com tanto mais veia aberta quanto mais tardar o evento!( Que em 14 o ADVENTO seja isento de petralhas!)Ó cristão que sofre e SUA de sol a sol no batente (sob enchente ou em bruta seca!), A CULPA DOBRADA É SUA: VOCÊ VOTOU NESSA CORJA! MUDE ESSA QUADRA COM CRISTO,NÃO DÊ MAIS TRELA AO DEMÔNIO.

Reply

Se estão tão pessimistas assim, além do fato incontroverso de que o PT está trabalhando para acabar com a economia privada ao estilo comunista de Cuba e Venezuela, pois são os criadores do Foro de São Paulo, porque não entram numa campanha nacional de desratização do Brasil? Que arregacem as mangas, que falem para seus funcionários que se continuar nesse ritmo, logo logo não haverá o que comprar, o que comer, pois a produção será ceifada pela fome corrupta da petezada. QUE FAÇAM REUNIÕES E PAREM DE BABAR OVO NO SACO DO CORRUPTO/ALCAGUETE DO LULA.

Reply

Nesta país o número de "espertos" ultrapassou o número de "otários".
Ou seja, tem pouco otário para tanto esperto!

Reply

O maior custo Brasil hoje é a carga tributária que se evidência com pura e indiscriminada expropriação.

Reply