Na semana em que os juros vão saltar para 10% e o dólar bate nos R$ 2,30, Dilma e o PT continuam quebrando a Petrobras.

Esta semana tem reunião do Copom e não dá pra segurar: os juros vão para a casa dos dois dígitos. Se não for agora, será na próxima. É a crise econômica acabando com o estojo de maquiagem da Dilma e do Mantega. Enquanto isso, a presidente resiste em aumentar o preço da gasolina. Encheram o Brasil de carros, não fizeram estradas e não produziram gasolina. Estão tendo que importar bilhões de dólares, em vez de exportar, como era feito até 2010. Veja, abaixo, matéria da Folha de São Paulo.
 
Preocupada com o impacto inflacionário, a presidente Dilma Rousseff resiste a autorizar uma fórmula de reajuste automático para a gasolina e diesel nos moldes defendidos pela Petrobras. Interessada em uma solução rápida, a presidente da estatal, Graça Foster, tem tentado, sem sucesso, uma reunião com Dilma e o ministro Guido Mantega (Fazenda).
 
O governo federal, sócio majoritário da Petrobras, não gostou da forma como o reajuste automático foi proposto. Presidente do conselho de administração, o próprio Mantega se surpreendeu com a iniciativa. A presidente Dilma, conforme relatos, também ficou contrariada e, desde outubro, só encontrou Graça em inaugurações.
 
No Palácio do Planalto e na Fazenda, a grande preocupação é que uma fórmula de reajuste automático da gasolina se transforme numa referência de indexação para outros setores, que passariam a aumentar seus preços seguindo o modelo que viesse a ser adotado para a Petrobras. Segundo a Folha apurou, o governo está disposto a conceder um reajuste neste ano dentro da regra atual --por volta de 5% para gasolina e próximo de 10% para o diesel. Mas já fala em deixar para o ano quem vem um tipo de mecanismo que dê mais previsibilidade à geração de caixa da companhia.
 
Nos bastidores, auxiliares presidenciais afirmam que a fórmula proposta pela diretoria da Petrobras está descartada. O esforço agora é para encontrar um meio-termo que, de um lado, contemple a necessidade da previsibilidade e, de outro, mantenha na órbita do Executivo alguma autonomia sobre a decisão de reajustes futuros.
 
O Ministério da Fazenda tem dúvidas sobre uma fórmula que permita reajustes automáticos e, por isso, pediu que a estatal refizesse seus cálculos. Para a área econômica, também não é prudente definir uma nova política de reajuste em um momento de alta volatilidade do dólar. Sempre que toca no assunto, Dilma afirma que, se a Petrobras tivesse cumprido sua meta de elevar a produção, o "fator dólar" não seria um problema como agora, pois a estatal teria sobra de produção para exportar e, assim, compensar o gasto com a importação de gasolina e diesel.
 
Até 2010, a petroleira exportava gasolina, mas passou a importar o produto com o aumento da demanda no mercado interno. A companhia previa elevar sua produção para 2,3 milhões de barris/dia, mas acabou caindo para menos de 2 milhões de barris/dia neste ano. Em 2014, a empresa acredita que conseguirá elevar sua produção com a operação de novas plataformas.
 
Segundo assessores, Dilma compreende a posição da Petrobras, que precisa reforçar seu caixa para bancar seu plano de exploração do pré-sal, mas argumenta que não pode adotar fórmulas que pressionem a inflação, sobretudo em ano eleitoral. O tema será debatido na reunião do conselho da estatal, adiada da sexta passada para a desta semana, porque não havia consenso entre a Petrobras e a Fazenda.

15 comentários

Coronel,

A Dillma esta esticando a corda. Vai acabar enforcada!!

Anote ai:
- Classe Média(C-alta e B-baixa) esta deixando seu "0 Km" e voltando a andar de transporte coletivo, pois a grana acabou!!
- Já estão começando as reclamações da qualidade do transporte coletivo!!

O governo perdeu a guerra na economia!

PIB(13) - 2,1%
PIB(14) - 1,7%

JulioK

Obs.: acerto mais que a tal Focus, com motor 1.0 do BACEN!!!

Reply

Do jeito como se fala desse assunto, parece até sacanagem não aumentar a gasolina. Ora, aparelharam a empresa, saquearam a empresa, incentivaram comprar carro, a gasolina é cara e a culpa agora é que não tem aumento? Na verdade querem mais uma vez empurrar a conta dessa safadeza para o nosso bolso. Chega!

Reply

O único jeito de salvar a PETROBRÁS e o BRASIL, e tirando os petralhas do poder!

Chris/SP

Reply

Falar que a culpa é da gasolina é mentir, é esconder as merdas da Petrobras. A maior delas? O pré-sal.

Reply



Coronel
Estão em dúvida se deixam a Inflação subir , ou a Petrobras quebrar.
Com a total incompetencia deles, vão acabar conseguindo as duas coisas.....

Reply

Só fico imaginando o "estrago" que essas incompetentes vão deixar no Brasil como um todo.
Décadas perdidas para consertar.

Reply

A petralhada está muito preocupada porque o dinheiro de comprar gente mau caráter para apoiá-los está acabando. "O comunismo dura até quando dura o dinheiro dos outros."

Reply


Sim, se alguém da oposição ganhar a eleição vai pegar um foguete pelo rabo, esta bomba vai estourar depois de 2014 !!!

Herança maldita vai ser fichinha.

Reply

ISTO SE CHAMA INCOMPETÊNCIA!!!!
OU ESTÃO FAZENDO O SEU DEVER, DE CASA ALHEIA?

Reply

Coronel,
Pergunta pro Ique por que não identificou as piranhas?

Reply


A gerentA de araque está em uma sinuca de bico :

Se não aumentar o preço da gasolina a PTbrás vai para o saco, se aumentar a inflação dispara mais ainda....

Nem parece que também andava com as mãos lambuzadas em óleo, junto com o cachaceiro safado.

Como esta grande "gestora" não previu esta situação ? Ainda mais que sempre fez parte do conselho de administração da PTbrás, ganhando mais um polpudo salário ! !

Vão terminar de quebrar este país em 2014...

Reply

Coronel:

O que não tem explicação é que com tantas fatos econômicos desastrosos evidentes a OPOSIÇÃO permanece calada!!!

Reply

Coronel,
entre os dias 12 até 26 de cada mês, o trânsito melhora consideravelmente. A falta de dinheiro faz o povo deixar o carro em casa e só volta a usa-lo no final do mês e início do outro. A inadimplência nas alturas, principalmente das prestações do carro e da casa própria. As contas públicas uma verdadeira bagunça. A dívida duplicada. A Petrobras quebrada e outras tantas no mesmo caminho. Desoneração nem pensar por não poder mais ter renúncia fiscal. Este é uma pequena amostra de como essa canalha está deixando o País.

Reply

Viva a Banânia e seu povinho!

Viva seus governantes petralhas.

Brazil indo pro buraco?!

Mas, a culpa é de quem?

Do povo bom que vive em Pindorama!

País corrupto é sintoma de povinho zé-ruela e mais corrupto ainda...

Enfim, cada povo tem o governo que merece - já dizia A. Lincoln.

GENERAL AUGUSTO HELENO PRESIDENTE
KATIA ABREU VICE EM 2014



Reply

A Búlgara Louca quebrou uma lojinha de 1,99, queriam o que!!??

Petralha é quem nem saúva na lavoura

Quando saírem do governo, lá prá 2030, não teremos mais Brasil.

Tá tudo dominado, dominado por eles

Melhor saída do país é o aeroporto!

Reply