Câmara desobedece STF e não quer cassar o criminoso preso - mensaleiro petista - José Genoino. Vai ter dancinha do Henrique Alves com André Vargas?

A Câmara dos Deputados deve oficializar hoje a decisão de descumprir uma ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) e petistas articulam nos bastidores livrar o deputado licenciado José Genoino (PT-SP) da cassação. Preso desde a sexta-feira em decorrência de sua condenação no mensalão, Genoino deveria perder automaticamente o mandato, segundo decidiu o Supremo. Mas ontem o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), rechaçou essa possibilidade e disse que a decisão final cabe ao plenário da Casa, que pode cassar Genoino ou mantê-lo na função.
 
Os sete deputados da Mesa Diretora, órgão máximo de decisão da Câmara, se reúnem na manhã de hoje, sendo que cinco deles já declararam que não pretendem acatar a ordem do STF. "Nosso entendimento é que cabe ao Legislativo a palavra final", afirmou o presidente da Câmara. Com isso, a tendência é que a Mesa determine apenas a abertura do processo de cassação, que prevê análise inicial na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), com amplo direito de defesa a Genoino, e votação final pelo plenário. Para haver a cassação, é preciso o voto de pelo menos 257 dos 513 deputados.
 
Em agosto, eles livraram da cassação o colega Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso por desvios de recursos da Assembleia de Rondônia. Integrantes do PT, porém, defendem que a Mesa não abra nem o processo. Um dos representantes do PT na Mesa, o deputado André Vargas (PR), afirma que Genoino ainda tem recursos a serem analisados pelo Supremo. "Não podemos agir como Barbosa age", disse Vargas, referindo-se ao presidente do STF, Joaquim Barbosa.
 
Caso o processo seja aberto assim mesmo, o PT aposta nos bastidores num desfecho que livre Genoino do risco de cassação e da consequente inelegibilidade até 2023. A tramitação do processo na CCJ pode durar mais de dez sessões, o que dificilmente deixaria o caso pronto para votação no plenário antes do recesso do fim de ano. Genoino, que tem 67 anos, está licenciado da Câmara por causa de problemas de saúde --ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca no meio do ano-- e pediu aposentadoria por invalidez.
 
Se o pedido for atendido em janeiro, como espera o PT, o processo de cassação seria automaticamente extinto, segundo entendimento da assessoria da Câmara.  É possível também que a abertura do processo seja adiada por um pedido de vistas do caso. O PT possui dois deputados na Mesa, Vargas e Antonio Carlos Biffi (MS). Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa. Ele continua a receber o salário de deputado, de R$ 26,7 mil por mês.
 
A definição sobre quem tem a palavra final sobre o mandato dos condenados é tema de divergência no próprio STF, que recentemente reviu a posição adotada no mensalão ao julgar outro processo, admitindo que a palavra final cabe ao Legislativo. Ontem, a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, disse que "há divergências de interpretação" do tema e que não está claro se é possível responsabilizar criminalmente o presidente da Câmara por estar descumprindo decisão judicial. (Folha de São Paulo)

12 comentários

"Ontem, a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, disse que "há divergências de interpretação" do tema e que não está claro se é possível responsabilizar criminalmente o presidente da Câmara por estar descumprindo decisão judicial."

Como não? De onde a vice procuradora-geral da República tirou isto? Desobedecer ordem judicial é CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA. É bom lembrar que em se tratado de justiça, se interpreta sempre para o lado positivo e nunca negativo.
Sra Procuradora, se o criminoso pudesse, ele não iria pra cadeia de jeito nenhum.
Há divergência porque eles têm o ego lá em cima e acham por bem cometer crimes, mas em hipótese alguma, deve pagar por eles. Esta é a divergência. Isto justifica a violência que assola o país. Além de não haver divergência nenhuma, é vergonhoso deixar a raposa cuidar do galinheiro. Né não?.
Faça-me favor.
Pelo amor de Deus! O Brasil precisa urgente mudar o sistema de nomeação de PGR e STF se quisermos viver em um país democrático com uma justiça realmente independente do executivo e legislativo.

CRIMINOSO É CRIMINOSO. PELO AMOR DE DEUS, NÃO VAMOS INVERTER OS VALORES.


Reply

Agora está confirmado para todo o mundo ver que não há mais garantias jurídicas no Cusil.

Reply

Coronel,

VERGONHA!
VERGONHA!
VERGONHA!

Insuportável o conluio dessa canalha com a bandidagem!
Estão se protegendo. Garantindo seu próprio futuro para quando também forem pegos com a "mão na massa"!

Não querem abrir precedentes… deve ser isso que essas mentes deturpadas, criminosas e de mau caratismo ímpar pensam!

PRECISAMOS NOS LIVRAR URGENTE DAS URNAS ELETRÔNICAS!

Vejam essas enquetes malditas! Alguém acha possível Dilmaldita ter 43% de aprovação???
Estão preparando o terreno dos falsos resultados para nos impor a canalha de volta nas falsas eleições! O PT é uma organização criminosa!
Alguém tem dúvidas?

Vejam Maduro com plenos poderes na VEnezuela. Brasileiros honestos: querem isso para o Brasil?

Flor Lilás

Reply


Melhor então fechar esse antro de canalhas.
Milicos, cadê vocês?

Reply

O guerrilheiro frustado e poltrão, não passa na vida real de uma farsa. Aliás, farsa é também o que o PT impõe ao Brasil.

Reply

EU N SEI COMO VC CEL CONTINUA A ESCREVER ,ELES ROUBARAM O PAIS ,E VAO CONTINUAR RECEBENDO A BAGATELA NO CASO DO CAGAO GENUINO 27 MIL,O QUE MAIS DÁ PARA FAZER?

Reply

EU N SEI COMO VC CEL CONTINUA A ESCREVER ,ELES ROUBARAM O PAIS ,E VAO CONTINUAR RECEBENDO A BAGATELA NO CASO DO CAGAO GENUINO 27 MIL,O QUE MAIS DÁ PARA FAZER?

Reply

A dançarina de amarelo é muito parecida com o petralha do PR. Bem nutridos. Quando a gente acha que o congresso chegou ao fundo do poço ele consegue piorar ainda mais. Tanto o partido dos petralhas quanto o congresso deveriam ter filiais nos presidios de Brasilia. Aposentar por invalidez um corrupto que deveria estar preso há quase 8 anos é o fim.

Reply

salvem as baleias

Reply

Faço minhas as palavras da Flor Lilas, e mais :

PRECISAMOS NOS LIVRAR URGENTE DAS URNAS ELETRÔNICAS!

Vejam essas enquetes malditas! Alguém acha possível Dilmaldita ter 43% de aprovação???
Estão preparando o terreno dos falsos resultados para nos impor a canalha de volta nas falsas eleições! O PT é uma organização criminosa!
Alguém tem dúvidas?

Reply

Esse traste aí em cima ainda vive?

Reply

ela é vereadora aqui em sjc-sp e deu declaração reclamando do barbosa no ovale com br
comentarista malharam.

Reply