Disposto a entrar no debate sobre os rumos da economia depois da piora do desempenho das contas públicas, o PSDB lançará na primeira semana de dezembro um plano com as diretrizes da política tucana focado em pelo menos 12 pontos. O plano será uma prévia da diretriz econômica do programa de governo do presidenciável Aécio Neves (MG), senador e presidente do PSDB. O documento terá forte teor econômico e vai criticar o governo Dilma Rousseff devido às ações na área econômica entre investidores e no plano internacional. E terá como linha geral fugir do modelo do simples “Estado assistencialista” ou “Estado grande” — ou, na expressão de um dos colaboradores, “nadar em uma raia que não é do PT”.
Segundo formuladores do documento, o texto será um delimitador dos valores da plataforma do PSDB. Entre os 12 pontos estão principalmente: recuperar a credibilidade perdida na área econômica; melhoria do ambiente de investimentos, para aumentar a entrada de recursos privados; e Pacto Federativo, com defesa de uma volta de uma maior autonomia de estados e municípios. O texto ainda está na primeira etapa de formulação e discussão, podendo ter mais ou menos pontos.
Uma das preocupações dos colaboradores de Aécio é adotar uma linguagem adequada, para não alimentar o discurso dos petistas de que o PSDB quer tirar benefícios dos mais pobres. Para vacinar o partido contra possíveis críticas, Aécio se antecipou durante a semana e apresentou o projeto que inclui o Bolsa Família na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). Os tucanos queriam ter lançado esta ideia um dia antes da comemoração dos dez anos do Bolsa Família. Mas Aécio acabou divulgando a proposta no mesmo dia como resposta às críticas do ex-presidente Lula. Para os formuladores do plano, o desenvolvimento social e o desenvolvimento econômico devem ter pesos equivalentes na plataforma do PSDB.
O programa abordará pontos como a competitividade do Brasil no cenário internacional; infraestrutura deficiente; baixo crescimento econômico em relação aos demais países emergentes; e a manutenção, com responsabilidade, do chamado tripé da política macroeconômica, composto pelo regime de metas de inflação, superávits primários (economia para o pagamento de juros da dívida pública) robustos e câmbio flutuante, estabelecido no governo Fernando Henrique Cardoso.
Dentro da estratégia de evitar que Aécio perca espaço para o presidenciável e governador Eduardo Campos (PSB) na corrida sucessória, a ordem dos marqueteiros é produzir um documento que não seja retórico, característica considerada negativa pelos tucanos nos textos da ex-senadora Marina Silva, por exemplo.
Para tucanos, Dilma mudou rumos dados por Lula
A ideia é começar com uma crítica aos rumos da economia no governo Dilma. A estratégia, segundo o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, envolvido na elaboração do plano, é mostrar que a presidente mudou o receituário do governo Lula. — Dilma implantou uma política econômica da cabeça dela e que está dando errado. Há uma perda de confiança no cenário internacional. Ela desorganizou o setor do petróleo — disse Vellozo Lucas, ressaltando que o documento está em formulação por um grupo com integrantes como Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central.
O governo central (Tesouro, Previdência e Banco Central) registrou déficit de R$ 10,5 bilhões em setembro, o pior resultado desde o início da série histórica, em 1997. A meta de superávit do governo central já está em 2,3% do PIB, mas deverá ser adotada a chamada contabilidade criativa para alcançar os resultados (3,2%). — Os resultados do governo são muito ruins na política econômica. O principal indicador da saúde de uma economia é a confiança, é o ambiente de negócios. O ano de 2010 foi o único no qual o Brasil cresceu mais do que o restante da América Latina — disse Vellozo Lucas, assessor de Aécio no Senado.
Com uma pesquisa em mãos, informando que cerca de metade do eleitorado quer mais que assistencialismo, quer condições para que as pessoas se desenvolvam, o PSDB vai centrar o discurso nesta parcela da população. Os marqueteiros tucanos detectaram que a demanda não é ainda vocalizada por políticos e querem se antecipar a Eduardo Campos e Marina Silva.
O programa contará com a opinião do ex-presidente Fernando Henrique, com quem Aécio jantou recentemente e se encontrará nos próximos dias novamente. Além de FH e Armínio Fraga, Samuel Pessoa, da FGV, Vellozo Lucas e Mansueto Almeida são pensadores consultados para a elaboração do programa. Aécio evita dar detalhes, só ressaltando que seguirá “tendências históricas” do partido:
— Ainda estamos formulando o texto, mas certamente haverá um foco na gestão mais ortodoxa, mais dura na questão fiscal, no combate à inflação, que são marcas desde sempre do PSDB — disse o tucano.
Outro cuidado que o partido terá na apresentação do documento será o tratamento dado à questão da privatização. Ainda não há consenso a respeito da presença do tema no programa, mas, se constar, será de forma menos enfática do que a defendida pelo presidente do PSDB em recente discurso em Nova York, para investidores e representantes de grandes empresas. Mais uma vez, a intenção é não virar alvo de ataques antiprivatistas. (O Globo)
27 comentários
Em tempos de população revoltada com o Hadddad aumentando IPTU, eu apostaria na redução de impostos como um carro chefe.
ReplyO luminar do PSDB irá elogiar os rumos do lula?
ReplyIsso serve para ratificar que não há oposição e todos estão mancomunados.com o Foro de São Paulo, basta identificar as origens dos envolvidos.
Quando dos escândalos com o filho e o irmão do apedeuta, o que fez a chamada oposição?
Infelizmente eu não acredito em oposição e sim num mesmo grupo que segue a cartilha da esquerda, em construir falsos antagonistas.
Pior que o deficit foi o ministro Mantega divulgar que gastamos 0.9$ do PIB em seguro desemprego ou 47 bilhões de reais. O que chama a atenção não é o valor, mas saber que no papo do governo o Brasil está na era do pleno emprego então como justificar este alto valor. É a mentira tem pernas curtas.
ReplyAécio presidente! Mas nada disso de Dilma é pior que Lula!!! São todos a mesma m#$&*!!!
ReplySe isso for pra valer pode ser a salvação da lavoura(Brasil), porque são 11 anos que Lula e sua corja enganam o povo e ninguem desmente as armações deles. Eles sempre contaram com a incompetência do PSDB em fazer oposição e tudo deu certo para as falcatruas bolivarianas. Porém, como sabemos o 51 é apenas um mentiroso bravateriro e além de incapaz, nanico, sem ética, ignorante e feio como o capeta ele é acima de tudo CAGÃO. Basta alguem peitá-lo para ele se esconder no submundo da quadrilha. Haja vista a vitótia de Collor para presidente contra elle, quando em um debate na TV sem que o molusco esperasse, trouxe a público a pulada de cerca, com o depoimente da mãe da Luriam. O bostelho desapareceu do cenário de campanha e levou a maior derrota nas eleições.
ReplySe o PSDB fizer como Collor e usar essa tática de mostrar as entranhas da desonestidade do Lula/Dilma/PT, a vitória será certa. É preciso só não marcar toca e deixar que Eduardo Campos seja mais habilidoso nesse quesito, quem leva a vitória será o mais competentes nisso.
Material para desmascarar e deixar os petistas nús, não falta.
Rapaz, pelo amor de Deus! Sai fora deste apedeuta demagogo, mentiroso. O lula arruinou o povo endividando-o ao incentivar empréstimos, consumismo. O povo está todo endividado.
ReplyMaravilha! Hoje vou até dormir melhor. Ontem a noite antes de dormir estava pensando e olhando para o teto: Deus ajuda a gente aqui em baixo e acho que ele em sua misericórdia respondeu.
ReplyAvante PSDB! Agora sim vamos conseguir trabalhar
Gabriel -DF
Ué, mas como se vai sustentar que Dilma é uma teleguiada de Lula???
ReplyCoronel,
ReplyA Classe C esta negociando seus "cartões de crédito" com os bancos e já esta informada de como resolver o problema(educação forçada).
Acho que chegou a hora!
Minha única observação é a seguinte: foi o LULLA que mudou a política economica do FHC depois do Mensalão. Por que poupa-lo?? O FHC mandou??
JulioK
"A estratégia, segundo o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, envolvido na elaboração do plano, é mostrar que a presidente mudou o receituário do governo Lula."
ReplyDe novo essa ladainha do lula ser o maravilhoso, o mito, o estadista? Por favor,menos. Elle é o grande inimigo a ser combatido e não enaltecido.
cel,
ReplyEsta tudo certo. É por ai mesmo o caminho. Falta apenas o serra trabalhar para a unidade do partido e da oposição.
Coronel,
Replyagora, com a antecedência devida, o PSDB volta a trilhar o caminho para afastar a praga petralha.
Elogiar Lula? É isso que eles querem, para mim Dilma é o chaveirinho dele, ou seja CONTINUIDADE. Se a oposição agir assim, tá preparando a justificativa que Lula e PT querem para lançá-lo como presidente.
Replygostei dessa idéia! cada vez fico mais confiante na vitória do Aécio.
Reply
ReplyPau nelles ! Tem que começar a bater forte neste juntamente de safados e ex-terroristas.
Não me venham com a estória de não baixar o nível, porque a gang vai baixar.
As milícias bolivarianas do Rasputin Carvalho (black bloc) estão a postos.
Franklin Martins de plantão.
Vai ser uma eleição violenta. Eles vão virar o Brasil de cabeça para baixo se estiverem em desvantagem.
Esta gente é expert em táticas de terror.
esse bannner eh oficial?
Replytem que ser isso ai mesmo!
tem que falar direto, ir na jugular desses mentirosos petralhas...
tem que ir ao debate dizer que fulana esta mentindo e fim de papo...
não da pra ficar de propositivismos nem de civilidades...
estamos lidando com broncos, gente tosca e disposta a tudo...
"A estratégia, segundo o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, envolvido na elaboração do plano, é mostrar que a presidente mudou o receituário do governo Lula."
Replypeloamordedeos!!!, o que eh isso???
estrategia????
potaqueopariu!!!!
so se for estrategia suicida!!!
querem convencer o eleitorado que Lula estava no caminho certo e ela eh que se desviou?
ora bolas, o "dono do caminho" esta ai no jogo, porque o povareu votaria em Aecio se o cara que colocou tudo no "caminho certo" esta disponivel para ser eleito???
fui na internet ver o currículo desse ex-prefeito "estrategista"...
o cara PERDEU as duas ultimas eleições que disputou!!
nao conseguiu ganhar para governador, depois desceu pra prefeito e perdeu de novo...
parece o Çerra!!!
socorrooo!!!!
Aecio, da uma bica nesse "estrategista", o homi parece trabalhar para o Çerra ou para o PeTê ao sugerir uma estrategia imbecil como essa!!!
Coronel.
ReplyA próxima eleição deverá ter como vetor principal a questão dos VALORES (ética, honestidade, verdade, transparência, estado à serviço do povo e não de um partido). Se as pessoas decentes não sentirem isto, não de nada servirá apresentar o plano econômico mais robusto possível. é preciso mostrar aos pobres e recebedores do Bolsa Família, que eles continuarão recebendo mas que por isto o novo governo não roubará como vem roubando. É preciso acabar com a corrupção neste país.Este é o principal problema. Péssimas educação, saúde, segurança, infra-estrutura, estas são consequências do mail maior: a corrupção e o fisiologismo.
A Dilma apenas herdou a herança maldita do Lula
ReplyLula endividou os bancos públicos
juntamente o Mantega, e Dilma tentou
abaixar a Taxa Selic, mas nada adiantou, pois teria que
primeiro diminuir os gastos,gastos
esses, deixados pelo seu antecessor.
E essa de dizer que o Lula pagou a Dívida Externa?
Outra coisa que essa Oposição meiguinha e educada nada vai falar,ou desmente esse mentira ambulante ou vai perder de novo milhões de votos.
A nossa Divida Externa hj esta próxima de 1 trilhão de reais,e o Colchão que tanto fala o Mantega, nos custa os olhos da cara, ou seja, 2 trens balas X ANO, 60 bilhões de reais, pois a taxa SELIC AUMENTOU E VOLTOU AO PATAMAR DE ANTES.
aS vezes penso, que sei mais do Brasil que todos os candidatos a Presidêrncia.A MARINA COMPARAR LULA A FHC, eh MSM QUE COMPARAR VINHO COM AGUA SALGADA!!!O Brasil que o FHC encontrou, foi totalmente delapidado, bancos públicos e privados,estados e municípios, estatais perdulárias,e com uma agravante, o Brasil não encontrou crédito e nem o crescimento mundial que Lula e Dilma encontraram, portanto, não dar nem de longe para comparar Brasil de hoje com o Brasil de 1992 a 2002.Crescimento Mundial ate 2002 24% o Brasil 19,7%. Crescimento mundial era Lula e Dilma mais de 80% e o Brasil 32%...ATE 2002 PIB MUNDIAL foi de33 TRILHÕES DE DÓLARES,ATUALMENTE MAIS DE 62 TRILHÕES DE DÓLARES DAR PRA COMPARAR??FALA SÉRIO!!
Sei que aqui nao e o lugar, mas FHC. Tambem tem o dom de falar e escrever bobagesn, justamente quando deveria ficar quieto.Que direita sr FHC?A que nao existe no Brasil?Ridiculo!Chego a. Pensar se ele nao esta esclerosado.Essa mania das esquerdas de fazerem bobagens e depois atacar a direita e de doer e ja encheu.Ele realmente pensa que nao sabemos quem esta por tras dessa baderna?Ao inves de colocar oa pingos no I, fica dando ideias a gentalha!E muito pra mim.Sinceridade, estou cheia de todos dessa esquerda doente e que se pudesse, ja estariamos todos como escravos, enquanto saem por ai pelo mundo, vivendo bem , comendo caviar e querendo a populacao comendo ovo colorido.
ReplyNão existe possibilidade de fazer um plano destes, há antes uma CONDIÇÃO ESSENCIAL, Dilma e PT fora do poder e o PSDB vencer o pleito, SOMENTE O AÉCIO TEM MORAL PARA PROPOR O PLANO.
Reply-
Dilma, çerra, ratuf, cachaceiro-mor e outros políticos ultrapassados são mentirosos com firma reconhecida.
Demorô... Devido a imobilidade do pSdb em todos esses anos, os comunistas já vão com "alguma" distância a frente - talvez não sejam mas alcançados - culpa, principalmente de vocês que não fizeram nada!!!
ReplyComeçou bem, principalmente no que tange a preocupação com a linguagem. Bom saber que 50% dos eleitores quer mais que bolsa família, pois achei que era só nós, os 4%, que reclamávamos desse programa de compra de voto, que não seria aprovado em nenhum país civilizado do mundo.
ReplyAinda acho que é preciso mostrar pra população a mentira sobre tudo o que os petralhas inventaram ao longo dos últimos anos.
E hellloooo! Os petralhas estão privatizando também.
Coronel,
Replyeu quero é ver o Aecio ter a coragem de abrir a boca e contar o que o BEto Pernambucano falou no post do médico egípcio!
Que estão transformando o Brasil numa antiga URSS!!!
Estão dia a dia e RAPIDAMENTE implantando o comunismo no nosso país e as pessoas idiotizadas e anestesiadas simplesmente não enxergam essa realidade nua e crua!
O BRASIL É VERDE E AMARELO!
O BRASIL NÃO É VERMELHO!
SOCORRO FORÇAS ARMADAS E POLÍCIA MILITAR!
Flor Lilás
Coronel,
Replyde nada adiantam todos esses planos se não ACABAREM COM AS URNAS ELETRÔNICAS!
PRECISAMOS DO VOTO IMPRESSO URGENTE!
SENADOR AÉCIO NEVES - ACORDA!!!
Alguém aqui tem dúvida de que está tudo dominado pela comunistalha????
Flor Lilás
Quando eles apresentarem o programa, Dilma imediatamente o copiará para como se seu fosse. João Santana logo o adornará para apresentar na campanha. Ela sempre fez isso com Serra.
ReplyDilma "mudou rumos dados por Lula"? Ora, tudo o que se vê no governo dela é a tragédia já anunciada no desgoverno dele. Até quando esses covardes do PSDB vão continuar baixando as calças para o Lulausconi da Silva? Merecem perder mesmo!
Reply