Financial Times revela para o mundo o que boa parte da imprensa daqui mente para os brasileiros.

Da esquerda para a direita: Renato Darros, diretor da PPSA; ministro Edison Lobão (Minas e Energia); Oswaldo Pedrosa, presidente da estatal do pré-sal e Antonio Silva e Edson Nakagawa, também diretores da PPSA Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo
O resultado do leilão do pré-sal, realizado na última segunda-feira, voltou a ser destaque na imprensa europeia. Em artigo publicado na edição desta sexta-feira do jornal britânico Financial Times, o chefe da sucursal brasileira, Joe Leahy, questiona o comportamento do governo ao comemorar o resultado de um leilão que teve apenas um concorrente. "Algo está errado com a formulação das políticas no Brasil", diz o texto, que classifica o resultado da oferta como "medíocre".
 
Com o título "Por que políticos brasileiros enalteceram o leilão com um lance", Leahy ressalta que o mais preocupante é a satisfação com um "leilão que não foi um leilão", em suas palavras, e que isso poderia estar escondendo, na verdade, sua decepção com o pleito. "O governo está aliviado com o resultado medíocre", diz o texto. Leahy justifica que, com mais concorrência, o resultado, até mesmo para o próprio governo, teria sido melhor. Para ele, a situação de proposta única pode ter prejudicado a Petrobras, cujas finanças estão não estão boas, e que, por isso, não puderam ser mais "generosos" com o governo.
 
O artigo ainda compara o leilão de Libra com outros fenômenos conflitantes da economia brasileira. "De fato, tais resultados são cada vez mais comuns com o governo fazendo malabarismos com tantos objetivos conflitantes. Ele está tentando reduzir a inflação enquanto enfraquece a taxa de câmbio. Está aumentando o gasto público enquanto aumenta as taxas de juros. E, na indústria do petróleo, tenta aumentar a participação do estado ao mesmo tempo em que tenta atrair o setor privado. Até o governo já não parece tão certo sobre o que realmente está tentando conseguir", diz o texto. (VEJA)

7 comentários

Como tudo que parte do PT, mais uma das infindáveis mentiras desse governo corrupto.

Assim como a grande mentira que a militância de deliquentes planta para iludir a opinião pública e tentar mudar a trágica realidade do desgoverno do PT para a mentira de que Dilma tem 40% de aprovação e seria eleita no 1o. turno. Acho que esse atrevimento em mentir tanto está no fato de que eles estão seguros com a manipulação das urnas eletrônicas.

Reply

PETROBRAS é prato cheio para a oposição tirar o PT definitivamente do governo. Se o Aécio não pegar esse assunto à unha, se não usar isso direito, perderemos o bonde da história.

Marco SP

Reply

Coronel.
Difícil para os gringos entenderem, fácil para ôôô, povinho burro daqui, assimilarem todas as "batatadas" que Dona Dilma não cansa de repetir nas tvs. Enquanto isso, as pesquisas elevam aos píncaros a tão propalada popularidade e a possível vitória no 1 turno. Somente isso interessa, o resto e o resto oras bolas !!!!!!!!

Reply

na verdade, o que esta acontecendo, agora que o mundo esta dando um pouquinho mais de atenção para o Bananão, eh o espanto dos jornalistas internacionais ao constatar como a burrice e o pensamento obtuso reinam entre o eleitorado dessa terra...

realmente pra qualquer individuo que nao seja pelego fica difícil entender como uma população inteira caga e anda para tanta mentira que lhes eh atirada na cara...

o Brasil eh um espanto...

more um tempinho que seja fora do país, em algum lugar mais civilizado, e se espante com tudo o que acontece nesse lugar a cada manha que você abre a internet...

Reply

É pelo menos agora estão afirmando que a produção do pré-sal começa em 2020, pois já tinha gastando por conta. Se eles falam em 2020 podemos esperar algo para 2025, no mínimo.

Reply

cel,

Até os gringos estão vendo um governo perdido, sem rumo, sem objetivo para o povo, somente o poder. Com corrupção e roubalheira.

Reply

Vejam bem: NÃO IMPORTA o que o Governo faça! Importa mesmo É A VERSÃO! O PT é especialista nisso, daí porque ficará no poder por décadas! Preparem-se!!!!

Reply