Ibope na gaveta.

 
Assim, do nada, o Ibope soltou ontem uma pesquisa feita há 10 dias atrás, que estava na gaveta, esperando a hora certa para aparecer. Nenhuma pesquisa demora tanto a ser tabulada. Obviamente, a pesquisa estava prontinha da silva e veio com ótimos resultados para Dilma. Mesmo que um a cada três brasileiros não tenha candidato, o Ibope aponta uma vitória da petista no primeiro turno. E consolida a recuperação desde a queda de junho, não aos níveis de antes, mas em crescimento. Várias análises começam a correr pela internet. Como a pesquisa foi feita entre 12 e 16 de setembro, não pega o efeito do programa do PSDB, que foi ao ar em 19 de setembro. O momento do "campo" foi escolhido a dedo, após uma intensa ofensiva midiática e de exposição da presidente. Neste momento, quando o TSE julga se vai ou não conceder registro para a Rede, a pesquisa mostra Marina Silva desabando. Por fim, tanto Aécio Neves quanto Eduardo Campos não saem do lugar e José Serra aparece empatado com o mineiro, mostrando que o seu capital eleitoral acabou. Todos estes fatores inibem mudanças de partido, por exemplo, que é o que pode ocorrer até cinco de outubro. Tirando um Ibope da gaveta, o governo joga tudo para tangenciar uma eleição duríssima que se avizinha em 2014.

23 comentários

Laudelino Marcos Silva mod

Também coincidiu com a descoberta de 3 bilhões de barris de petróleo em Sergipe. Me engana que eu gosto!

Reply

Essa máfia vende até a mãe por uma pesquisa.

Reply

Essa turma do PSDB também é muito babaca, pô.
Tinham que ter encomendado pesquisa a ser feita nos 2/3 dias depois do programa, pirocxa...
Quando é que eles vão aprender meu deus?

Reply

Alguém ainda acredita no ibope?

Reply

É a costumeira desfaçatez dos petistas inventando resultados para despistar a merda de governo do PT.

O mundo mostrando (The Economist, El Pais, ...)através de pessoas intendidas e de uma mídia internacional não amarrada no cabresto pelo PT, o quanto o Brasil afundou nas mãos de Dilma/Lula, quem seriam os incompetentes, abelhudos e insanos mentais para votar ao contrário da verdade, aqui no Brasil? ... Tchan..Tchan ...Tchan... TCHAM!! Os PARAZITAS, tanto os que enchem as burras roubando o dinheiro público quanto os que comem as migalhas arrotadas pelos embusteiros pe&%$tis$#@tas!

Portanto, vamos em frente, esculhambando e desmascarando esses mentirosos, até exterminá-los.

Reply

Antes de reclamar do adesismo do Ibope,nao seria melhor criticar o discurso de Aecio,com seu papinho de vamos conversar.Nao sai uma critica aos desmandos do Pt,como o mais medicos,a gerencia da economia,gastos da Copa,roubo nos ministerios e outros mais.O povo pode ser ignorante,mas se a oposiçao nao apresenta um contraponto,eles votam em quem já conhecem.Os postes de Lula vencem porque nao há critica do outro lado,nenhum marqueteiro vai me convencer que um partido de oposiçao vence com discurso de paz e amor,ainda mais contra politicos que dizem que farão o diabo para vencer.

Reply

Que me desculpem, mas sempre achei errôneo o ataque à Marina, pelo fato de que ela dividiria votos com Dilma e não com Aécio. O momento não era de ataque à dama da floresta encantada... será que não percebem?
Cáspite!

Reply

O resultado aparentemente é normal, pois o único candidato que se encontra em campanha direta e não esconde isso é a Dilma, então o máximo que pode influenciar é trazer alguns dos indecisos para o lado dela. Pesquisa verdadeira vai ser aquela a ser feita após a definição real dos candidatos. Por enquanto real, só tem ela.

Reply

Ao ver este quadro de total indefinição me preocupei muito em ouvir hoje no rádio uma entrevista do senador Aécio Neves criticando o governo Dilma. Não que ele não tenha feito certo a crítica, muito pelo contrario, mas o que me chamou a atenção é que falta ao candidato Aécio uma voz mais firme e uma inflexão do líder que arrasta multidões. Só a cara de bom moço não vai ser suficiente para ele decolar.

Reply

Muito safados os petralhas. Encomendaram pesquisa antes e a soltaram depois do Programa do Aécio na TV.

Se a soltassem depois do Programa do PSDB na TV, o resultado não teria sido este, não é mesmo?

O PSDB precisa urgentemente oficializar o nome do Aécio Neves como presidenciável!!!!

O PSDB tem medo do quê, de ser acusado por propaganda antecipada e tomar multa??? Que tome multa oras bolas!

O boquirroto andou com o poste durante 2 anos a tiracolo, fazendo propaganda antecipada, com dinheiro público, e nada ocorreu.

Acorda PSDB!


Chris/SP

Reply

Gastando 16 Bilhões de Reais em propaganda em tudo quanto é TV, Rádio, Sites, Blogs, até 1 poste fica com 38% de preferência, sem contar a enorme boa vontade dos jornalistas com a Dilma, repararam que é mais fácil hoje em dia 1 jornalista criticar Jesus Cristo, do que a Dilma?

Reply

Tá revoltadinho porque o mundo real não concorda com a sua fantasia?

Reply

Uma coisa é certa:

A REDE GLOBO, de tiquinho em tiquinho vai "lullando".
Adesismo é do DNA da Vênus Platinada.

Reply

PT está desesperado com o Aécio.

O José Serra era fácil de bater por que não tem carisma.

Mas o Aécio é jovem e Minas Gerais é um grande estado.

Sem contar que PSDB tem moral no Pará, São Paulo, Minas, Rio Grande do Norte, Ceará, Sul, Goiás e tudo mais.

Aécio só não leva 2014 se não trouxa.

Reply
Marcelo Salas Plana mod

O IBOPE que faça as pesquisas que vendeu com os resultados que quiser, mesmo que não seja ético é direito deles e vai continuar sendo feito impunemente.

O que assusta é a incompetência do PSDB que não encomendou uma pesquisa para identificar o efeito do programa deles. Nem sabia que está pesquisa estava encomenda e feita.

Estão mostrando a mesma "inteligência" que deu duas eleições ao Mulla, uma à governanta e outra ao coxinha de São Paulo. Assim o PT já levou a próxima para presidente e tem chances em São Paulo.

Sinceramente, não sei o que é pior: se considerar essa oposição um bando de amadores conformados ou parte de um acordo maior. A impressão que dá é que o PSDB está confortável em ter o PT no poder federal desde que os deixem continuar brincando um pouco. A gente aqui embaixo é quem espera algum tipo de denúncia ou briga política para mudar as coisas, eles lá encima estão muito bem, obrigado.

Reply

Aécio precisa falar a realidade do "mais médicos", dos 16 bilhões em campanha enganosa e comparar o que se faria com todo esse dinheiro à favor da população, pois o povo não tem idéia da quantidade de dinheiro (bilhão ?) jogado fora. Deveria falar do dinheiro dos nossos impostos aplicados em outros países. Abre o jogo, Aécio...

Reply

Vamos devagar com o andor que o santo é de barro.
Se a véia estivesse nadando em águas tranquilas o 9dedos não estaria ameaçando voltar.
1 em 3 eleitores não se decidiram.
31% estão aí para serem conquistados.
A campanha de fato não começou, a jiripoca vai piar, tudo a seu tempo, agora é hora de aquecer os motores, a pesquisa boa mesmo é lá na boca do forno.
Esta aqui teve sua utilidade, botar na cabeça de Serra e serristas que ele já era, perdeu antes de começar.
Aécio Presidente!


Reply

Fui lá no site Conversa com Brasileiros e postei minha pergunta:

Por que não lançar Aécio Neves como candidato oficial à Presidencia, JÁ?

O PSDB está esperando o quê??? Que Serra se decida se vai para PPS ou se concorre com Aécio ??


Chris/SP

Reply

Posso estar enganada, mas quem decide a hora de soltar uma pesquisa é quem a encomenda - no caso, o Estadão - insuspeito bastião conservador.

Reply

Eleição duríssima? Onde?

Reply

Pesquisa qualquer pode encomendar

Reply

Coronel, Você diz no seu comentário que o José Serra apareceu na pesquisa IBOPE empatado com o mineiro Aécio, e que isso mostra que o capital eleitoral de Serra ACABOU ...

Ora, Coronel, se o capital eleitoral de Serra, que não está fazendo CAMPANHA, acabou, o que dizer, então, de Aécio, que está viajando pelo Brasil, em CAMPANHA como CANDIDATO virtual do PSDB ?

Acho que o seu comentário está incoerente e desconectado da realidade. Sou seu admirador há muito tempo e leitor assíduo do seu blog, mas, francamente, não entendi o que Você quis dizer. Airton

Reply

Onde está o índice de rejeição?Todos sabem a predidANTA tem perto de 50% de rejeição.Segundo especialistas,ninguém ganha uma eleição com índice deste.Só que pro IBOPE,isso não interessa.

Túlio Xavier

Reply