PSDB: ninguém quer prévias.

O atual cenário político interno no PSDB não respalda, nem remotamente, a pretensão declarada pelo ex-governador de São Paulo José Serra de disputar com o senador e presidente tucano, Aécio Neves (MG), o posto de candidato do partido à Presidência nas próximas eleições.  A Folha conversou nos últimos dias com 23 dos 27 presidentes de diretórios estaduais do PSDB.
 
Nenhum disse considerar Serra o melhor candidato para o partido, e apenas o deputado federal Duarte Nogueira, que dirige a seção paulista da sigla, defendeu claramente a necessidade de realização de prévias no partido para essa definição.  Eduardo Jorge Caldas Pereira, do diretório do DF, e Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro e um dos mais próximos aliados de Aécio, optaram por não responder. Eles entendem que o debate de prévias "inexiste" no partido e defendem o nome do mineiro como consolidado na corrida pelo Planalto.
 
O sistema nunca foi adotado entre os tucanos, embora tenha sido defendido justamente por Aécio em 2009 --sem sucesso, assim como acabou derrotada a candidatura Serra na eleição presidencial do ano seguinte."As prévias só dividem o partido", diz o ex-senador Expedito Júnior, presidente do diretório de Rondônia. Outros três (Bahia, Pará e Paraíba) consideram a realização de prévias apenas na hipótese de Serra lançar formalmente sua postulação à condição de pré-candidato -- o que ainda não aconteceu.
 
Serra continua em tratativas com o PPS como plano B para o que seria sua terceira corrida presidencial --ele disputou o cargo em 2002 e 2010. A interlocutores, Aécio descarta as prévias, embora as admita em público para não melindrar Serra, dando a ele expediente para deixar a legenda.Diante do aceno, Serra cobrou "igualdade de condições", o que eventualmente implicaria a saída do sena dor da presidência do PSDB. Sobre essa possibilidade, Marcus Pestana (MG) chegou a se irritar. "Isso é uma mistura de miopia política com autismo político", disse.
 
Antecessor de Aécio na presidência do partido, o deputado federal Sérgio Guerra, do diretório pernambucano, foi na mesma linha.  "Um (Aécio) já é candidato de todo o partido. O outro é candidato de nenhum. Como é que vai ter condições iguais?", afirma Guerra.  O que serristas desejam é uma ampliação do colégio eleitoral da disputa, com a hipótese de consulta a toda a base de filiados.
 
A decisão de Serra sobre sua permanência no PSDB precisa ser tomada até outubro, prazo legal para que mude de partido a tempo de disputar as eleições.  Na consulta aos presidentes de diretórios tucanos, o que se ouviu foi uma valorização do papel já desempenhado por Serra, mas, ao mesmo tempo, um incômodo com o surgimento do debate.
 
"O Serra tem que entender que o partido precisa desse novo momento", diz o deputado Nilson Leitão, presidente do diretório de Mato Grosso. "O PSDB precisa ter candidato na rua ontem. Não podemos mais brincar com isso dentro do partido."
 
"Respeito muito o Serra, ele tem uma belíssima história, mas a fila anda", resumiu Artur Bisneto, presidente do PSDB do Amazonas. "Falando no campo das hipóteses, e se houver uma prévia e o Serra sai arrasado, com 10% dos votos? Ninguém deseja isso, eu não desejo, o Aécio não deseja", diz o deputado federal Luiz Carlos, do Amapá. (Folha de São Paulo)

4 comentários

Coronel,

enquanto os tolos do PSDB se comem vivos por seus egos inflados, Marina Silva cresce, Dilmentira continua enganado o povo idiotizado e comprado!!

Padilha plantando sementes fortes para ser governador de São Paulo.

E, finalmente, URNAS ELETRÔNICAS MANIPULADAS!!!

Onde vamos parar???
Resposta: Cubrasil


Flor Lilás

Reply

Pronto. Digo a Serra...tim, tim, fechou o balaio, quer dizer fim do assunto.

Reply

méodéééosss!!!!

me digam, POR FAVOR, o que Serra vai apresentar em um novo programa eleitoral que o brasileiro já não tenha visto e...REJEITADO?!?!?!?

se os serristas me citarem apenas uma unica novidade na candidatura de Jose Serra, eu voto nele!

jovens não votarão em Jose Serra por causa da sua estupenda experiencia administrativa...

eles nao te maturidade suficiente para considerar isso...

para o eleitorado jovem, Serra, me desculpem, eh apenas um candidato "velho"...

agora, jovens podem ver em Aécio um candidato mais perto de seu tempo e adultos tem a maturidade suficiente para entender que um candidato jovem pode ter também experiencia administrativa...

nao tem como Serra disputar com Marina Cara-de-Mogno, por exemplo, a preferencia do eleitorado jovem...

os descolados vão todos marinar...

ja Aécio pode fazer um estrago nessa parte do eleitorado marinista, pois pode falar mais de perto com os jovens...

Reply

Em poucas palavras foi dito tudo.Aécio presidente.

Túlio Xavier

Reply