PSDB pede anulação da sessão que não cassou o deputado-presidiário.

Natan Donadon sai algemado da Câmara dos Deputados, após ter seu mandato mantido - Dida Sampaio/AE
O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), entrou hoje (29) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a sessão que absolveu o deputado Natan Donadon (sem partido-RO). Na quarta-feira, a Câmara, em votação secreta, absolveu Donadon no processo de cassação de mandato. Foram 233 votos a favor do parecer do relator, Sergio Sveiter (PSD-RJ), 131 votos contra e 41 abstenções.
 
Na petição entregue ao Supremo, Sampaio contesta o procedimento adotado pela Mesa Diretora da Câmara para a votação da cassação do mandato. Segundo o parlamentar, após a condenação de Donadon, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, deveria ter encaminhado a cassação diretamente para que a Mesa Diretora declarasse a perda do mandato automaticamente.
 
“A perda de mandato do parlamentar em função de condenação criminal comum transitada em julgado não depende de deliberação de qualquer das Casas do Congresso Nacional, mas é um efeito automático da sentença condenatória, cabendo às Casas legislativas apenas declarar a produção desse efeito uma vez atendidos os seus requisitos formais”, diz o documento.
 
Dois deputados, isoladamente, também ingressaram com um pedido na Mesa da Câmara para que a sessão de quarta-feira seja anulada. Simplício Araújo (PPS-MA) e Amauri Teixeira (PT-BA) questionaram o fato de o próprio deputado Natan Donadon ter votado no processo, o que não é permitido pelo Regimento Interno da Câmara. A solicitação, no entanto, não deve prosperar.
 
Durante o processo de votação, e antes mesmo do anúncio do resultado, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) havia notado o problema e, em seguida, anunciou no microfone que ao final retiraria do resultado oficial um dos votos a favor da absolvição do deputado — partindo do princípio de que Donadon votou contra a cassação. Assim foi feito. Para a Mesa da Câmara, o processo de votação está correto e não precisa ser anulado.
 
— Na minha ótica não existe chance de o pedido ser acolhido. O presidente fez tudo certo e antes de anunciar o resultado afirmou que iria diminuir um voto — explicou o secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Vianna. ( O Globo)
 
Observação: ontem alguns blogs fizeram estardalhaço, afirmando que "aecistas" estiveram ausentes da sessão que não cassou Donadon, atribuindo-lhes, assim, parte da culpa pelo lamentável episódio. Dois foram especialmente visados: Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB e Marcus Pestana, deputado mineiro. O primeiro estava em São Paulo em tratamento e exames, pois sofre de um câncer. O segundo havia perdido o cunhado, em acidente de trânsito. Estava no enterro cumprindo um doloroso compromisso familiar. Que fique o registro, pois a prática de acusar injustamente só era vista nos blogs do esgoto.

12 comentários

COISAS DE ANÕES...

O "anão", Reinaldo Azevedo (aquele que age como viúva ressentida e míope) fez uso desta desonestidade intelectual. Só agora ele está mostrando sua verdadeira estatura.

PS: Mas aqueles que AMAM o Brasil (e não apenas seus próprios interesses mesquinhos e "bairristas") enxergam um Brasil grande (e isso passa pelo afastamento do PT)!

Reply

Coronel,
é de uma falta de pudor querer acusar o Aécio por qualquer deputado do PSDB ter votado favorável ao Deputado Bandido. Enquanto isto, o Serra continua a nos decepcionar. Não bastasse ter perdido as eleições por ser medroso e ter feito uma campanha medíocre.

Reply

Coronel,

a excelente presidente da república que temos, foi capaz de trocar o DISCURSO!
Acabo de ouvir na CBN. Foi em Campinas ontem.
Era para falar sobre moradia... falou sobre educação!

República da Banania e sua maravilhosa governanta e seus maravilhosos assessores.
Nem o cerimonial do governo funciona direito!

Flor Lilás

Reply

Levandowiski e Tóffolli não viram o pedido, mas são contra a cassação do deputado.

Reply

Cancelar a sessão que caluniou o povo brasileiro, da CÂMARA CIRCO NACIONAL é urgente, foi um "bis in idem" ao povo brasileiro ou a dupla punição no mesmo fato pelo mesmo "crime de pôr estes vermes denominados 'políticos' como deputados federais, a contagem dos votos contrários à cassação mais os que faltaram ou não justificaram subtraídos os com motivo justo.
-
SÃO 200 CRIMINOSOS que precisam ser extirpados em 2014 nas sessões eleitorais DOS ELEITORES.

Dramim B6 por favor, .....

Reply

Se anular a sessão, esperamos que estes deputados cumpram com seus deveres e cassem o mandato deste ladrão do erário público porque o povo já está por aqui ó.

Reply

A votação tem que ser refeita e com voto aberto.
Mesmo que se repita o resultado, pelo menos o povo vai saber quem é quem.

Tree

Reply

Imaginar que o advogado deste safado do Donadon vai entrar com ação para manter o salário dele é um DEBOCHE e FALTA DE VERGONHA NA CARA!

Chris/SP

Reply

.... por sinal, um dos blogueiro que alfinetou a ausência dos psdebista é da VEJA (ele é serrista, rs).

Reply

Caro anônimo das 08:08, enquanto nós aqui ficamos brigando com o tio Rei (que pode até ser Serrista, sei lá eu, mas antes disso é muito mais anti-petista e anti-comunista), a petralhada, sempre unida, deita e rola...

Reply

Mas afinal, a lista que o Reinaldo publicou está incorreta? Não sabemos os motivos da ausência de vários deputados, e nem por isso deixamos de meter o pau, então por que o Reinaldo teria que fazer diferente, oras vão lamber sabão, vocês parecem crianças mimadas, só aplaudem aquele que diz o que querem ouvir. Me poupem. Sergio Guerra não estava presente, agora se é por problemas de saúde, ele que se justifique, é assim com todos, por que com ele teria que ser diferente...

Reply

Independente se tal blog fez isso e aquilo, o que interessa é que se houveram faltas em uma sessão que analisava e julgava um caso de relevo como aquele, e se essas mesmas faltas, independentemente se justificadas ou não, foram as causadoras de tamanha desfaçatez, então que a mesma seja anulada e retomada com a presença da maioria.
Eu não choro por homem nem por partido. Choro por ver que o país está na mão de uma canalha sem precedentes e levando, paulatina e subrrepticiamente, ao um governo autoritário de esquerda. Depois, será tarde! À oposição, ainda que tenham opiniões diversas, unam-se!!

Reply