Dilma faz "media training" para recuperar sotaque mineiro e visitar terra natal de Aécio.

Ontem Dilma dedicou boa parte da tarde a um media training para aperfeiçoar o sotaque mineiro. Haverá muito uai,  ocê, trem bão e dimais da conta no discurso da presidente... 

É de costas para a estátua de Tancredo Neves que a presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira em São João del-Rei, Região Central de Minas e terra natal do ex-presidente da República, a destinação de R$ 1,3 bilhão para a recuperação do patrimônio histórico de 44 municípios brasileiros. O palco montado para receber Dilma foi instalado na Avenida Tancredo Neves, logo atrás da imagem erguida em homenagem a um dos mais ilustres filhos da cidade, o avô do senador Aécio Neves (PSDB), provável adversário de Dilma nas eleições de 2014. Esta é a segunda visita da presidente ao estado somente em agosto. Até o fim do mês estão programadas outras duas viagens dela a Minas.

Para atrair a população para o evento, um carro de som circula pelas ruas da cidade convidando todas as famílias para o anúncio dos “R$ 42 milhões que a ministra da Cultura (Marta Suplicy) e a excelentíssima presidente da República vão trazer para São João del-Rei”. Esse é o valor que a cidade vai receber para recuperar suas principais igrejas, o prédio da prefeitura, o Chafariz da Legalidade e algumas das pontes. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

O aposentado Francisco Maximiano Souza, 78 anos, que acompanhava atento os preparativos da visita presidencial, acredita, porém, que a motivação da presença de Dilma em São João é política. “Ela nunca veio aqui antes. Agora que o Aécio é candidato a presidente, ela aparece por aqui. Sei não...”, comenta seu Francisco, que, quando menino, frequentava a casa da família Neves. “Meu pai foi advogado do Tancredo”, conta. Para Expedito Lázaro, de 58, outro motivo é o fato de a vice-prefeita da cidade, Cristina Lopes, ser casada com o presidente do PT mineiro, deputado federal Reginaldo Lopes.

“Muito antes de a gente saber da visita o povo do deputado já dizia que ela vinha aqui na cidade.” Filiado ao DEM, ele garante que vai acompanhar a presidente hoje. “Vou anotar tudo que ela falar que vai fazer para a cidade para cobrar depois.”

De acordo com a gerente da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei, Patrícia Inês dos Santos, o fechamento do comércio foi uma exigência da Segurança do Gabinete Institucional da Presidência da República. Segundo ela, alguns comerciantes reclamaram da determinação de não abrir as portas, mas não teve jeito. A circulação de pessoas na região só vai ser autorizada um pouco antes do evento, respeitando a proibição de portar garrafas, objetos cortantes, inclusive dentro das bolsas e mochilas.

Para um comerciante, que preferiu não se identificar, a exigência é uma medida preventiva para evitar manifestações contra a vinda da presidente. “Para mim é um absurdo”, disse, garantindo que vai funcionar normalmente. Segundo ele, no domingo, um grupo de pessoas se reuniu na Praça da Estação Ferroviária para organizar um protesto contra a visita de hoje. A convocação está sendo feita pelo Facebook. Uma página batizada de “Boas-vindas à Dilma” chama para um protesto contra a presença da presidente.

“Em São João e no Brasil, há muito pelo que lutar, e não vamos deixar que este momento passe em branco. Ótimo momento para dar visibilidade aos nossos problemas. Levem seus cartazes, faixas e reivindicações. Já está provado que só mudaremos nossa realidade com o povo nas ruas. Não deixem que junho se torne uma exceção, mas, sim, a regra”, diz a publicação que convidou para o evento.

Até o fim da tarde de ontem, 4.959 pessoas haviam confirmado presença. Autores da página mudaram a foto da capa. Nela aparece uma imagem da presidente e a inscrição: “Fora, Dilma. Você não é bem-vinda a São João del-Rei”. No perfil há quem defenda que a presidente seja recebida com ovos e tomates. Outros concordam com protesto, mas “sem violência e com educação”. (EM)

18 comentários

Meus Deus! Será que a presidanta não se cansa de anunciar PACs? Apenas promessas. Nunca saem do papel. Tb vão pagar tubaina e sanduiche para trazer gente? O dólar disparando, preço de comida pela hora da morte e a mulher não se manca.

Reply

UAI! Quem num sabi qui a muié é Camaleoa?

Reply

Essa "mulher" um dia é gaucha, outro mineira, outro potiguar, etc... Os mineiros têm que perguntar, qual a sua verdadeira naturalidade.É muita picaretagem e tem que ser desnudada. Vamos deixar a gerentona nua.

Reply

Um neurônio é terrorista, o outro nega. Não há espaço para aprender mais coisa alguma.

Reply

A corrida à "mineirice" da prisidAnta só significa uma coisa: tá com medo do Aecim! Contra o PT ou a Marina da Selva Natura (que é mais do mesmo), voto até no Aécio se ele tiver condições de derrotar a súcia instalada no governo há mais de 10 anos.

Reply

Atitude que somente uma SOCIOPATA é capaz de fazer. Sem sentimentos, sem pudores e sem um só pingo de vergonha na cara. Pobre Brasil.

Reply

De agora em diante vai ser só embromação. Governar que é bom, nada.

Reply

Dilma é por dilmais incompetente e muito provavelmente vai atirar no pé com uai e tudo!!!!

Reply

ai quando vai a POA se especializa nos "bah" e nos "tchê"...

essa esta se saindo mais cara-de-pau do que o proprio criador...

Reply

Sempre achei que essas verbas para recuperação do Patrimônio Histórico são fontes de desvio de dinheiro público. A mesma obra é feita várias vezes, em várias etapas. E quem fiscaliza o trabalho feito e o dinheiro gasto?
Quem fiscaliza O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN)? e sua filiais nos Estados e nas cidades históricas? Se alguém souber que nos informe!!

Reply

Quais são os 44 municípios brasileiros que receberão dinheiro? Quais obras serão realizadas em cada um? Quem vai fiscalizar o correto emprego desse dinheiro todo? Olho vivo e faro fino nessas benfeitorias do Patrimônio Nacional !

Reply

Um fracasso a visita da Presidanta a SJ Del Rei .Na TV ficou claro que ninguem foi recebe-la , a população ignorou solenemente esta fraude ambulante.

Reply

Dilma despejou o repertorio de mentiras habituais , bateu na mesma tecla do natimorto "Mais Médicos" , prometeu obras inuteis e já feitas como ampliar o aeroporto de S J Del Rei ( ampliado e reformado recentemente pelo Aecio Neves) e acenou com os milhões de reais que nunca aparecem em lugar algum, exceto no bolso da turminha de sempre .Uma lástima.Minas e ,em especial ,a região da Zona da Mata e Vertentes está totalmente abandonada pelo governo Petista .Pelo menos em MG é fim de linha para esta senhora .

Reply

Dirma vai trupeçá na língua sô!

Reply

é uma putaria só

Reply

Cel
Será que ela será ou já foi vaiada? Espero que sim! Vou pesquisar.
Esther

Reply

Coronel,
agora é que danou-se tudo. Se ninguém consegui entende-la por não falar nada com nada e atropelar o português, falando "mineirez" vai ser mais hilário. Para os petralhas enenderem melhor, o português é a nossa língua e não o Manoel da Bodega.

Reply

Aécio Neves disse que é a quarta vez que ela anuncia esta verba. Só fica na palavra e não manda nada. Tomara que a mulher tomate leve vaias, ovos e tomates. Fora PT! Fora Dilma!

Reply