PAC da Dilma atrasa R$ 1,5 bilhão e está quebrando pequenas construtoras.

Construtoras que fazem obras rodoviárias do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ameaçam parar, a partir da próxima semana, por falta de pagamento do governo federal. Em greve desde o mês passado, os servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) não estão realizando os procedimentos burocráticos para autorizar pagamentos.Com isso, as empresas deixaram de receber R$ 1,5 bilhão desde maio, afirma a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
 
"Não podemos tocar obras sem receber", disse Alberto Salum, presidente do Sindicato das Construtoras de Minas Gerais e dono da construtora Vilasa. "As empresas aguardam uma solução até o final da semana que vem."
 
Responsável pela negociação com o governo, o presidente da CBIC, Paulo Simão, informou que os ministérios do Planejamento e dos Transportes sinalizaram ontem com a possibilidade de pagar cerca de R$ 500 milhões da dívida em atraso.Segundo ele, muitas empresas estão no limite, sobretudo as pequenas e médias, e não aguentam mais do que uma semana sem receber.
 
Ao menos 200 empreiteiras de pequeno e médio porte vivem quase exclusivamente de obras para o Dnit, segundo a Aneor (Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias). Sem pagamento, poderiam quebrar.Números oficiais do governo levantados pela Folha apontam forte queda nos pagamentos de junho e julho.
 
A paralisação ocorre num momento em que o órgão pretendia acelerar seus gastos após um período de reorganização interna. As obras estavam ganhando ritmo mais acelerado, e este é o período em que elas são feitas mais rapidamente por ser estação da seca em quase todo o país.
 
Projetos importantes em andamento, como a BR-163/MT, o Arco Rodoviário do Rio de Janeiro e a BR-101/RS poderão ser prejudicadas com pela paralisação. Outras obras que estavam prestes a começar, como as da BR-381/MG e da BR-470/SC já estão sofrendo atraso com a greve. (Folha de São Paulo)

3 comentários

"os servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) não estão realizando os procedimentos burocráticos para autorizar pagamentos."

ah, ok, acredito nisso...

nao tem eh mais dinheiro mesmo...

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Coronel,
o Programa de Aceleração da Corrupção foi instituído para atender o bolso, lá deles. Tem até uma historia onde um ministro em diálogo com a secretária disse: Ela- ministro, o Sr. fulano quer falar com o senhor. Ministro- ele trouxe quanto?

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Também com dívida aumentado o governo está sem caixa.
Afinal, a dívida bruta do Brasil saltou de 59% no final do governo FHC pra 68% do PIB em 2012.
Pra variar, Mantega enviou uma carta para o FMI pedindo que eles mudem os cálculos, pois assim fica suja no Brasil, você sabe, o PT tem a sua própria metodologia de cálculo, pra amaciar as coisas e usar na propaganda política.

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