"Mais Médicos" encerra primeira fase com médicos de menos.

Até a meia-noite de domingo, 4.657 médicos entregaram toda a documentação necessária para participar do programa Mais Médicos, informou ontem o Ministério da Saúde. O governo se disse satisfeito com o resultado, mas o número de profissionais inscritos será capaz de preencher apenas 30% das 15.460 vagas abertas pelos 3.511 municípios que aderiram ao programa federal.
 
Entre os médicos com registro no Brasil, apenas 3.891 — 24% dos 16.530 que começaram o processo de adesão — entregaram toda a documentação necessária. O prazo final era meia noite de domingo. Houve queixas de médicos a respeito de problemas no sistema informatizado que teriam impedido inscrições.
 
No caso dos médicos com registro em outros países, 766 já concluíram processo de inscrição. Mas, neste caso, o número ainda pode aumentar, porque outros 1.154 que começaram o processo de inscrição têm até o dia 8 de agosto para entregar toda sua documentação. Dos 1.270 médicos residentes que começaram o processo de inscrição, apenas 31 (2,4%) concluíram a adesão. As regras do Mais Médicos impedem que eles participem do programa e façam residência médica ao mesmo tempo. Assim, a grande maioria optou por continuar onde está.
 
A lista de onde os médicos com registro no Brasil vão trabalhar sairá na quinta-feira. Os números foram divulgados pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Salles, durante audiência promovida pela Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para discutir o programa Mais Médicos. Apesar dos números baixos, o secretário mostrou otimismo. Ele se disse satisfeito com o número de médicos que finalizaram sua inscrição e lembrou que haverá novo processo de adesão, a partir de 15 de agosto.
 
— O que nós temos bem avaliado é a adesão de 3.600 profissionais médicos — disse Mozart, fazendo confusão com os números de inscrição. — Esses sim, nós esperamos contar com eles participando do programa. E é por isso que vamos continuar apostando no processo. Nós vamos ter as outras fases. Vamos reabrir para inscrição em 15 de agosto. Então é uma perspectiva continuada.
 
Mais de 7 mil médicos com CRM inválido
 
O programa tem por objetivo ampliar o número de médicos no país e levá-los a regiões onde há carência desse tipo de profissional. Mas tem alguns pontos polêmicos, como a possibilidade de trazer médicos formados no exterior sem passar pela revalidação do diploma, e enfrenta forte resistência das entidades médicas brasileiras, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Médica Brasileira (AMB).
 
Questionado sobre as razões da desistência de tantos médicos que começaram o processo de inscrição mas não o concluíram, Mozart Salles respondeu: — Evidentemente que nós temos, como já é de muito sabido, muitas oportunidades e muitas opções de vínculo de médico no Brasil. E, evidentemente, a atenção básica é uma delas. Na medida em que os profissionais têm vários vínculos para optar, aqueles que optaram pela atenção básica, através do treinamento em serviço na modalidade de especialização em atenção básica no programa Mais Médico, foi esse número.
 
Segundo o balanço anterior, divulgado na sexta-feira, dos médicos com registro no Brasil, metade (8.307) tinha registro inválido nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, evitou associar o alto número de CRMs inválidos com uma tentativa de boicote ao programa. A denúncia de sabotagem por médicos — que estariam se inscrevendo para depois desistir e, assim, atrasar o cronograma do programa — ainda está sendo investigada pela Política Federal. Ontem, o Ministério da Saúde informou que 7.278 médicos ainda continuavam com CRM inválido no cadastro do programa.  (O Globo)

12 comentários

PADILHA VAI TOMAR NO SUS

Reply

e vamos quantos desses 4 mil ira desistir logo nos primeiros meses...

tem muito sujeito ai se inscrevendo achando que vai trabalhar no Sirio Libanes...

Reply

>>

Daqui a seis meses, 4.600 médicos dos 4.657 que aceitaram o desafio terão desistido do contrato, seja por falta de pagamento do salario combinado por parte da prefeitura ou por absoluta falta de condições para exercer com dignidade a sua profissão.

<<

Reply

É assustador como o Brasil é atrasado e o povão é omisso e frouxo que não tem coragem de cobrar nada e nem para estudar tem coragem esse povão vagabundo. Se você der 100% DE INFORMAÇÃO VERDADEIRA, o povão ainda vai dizer que é mentira. Brasileiro gosta de ser roubado.

Reply

Coronel,

A incompetência e falta de planejamento do PT+LULLA+DILLMA é alarmante.

Anote ai: A Dna. Marcela pode crescer e virar Primeira-Dama com a Dna. Renata Campos de vice(ou vice-versa).

Dinheiro para campanha??? Ministério da Fazenda para o PSD(Henrique Meirelles)!!! Tá eleito!!!

JulioK

Reply

Coronel, Não é ligado diretamente ao assunto deste post mas acho muito importante divulgar isto que vai no link abaixo, pois pela internet corre noticias de que aviões das forças armadas venezuelanas estariam descendo em vários aeroportos do país e deixando militares que em seguida embarcavam em vôos comerciais brasileiros. Autoridades brasileiras negaram dizendo que foram apenas escala para reabastecimento e que ninguém desembarcou, mas passageiros dos vôos comerciais em que estes venezuelanos embarcaram confirmam ofato. No link que indiquei um dos passageiros que denunciaram até postou fotos e confirma que os venezuelanos seguiram com ele em vôo da gol até São Paulo.Se não é nada então porque a mentira de negar os fatos? O link:

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2013/07/voo-misterioso-jornalista-confirma-que.html

Reply

Atenção Basica é somente um nome bonito para MEDICO PREENCHEDOR DE PAPEL,VULGO MEDICO AO AO!
Baixissima resolutividade, muito bla-bla-bla furado que na maioria das vezes se resume a ensinar o povao a tomar banho, escovar os dentes, limpar a bunda e parar de comer sal, açucar e gordura!
Ou seja nao serve para nada! Os proprios usuario vao a atençao basica em busca de encaminhamento ao especialista!!

Ps: para os revoltados e idiotas uteis que defendem essa ideologia da atençao basica, sou medico, viu??? Conheço bem a realidade!

Gililiu

Reply

Coronel, existe um grande movimento em cidades que tem poucos médicos ou um apenas, os prefeitos fazem acordo com o médico, o demite mas continua trabalhando nas prefeituras em outros cargos ( assessor do prefeito por exemplo ) e inscreve-se no mais médicos, a nova cidade SEM MÉDICO vai receber os 30 mil mensais ao médico e LIVRAR O PREFEITO DE TER QUE PAGAR O SALÁRIO DO MÉDICO que continuará trabalhando, talvez de 4000 médicos uns 3500 já trabalhem nas cidades.
Na Amazônia já apareceram casos e a Globo já noticiou.
O REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA já esfrega as mãos com a chance de entrar no lugar da Dilma que cai pelas tabelas na aprovação popular, o CANABRAVA DE GARANHUNS vislumbra a volta ao "salão do trono do velho alambique de cachaça de salinas", observando do palácio de puro ETANOL PETRIFICADO.
-
Não é mais médicos e sim trocar um médico pago pela prefeitura com salário de R$ 750 mensais por novo salário de 30 mil ( talvez 20 mil fiquem com a prefeitura e roubem do médico ) ele gostará do salário de dez mil, igual ao do prefeito.
-
Os escravos de outras regiões, os recém formados que perderiam tempo se o projeto fosse aprovado, não será e o MINISTRO LEVANDO WISKY considerou o projeto PERFEITAMENTE CONSTITUCIONAL e julgará o mérito como presidente do STF enquanto o Barbosa está de férias, NA CÂMARA NÃO PASSA, o PMDB está contrário e será REJEITADO, talvez sancionado por Dilma por alguma nova medida provisória praticamente idêntica.
-
DILMA MADA, vá para a P.Q.P. junto do pinguço e desencarna da nossa política. XÔ TATUZINHO FORA.

Reply

A esquerda precisa acabar com os serviços públicos por que quando a sociedade cresce economicamente começa a ficar exigente. POLÍTICOS NÃO QUEREM VER O POVO CRESCENDO. POLÍTICOS GOSTAM DE VER O POVO CAPACHO DELES.

Reply

Coronel,
os médicos irão para os confins, recebendo 10 mil, mineiro justo claro, para somente recitar aspirina. Sim, sem equipamentos nem para um Raio X, vai fazer o que?

Reply

Esse governo não acerta uma bola dentro. O que aquele tanto de deputados, senadores, assessores fazem? Corte de pessoal imediatamente igual acontece nas empresas.

Reply

O PT iniciou a cubanização do Brasil e os idiotas incautos e de má-fé aplaudindo Dilma e seus asseclas petralhas e do PMDB.

O povão no Brasil é massa de manobra no projeto lulopetista de ficar 20-30 anos no poder.

BRASIL, ABRA OS OLHOS PARA ISTO!

Será aparelhada a Medicina que servirá como instrumento lulopetista nos rincões e periferias.

O projeto final do PT é semelhante ao Bolivarianismo chavista que vem destruindo a Venezuela e matando a classe média e produtiva de lá.

O processo de estalinização começou com os médicos e vai se extender a outros, não tenham dúvida disto.

Se a Búlgara for reeleita em 2014 vai radicalizar o processo pois seu governo é populista e mentiroso. De 2015 a 2018,se reeleita, vai botar fogo no país!

A classe média e produtiva deste país está em grande perigo.

SÓ AS FFAA PARA SALVAR O BRASIL!
GENERAL AUGUSTO HELENO PRESIDENTE
KATIA ABREU VICE EM 2014!

Reply