Operação Rio-Texas: MPF vai investigar compra fraudulenta de refinaria nos EUA pela Petrobras.

O Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (MPF-RJ) decidiu iniciar uma investigação sobre a operação de compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, no Texas, nos Estados Unidos. A aquisição foi feita pela estatal em 2006, na gestão do então presidente José Sérgio Gabrielli.  O pedido para a instauração de “um procedimento investigatório criminal” foi feito nesta sexta-feira pelo procurador da República Orlando Monteiro Espíndola da Cunha, que quer apurar possíveis irregularidades na aquisição da refinaria. A portaria assinada pelo procurador destaca a possibilidade de terem ocorrido peculato (roubo ou desvio de dinheiro, valor ou bem por funcionário público) e evasão de divisas, por indícios de superfaturamento. (O Globo)

13 comentários

Quer acabar com a máfia? É só PRIVATIZAR a Petrobrás, Eletrobrás, Correios, Furnas, Itaipú, Chesf, Universidades e um monte de ESTATAIS. Implanta um modelo LIBERAL E ALTAMENTE COMPETITIVO como tem nos EUA, Japão, Coréia do Sul, Alemanha e tudo mais.

Implante o PARLAMENTARISMO, VOTO DISTRITAL PURO, FIM DAS COLIGAÇÕES, FIM DO FORO PRIVILEGIADO, FIM DO VOTO SECRETO, FIM DO CAIXA 2, CORRUPÇÃO COMO CRIME HEDIONDO SEM FIANÇA E PRISÃO PERPÉTUA, ELEIÇÕES PARA TODOS OS CARGOS DO EXECUTIVO FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS EM UM ANO, 2 ANOS DEPOIS ELEIÇÕES PARA O LEGISLATIVO. TEMPO DE TV IGUAL PARA TODO MUNDO. FIM DE INDICAÇÕES PARA O JUDICIÁRIO PELO EXECUTIVO. OBRIGATORIEDADE DE CARREIRA NA POLÍTICA COMEÇANDO POR BAIXO COMO VEREADOR, PREFEITO, DEPUTADO ESTADUAL, GOVERNADOR, DEPUTADO FEDERAL, SENADOR E PRESIDENTE. Políticos e funcionários públicos sendo OBRIGADOS a usar sistema de saúde pública, segurança pública, transporte público, cultura pública e tudo público.

POR QUE NÃO IMPLANTARAM TUDO ISSO NA CONSTITUIÇÃO DE 1988????

De 1988 até hoje a única reforma política foi o projeto de reeleição do FHC que o Lula uso ue TODOS OS PARTIDOS USARAM TAMBÉM. Enfim, onde estão os SALVADORES DA PÁTRIA QUE TIVERAM 40 ANOS DE DEMOCRACIA E PODER E NÃO FIZERAM NADA DISSO ATÉ HOJE POR QUE? POR QUE SINDICATOS, OAB, ONGS, MIDIA, O POVO, EMPRESÁRIOS E TUDO MAIS NÃO COBRARAM ESSAS REFORMAS? Eu só vi a FIESP cobrar REFORMAS ESTRUTURAIS! A ELITE INDUSTRIAL DE SÃO PAULO PEDINDO REFORMAS ESTRUTURAIS POR QUE NÃO SUPORTAM MAIS O ATRASO INSTITUCIONAL E ESTATAL DO BRASIL NA QUAL SÓ FAVORECE A MÁFIA DO SARNEY, LULA, DILMA E TUDO MAIS!

Reply

Cel
Isto é a mesma coisa que colocar a Raposa para investigar os desvios do galinheiro que ela toma conta.

Só tolinho acredita que o PT vai investigra o PT.

Átila

Reply
Johnnie Walker mod

Já estava na hora.

Reply

Õ MPF não vai apurar nada. É só marola contra a PEC que lhe põe no devido lugar e isso é exatamente o que não querem. A facção petista quer exatamente que , tendo o poder de investigar, escolha entre fazê-lo ou não. Como tem sido demonstrado no último decênio, somente os adversários devem temer investigações que encontram até o que nunca houve, pelo método de ilações, cartas anônimas, interpretações de grampeamentos editados, exercício de ódios pessoais, etc, etc, etc

Reply

DE PÉ A RIGOR APLAUDO/o comentário do IGOR!/Na Petrobras tão somente?!/Há que haver já em sequência/CPI, uma após outra,/em larga escala e em todas/as esferas onde AS FERAS/cravaram as garras,TODAS!/Petrobras, Caixa,Funai,/Correios, ITAIPU/ (e o ralo onde desce o ouro)/,BNDES escuso,/mais um ROR de ESTATAIS./Sem olvidar os QUARENTA:/Ministérios petistas/(incluso o do MARQUETEIRO!)./DELENDA PT,DELENDA!

Reply

E é bom a oposição lembrar à exaustão na campanha eleitoral que a gerentona (que conseguiu a proeza de quebrar uma loja de 1,99 na época da paridade cambial) era presidente do Conselho de Administração (cargo nada decorativo) da Petrobrás quando essa negociata foi feita e nada fez para impedir este escândalo que causou bilionário prejuízo aos acionistas e ao povo brasileiro.

Reply


DESGRAÇADAMENTE, depois de mais de 6 anos de ampla denúncia, o MPF vai investigar.Deveria o órgão justificar a complacência com que se houve ante esse fato gravíssimo contra a economia da Petrobrás.

Reply

Demorou.

Reply

E a Dilma Rousseff, que era conselheira da empresa e Ministra das Minas e Energia, ninguém vai investigar?

Reply

É isso aí Igor. E esta escumalha toda na cadeia. PT NUNCA MAIS ! Temos que recuperar o Brasil destruido por esta gente sem competência! Fora sindicalistas!

Reply

Ué, mas se a compra já é comprovadamente fraudulenta, como afirma o Coronel, pra que investigar? É só condenar. Nem precisa de julgamento.

Reply

Ratifico o teor das postagens do Igor e dos Anônimos das 12.42 e 13.14h.
Há que se dar um basta em tudo isso criado por aquele partido que não considero ser do trabalhador e sim, da causa própria .

Reply

CEL,

Também concordo com o comentário do Igor Correa da Costa. O que está em seu comentário era o mínimo que se poderia esperar de um país sério com políticos sérios. Até quando vamos tolerar a baderna?

Índio Tonto/SP

Reply