Dilma cai mais 8%.

Uma nova pesquisa de opinião pública divulgada nesta quarta-feira (19) reforça a tendência de queda na avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff, já apontada por outras pesquisas, com uma queda de oito pontos percentuais num intervalo de três meses.O levantamento feito pelo Ibope, por encomenda da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e divulgado no início da tarde desta quarta, aponta a primeira queda da popularidade da presidente desde julho de 2011. Sua avaliação pessoal também caiu oito pontos percentuais, assim como percentual da população que confia em Dilma, com queda semelhante. 

Os recuos se deram bem acima da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e envolvem os diversos questionamentos feitos pela pesquisa. Os entrevistados que consideram o governo "ótimo" ou "bom" agora são 55%, contra 63% em pesquisa realizada em março deste ano. Já os que avaliam de forma positiva a forma de a presidente Dilma governar são 71%, contra 79% na pesquisa anterior. Os que confiam na presidente eram 75% em março; agora, são 67%.

A maior queda numérica registrada pelo Ibope, no entanto, envolve a expectativa com o restante do governo Dilma. Aqueles que acreditam que o governo será "ótimo" ou "bom" caiu de 65% para 55% - uma queda de dez pontos percentuais em três meses. Aqueles que avaliam o jeito Dilma de governar "ruim" ou "péssimo" também tiveram um aumento significativo, passando de 17% em março, para 25% em junho.

Até mesmo as políticas de combate ao desemprego, que têm sido uma das molas de sustentação do governo em relação a números macroeconômicos, sofreram com a queda na avaliação do governo e da presidente. Os que desaprovam as políticas do governo nessa área subiram de 40% para 45%.Outro dado sintomático da pesquisa envolve a inflação, outra das preocupações do Planalto. Segundo o Ibope, a proporção de entrevistados que desaprovam as medidas de combate à inflação subiu de 47% para 57%.



A presidente da República Dilma Rousseff (dir.) observa discurso do presidente da Fifa, Joseph Blatter, na abertura da Copa das Confederações; os dois foram vaiados

Embora tenha sido divulgada agora, a pesquisa não capta os efeitos dos protestos que vêm tomando as ruas das principais capitais brasileiras desde a semana passada. Isso porque os entrevistadores foram a campo entre os dias 8 e 11 deste mês. O protesto realizado em São Paulo, com forte reação da Polícia Militar e que acabou servindo de estopim para outras manifestações mais numerosas em todo o país, ocorreu no dia 13.

Ainda assim, a pesquisa mostra uma mudança na curva de aprovação do governo, em sintonia com o que já havia sido apontado pelo Datafolha, em pesquisa realizada nos dias 5 e 6 deste mês, quando foi apontada uma queda de oito pontos percentuais na aprovação do governo Dilma, na comparação com pesquisa de março. A queda nas pesquisas de popularidade, a pouco mais de um ano das eleições, tem preocupado o Palácio do Planalto.

Em março, a pesquisa do Ibope apontou que, apesar das más notícias macroeconômicas, a popularidade do governo e da presidente continuavam em alta, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Na ocasião, a avaliação positiva do governo foi de 63%. Já a aprovação à forma de governar de Dilma era de 79%. A pesquisa anterior pegava os efeitos de duas medidas populares tomadas pelo governo: a redução no valor das contas de energia elétrica, e a desoneração de itens da cesta básica.

Na pesquisa de junho, o assunto mais lembrado pelos entrevistados foram os boatos sobre o fim do programa Bolsa Família, citado espontaneamente por 15% das pessoas ouvidas pelo Ibope. Em seguida vieram as obras para a Copa-2014 e as entregas dos estádios (10%) e a aprovação da PEC das Domésticas, que garantiu mais direitos trabalhistas para empregados domésticos (9%).

O recorte da popularidade do governo em termos regionais mostra, conforme a pesquisa, uma forte queda na região Sudeste. Ali, a aprovação ao modo Dilma de governar despencou 13 pontos percentuais, de 77% para 64%. Já na avaliação do governo, a queda foi de nove pontos percentuais. Por outro lado, os entrevistados na região Nordeste, onde estão a maioria dos beneficiários do programa Bolsa Família, oscilaram sua avaliação pessoal da presidente Dilma dentro da margem de erro, com um recuo de apenas um ponto percentual (85% em março, para 84% em junho). Contudo, na avaliação do governo, houve queda de seis pontos percentuais, recuando de 72% para 66% de aprovação.

A queda na avaliação positiva do governo também levou a presidente a recuar em uma marca obtida na pesquisa de três meses atrás: o percentual dos que consideram o governo Lula melhor que o dela voltou a ser maior do que aqueles que consideram a gestão Dilma melhor do que a do antecessor. Em março, 18% achavam o governo Dilma pior que o de Lula. Agora, são 25%. Já os que consideram o governo Dilma melhor são 16%. (Folha Poder)

34 comentários

só 8%?

quem são esses tresloucados que ainda conseguem ver algo de positivo em uma presidentA fraca, incompetente e submissa?

eh, sem duvida alguma, a mais fraca entre todos os presidentes que ja tivemos...

eh um verdadeiro vexame para as mulheres - que lutam tanto contra a submissão - serem representadas por essa coisa submissa, que desloca todo o aparato presidencial para outra cidade apenas para receber ordens externas de um lobista internacional...

Reply

os protestos deram um duro golpe na estrategia do lobista de tentar voltar ao poder...

nao tera coragem de enfiar a cara nas ruas novamente...

entre os manifestantes esquerdistas agora ja tem muito do povão "infiltrado"...

muita gente da classe-média que finalmente cansou de estudar, trabalhar, lutar para conquistar bens, se instruir, pagar imposto e ainda sair na fita como sendo parte de uma "zelite" má e mesquinha...

Reply

O vandalismo mostra um grupo disposto a impedir que a população avance na mudança dessa corrupção no governo basileiro. Com certeza são defensores dos políticos corruptos que não vão querer perder suas benecies. O PT quer o geverno de São Paulo a qualquer custo, Lula tem afirmado que terá o geverno paulista para o PT. Esses ataques de vandalismos, são os mesmo de sempre, que há anos queimam ônibus, atacam postos policiais, destroem prédios de instituições públicas, SEMPRE QUE SE APROXIMA UMA ELEIÇÃO. São as crias dos comunistas de 68 querendo de novo derrubar nossa democracia e implantar a ditadura bolivariana. FORÇA BRASIL! FORA PT!

Reply

Sinceramente, Coronel, a notícia só é positiva se o Aécio e os outros candidatos subirem nas pesquisas.

Só faltava sair o PT e entrar alguém tipo PSOL, PSTU, etc.
Pelo que eu vejo nos protestos, o pessoal ataca o PT e o PSDB.



Reply

Ela tem é que cair fora junto com toda a PTralhada. cadeia para todos.

Reply

"Em março, 18% achavam o governo Dilma pior que o de Lula. Agora, são 25%. Já os que consideram o governo Dilma melhor são 16%." (Folha Poder)

O Molusco certamente gostou de toda a pesquisa, mas essa parte em asterístico lhe agradou mais.

Reply

É o terrorismo de 68 se repetindo, são as crias do zé caroço tentando acabar com a democracia de novo . Enquanto isso os mensaleiros continuam soltos, as sentenças de prisão não são cumpridas. O foco está desviado para a corja aloprada destruindo o Brasil

Coloque um detentor de mentiras e faça Lula/Dilma falar sobre esse vandalismo.

Esse movimento é o terror dos corruptos, perderão suas mordomias e não teremos que engolir outros tiriricas, renans, lulas, dilmas, martaxas, ministrecos da justiças corruptos e frouxos, aurelios top top, genuinos, dirceus, sustentar amantes de presidente senadores e deputados, pagar carros de luxo para funcionários públicos, viagens inernacionais, cartões corporativos com despesas escondidas, passaportes diplomáticos para safados levar ventagens, etc etc etc Um salário mínimo já é muito para políticos inúteis para o Brasil.
CHEGA! O BRASIL ACORDOU, O POVO INICIOU SEU LEVANTE DE GUERRA EM DEFESA DE SEUS DIREITOS E DA ÉTICA!


FORA PT!

Reply

Cel, veja como as manifestações já estão incomodando nossos congressistas. Abusaram, abusaram fazendo o povo de trouxa, agora tem o resultado.

Congresso suspende reuniões, hoje, e silencia com medo das ruas


Matéria completa aqui: http://polibiobraga.blogspot.com.br/2013/06/congresso-suspende-reunioes-hoje-e.html

Reply

Coronel,
isto é o que diz as pesquisas compradas. Tenho certeza que é muito mais. A classe média em peso e os pobres, agora, sofrendo com a volta da inflação e desemprego.

Reply

>>

BELEZA!!! MARAVILHA!!!

Finalmente o brasileiro está acordando.

Chega de mentiras, chega de propaganda enganosa, chega de corrupção e mensalões, chega de populismo e demagogia barata!

Fora Dilma! Fora Lulla! Fora PT!

<<

Reply


A máscara da gerentona ainda vai cair.
É mais falsa que peruca.

Reply

Pelo andar da carruagem até Out. 2014, a popularidade da gorda estará por volta de uns míseros 10%.Hahahaha

Neste dia vou abrir champagne!


A do Aécio já terá superado a marca dos 40%; o resto é resto!

Chris/SP

Reply

Uma pessoa não pode cair de um número inflado... Esta popularidade de 140% é igual à do Mitômano...

#Vem PRÀ RUA!! Vamos protestar!!!
Pára tudo!!

Reply

CORONEL SEGUE O LINK DO YOU TUBE

VEM PRÁ RUA

www.youtube.com/watch?v=F0OVkl2IG_4

Reply

CORONEL ,se puder , divulgue esta informação .Pode ajudar aos manifestantes a se livrar dos baderneiros que estão se infiltrando nas manifestações. NA Argentina , durante os protestos contra a presidente Cristina , sempre que algum grupo começava a fazer baderna , a maioria contraria á baderna se sentava no chão e deixava os baderneiros expostos.Quando eles percebiam que só eles estavam de pé e sem apoio nas badernas eles , ou se sentavam ou se afastavam. VAMOS FAZER ISTO NAS NOSSAS MANIFESTAÇÕES POR AQUI.

Reply

A pesquisa já nasce velha.
Pois os pesquisadores não pegaram a pancadaria do protesto de quinta-feira passada em São Paulo, as vaias para Dilma Rousseff no sábado, as manifestações gigantes em todo o país anteontem, a tomada da Praça da Sé e nem a tentativa de invasão da prefeitura de São Paulo, ocorrida ontem.
Ou seja, a pesquisa é um perfeito retrato do Brasil, mas do Brasil da semana passada. Neste caso específico, são seis dias que fazem toda a diferença.

Reply

.............Com toda esta manifestação ainda estão tendo a coragem de dar 68% de aprovação???Desculpe mas não somos otários e sim estes comunistas tem que admitir que perderam e devem pedir para sair!..................

Reply

Isso é o que eles dizem, como a tendência dessas pesquisas é ser manipulada, a queda pode ter sido muito maior.

Reply

Para quem vive a reboque dos acontecimentos, até que está com ótima avaliação.

Reply

Se o brasileiro fosse unido mesmo, esses que adquiriram ingresso para o jogo de hoje no Castelão, não entrariam e deixariam o estádio vazio e essa “seleção brasileira” jogando sem torcida. Mas isso só acontece em países desenvolvido, néééé´?

INFELIZMENTE NO BRASIL E CADA UM POR SI...

Reply

Já que a Presidente diz que é preciso ouvir a voz do povo, então que OUÇA…..

é claro que a grande imprensa cooptada não vai mostrar estas imagens Globo,Band,Record,SBT…

FORA DILMA !!! FORA DILMA !!! 18/06/2013

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qwlJ2eacgDU

Petição para impeachment da presidente Dilma

http://www.avaaz.org/po/petition/Impeachment_da_Presidente_Dilma_1/?cuqNUeb

Em Brasília, milhares de manifestantes pedem a prisão de Dirceu 17/06/2013

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=AcP6OENP-HU

será que ela vai ouvir , duvido?

Reply

IMPRESSIONANTE: QUE PRESTIGIO INCOMENSURÁVEL DE QUE A IGREJA CATÓLICA DESFRUTA ATUALMENTE JUNTO À POPULAÇÃO!
Sem dúvida, se não se converterem a tempo - por certo Satanás os agradeceria pelos prestimosos serviços às centenas de comunistas sacerdotes da Teologia da Libertação, coadjuvantes de sua obra, mais os valorosos bispos vermelhos da CNBB, todos infiltrados nos diversos movimentos que deveriam ser eclesiais, como na CBJP, CIMI, CEB e CPT etc., alguns até no MST, todos devotados à sua causa, um deles de praticamente facilitarem o nivelamento da Igreja de Cristo à Igreja Universal-IURD do Edir Macedo, da base de apoio dos marxistas do PT - ora sob pesado ataque de torpedos das redes sociais.
Sei não, mas se cuide, PT, lembre-se de Collor, com as caras do povão colloridas, querendo o quê?
Adviiinheeee!
IMPEACHMENT!

Reply

Imagina o PIBINHO, com as capitais sendo paralizadas todo dia...

Reply

É pouco; precisa cair de verdade.

Reply

Coronel, por coerência esses institutos de pesquinas vendidos poderiam mentir dizendo que a aprovação da Anta Gorda é de 69%. Aí a sacanagem ficaria completa!
Tudo que for acima de dois dígitos favorecendo a Jamanta é MENTIRA!!!

IMPEACHMENT JÁ!!!!!

Reply

Esta mulher nao representa o genero mulheres no Brasil ela eh simplismente uma "tapada" "toupeira" e outros qualificadores impublicaveis sendo inacreditavel temos esta figura como presidente.
O problema da queda dela eh que vai aparecer o salvador da patria (lulla) se elegendo com os votos da massa ignara prometendo mundos e fundos, mas na pratica vai dar o tiro de misericordia em nossa economia.

Reply

Cel
Eu só queria saber em que planeta foi feita essa pesquisa.
Esther

Reply

cel,

A veia ta caindo.
A mascara da veia ta caindo.
A incompetencia da veia ta cada dia mais visivel.

Cai veia, cai veia, ja ta precisando de bengala.

Reply

Ate Lulinha deve estar com medo de aparecer como salvador da patria, pois pela sua extremaincomPTencia e heranca deixada, nem com viagra levanta!

Reply

Assinem PETIÇÃO pedindo o impeachment de Dilma, Em poucas horas há mais de 250 MIL ASSINATURAS DE BRASILEIROS INDIGNADOS!
http://www.avaaz.org/po/petition/Impeachment_da_Presidente_Dilma_1

Reply

Corona, vendo a fisionomia da Anta Gorda nessa foto, no exato momento em que a inútil era vaiada por 70 mil pessoas, me lembro da cerveja Caracu. Te juro!

Reply

Para mim o único candidato a presidente que eu respeito até hoje é o Enéias Carneiro! O único que abriu a boca e até hoje é lembrado no youtube. É só ver a farsa da mídia na época contra o rapaz. Ele passou 30 anos sendo FUZILADO por políticos, partidos, sindicatos, mídia e todo mundo querendo manter o status quo deles e impedindo reformas estruturais há anos.

Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma para mim hoje são uma FRAUDE TOTAL!

O Enéias Carneiro tinha razão, político deveria ter CONCURSO PÚBLICO, CURRÍCULO, BIOGRAFIA, TRABALHO, A FAVOR DO TRABALHO, NÃO VIVER DA INDÚSTRIA DA PROPAGANDA QUE MANIPULA O POVO HÁ DÉCADAS, SÉCULOS E MILÊNIOS.

Reply

Vocês deveriam DEFENDER O GENERAL AUGUSTO HELENO RIBEIRO e não o Aécio! Aécio e FHC são iguais. Serra é um frouxo de 2002 até hoje e conivente com o PT. Aécio é conivente com o PT. O PT faz tudo por que todos deixaram. O único que peitou foi o Enéias Carneiro e o General Augusto Heleno Ribeiro, logo eu só respeito o GENERAL HELENO!

Reply

Vestiu "azul" e a sorte entao mudou!! Lembram da musiquinha ...

Reply