Rose atuou para agilizar credenciamento de curso de medicina da mulher do médico do Lula.

Documentos reunidos pela sindicância do Palácio do Planalto revelam detalhes sobre como a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha atuou para obter no Ministério da Educação (MEC) o reconhecimento do curso de Medicina da Univix, grupo de faculdades no Espírito Santo. A protegida de Lula conduziu o processo do início ao fim: recebeu o pedido para acelerar os trâmites no ministério, fez contato com o ocupante de um cargo de chefia e o encaminhou à autora do pedido, a médica Cláudia Cozer, mulher de Roberto Kalil Filho, médico particular de Lula e de Dilma Rousseff. O MEC diz que o curso ainda não foi reconhecido.

A atuação de Rose aparece numa troca de e-mails obtidos pela comissão de sindicância que identificou suposto tráfico de influência praticado pela ex-servidora. Em fevereiro e em junho de 2012, Cláudia Cozer repassou ao e-mail institucional de Rose o pedido feito por Eliene Gava Ferrão, diretora acadêmica da Univix. A diretora pedia a publicação de portaria com o reconhecimento do curso de Medicina, que tem apenas a autorização de funcionamento, desde 2005. "O processo encontra-se na Secretaria de Educação Superior para análise final", diz o e-mail da diretora da Univix. Rose, então, acionou Rogério dos Anjos Araújo, que exercia a Assessoria Parlamentar da Educação.

O e-mail ao chefe da Assessoria Parlamentar explica que o processo se encaminha para o fim. "A meu ver está tudo ok. Acredito que depende mesmo é do seu Chefe", escreveu Rosemary ao servidor do MEC. Um dia depois, em 20 de julho de 2012, a então chefe de gabinete da Presidência deu uma resposta a Cláudia: "Já estou com a resposta da Faculdade do ES. Quando puder liga. Bjokas (sic)." 

O curso de Medicina é o mais caro na Univix, que tem 16 graduações: R$ 3,98 mil, por mês. No fim de 2011, uma comissão do MEC visitou a instituição para analisar se determinadas obrigações assumidas com o ministério haviam sido cumpridas. O último ato burocrático para chancelar o curso, o seu reconhecimento, viria em seguida. Ao GLOBO, a diretora acadêmica da Univix confirmou o pedido a Cláudia. - O reconhecimento do curso foi aprovado, mas não saiu a portaria. Recorri a Cláudia para agilizar a publicação - disse Eliene. A diretora afirmou não ter feito o pedido a Cláudia em razão do marido ou da proximidade a Rose. Cláudia é endocrinologista de Rose.

Foi "ignorância", diz médica

Cláudia confirmou que repassou o e-mail da diretora da Univix a Rose, o que classifica como um ato de "ignorância". Roberto Kalil Filho, por sua vez, sustentou não ter "conhecimento nenhum sobre o assunto".- Kalil não tem nada a ver com essa história - disse Cláudia. O servidor que recebeu o pedido de Rosemary no MEC afirmou que a conhecia "apenas de vista" e que a solicitação de reconhecimento do curso de Medicina não foi atendida. Rogério dos Anjos deixou a Assessoria Parlamentar do ministério e assumiu, em março, a assessoria especial da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo. - Não sei a quem ela se refere (quando cita um "chefe" no e-mail). De qualquer forma, a faculdade não cumpria os requisitos e o reconhecimento não foi aprovado - afirmou Anjos. O MEC informou que "não foi emitida qualquer portaria de reconhecimento". Procurada, a defesa de Rosemary não foi localizada pela reportagem. (O Globo)

11 comentários

hummm...

"sereria" por isso que o Kalil pai acompanhava o paciente ilustre ate a porta do carro quando o lobista recebia alta?

quero uma medicina de primeiríssimo mundo dessas tambem, onde o medico vai ate a porta do hospital se despedir do paciente...

que lindo e fofo que eh o país dos petralhas, nao?

Reply

veja bem a contradição... criticam a elite, mas faz parte dela. como esse povo é nojento.

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

Não foi reconhecido ... mas seria, sem a menor dúvida, se não tivesse estourado o ESCANDALO da Marquesa de Garanhus.

Ou ainda existe algum "bobinho" que acha que PTralha dá ponto sem nó??? Que isso tudo saía assim "DE GRAÇA"???

Só o fato do Kalil dizer - que não sabia de nada - Ah! em "PTRalhês Clássico" quer dizer:
- SABIA DE TUDO SIM!!!

Reply

Desculpe aqui a minha "gnorança", mas pergunto :

O QUE FAZ E O QUE QUER esposa de um renomado médico com uma escola que não está apta a funcionar e registrar curso de medicina no Espírit Santo ?

A mulher d Kalil mora no Espírito Sant e marido em São Paulo ?

Reply

Huahuahua! O Dr. Kalil disse que "não sabia de nada...". Aprendeu rapidinho com o maior safado e mentiroso deste país.

E agora uma perguntinha: O que a mulher do Dr. Kalil, do Circo Libanes, queria com a tal escola lá do ES ???? Esposa médica, de médico renomado, metida com o mulla, só pode ter treta, aí!

Chris/SP

Reply

Se a Faculdade de Medicina do Espirito Santo não é reconhecida, a patroa do kaliuzinho não é medica, como atende no Sírio Libanês?

Falsidade ideológica?

Reply


http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=detalhamentoIes&codigoPrograma=30001013010P0&descricaoGrandeArea=CI%25C3%258ANCIAS+DA+SA%25C3%259ADE+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++&descricaoAreaConhecimento=MEDICINA

__________________________________________________

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE
ÁREA: MEDICINA
UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO / ES
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA: Federal
PROGRAMA: DOENÇAS INFECCIOSAS ( 30001013010P0 )
NÍVEIS: M/D
ÁREA BÁSICA: DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
Logradouro: AV. MARECHAL CAMPOS, 1468
Bairro: MARUIPE
Cidade/UF: VITÓRIA / ES
CEP: 29040091 Caixa Postal:
Telefone: 27-3335-7504 / Ramal: 27-3335-7210 / Ramal:
FAX: 27-3335-7504
E-Mail: espinosa@ndi.ufes.br
URL: http://www.ndi.ufes.br
CURSO(S) SITUAÇÃO RECONHECIDO NÍVEL NOTA
DOENÇAS INFECCIOSAS Em Funcionamento


"Homologado pelo CNE ( Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25 )

DOENÇAS INFECCIOSAS Em Funcionamento Homologado pelo CNE ( Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25 ) "


DADOS DA AVALIAÇÃO
Fichas de Avaliação
Caderno de Indicadores

__________________________________________



Claudia Cozer terminou o curso de medicina em 1991.

Segundo os dados encontrados no site da FES, o Curso de Medicina Infectologia só foi homologado em 2012.

Essa homologação foi FORÇADA pela Rose do Lula????

Tá tudo dominado.

Reply

Tudo comprovado no Site da Faculdade Federal do Espirito Santo.

Quem quizer comprovar é só entrar no site da faculdade e ver que o Curso de Medicina Infectologia só foi homologado pelo MEC em 2012 . Período de atuação da 'amiga' Rose do Lula.

Quanta falcatrua esse Lula cometeu e até hoje a Nação Brasileira espera a punição dele e até agora nada!

Reply

Taí porque eles odeiam a classe média! A classe média já está cansada de sustentar vigaristas,seja bolsa dos sem calças ou dos sem diplomas de mulher de médico do PR do Circo Libanês.

Reply

Tah na hora de fechar a BostaBras!

Reply

hega de Bolsas! Tah hora de fechar a BostaBras!

Reply