PF cala a boca do MPF.

"Eu acho importante a operação, mas é suficiente? Quantos desses presos são criminosos do colarinho branco? Quantos são políticos ou empresários? E o fraudador amigo do poder? Aquele que tem o telefone do Secretário da Segurança, o celular do governador ou do ministro? Quem vai prender um cara desses? Quantos foram presos desviando dinheiro público aos milhões? Eu não vi nenhum, você viu algum?"
 
Hélio Telho, procurador do MPF,  criticando a super operação da Polícia Civil em quase todo o País, deflagrada quinta feira, que culminou com 2 mil prisões.
 
A resposta para o procurador está no post abaixo, sobre a operação da PF no Acre do PT.

7 comentários

Coronel,
Você está enganado. Não há "cala-boca" nenhum. A operação no Acre não é "DA" PF. Decorre de atuação da PF, do MPF e de decisão judicial. Seria "DA" PF, se ela tivesse prendido alguém em flagrante, o que não ocorreu. Sem flagrante, toda investigação da PF deve ser pautada pelo MPF e decidida, afinal, pelo Judiciário.

Reply

oi , boa noite...alguem poderia me dizer o nome da estatua que era o simbolo da pg , tempos atras !?

Reply

Caro Bschopenhauer

Se foi assim, temos exatamente o que é o melhor. Cada um fazendo o seu papel. Por isso, dando certo. Por que não pode ser assim?

Um abraço

Coronel

Reply


O nome dele?

AFIF DOMINGOS


do CH
Dos seus R$ 11,3 milhões declarados em 2006, passou quatro anos depois, em 2010, a somar R$ 49,2 milhões –

Reply

ao invés de criticar deveriam trabahar em conjunto. no brasil de hoje, as pessoas intengrantes de certas instituições, se recusam a investigar políticos e punir já de olho em uma promoção ou uma benesse qualquer. ah! respeitem o povo que pagam seus salários. não viu o caso daquela procuradora? aparentemente foi a que mais trabalhou e ficou último como favorita pra ficar no lugar do Gurgel. isto é uma vergonha.

Reply

Coronel, pode e deve ser assim, todos atuando em conjunto. Quem não quer que assim seja são os delegados da PF (os policiais discordam deles), a direção nacional da OAB (várias subseções discordam também) e o governo federal.

As notícias nunca dão conta de como é a organização, o protagonismo intelectual das operações. O fato de a imprensa omitir por preguiça (já que repete release da assessoria de imprensa da PF), por incompetência ou má-fé (ou tudo junto), não significa que a PF trabalhe sozinha, não há prerrogativa legal para isso. Quem requer interceptação, escuta, prisão, busca e apreensão, é o MPF, cumpridas após decisão da Justiça. A PF executa o que lhe é determinado (e redige os releases). Em casos como este, do AC, ainda há um tipo de ação entre amigos, como o próprio ministro da Justiça, Cardozo, confessou: avisou ao governador sobre a operação "da PF".

Sem o trabalho do MPF e da Justiça Federal, a PF apenas age em casos de prisão em flagrante. Daí porque excluir a participação do MP, como querem os delegados e o PT, acabará com a possibilidade de condenação do colarinho branco. Prisão só em flagrante, para apenas depois iniciar um processo de investigação? Nem prisão de estuprador de ônibus ou de assassino que queima pessoas vivas ocorre em flagrante, quanto mais de criminosos políticos.

Reply

Coronel,

Os delegados da PF não querem que seja assim. Querem monopólio para definir, com exclusividade, o quê, quando, quem, como, porquê, para quê investigar.
Portanto, defender o monopólio da investigação criminal federal para a PF significa, afinal, entregar nas mãos do governo petista (que manda hierarquicamente na PF e na Funai) a exclusividade para definir o quê, quando, quem, como, porquê, para quê investigar.

Reply