Mais um recorde da Dilma e do PT. O maior déficit nas contas externas nos últimos 66 anos.

O Brasil registrou um déficit de US$ 8,3 bilhões nas contas externas em abril. É o pior desempenho para o mês dos últimos 66 anos, desde quando o Banco Central (BC) começou a registrar os dados. De acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira pela autoridade monetária, o rombo nas transações correntes — o resultado de todas as trocas de serviços e do comércio do país com o resto do mundo — cresceu 55% em relação ao mesmo mês do ano passado. O turista brasileiro contribuiu para esse rombo.

No mês passado, o brasileiro viajou mais e gastou mais. As despesas aumentaram 17% em relação ao mesmo mês de 2012. Só em abril, os turistas daqui desembolsaram US$ 2,1 bilhões: recorde para o mês desde 1947, quando o BC iniciou sua série histórica. O que os estrangeiros gastam no Brasil não compensa nem um quarto do que o brasileiro deixa lá fora.

— A massa de salário real cresce em torno de 6% por ano — afirmou o chefe do departamento econômico do Banco Central, Túlio Maciel, ao dizer que o aumento da renda é o principal motivo, já que o câmbio não anda tão favorável aos viajantes. — E boa parte dos destinos turísticos encontra-se em países em crise e surgem as oportunidades de viagens. (O Globo)

23 comentários

ô presidentA, nao vai ter anuncio na tv para informar aos brasileiros sobre mais esse recorde do Brasil potencia?

Reply

Que situação em Coronel? Isso não é nada, comparado com o deficit da dívida interna. E aquela história de ter pago a dívida externa? Aquilo foi uma das maiores mentiras que o PT realizou, e a oposição ficou muda, não se por espanto ou por covardia. Sabe de quanto é a dívida hoje?, ou melhor, não faça isso, pode ter um ataque cardíaco.

Reply

segundo a FORBES, a Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Aqui no Brasil ela não passa de uma DITADORA que está levando o país para o abismo.

FORBES, pelo amor de Deus, leve a "PODEROSA", juntamente com toda a estirpe dela (PT E TODA A BASE ALUGADA) para bem longe do Brasil e não deixem que voltem nunca mais. O BRASIL AGRADECE.

Reply

"A massa de salário real cresce em torno de 6% por ano — afirmou o chefe do departamento econômico do Banco Central, Túlio Maciel, ao dizer que o aumento da renda é o principal motivo"

FAZ ME RIR !!!

A classe média viaja pra fugir dos impostos absurdos, com a economia feita nas compras a passagem sai de graça, sem falar no lucro da revenda dos produtos adquiridos.


Reply

Fui pra Miami fazer compras, revendi tudo em São Paulo, com isso o passeio na Disney saiu de graça.
PS:Antes ia para o Paraguai, agora vou todo mês pro EUA, lá pelo ganho na revenda e me divirto também, além de não correr risco de ser assaltado no Brasil.


Reply

Do jeito que o Nordeste está caro, sai mais barato ir pra Miami, a passagem aérea sai até mais barato !
Só com a economia nas compras, recupero a passagem.
Mesmo com o dolar caro e salário menor, ainda compensa viajar pra lá.
Eis a explicação !


Reply

Coronel,
Déficit em conta corrente não é um mal em si. Mas no contexto da economia brasileira atual é mais um indicador de desequilíbrio macroeconômico. No que tange a bens e serviços não fatores é um claro sinal de demanda crescendo mais que oferta. No que se refere a serviços fatores (basicamente rendas do capital e do trabalho, incluindo lucros) é mais complicado. De toda forma, o crescimento deste déficit deve levar a desvalorização do câmbio levando a mais pressão sobre a inflação e colocando o governo em uma encruzilhada. Se aceitar a desvalorização vai correr o risco de estourar a meta em ano de eleição. Se segurar o real valorizado artificialmente coloca mais um ingrediente na receita de crise que o governo está preparando com esmero, qual seja, o populismo cambial. Tivesse o governo deixado o câmbio flutuante este dilema não existiria, mas não, o governo fez questão de definir em Brasília um preço que deveria ser definido pelo mercado.
Agora eu pergunto, com tudo isto acontecendo e a economia com desemprego baixo qual o sentido do governo fazer política fiscal expansiva? Com taxa de desemprego baixa, inflação alta e juros nominais longe de zero o grande efeito previsível de uma política fiscal expansiva é agravar o dilema acima.

Reply

O que realmente ocorre? O país está em rápido processo de desnacionalização dos setores produtivos. Isso acarreta remessas ao exterior, cada vez mais crescentes por portas diretas e travessas.

Por outro lado, ocorre desindustrialização da indústria local (devido aos altos impostos e custo da mão de obra), quase toda ligada aos grandes setores dominados pelo capital estrangeiro: veículos leves e pesados; indústria e comércio (sofisticados e/ou não) de alimentos. Só isso.

Reply

Fui a uma agência de turismo para pesquisar os preços de uma viagem a Belo Horizonte. Quase caí de costas quando recebi o orçamento. Estou acostumado a viajar para o exterior e esperava pagar bem menos por uma viagem doméstica. A funcionária explicou que os hotéis brasileiros são mesmo muito mais caros que os estrangeiros. Conclusão: desisti da viajar pelo Brasil e vou gastar meus euros e dólares lá fora, onde sou mais bem tratado. Aliás, esta semana mesmo o JN exibiu uma reportagem sobre turistas brasileiros que preferem viajar para fora, onde tudo é mais barato.

Reply

"A massa de salário real cresce em torno de 6% por ano"

Dilma 2014! Haddad 2018!

Reply

Coronel, não são os turistas os responsáveis, mas sim a própria interina Dilma e seu chefe Lula quando saem do Pais carregando cada qual um Hércules de dinheiro para enterrrar em Cuba, Uganda etc.

Reply

Enquanto isso a "cumpanherada" do Ministério do Turismo segue fazendo turismo...

Reply

Amigos,

Como o governo brasileiro sempre trata dos efeitos de um problema e e não das suas causas, preparem-se pois certamente vão aumentar os impostos para quem viaja ao exterior.

Podem escrever!

Reply

Fazer turismo interno sai pelo menos o dobro, e por esta razão há preferência em viagens ao exterior.

Minha preferência é sempre por cruzar o Atlântico (Europa), do que ir ao NE, por exemplo. Fazer compras no exterior sai um 1/3 do preço daqui. ´

Chris/SP

Reply

Corona, meu vizinho já está estocando até papel higiênico. Enquanto isso, a Anta Gorda faz mais uma viagem milionária ao exterior.
Pobre Brasil, dias piores virão.

Reply

Esta Anta Gorda é filha Dilma Cuba!!!!

Reply

Corona, quando eu digo que a Forbes apontou a Anta Gorda como a segunda mulher mais poderosa do mundo, as pessoas caem numa gargalhada incontida. Com isso eu cheguei a seguinte conclusão: essa é a mais engraçada revista de humor do mundo. Só pode!

Reply

Cabe a sugestão: fica mais saldável
(com l mesmo!) sairmos do Brasil, e pensarmos se, e quando o pt for expulso daqui, é possível retornar ao país que deveria ter sido uma Nação, mas que foi destruído pela quadrilha no Poder.

Reply
Johnnie Walker mod

Essa vai longe com esses recordes na sua gestão...

Reply

Tem brasileiro que agora traz até pasta de dente e lençóis dos USA, tudo de melhor qualidade e por 1/3 do preço.

Reply

O número vai dobrar quando conseguirem expulsar os agricultores de suas terras.

Reply

Vamos deixar uma coisa bem clara: Não são os turistas os responsáveis pelo desequilíbrio nas contas brasileiras. O culpado é o próprio governo petralhista, que teve de aumentar em muito a importação de petróleo. Aquela conversa da autosuficiência da Petrobrás era tudo mentira, puro estelionato eleitoral.

Reply

Quero ver o ministro da economia botar a culpa na crise dos EUA e da Europa...

Reply