Cantor diz que apanhou porque merecia.

Em entrevista ao programa "De Frente com Gabi", do SBT, que foi ao ar na madrugada de ontem, o cantor Amado Batista disse não se sentir vítima do Estado por ter sido torturado durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Batista, 62, contou à jornalista Marília Gabriela que, antes de se tornar músico profissional, quando tinha por volta de 18 anos, trabalhava numa livraria. Ali, facilitou o acesso de intelectuais a livros considerados subversivos.

O artista, que morava em Goiânia, disse também ter aceitado enviar somas de dinheiro a um professor universitário do Maranhão que mais tarde descobriu estar envolvido em ações clandestinas de grupos esquerdistas. Segundo o cantor, quando os militares investigaram seus clientes na livraria, acabaram chegando até ele. Batista ficou preso por dois meses: "Me bateram muito. Me deram choques elétricos". "Um dia me soltaram, todo machucado. Fiquei tão atordoado. Queria largar tudo e virar andarilho."

Questionado sobre se teria vontade de confrontar seus torturadores, o cantor foi enfático ao recusar a ideia. "Fiz coisas erradas, eles me corrigiram, assim como uma mãe que corrige um filho. Acho que eu estava errado por estar contra o governo e ter acobertado pessoas que queriam tomar o país à força. Fui torturado, mas mereci."

Para o músico, a repressão foi um instrumento necessário naquele contexto, para evitar que "o Brasil virasse uma [espécie de] Cuba". O músico revelou ter sido procurado pela Comissão da Verdade, que investiga violações de direitos humanos praticados durante o regime militar, e que hoje recebe uma indenização do governo. "Tenho um salário de cerca de R$ 1.000, há algum tempo, mas acho desnecessário." (Folha de São Paulo)

10 comentários

E eu que era fâ de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano... na faculdade. Que estupidez. Estava eu caminhado contra o vento, contra a lucidez. Hoje estou curado, são, claro, depois de poucos anos da formatura, haha. Antes tarde do que nunca.

Recentemente tornei-me fã de Lobão, e agora de Amado, não o Jorge - Deus me livre! -, o Batista.

Reply

Amado Batista é aquele cantor brega que fez sucesso com a canção "Pare de tomar a pílula", entre outras?

Não importa. Não fossem uns choques de civilização, ele estaria agora quebrando pedra no relento para os humanistas aristocratas do atraso progressista.

Reply

Coronel,

Ai temos a prova cabal que o brasileiro vai pegar Bolsa-Família, Bolsa-Ditadura, Bolsa-Mensaleira .... porque esta dando "sopa"!!

No Uruguay, a Esquerda esta em pé-de-guera contra um ex-terrorista(Amodio) que delatou vários companheiros e quer falar sobre os crimes dos Tupamaros!!

Parece que no Brasil o movimento também esta começando para desmontar o "glamour" de ser esquerda.

JulioK

Reply

Eis o vídeo:
http://www.facebook.com/photo.php?v=10201174159985490
morg

Reply

Se pelo menos todos tivesse a dignidade de assumir que estavam errados, talvez nosso Brasil seria outro agora.

Reply

Coronel,


pois é...
Ele assume que estava errado e que não deveria receber os R$ 1.000,00, mas não os devolve!

Não abre a boca e diz:
não fui perseguido!
Fui preso porque estava fazendo algo errado e quero aqui deixar claro que N ÃO MEREÇO INDENIZAÇÃO VITALÍCIA POR ISSO.

Garanto que se fizesse isso seria realmente AMADO pelo povo brasileiro honesto que sua muito para ganhar seu parco dinheirinho!
Povo que dá de mão beijada 5 meses de seus ganhos para pagar impostos.
É roubado diaria e descaradamente por esse governo espúrio, ladrão do erário, que despeja nosso dinheiro sobre paisecos ditadores da África e América Latrina (como diz o-Mascate)

Bem... pelo menos admitiu que a canalha da época (hoje no governo e com poder nas mãos!) queria fazer do Brasil uma Cuba...


CHEGA! BASTA!

RETORNEM FFAAs!

PRECISAMOS DE VOCÊS!


Flor Lilás

Reply

Amado Batista, Você que tem um jatinho para sí e outro para os seus músicos,um helicóptero,fazendas em Goiás, Mansão vizinha a do cantor Leonardo,seria mais dígn0 que doasse esta quantia a uma instituição de caridade ou a recusasse.

Reply

Virei fã dele, pois não, tira dinheiro do suado impostos do povo que realmente trabalha. Pelo que esse governo faz hoje, é uma amostra do que faria a 40 anos atrás.
Nós estaríamos pior que Cuba e Venezuela juntos.

Reply

Cuidado, gente boa!
A entrevista tem um recado direto para o povo.
O objetivo do "arrependimento" do músico é simplesmente "provar", publicamente, que houve tortura nos porões da ditadura.
O que permanecerá indelével, de fato, ao telespectador do programa-programático da Marília Gabriela é a palavra-chave FUI TORTURADO.
É isso que os áulicos da imprensa vermelha querem: fortalecer os argumentos da Omissão da Verdade de que os militares praticaram a tortura - até agora não comprovada.
Por que Amado Batista sentiu a necessidade imperiosa de "confessar", agora, sua participação subversiva, apoiando os terroristas/guerrilheiros, mesmo que só no nível intelectual?
Por que sentiu, também, a necessidade de tornar público que sofreu torturas, mas dá razão aos "torturadores"?
Ora, gente boa, não é coincidência demais essas providenciais confissões, num momento em que a tal comissão necessita de testemunhas com credibilidade popular para dar corpo ao relatório da verdade delles?
Sou daqueles que pensam que UMA VEZ COMUNISTA, SEMPRE COMUNISTA.
Abraço geral.
Gaudêncio Sette Luas.

Reply

Amigos,
Concordo plenamente com o coment do Gaudencio sete Luas.
Essa do Amada, vir justamene agora choramingar....da pra acreditar?
Eles colocam uma verdadezinha num monte de mentiras e la vai o povao incauto/militonto e emplaca na mentira!
Desconfio de vermelhos por fora,.. até abri-los( a melancia ou o tomate.)
Agua benta,reza braba e galho de arruda tras das oreia moçada.
Pé atras,.. com estes PaTifes da Omissao da Verdade, ..os aproveitadores tipo Amado B, do dindin alheio!

Gagoo Ctba

Reply