Acuado pela polícia, Protógenes endoida de vez.

O deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP) acusou a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio de ter recebido R$ 280 mil do banqueiro Daniel Dantas, do Banco Opportunity. Protógenes sugeriu que o dinheiro teria sido dado para que ela emitisse parecer ao Supremo Tribunal Federal favorável à quebra de seu sigilo telefônico, fiscal e bancário. Ele disse ainda que Dantas teria oferecido dinheiro ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, marido de Cláudia. 

Protógenes fez as acusações no dia 9 de maio durante uma palestra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de São Caetano do Sul, cidade da Grande São Paulo. Tema do encontro era "Os bastidores da Operação Satiagraha". Ele afirmou também que Dantas, a quem chamou de "banqueiro bandido", ofereceu US$ 20 milhões a um delegado da Polícia Federal e a cinco policiais, mas não citou nomes nem o motivo da oferta. 

A Satiagraha é um capítulo emblemático da história recente da Polícia Federal. Protógenes, então delegado, comandou a operação em 8 julho de 2008, que culminou com a prisão de Dantas. O banqueiro foi colocado em liberdade em menos de 24 horas por ordem do ministro do Supremo Gilmar Mendes. 

A operação foi completamente anulada pelo Superior Tribunal de Justiça por ilegalidades e emprego de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência. Protógenes foi condenado a 3 anos e 11 meses de prisão por fraude processual e violação de sigilo funcional – ele teria vazado dados da Satiagraha (mais informações ao lado). Sua relação com o empresário Luiz Roberto Demarco, desafeto de Dantas, também é investigada. Leia mais no Estadão.

5 comentários

putaqueopariu, nesspaiz de merda qualquer um faz palestra!

o que esse individuo, comandante de uma operação investigativa recheada de ilegalidades, conforme noticias veiculadas, foi palestrar para os dotô adEvogados que, vejam so!, devem zelar exatamente pela...LEGALIDADE????

Reply

brasil naum aprende né politico que tentar vira heroi da nação fazendo operaçoes mediaticas pra tv salvando a nação de empresarios e politicos ladroes nunca acaba bem..kkkk basta lembra o collor que adorava caçar maraja em alagoas..kkkk

Reply

esse comunista vagabundo tem que responder por isso na cadeia!

Reply

A VERDADE é que depois que a poeira baixou, o gov lula, realmente, MUDOU a lei para beneficiar DANTAS.....
...MAS a tal propina de 400 milhões exigida pelo PT e gravada pela PF, foi PAGA?.....

Reply

AVERDADE é que depois que a poiera baixou, o gov lula MUDOU a lei PARA BENEFICIAR dantas...mas FINALMENTE a tal propina de 400MILHÕES, exigida pelo PT e gravada pela PF foi paga?....
..a PF esta devendo essa resposta ao BRASIL...

Reply