O Brasil precisaria aumentar em três vezes os índices de desempenho
da infraestrutura de transportes para chegar aos melhores níveis
praticados por seus competidores internacionais, diz estudo da Fiesp
que será divulgado hoje. O levantamento constata que a maior malha
viária no país, a de rodovias, com uma média de 2,5 km por 10 mil
habitantes, é ainda 43% menor que o padrão de excelência internacional,
de quase 4,8 km por 10 mil habitantes. Os custos brasileiros de logística, que fazem, por
exemplo, com que as mercadorias que levavam 324 minutos para ser
liberadas nos aeroportos de padrão mundial levassem quase 3,2 mil
minutos nos aeroportos da Infraero, em 2010. O custo de se levar um
contêiner de 20 pés da região metropolitana ao local da exportação era
de, em média, US$ 621 no exterior e de quase US$ 1,8 mil no Brasil -
indicador que, no começo de 2012, deve ter sofrido deterioração, com
os engarrafamentos da safra nos gargalos logísticos do país. "Uma das
medidas urgentes é fazer o desembaraço de carga 24 horas por dia,
cargas de bilhões esperam nos portos e os funcionários públicos param
de trabalhar às 17 horas", critica o estudo. (Informações do Valor Econômico)
Postar um comentário