STF vai botar ordem nas Casas.

Ministros do Supremo Tribunal Federal articulam uma resposta categórica e institucional contra a aprovação pela Câmara da proposta de emenda constitucional que diminui o poder da Corte. O porta-voz da reação do Supremo será o decano do tribunal, ministro Celso de Mello, que fará um pronunciamento durante a semana questionando os efeitos da chamada PEC 33.
 
Até o momento, os ministros deram respostas separadas e desarticuladas contra a aprovação da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que dá aos parlamentares a prerrogativa de rever decisões do Supremo nos casos de ações de inconstitucionalidade e súmulas vinculantes. Com a reação enfática que pretendem dar, os ministros esperam que a proposta seja definitivamente engavetada e que a ofensiva blinde a Corte de novas investidas.
 
Relator do mandado de segurança contra a tramitação da PEC, o ministro Dias Toffoli ouviu de colegas a ponderação para que leve o processo o mais rápido possível a julgamento para que essa resposta pública seja dada. Na sexta-feira, o ministro estabeleceu prazo de três dias para que a Câmara dê explicações sobre a proposta.Os ministros já deram o tom de como será a reação em declarações logo após a aprovação do projeto.
 
Durante a semana, o ministro Gilmar Mendes afirmou que seria melhor fechar o Supremo se a proposta fosse aprovada pelo Congresso. Marco Aurélio Mello afirmou que a votação soava como retaliação. O presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, afirmou um dia depois da aprovação que a PEC fragilizaria a democracia.
 
Retaliações. Para além das declarações, a decisão do ministro Gilmar Mendes de congelar a tramitação, no Senado, do projeto que inibe a criação de partidos políticos também soou como retaliação ao Congresso entre parlamentares e ministros do STF. A liminar foi concedida no mesmo dia em que a CCJ da Câmara aprovou a PEC.
 
Gilmar Mendes avisou aos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que concedera a liminar contra a tramitação do projeto logo depois de assiná-la. Mesmo que a liminar seja derrubada, a decisão serviu de recado.Mendes chegou a conversar pessoalmente com o presidente da Câmara sobre o assunto e discutiu a relação entre os dois Poderes. Nesta segunda, Alves deve voltar ao Supremo para uma nova conversa.As reações dos ministros do tribunal já haviam provocado um primeiro efeito. Alves anunciou que não instalaria imediatamente a comissão especial destinada a dar seguimento à tramitação da PEC.
 
Na opinião de ministros do STF, o Congresso já passou recibo com o recuo do presidente da Câmara.Na quinta-feira, um dia após a decisão de Gilmar Mendes, Renan Calheiros convocou para um almoço senadores e consultores de confiança para avaliar a decisão a se tomar. Na conversa, os presentes aventaram uma série de respostas a dar ao Supremo. A mais drástica, descartada pelo presidente do Senado, era simplesmente ignorar a decisão de Gilmar Mendes. Outra era apresentar recurso ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa. Venceu a posição do agravo regimental, recurso preparado pelo advogado-geral do Senado, Alberto Cascais.
 
Aliados dizem que Renan Calheiros tem buscado adotar um tom conciliador com a cúpula do Judiciário por motivos pessoais. Pouco antes de retomar o comando do Senado, em fevereiro, ele foi denunciado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por uso de documento falso, falsidade ideológica e peculato pelas acusações que o levaram a renunciar à Presidência da Casa em 2007. Segundo o Ministério Público, ele forjou documentos para justificar que tinha patrimônio e não precisaria recorrer a um lobista de empreiteira para arcar com as despesas pessoais.
 
Na opinião de um senador da confiança de Renan, o presidente do Senado deu declarações na quinta-feira no limite do que podia - quando classificou a decisão de Gilmar Mendes como uma "invasão" no Legislativo. A pressão por responder ao Supremo, dizem parlamentares, tem sido maior entre os deputados. As críticas de parlamentares à atuação do Judiciário e do Ministério Público são recorrentes. Recentemente, dois integrantes da base do governo estiveram no Supremo e levaram as reclamações a ministros da Corte.
 
O inconformismo se volta especialmente contra julgamentos da Justiça Eleitoral, contra ações que consideram políticas do Ministério Público e contra decisões do Supremo em temas controversos, como casamento homossexual e aborto de fetos anencefálicos. Em alguns julgamentos recentes, os ministros do Supremo fizeram um mea culpa. Foi o caso, por exemplo, da decisão do ministro Luiz Fux de impedir a votação, no Congresso, dos vetos à nova distribuição de royalties do petróleo.
 
Ministros admitiram ser um erro o tribunal, por meio de liminares, interferir na pauta do Congresso.Mas esses ministros lembraram aos parlamentares que cabe a eles mudar a legislação para coibir eventuais abusos. Para isso, não precisam atacar poderes do Supremo ou esvaziar os poderes de investigação do Ministério Público. (Estadão)

20 comentários

resumindo, isto é vontade desta quadrilha de ficar livre, leve solta pra legislar em causa própria. é impressionante o cinismo, o descaramento, o desavergonhamento destas pessoas. isto é fruto do egocentrismo dos psicopatas.

Reply

Cel

Com Ministros Petralhas eu só acredito vendo!

Átila

Reply

Precisamos de uma posição firme de todos os ministros do STF para devolver um mínimo de segurança democrática que se faz necessária nesse vácuo no qual nos encontramos. Se não contarmos com isso, termina qualquer vestígio de democracia no Brasil.

Reply

cel,

a cada dia que passa, testemunhamos crimes bárbaros que mal acreditamos que um ser humano fosse capaz de tal brutalidade. a cada dia, está mais difícl conviver em sociedade, pois perdeu-se por completo, a confiança no ser humano. a grande culpada disto, é esta quadrilha que se instalou no poder, pois o objetivo deles, é promover o ódio entre as pessoas pra que a população não se una contra eles.
que o povo fique de olhos abertos e façamos o contrário do que eles querem. ao invés de SER, OU FICAR CONTRA "ELE (A)", FICAREMOS OU SEREMOS A FAVOR, OU SEJA, SEREMOS CONTRA OS BANDIDOS VERMELHOS.

UNIREMOS CONTRA OS BANDIDOS VERMELHOS.

Reply

Coronel,
a imprensa calada, só se manifesta a favor dessa corja, escancaradamente comprada, com suas raríssimas exceções. O congresso, acredito, mais canalha que já existiu no Brasil e possivelmente no Mundo. A OAB defensora de bandidos, calada. As ONGs também defensora de bandidos e mamando no dinheiro público, calada. A oposição que deveria está fazendo o maior estardalhaço, calada. Os militares, que já deveriam ter mandado seu recado, calado. Só nós aqui, o Reinaldo, o Augusto Nunes e a Veja combatendo essa canalha.

Reply


O Congresso quase todo está de rabo preso, "se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão".

"Nuncantezneçepaiz" se disse uma frase tão perfeita.

Elles tem "meda" do STF, sabem que lá podem ser punidos pelas suas falcatruas, o único erro dos ministros foi deixar os mensaleiros soltos, algemas nessa bandidos ordinários e não esqueçam do chefe deles que anda por ai livre, leve e solto.

Reply

Não tem que questionar nada, e sim declarar a PEC 33 inconstitucional logo de saída. Nenhuma emenda pode suprimir a separação e a independência entre os poderes, simples assim. Inclusive aqui podem ser envolvidas as Forças Armadas, pois de acordo com a constituição são responsáveis pela garantia dos poderes constitucionais.

Reply

Petista Piauiense Infiltrado na Câmara Pede Prisão de Juízes do STF
Impressionante amigos, estamos `a mercê de um Neanderthal piauiense que foi infiltrado na Câmara pelo PT, pois não teve votos para isso. Trata-se do deputado Nazareno - vou repetir bem devagar o nome do elemento, Na-za-re-no. Ele é o autor da PEC bolivariana que submete o judiciário ao legislativo. Sua arisca boçalidade, talvez produto de anos conversando com bodes e cabritinhas no sertão, não termina por aí, ele quer limitar a liberdade das pessoas em consumir. Como bom comunista ele odeia o estado democrático de direito, e agora pede a prisão de alguns juízes do STF, incluindo o companheiro petista Toffolli.

http://selvabrasilis.blogspot.com.br/

Toffoli e Lewandowiski também?

Reply

Tal Comissão de Constituição e Justiça lembra em muito a da "VerdADE": É PT de cabo a rabo.É o Brasil na direção do ORCO,celerada e aceleradamente.Mas 50 milhões de votos encabrestados não enxergam. Mais 50 milhões de abestalhados, talhados por bandidagem vermelha,acapachados sequases fazem coro...Tiram o couro do cidadão sustinente,trabalhador honesto,entes com os quais Lula da Rose nunca teve nada a ver. O PT É DEPASCENTE, ENXERCO NO PAU(-)BRASIL.Isso até quando, Deus meu?!

Reply

é muito importante que as pessoas se conscientize da violência que estamos vivendo, e não nos deixemos influenciar por estes bandidos. não se venda nunca, nem por muito dinheiro; nem tão pouco, aceite favores para se calar de diante de qualquer coisa errada. ninguém tem dever de lealdade, com quem se comporta ilegalmente. quem se cala dinte do ilegal, não é leal, e sim, cúmplice. pense no amanhã, pois seu filho (a) poderá estar sofrendo as consequências disto. estes bandidos são formadores de psicopatas.
lembre-se que, o verdadeiro amigo, nunca indica o caminho errado.

Lutemos com todas as nossas forças contra o avanço destes bandidos vermelhos.

Reply

SO' AS FORCAS ARMADAS e niguem mais destruira esse plano PTista,,,,ja' era irmaos ,,,,ja'era

Reply

Infelizmente, damos razão ao Berto Pernambuco 12.35
Estamos encurralados.

Reply

27/04/2013 às 20:05 \ Direto ao Ponto
A VAIA QUE TIROU LULA DE CAMPO EXPLICA POR QUE DILMA ENTROU MUDA E CONTINUA CALADA NA FESTIVA REABERTURA DO MARACANÃ INACABADO

Dilma Rousseff chegou ao Maracanã, no fim desta tarde de sábado, para participar da festa de reabertura do estádio que foi fechado à noite porque não ficou pronto. Entrou muda e calada continuou no camarote vip, ao lado do governador Sergio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Esquivou-se de imagens no telão, escapuliu do pontapé inicial e não se atreveu a reincidir na discurseira que recitou, sempre para plateias pequenas e de confiança, nas arenas de Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

Ao repassar o pontapé inicial para um pedreiro que trabalha na reforma do estádio e o microfone para o apresentador de TV Luciano Huck, Dilma Rousseff confirmou que nada é mais pedagógico que uma vaia no Maracanã. Na abertura dos Jogos Panamericanos de 2007, foi ali que aprendeu (e a afilhada aprendeu com o padrinho) que o Brasil dos institutos de pesquisa não tem parentesco com o país real. É bem menos complicado virar campeão de voto em fábricas de porcentagens dependentes do patrocínio do Planalto.

Revejam o vídeo que mostra o desconcerto do então presidente atropelado pelo imenso coro dos descontentes. Ele se imaginava amado por 10 em cada 10 brasileiros. Nunca mais confundiu tribuna de honra com palanque de comício do PT. Pelo visto, Dilma acordou neste sábado com a cabeça povoada por lembranças do episódio ocorrido há seis anos. Até o neurônio solitário assimilou algumas lições ministradas naquele dia que Lula jamais esquecerá.

Uma delas ensina que plateia amestrada é uma coisa, multidão sem focinheira é outra.

ASSISTA O VÍDEO:
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/a-vaia-que-tirou-lula-de-campo-explica-por-que-dilma-entrou-muda-e-continua-calada-na-festiva-reabertura-do-maracana-inacabado/

Reply

O receio é que, não tendo conseguido controlar por fora, a presidenta passe a tentar fazê-lo por dentro, nomeando ministros pessoas ligadas ao PT.
Neste caso, o Rui Falcão seria uma excelente escolha...

Reply

Não peço desculpas, não li tudo. A solução do problema é tirar essa grana toda que está entrando na bolsa do Executivo. GOVERNOS IGUAIS = ORÇAMENTOS IGUAIS. Acaba com essa corrupção,sem sangue, por enquanto.

Reply

vale lembrar, que o contribuinte tbm paga os salários das FFAA, e podemos exigir dela que cumpra com sua obrigação que é de garantir a PAZ e ORDEM.
quando um indivíduo insignificante, desprezível, junto com bandidos condenados conspira contra um dos poderes, é um indicativo que não se tem mais ordem. e está na hora de agir.

Reply

Despotismo, ditatorialismo é o que revela a malfadada PEC33/11.

Reply

Já passou da hora de os milicos marcharem sobre Brasília. Que fechem aquela merda, que só serve pra das despesas ao povo e fazer bandalheiras. QUEREMOS OS MILICOS DE VOLTA!

Reply

Coronel,

concordo com os Coturneiros que citam as FFAAs.
Estão aí para defender a Lei e a Ordem!

Estamos caminhando a passos largos para o totalitarismo bolivariano dessa corja de corruptos comunistóides que adoram encher os bolsos com o dinheiro alheio.

Agora que o cerco está apertando na direção do Poderoso chefão lulladrão, estão se desesperando e querem impedir que a moda pergue...

NÃO PODEMOS PERMITIR ISSO!

ABAIXO A PEC33!

ACORDEM FFAAs!
Precisamos de vocês com urgência!

Flor Lilás

Reply

coronér, como se faz para seus posts ( nao a dilma e kidgay) caia direto no meu facebook..? juscelino1962@yahoo.com.br e o meu correio eletronico.

Reply