Recordar é reler.

No dia 25 de abril, este blog publicava o seguinte post:

Mandato de cinco anos pode unir Aécio e Campos contra Dilma. Qual o problema para os dois jovens adversários de Dilma Rousseff? Ambos querem tentar a eleição em 2014, se possível para ganhar, mas também de olho em 2018, que marcará, aí com certeza, o fim da era PT. Com um mandato de cinco anos sem reeleição valendo agora, pode haver um acordo entre Eduardo Campos e Aécio Neves. Um deles candidatar-se-ia à presidência, o outro sairia como vice em 2014. Em caso de vitória, o vice viraria o sucessor, depois de cinco anos. Em caso de derrota, o vice ocuparia a cabeça de chapa em 2019, com o outro de vice. Faz sentido?
 
Hoje o Painel da Folha publica duas notas sobre o tema:
 
Subtexto 1 A defesa que Aécio Neves fez do mandato de cinco anos sem reeleição, de pronto subscrita por Eduardo Campos, é vista por petistas e peemedebistas como a senha para acordo entre os dois em eventual segundo turno contra Dilma.
 
Subtexto 2 Como são políticos da mesma geração, Aécio e o governador de Pernambuco estariam, assim, demonstrando disposição de que, se um deles for eleito num pacto PSDB-PSB, cederá espaço ao outro em 2018.

14 comentários

Claro que a decisão de Aécio em assumir o desmanche do crime político nacional cometido por quem ambicionou e conseguiu, em próprio proveito,a maldita REELEIÇÃO, a mãe de todas as corrupções, é para o padrão tucano, audaciosa.

Mas correta. Só que penso que o embate físico ocorrerá, pois a presa do governo atual não é um mero osso mas um mamute que gera muitos impostos.

Poderá vir um "jeitinho brasileiro"? Não sei. Penso que é necessário que o empresariado multinacional deve atuar mais ativamente na política nacional.

Reply

Coronel,
para a maioria dos jornalistas de hoje, aqueles que não estão de joelhos, pensar dói. E o Coturno Noturno além de se antecipar aos fatos, incomoda demais essa petralhada nojenta.

Reply

heheh Coronel, sou de MG e digo: os petistas podem começar a se desesperar, porque eles terão de lidar com uma raposa política em forma de tucano. Aécio não dá ponto sem nó. Já conseguiu achar a forma de ter Eduardo Campos como aliado. Campos também é esperto, sabe que se ficar ao lado do PT jamais terá espaço para ser cabeça de chapa em nada e acabará com sua vida pública.(vide Ciro Gomes)

Reply

O que interessa, no momento, é tirar o PT do poder. Se essa união dos dois pretendentes servir para isso, ótimo!

Reply

esses PTs e PCs do diabo que os carregue, jogam sujo e estão aprendendo como lidar com eles agora.

Reply

Bom dia Corona.
Esse seu Blog gruda igual chiclete. Se quiser atualizar na política tem que passar por aqui. Continue assim que é bom para o Brasil.
Quanto a Aécio Neves, o "minino de tolotoni" (Teófilo Otoni/MG), já disse e repito: Ele sabe jogar. Paulistas, Nordestinos, Sulistas, Nortistas, Capixabas, Mineiros, Cariocas, Centroeste, todos. Vamos nos unir contra a bandalheira que virou esse País.
Vamos todos de Aécio Neves. Já estou preparando uma caixa de fogos de artifício. 2014 é logo alí. Tá perto!

Reply


Campos conhece como ninguém o PT, já foi traido pelo próprio 9dedos,sabe que não pode confiar em suas promessas.

O PMDB tem um discurso hoje de que terá candidato a presidencia em 2018,mesmo porque se não desgrudar do PT, enfraquecerá a imagem do partido.

Os dois, Campos e Aécio, sabem que podem formar a força política a partir de 2014, tudo que fizerem agora será uma construçao para as próximas eleições, mesmo se um dos dois ganhar em 2014.Se Aécio não vencer no ano que vem, ele estará com Campos em 2018 aposto.

O PT está na reta final, se não for o ano que vem será em 2018 com certeza.

Reply

Brumas com um barulho desses. rs

Reply

Coronel

Não sei se realmente os dois políticos desejam o fim da reeleição, mas ficou claro para mim desde o início, que há um pactos entre os dois de união num segundo turno. Hoje é impossivel dizer qual dos dois vai ao segundo turno( quem sabe os dois ) mas a verdade é que sem otimismos exagerado, vai haver sim segundo turno.
O campos ainda não se lançou oficialmente pois está utilizando a tática de estar no governo mas fazerdo críticas. Vai levantar a ira da gerentona que de represália vai retirar todos os postos do PSB no governo e assim ele, Eduardo vai sair como o perseguido e a Dilma no papel da bruxa malvada. Nada melhor para ganhar simpatia e votos do que ser vítima, né?
carioca

Reply

Seja a dupla que for (cabeça de chapa/vice): Aécio e Campos ou Campos e Aécio.

O que me importa é ver este partidos do trambique FORA!


Chris/SP

Reply

Cel.
A reeleição nao é petista, foi aprovado no governo FHC, e naquele momento parecia uma boa idéia.
Sugerir mudar as regras no meio do jogo, é constrangedoramente inconstitucional, ilegal e ilegítimo, eis que atende conjunturalmente o interesse de uma (boa) parte dos políticos.
Mesmo tornada lei (exceto se plebiscito) a não reeleição, vai manter para sempre o ranço de que foi uma "garfada" num direito legal.
Não acredito que a idéia dê em nada.
Acho mais gostoso ganhar dos petistas no voto. Vai ser mais legítimo e legal.

Reply


Se os tucanos continuarem se bicando no ninho, com certeza Aécio será vice de Campos e o PSDB vai perder novamente.

Existe um pavor no ar vindo do PT e PMDB, Campos e Aécio tem liga, juntos já derrotaram o PT.

Se Aécio disputar ano que vem, e for para o 2o Turno, ter o apoio de Campos será fundamental. MUITAS CHANCES DE NOS LIVRARMOS DA CORJA.

O programa eleitoral de Campos revelou que não baterá no PSDB, isso demonstra que uma porta ficará aberta para um futuro entendimento.

Reply

Aécio e Campos NÃO vão compor uma chapa única de presidente e vice, isso não faz sentido pois os dois tem potencial para se eleger presidente, são jovens e estão em ascenção política.
vão fazer sim, um pacto, uma aliança, um apoiando o outro seja lá quem for para o segundo turno, è só
Vão brigar em duas frentes, tentando minar a Dilma. O Eduardo com votação maciça no Nordeste( segunda região de colegio eleitoral com 39 milhões de eleitores) e o Aécio com fortíssima votação no SE(59 milhões) e sul (20milhões). O curral da Dilma vai ficar restrito a região Norte,com votação equilibrada porém não alta nas demais regiões. Este é o quadro que está se encaminhando para o futuro em 2014.
Agora se por acaso der Aécio e Eduardo num segundo turno, é logico que um vai fazer severas críticas ao governo do outro, faz parte do jogo político.
carioca

Reply

E o Serra ? Eh verdade que ele vai assumir que eh PMD ?
Isso eh importante ? Serah que ser Psicotico Maniaco Depressivo - da voto ? Nao entendi a jogada dele.

Reply