O senador Aécio Neves (PSDB) fez coro com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e afirmou, na tarde deste sábado (28), que é o Poder Executivo, e não o Judiciário, que interfere na autonomia do Legislativo. O tucano disse que as medidas provisórias do Executivo "impedem o Congresso de legislar" e que existe uma "submissão absoluta da Casa às vontades do poder central".
No dia anterior, Mendes rebateu acusações de que a corte invadia atribuições do Congresso dizendo que uma "eventual usurpação" partia do Executivo. A fala foi uma resposta às críticas de que o houve "intromissão" do STF na pauta legislativa após Mendes conceder liminar que paralisou a tramitação de projeto que dificulta a criação de novos partidos.
"Li agora cedo nos jornais que o presidente da Câmara e o presidente do Senado pretendem visitar o STF para garantir a autonomia do Poder Legislativo. Quero dizer que eles acertaram de praça, mas estão errando de prédio. Sugiro que eles atravessem a Praça dos Três Poderes, se querem mesmo garantir a autonomia do Poder Legislativo, e subam a rampa do Planalto", afirmou.
O tucano completou dizendo que os peemedebistas devem dizer a presidente Dilma Rousseff que "o Congresso Nacional não aceita mais essa enxurrada de medidas provisórias que vem impedindo o Congresso de legislar e essa submissão absoluta da Casa hoje às vontades do poder central."Aécio, que participou do Congresso Estadual do PSDB-MG, em Belo Horizonte, afirmou ainda que quem "fragiliza" e "submete a constrangimentos" o Legislativo são "aqueles que aceitam a imposição da vontade do governo central". "Infelizmente, apoiado por uma ampla maioria, o Poder Legislativo vem se transformando em uma extensão do Palácio do Planalto", afirmou.
DESENTENDIMENTO
A tensão entre o Legislativo e o Judiciário teve início depois que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou projeto que submete algumas decisões do Supremo ao Congresso.
Pouco depois, Mendes concedeu decisão liminar que interrompeu a tramitação, no Congresso, do projeto que impõe barreiras a novos partidos. (Folha Poder)
13 comentários
mas eles nao irao bater na porta certa porque eh a turma que "mora" atras dessa porta que garante o leite de pata da turma do Legislativo...
Replytudo no mais escrachado toma-la-da-ca
Tem toda a razão o Senador Aécio Neves e o Min. Gilmar Mendes.
ReplyOs "ilustres" Renam e Alves deveriam ir bater na porta da desgovernada, isto sim, que passou a legislar por MP para tudo.
Chris/SP
depois que o congresso aceitou a imposição de "dois senhores" c condenadoaz pelo STF, o que mais se pode esperar?
Replymas com quarenta ministérios pra carregar de gente sem ter o que fazer, o que esses deputados estão pensando? o que querem, é se juntar executivo e legislativo pra derrubar o STF. é melhor mandar o renan e o alves solenemente procurar alguma coisa pra fazer.
Replyo povo não vai aceitar a derrubada do STF. pode esquecer, quadrilha.
o povo está começando a se organizar.
salvo algumas excessões, o legislativo é o pior dos podres poderes.
ReplyAecio estah falando verdades fortes. Sujeito homem, papo reto ! Assertivo e combativo ! Estou gostando !
ReplyLi e reli para ter certeza que de não estou tendo visões
Replyno G1
O demente do kagador de regra está convocando as FFAA contra o STF
no G1
Cel
ReplyIsto só pode ser por que a bússola do Aécio esta descalibrada!
hahahahaha
Átila
Será que o Aécio vai começar a dar porrada? Precisa mostrar que é macho, a política brasileira está cheia de frouxos e bandidos. Se for macho ganha a eleição, tem que ser determinado, ninguém gosta de frouxo! Porrada nos merda.
ReplyCoronel,
Replypela folha corrida dos dois, o risco é ficarem preso.
Tudo que no Congresso acontece, é fruto do conlúio entre os 300 PICARETTAS, e os 100 Filhos DilmaPv#@, alguns CONDENADOS pelo STF..
ReplyContamos com o Aécio e o PSDB para lutar pela restauração de alguma ordem. Seu apoio ao nosso STF é vital nesse momento. Que o Sen. Aécio com pare de gritar agora.
ReplyOs próximos lances do STF no tocante ao MEN$$$ALÃO dirão se ainda temos um Supremo Tribunal Federal de verdade ou de fachada para dar uma forcinha para o Executivo e o Legislativo que o fizeram alvo de tantas pedradas, exatamente por ser tão bonzinho
Replycom a classe política em geral...