Não se faça de ingênuo, José Serra.

A "hostilidade" da qual José Serra se queixa não é de graça. Serra não pode esquecer que entrou no meio das prévias para escolher o candidato a prefeito de São Paulo, em 2012, tirando da disputa os secretários que agora demonstram "hostilidade". Serra levou a indicação na marra, nas internas do partido. Perdeu a eleição, vergonhosamente, por insistir no mesmo marqueteiro e no mesmo discurso velho. E, como sempre, foi para um canto, amuado, lamber as suas feridas, sem dizer um só obrigado à militância e ao partido. Agora quer voltar, dizer como tudo deve andar e ser o preferido do PSDB? Não se faça de ingênuo, Josá Serra. E nem demonstre esta falsa indignação. Quer sair do PSDB? Tchau, seja feliz, não enche mais o saco. Ou seja grande e aceite as derrotas como suas e como parte do jogo democrático. Abaixo, notícia da Folha de São Paulo.
 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entrou em campo para demover o ex-governador paulista José Serra da tentação de trocar o PSDB pela recém-criada MD (Mobilização Democrática), fruto da fusão do PPS com o PMN. Numa conversa com Serra, FHC disse que uma migração para a MD seria desvantajosa e apontou várias razões. Segundo relatos do ex-presidente a seus interlocutores, um dos argumentos foi que Serra ficaria desconfortável ao subir num palanque adversário de aliados históricos como o senador Aloysio Nunes Ferreira e o próprio FHC.
 
Ele alegou ainda que somente no PSDB Serra teria alguma chance de concretizar seu sonho de concorrer novamente à Presidência, em caso de desistência do senador mineiro Aécio Neves, hoje o favorito dentro do partido. O ex-presidente também procurou integrantes do extinto PPS na tentativa de impedir que o comando do novo partido ofereça vantagens a parlamentares tucanos produzindo desfalques no PSDB. Na conversa, FHC teria alegado que Serra não tem como fazer oposição a Geraldo Alckmin. Segundo seus aliados, Serra tem manifestado a disposição de apoiar a reeleição do governador qualquer que seja seu destino político.
 
Mas aliados afirmam que o Palácio dos Bandeirantes tem contribuído para o desconforto de Serra no PSDB. Segundo eles, o ex-governador ficou inseguro depois que três secretários estaduais trabalharam contra o vereador Andrea Matarazzo, de quem é amigo, na disputa pelo controle do diretório municipal do partido em São Paulo. A manobra ocorreu horas após Alckmin garantir a líderes partidários que Matarazzo seria eleito. O mal-estar foi recebido por Serra como prova da hostilidade de uma ala do partido a seu grupo e um incentivo para que ele deixe os tucanos e vá para a MD.
 
O comando da MD quer explorar a oportunidade para pressionar Serra. Mas o ex-governador de São Paulo não dá sinais claros de que tenha tomado uma decisão. Em conversas reservadas, ele demonstra medo do desconhecido. A legislação eleitoral permite que Serra adie a definição até setembro, se quiser concorrer a algum cargo nas eleições do ano que vem.

13 comentários

Lula levou o poste dele 'na marra' para ser eleito prefeito de São Paulo, nem por isso o partido fez trairagem com ele.
Se Serra fez "alguma coisa" na marra deve ser porque tem o poder de Lula?

Reply

Ninguem viu Aloysio Nunes, nem FHC subir num palanque para apoiar Serra. Quando devia ter feito isso, FHC flertava com a Dilma. Agora reclama do que? Esses tucanos só fizeram denegrir a imagem do Serra com seu desdem durante a campanha. Se os tucanos tivessem sido como Lula apoaindo seu candidato, Serra teria arrebentado a boca do balão e ganha as eleições com percentuais astronômicos.

Serra se manda, antes que esse defenestrado PSDB acabe de destruir seu brilhante curriculo.

Reply

Coronel,
é isso aí. A falta de coragem do Serra e dos tucanos nos levou a ser dominado pela canalha.

Reply

Prezaso Coronel

Esse eh o PSDB....muita energia para brigarem entre si, mas nenhuma energia para peitar os desmandos PeTralhas.
Por essas e opor outras que apoiar em Aecio Neves eh pura/perda de tempo.

TFA

Reply

Serra pode ter sido o responsável pela campanha ruim, mas sua escolha como candidato à prefeitura de SP não foi bem desse jeito. Havia uma guerra fratricida entre diversos quadros tucanos, em um processo que se encaminhava para a realização de prévias altamente turbulentas entre Matarazzo, Tripoli, Covinhas e Aníbal. Serra estava na dele e foi procurado pela cúpula, a saber, Alckmin, FHC e também o Aécio, para ser o pacificador, o candidato de consenso, única forma em que aceitaria (embora tenha acabado se submetendo a uma prévia boba e desnecessária). A partir daí até a eleição, ok, pode-se atribuir a derrota à falta de qualidade da campanha de Serra, sem deixar de constatar o engajamento molenga de alguns quadros. Mas antes não! Por Serra, ele sequer seria candidato a prefeito. Isso é um fato que não pode ser desconsiderado, pela completa correção da análise.

Reply

Arre égua! Vai começar tudo de novo?

Reply

Coronel,

Tchau mesmo!!!!

Já enchi o saco desse chororô do Serra!! Não voto mais neste covarde!!

Agora quer destruir o PSDB só porque não dão o que ele quer! crianção!!!

JulioK

Reply

Serra foi um politico paulista. Fraquinho.

Reply

Todos sabemos que o Serra não queria se candidatar à prefeito, quem o levou a esse engano, foi seu partido, me poupe coronel, tudo o que acontece de ruim no PSDB é culpa do Serra? O PSDB age assim com todos os seus políticos, vide o que aconteceu com Alckmin quando se candidatou a presidente, me indigna ver a luta do Senador Álvaro Dias, completamente solitário, pois o partido não se engaja na sua luta, por mim os bons deveriam sair, Serra, Alckimin, Aloisio, Andrea e o Álvaro, deveriam fundar um novo partido. O PSDB está tomado de políticos que anseiam o poder a qualquer preço, invejosos e gananciosos, deveriam sim é ir para o PT, são frutas podres que só atrapalham.

Reply

Coronel, a agremiação Mobilização democrática tem direito de organizar o partido ( direito constitucional ) mas NÃO PODE ROUBAR DOS OUTROS PARTIDOS TEMPO DE TV e cargos na câmara, o partido é novo e NUNCA PARTICIPOU DE ELEIÇÕES, deveria ter zero minuto na TV e CHAPA COMPLETA para as eleições e suplentes, PROIBIR COLIGAÇÃO ENTRE O NULO e partidos já com representação e destruir toda a identidade partidária.
-
-
O diretório paulista do PSDB não representa o PSDB brasileiro.
-
-
Que se mudem para o MD e tentem a ativação do partido com ELEIÇÃO DE DEPUTADOS e senadores, sem direito à coligação ( exceto com outros partidos novos sem representantes ) e 3 ou mais partidos juntos teriam o direito a um minuto na TV e algum dinheiro do fundo partidário, algo como R$ 100 mil.
-
Partidos (todos) precisam ter sua justiça partidária para punir os infiéis, as penas de suspensão da filiação e expulsão da legenda.

Congressos partidários criar as diretrizes dos partidos políticos e exigir respeito das determinações.
SEM ISTO OS PARTIDOS TORNAM-SE novos PMDB e PSDB. A democracia prima-se pela pluralidade de partidos e NÃO A PLURALIDADE NOS PARTIDOS, a liberdade de sugestões de reforma, fusão com outros só com a concordância de 2/3 do partido.
-
As convenções dos partidos tem que ser "DEMOCRÁTICA DIRETA" utilizando a internet para votação de filiados e quanto maior porcentagem votarem, mais democrático é o processo de decisão INTERNO DO PARTIDO, não admitidas sugestões que colidam com a ideologia do partido. ( todos ).
-
-
A geração Alkimin-Serra e outros aliados perdeu o moral,representar a oposição e precisam deixar aos mais jovens, o partido quando escolher o candidato e na hora tempestiva, darei apoio a candidato e A GREVE DE OPINIÃO A CANDIDATOS ( exceto petralhas) continua, não preciso dizer que sou contrário a qualquer PETRALHA.

Reply

Devolvam o Coronel! Ele foi abduzido! Esse que está postando é um hacker!

Coronel, o que há? O que houve?

Reply


Alguns aqui dizem:Por Serra, ele sequer seria candidato a prefeito. MAS FOI E PERDEU VERGONHOSAMENTE.

O que o fez candidato? seu égo? sua arrogância? sim e sim. Então,quando será que ele vai fazer uma auto critica e ser mais humilde? Nunca.

Acho que Aécio é quem deveria sair desse Partido, ele que sempre fez dobradinha de sucesso com Campos, se falam todos os dias como disse, deveria ser vice de Campos, e deixar Serra se candidatar novamente, porque é o que ele quer, e deixar ele levar outra surra, não vai nem pro 2o Turno.
Assim se enterrava de vez.

Reply

Serra voce ja era. Seu discurso ja estava ultrapassado desde a 1a. vez que se candidatou aa presidencia. Vai com Deus e nao enche o saco. A oposicao deveria escolher o candidato com melhores chances de vitoria, e nao o candidato de conchavos.
Agora todos com Aecio nosso candidato.

Reply