PSB e Eduardo Campos: a vanguarda do atraso.

Eduardo Campos, governador de Pernambuco, dono do PSB, gere o Porto de Suape, onde o custo é cinco vezes maior do que o Porto de Cartagena, na Colômbia e três vezes o de Hamburgo, na Alemanha. É o "coronel do atraso" e um presidenciável que só enxerga o seu curral eleitoral, sem visão de Brasil. Sua luta contra a MP dos Portos, que privatiza o setor e que deve ser elogiada, pois atende as necessidades do país, é uma prova de não tem estatura para almejar a presidência da República. A matéria abaixo é da Folha de São Paulo.
 
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), se uniram para combater a reforma proposta pela presidente Dilma Rousseff para o sistema portuário brasileiro. Os dois se encontraram ontem no Recife e defenderam mudanças no texto da Medida Provisória 595, que propõe várias mudanças na maneira como os portos são administrados e está em discussão no Congresso Nacional.
 
A Força Sindical, que representa vários sindicatos de trabalhadores dos portos, é contra a reforma porque ela libera os terminais privados dos portos para contratar mão de obra sem as exigências impostas pelos sindicatos nos terminais administrados pelo governo. Campos não gosta da medida provisória porque ela transfere do governo de Pernambuco para o governo federal o controle sobre projetos de expansão do porto de Suape, o maior do Estado. "Eles gerem, há muitos anos, dezenas de portos que são infinitamente mais ineficientes do que Suape", disse Campos. "Como é que o porto público mais eficiente do Brasil pode tomar lições com quem há décadas gere portos que são mais ineficientes do que ele?"
 
Campos e a Força Sindical também têm motivos políticos para caminhar juntos. Campos quer ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2014, e uma aliança com a segunda maior central sindical do país pode ser útil para seu projeto. A Força Sindical perdeu espaço no governo nos últimos tempos e Paulinho se desentendeu com o ministro do Trabalho, Brizola Neto, que é filiado ao PDT, como ele. O partido é um dos que Campos gostaria de ter a seu lado nas eleições de 2014.
 
O governador pernambucano e o presidente da Força Sindical acertaram que farão juntos pressão para que a medida provisória seja alterada no Congresso. O PSB controla uma bancada de 26 deputados na Câmara. Paulinho defendeu a candidatura de Campos à Presidência e convidou-o a participar da próxima reunião nacional da Força Sindical, no dia 25, em São Paulo, quando o governador poderia discursar para os sindicalistas.
 
"É importante termos um candidato como o Eduardo Campos, que trabalha, mostrou que tem capacidade, é governador pela segunda vez, elegeu o prefeito do Recife e outros importantes prefeitos do país", disse Paulinho. Campos disse que a aliança com a Força Sindical em torno da MP dos Portos não deve ser confundida com movimentação eleitoral e rejeitou a ideia de que uma eventual participação sua na reunião da central tenha conotação política.
 
"Esse debate [da MP] é sério e não pode ser politizado. A oportunidade que tivemos de falar foi agora. Só há dez dias coloquei muito claramente minha posição para o ministro dos Portos, que prometeu diálogo. Temos o forte argumento de defender o respeito à Federação e aos direitos dos Estados." O chefe da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, foi indicado pelo PSB.

8 comentários

cel,

no fundo todos são do mesmo saco, não querem perder a boquinha, é um petralha tambem.

Reply

Eduardo Campos é uma invenção da mídia a soldo de Pernambuco,já não basta terem nos enviado o Mula agora querem nos fazer engolir Campos?!

Reply

Amigos coturneiros, Eduardo Campos não é invenção da mídia coisa nenhuma. Hoje ele já é reconhecido até por veículos internacionais como um dos mais hábeis políticos brasileiros (The Economist e Financial Times). É verdade que ele é dicotômico, com um lado moderno e um outro meio atrasado. Ainda assim, é um erro brutal compará-lo a um pulha como o Lula. Eduardo não busca destruir seus adversários, não representa ameaça à liberdade de expressão, não incha o governo com a companheirada e não nomeia corruptos para a Administração Pública. Isso faz alguma diferença, não? Além disso, os números do seu governo, com a consequente aprovação popular, são provas da sua competência. Devemos torcer para que ele entre na disputa. É a única chance de haver segundo turno.

Reply

Jason Lagos

Pare de ficar fazendo média com o EC,no mínimo deve ser assessor.

Você sabia que Campos o probo assinou um documento em defesa dos mensaleiros?

Vc sabia que ele indicou a própria mãe sem qualificação nenhuma para o TCU e parentes para o TCE?!

Vc sabia que ele está envolvido no escândalo dos precatórios?

Se ele é tão decente o que está fazendo ao lado da Petralhada?!

Reply

A MP dos Portos pode ter acertos mas concentrar todo o poder no governo central é um erro a meu ver. É mais poder para o PT, mais cargos comissionados federais e a possibilidade do governo central retaliar governadores de oposição. Assim, penso que Campos está defendendo corretamente a autonomia dos portos, notadamente dos que são tidos por eficientes.

Reply

Cel
Sempre achei o Eduardo Campos um coronelzinho pela sua própria origem. Agora está comprovando ser um pela sua atitude. Não quer perder a boquinha numa das raras vezes que a Anta Rousseff aje com acerto. Se juntar ao Paulinho Larápio da Força não é para qq um, precisa ser mesmo um coronelzinho do nordeste inconformado de perder o poder. Aff!
Esther

Reply

1) Quero o PT fora!!!
2) Sem EC não tem 2º turno.
3) Aécio não tem a menor chance de vencer o PT. No máximo vai repetir a performance de Alckmin em 2006.
4) Se não rachar o NE ninguém vence o PT. É matematicamente impossível vencer um partido que consegue 60% dos votos no NE
5) Será que poderiam parar com essa história de que Lula é pernambucano? Ele saiu de lá com sete anos! Tudo que ele aprendeu "de bom" e, principalmente, de ruim, aprendeu em São Paulo. Lula é PAULISTA. Dizer o contrário é o mesmo que dizer que FHC é carioca ou que Ciro Gomes é de Piracicaba.
6) QUERO O PT FORA!!!!

Reply

Agora vamos aguardar , o próximo canastrão será o LULLA, os irmãozinhos dele estão o aguardando
Kadafi , Chaves, Saddam , só falta o maior mentiroso da TERRA , vá LULLA ju nte-se aos ditadores no Inferno

Reply