Yoani finalmente protegida pela oposição.

A blogueira Yoani Sánchez confirmou uma visita ao Congresso nesta quarta-feira, 20, para falar de sua luta pela liberdade em Cuba. Vítima de hostilidades organizadas pelo PT e pelo PC do B, que até impediram a exibição em Feira de Santana (BA) de um filme em que ela é protagonista, Yoani confirmou presença no Congresso depois de contatos com o deputado Otávio Leite (RJ) e com o senador Álvaro Dias (PR), ambos tucanos.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), comprometeu-se a pôr em votação na sessão desta quarta um requerimento solicitando que a Polícia Federal proteja a blogueira cubana durante sua permanência em território brasileiro. Henrique Alves levará ao plenário um texto alternativo ao requerimento original apresentado nesta terça pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que não foi aceito por setores governistas. "Essa não é uma questão de oposição ou de governo. (O tratamento a Yoani) está constrangendo o Brasil todo. Não é tradição do povo brasileiro (esse tipo de manifestação)", afirmou Henrique Alves.

"Ela tem sido agredida no País e não aceitamos isso. Yoani Sánchez é uma cidadã estrangeira, dissidente do regime ditatorial cubano e que deve ter total proteção do Estado democrático brasileiro", afirmou Mendonça Filho. No requerimento, o deputado também pediu à PF que investigue a atuação de Augusto Poppi Martins, assessor do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), na participação de um suposto plano de espionagem e perseguição política à blogueira, em articulação com o governo de Raúl Castro.

O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), divulgou nota de apoio a Yoani, "símbolo da luta pela democracia em seu país". Ele considerou "inadmissíveis" as manifestações como a ocorrida em Feira de Santana, quando militantes do PT e do PC do B impediram a exibição de um filme com um depoimento da blogueira.

"Democracia e liberdade de opinião não podem descambar para manifestações de fanatismo retrógrado", afirmou a nota do líder Rubens Bueno (PR). O PPS também condenou a "utilização do aparelho estatal e a participação de funcionários do governo, até do Palácio do Planalto, na distribuição de um dossiê delirante contra a blogueira, que nada mais fez em seu país do que lutar pelos direitos básicos de liberdade de opinião e manifestação de um povo".

Bueno afirmou ainda que a caminhada de Yoani merece o apoio de todos que lutam pela liberdade dos povos e defendem a plena democracia. "E o governo brasileiro tem a obrigação de garantir a segurança e o pleno direito de ir e vir da blogueira durante a sua passagem pelo país", concluiu o líder do PPS.(Estadão)

13 comentários

O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) está tomando providências pela proteção a Yoani. E o conterrâneo dele, Eduardo Campos (PSB), em cuja capital do Estado que governa se deu o primeiro ato de selvageria contra a cubana, o que tem a dizer e a fazer sobre o assunto? Será que o PSB considera que proteger Yoani também é bancar o Viagra da direita?

Reply

Vamos ver com qual desculpa os governistas irão tentar impedí-la de ir aso Congresso. Como Yoani virá a São Paulo, eu sugiro que o governador mobilize sua bancada na Assembléia Legislativa para convidar a moça a uma visita, e que determine que a polícia paulista a proteja enquanto estiver em São Paulo.
.
Será uma boa ocasião para declarar que rejeita a proposta do super-coxinha para implantar a inspeção veicular em todo o estado de SP...

Reply

Essa oposição de M---A ainda deixou o Suplicy faturar em cima de um problema criado por militantes do seu próprio partido. É mesmo uma oposição de M---A.

Reply

Como é que esta moça mora bem, come bem e ainda utiliza a internet?

Reply

Arre!

A oposição INTEIRA tinha que ter acolhido ela há muito tempo. Essa nossa oposição não entende nada de política!!!

Reply

Coronel, quem sai na agressão e não argumenta, RELINCHA sonoras vaias para silenciar a blogueira pratica a INCONSTITUCIONAL censura, ela foi liberada para viajar a turismo ou foi convidada pelos que pagaram a viagem.
-
O governo brasileiro não tem direito de "respeitar a lei de Cuba dentro do Brasil", a lei cubana só vale lá. O ditador e FC, o ditador emérito não pode pautar terroristas brasileiros a fazer JUSTIÇAMENTOS ordenados por múmias Raúl & Fidel.
-
Cuba vai desmoronar como a Alemanha Oriental, ficou sem o auxílio ou teta soviética e o próprio ditador provisório ERGON KRENTZ que entrou no lugar de Erick Honecker o velho ditador que caiu de podre, quis uma democratização ordenada sem o fim da Alemanha Oriental, o mesmo era desejado pela ocidental que NÃO TINHA DINHEIRO SUFICIENTE PARA UMA UNIFICAÇÃO SÚBITA, aconteceu e foi traumático para a Alemanha mas bem sucedidos foram.
A Coréia pode unificar-se com um eventual colapso do norte mas não tem a força alemã, talvez torne-se uma CORÉIA UNIFICADA PETRALHA, o norte tem o triplo da população e o dobro da área, a China não vai permitir a unificação com mudança de regime, querem uma HONG KONG da Coréia e o PC coreano mande no país na parte norte ( um comunismo bem avacalhado como a China ), assim a unificação coreana será bem sucedida SEM PETRALHISMO NO SUL.
-
OU A OPOSIÇÃO TOMAVA ESTA ATITUDE COM A BLOGUEIRA OU ESTARIA DANDO UM ATESTADO DE FILIAIS DO PT.

Reply

OFF

Cel, veja só o texto que RA fez sobre os 10 anos do PT.

A ICONOGRAFIA TOTALITÁRIA E CAFONA DO PETISMO NOS SEUS 10 ANOS DE MISTIFICAÇÃO

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-iconografia-maoista-e-cafona-do-petismo-nos-seus-10-anos-de-mistificacao/

Todos os citados tiveram um triste fim. Não será diferente com o apedeuta.

Chris/SP

Reply

Oposicao,

Voces tem a obrigacao de proteger esta cidadan defensora da democracia. Tem de quebrar as asas dos petralhas que comecaram a mostrar a verdadeira cara com suas manifestacoes. Povo brasileiro, abre o olho, pois alem roubar nosso dinheiro, os petralhas querem roubar nossa democracia

Reply

A Policia Federal precisa ficar de olho no Gilbertinho. Todos se lembram do que ele fez com o Celso Daniel. A intenção é a mesma com a blogueira. Todo cuidado é pouco oposição.

Reply

É o partido dos comuno-fascistas!

Reply

Chupador de assassinos, fascistas e ladrões às 19 de fevereiro de 2013 22:46

Reply

PSDB se moveu? Tinha que ter o Álvaro Dias por trás. Esse Senador (com maiúsculas) parece ser o único com espírito de luta no partido.
Valeu Senador Alvaro Dias!

Reply

Coronel,

Só para informação do blog:

Viagem do Lulla(S.Paulo-Havana) em jato da Odebrecht teve custo operacional de Us$ 50 mil(aprox.)!!

Caso fosse voo fretado, com depreciação, impostos e lucro, o valor pularia para US$ 100 mil(aprox.)!!

Resumindo: a Odebrecht bancou o Lulla para elle combinar com os castros a perseguição da Yoani.

JulioK

Reply